Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

6ºANO: PORTUGUÊS, INGLÊS, ED FÍSICA E ARTES


SEMANA(26 A 30/10)

 


PORTUGUÊS: PRONOME - CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO


PRODUÇÃO TEXTUAL: BLOG

INGLÊS: IMPERATIVE FORM

ED FÍSICA: LUTAS DE MÉDIA DISTÂNCIA

ARTES: ARTE RELACIONAL ( LYGIA CLARK)

PORTUGUÊS

 

- Conteúdo:O pronome pessoal e sua classificação. (página210 a 214do livro didático)

Atividade: página214 e 215do livro didático.

- Produção Textual: Blog(páginas 182e 183 do livro didático).

Atividade: Pesquise e escreva com suas palavras o que é blog.

 

Português e base diversificada (Aprendizagem Orientada/Estudo Orientado, Protagonismo Juvenil, Eletiva e Formação Cidadã):  Reflexão do texto sobre o Autoconhecimento.

 

 

INGLÊS

 

IMPERATIVE FORM

O Imperativo é usado para dar uma sugestão, uma ordem, um conselho ou uma instrução para que uma determinada ação aconteça.

Exemplos:

Listen! I need you go now. (Ouça! Eu preciso que você vá agora.)

Be careful! (Seja cuidadoso.)

Close the door! (Feche a porta.)

Do go now! (Vá agora.)

Do listen me! (Ouça- me agora.)

 

Não existe a forma interrogativa no imperativo, somente as formas afirmativa e negativa.

Forma Afirmativa

Forma Negativa

Eat this cake!

Don’t eat this cake!

Run here!

Don’t run here!

Put your hand here!

Don’t put your hand here!

Open the window!

Don’t open the window!

Have a piece of cake!

Don’t have a piece of cake!

Wait for me!

Don’t wait for me!

Let’s watch this film!

Don’t let’s watch this film!

Insert the coin!

Don’t insert the coin!

Let the ball fall!

Don’t the ball fall!

OBS: Na forma negativa utiliza-se o DON’T no início da frase.

          Na forma afirmativa é só retirar o DON’T.

 

ATIVIDADE

 1. Write in Portuguese: (Escreva em Português):

This is an elephant

That is a snake

This is a lion

This is a bird and that is a fish

2. Write in English: (Escreva em Inglês):

Eu posso ver cinco cavalos.

Eu posso ver um urso e dois coelhos.

Eu amo cachorro e gato.

Eu tenho uma galinha e um porco.

 

3.Reescreva as frases. Passe do Imperativo afirmativo para o negativo: (Rewrite the sentences. Move from affirmative to negative imperative)

Affirmative form

Negative form

Open your notebooks!

 

Call the doctor!

 

Drink the soda!

 

Be quiet!

 

Set the table!

 

 

4.Reescreva as frases. Passe do imperativo negativo para o afirmativo: (Rewrite the sentences. Move from negative to affirmative imperative):

Negative form

Affirmative form

Don’t play with Jane!

 

Don’t let’s study today!

 

Don’t let’s go to the library!

 

Don’t wait for me at the bus station!

 

Don’t swim in this lake!

 

Don’t close the book!

 

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Classificação das lutas quanto a distância

As lutas podem ser classificadas como elementos de curta, média e de longa distância.

As lutas de média distância predomina o elemento de toque, com o objetivo de marcar pontos, nas modalidades como taekwondo, boxe, muay thai, entre outras.

Karatê

O karatê é uma forma de budo, caminho do guerreiro, e significa mão vazias. Originou-se em Okinawa e foi introduzida nas principias ilhas do arquipélago japonês, em 1922. O Karatê enfatiza suas técnicas de ataque (socos e chutes) ao invés das técnicas de luta corpo a corpo e pode ser dividido em três partes principais: kihon — movimentos básicos, kata — luta combinada e kumite —luta propriamente dita. 

Capoeira

A capoeira apresenta uma grande variedade de possibilidades rítmicas e expressivas. Foi desenvolvida pelos escravos africanos trazidos ao Brasil e por seus descendentes. É caracterizada por movimentos ágeis e complexos, executados com frequência junto ao chão, possuído também um forte componente acrobático.  

 

Exercício

 

1. São os exercícios formais. É uma luta contra adversários imaginários, onde todo movimento tem uma aplicação prática, de defesa ou de ataque. O conceito acima apresentado se refere a qual tipo de treino no Karatê?

A) Kumite

B) Kata

C) Okinawa

D) kihon

 

2. A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado:

A) rolê

B) ataque

C) esquiva

D) ginga

ARTES



Conteúdo: A arte relacional de Lygia Clark. 


Lygia Pimentel Lins é o nome de batismo de Lygia Clark, nasceu em Belo Horizonte (MG) em 23 de outubro de 1920 e faleceu 1988.

Começou a estudar arte aos 27 anos, em 1947, quando passa a ter aulas com o artista Roberto Burle Marx. Três anos depois vai à França, onde vive por dois anos estudando com Fernand Léger e outros artistas. Ao retornar ao Brasil, Lygia integra a movimento concretista ao participar Grupo Frente, idealizado pelo artista Ivan Serpa.

Mais tarde, ao desenvolver suas pesquisas, assina o Manifesto Neoconcreto em 1959. Esse movimento buscava arte liberta da racionalidade, mais expressiva e sensível.

Confira os links abaixo:

Ø  Lygia Clark: 10 obras para conhecer a artista contemporânea.

Link: https://www.culturagenial.com/lygia-clark/

 

Ø  Felipe Scovino - A Arte Participativa de Lygia - Lygia Clark: uma retrospectiva.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=67KZUV1xzfM

Lygia Clark e Hélio Oiticica buscavam através de suas obras um tipo de interação com o público que extrapolasse a contemplação para participação com quem estivesse presente, vestindo suas obras e mudando de lugar. Quase como uma grande brincadeira que o artista chama seu público para entrar na roda.

Assim como eles, precisamos também da interação com outras pessoas: familiares, amigos, colegas e professores da escola, entre outros; para aprender ou compartilhar diversos conhecimentos e, além disso, fazer reflexões sobre o nosso papel na sociedade.  Por isso, é importante relembrar os momentos de convivência para nos sentirmos melhores e esperançosos, pois a pandemia não acabou e ainda permanecemos dentro de casa, sem ver pessoalmente os colegas de sala e os professores. Eu pessoalmente sinto bastante saudade de cada um dos meus alunos e colegas de profissão.Aprendi muito com cada um deles em suas respectivas ciências e também com as reuniões de sexta-feira, no último horário, com a gestão que trazia preciosas reflexões sobre nossa profissão e o papel da escola no mundo. Dessa forma, percebemos que “Juntos somos mais fortes!” e que precisamos fazer a nossa parte para transformar o mundo, mesmo que, por enquanto, tenhamos que fazer algo de nossas próprias casas, mas não podemos deixar de tentar, estudar e lutar para construir uma sociedade melhor para todos.

 

Agora é sua vez, escreva em seu caderno, as respostas das perguntas abaixo:

1.      Você sente falta da escola? Por quê?

2. Quais são os colegas que você mais sente saudade? Escreva um recado para eles em seu caderno e fale pessoalmente quando encontrá-los.

3.      O que fazer para ajudar a melhorar o mundo, mesmo dentro de casa?

(Atividade para Artes e Projeto de Vida. Assunto: Solidariedade.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário