PORTUGUÊS: PRONOME - CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO
PORTUGUÊS
- Conteúdo:O pronome pessoal e
sua classificação. (página210 a 214do livro didático)
Atividade: página214 e 215do
livro didático.
- Produção Textual: Blog(páginas
182e 183 do livro didático).
Atividade: Pesquise e escreva
com suas palavras o que é blog.
Português e base diversificada
(Aprendizagem Orientada/Estudo Orientado, Protagonismo Juvenil, Eletiva e
Formação Cidadã): Reflexão do texto
sobre o Autoconhecimento.
INGLÊS
IMPERATIVE FORM
O Imperativo é
usado para dar uma sugestão, uma ordem, um conselho ou uma instrução para que
uma determinada ação aconteça.
Exemplos:
Listen! I need you
go now. (Ouça! Eu preciso que você vá agora.)
Be careful! (Seja
cuidadoso.)
Close the door! (Feche
a porta.)
Do go now! (Vá
agora.)
Do listen me! (Ouça-
me agora.)
Não existe a forma interrogativa
no imperativo, somente as formas afirmativa e negativa.
Forma Afirmativa |
Forma Negativa |
Eat this cake! |
Don’t eat this cake! |
Run here! |
Don’t run here! |
Put your hand here! |
Don’t put your hand here! |
Open the window! |
Don’t open the window! |
Have a piece of cake! |
Don’t have a piece of cake! |
Wait for me! |
Don’t wait for me! |
Let’s watch this film! |
Don’t let’s watch this film! |
Insert the coin! |
Don’t insert the coin! |
Let the ball fall! |
Don’t the ball fall! |
OBS: Na forma negativa
utiliza-se o DON’T no início da frase.
Na forma afirmativa é só retirar o
DON’T.
ATIVIDADE
This is an elephant
That is a snake
This is a lion
This is a bird and that is a fish
2. Write in English: (Escreva em
Inglês):
Eu posso ver cinco cavalos.
Eu posso ver um urso e dois
coelhos.
Eu amo cachorro e gato.
Eu tenho uma galinha e um porco.
3.Reescreva as frases. Passe do
Imperativo afirmativo para o negativo: (Rewrite the sentences. Move from
affirmative to negative imperative)
Affirmative form |
Negative form |
Open your notebooks! |
|
Call the doctor! |
|
Drink the soda! |
|
Be quiet! |
|
Set the table! |
|
4.Reescreva as frases. Passe do
imperativo negativo para o afirmativo: (Rewrite the sentences. Move from
negative to affirmative imperative):
Negative form |
Affirmative form |
Don’t play with Jane! |
|
Don’t let’s study today! |
|
Don’t let’s go to the library! |
|
Don’t wait for me at the bus
station! |
|
Don’t swim in this lake! |
|
Don’t close the book! |
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
Classificação das lutas quanto a distância
As lutas podem ser classificadas
como elementos de curta, média e de longa distância.
As lutas de média distância
predomina o elemento de toque, com o objetivo de marcar pontos, nas modalidades
como taekwondo, boxe, muay thai, entre outras.
Karatê
O karatê é uma forma de budo,
caminho do guerreiro, e significa mão vazias. Originou-se em Okinawa e foi
introduzida nas principias ilhas do arquipélago japonês, em 1922. O Karatê
enfatiza suas técnicas de ataque (socos e chutes) ao invés das técnicas de luta
corpo a corpo e pode ser dividido em três partes principais: kihon — movimentos
básicos, kata — luta combinada e kumite —luta propriamente dita.
Capoeira
A capoeira apresenta uma grande
variedade de possibilidades rítmicas e expressivas. Foi desenvolvida pelos
escravos africanos trazidos ao Brasil e por seus descendentes. É caracterizada
por movimentos ágeis e complexos, executados com frequência junto ao chão,
possuído também um forte componente acrobático.
Exercício
1. São os
exercícios formais. É uma luta contra adversários imaginários, onde todo
movimento tem uma aplicação prática, de defesa ou de ataque. O conceito acima
apresentado se refere a qual tipo de treino no Karatê?
A) Kumite
B) Kata
C) Okinawa
D) kihon
2. A
Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e
folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros
movimentos realizados na Capoeira, é denominado:
A) rolê
B) ataque
C) esquiva
D) ginga
ARTES
Conteúdo: A arte relacional de Lygia Clark.
Lygia Pimentel Lins é o nome de
batismo de Lygia Clark, nasceu em Belo Horizonte (MG) em 23 de outubro de 1920
e faleceu 1988.
Começou a estudar arte aos 27
anos, em 1947, quando passa a ter aulas com o artista Roberto Burle Marx. Três
anos depois vai à França, onde vive por dois anos estudando com Fernand Léger e
outros artistas. Ao retornar ao Brasil, Lygia integra a movimento concretista
ao participar Grupo Frente, idealizado pelo artista Ivan Serpa.
Mais tarde, ao desenvolver suas
pesquisas, assina o Manifesto Neoconcreto em 1959. Esse movimento buscava arte
liberta da racionalidade, mais expressiva e sensível.
Confira os links abaixo:
Ø Lygia Clark: 10 obras para conhecer a artista contemporânea.
Link: https://www.culturagenial.com/lygia-clark/
Ø Felipe Scovino - A Arte Participativa de Lygia - Lygia Clark: uma
retrospectiva.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=67KZUV1xzfM
Lygia Clark e Hélio Oiticica
buscavam através de suas obras um tipo de interação com o público que
extrapolasse a contemplação para participação com quem estivesse presente,
vestindo suas obras e mudando de lugar. Quase como uma grande brincadeira que o
artista chama seu público para entrar na roda.
Assim como eles, precisamos
também da interação com outras pessoas: familiares, amigos, colegas e professores
da escola, entre outros; para aprender ou compartilhar diversos conhecimentos
e, além disso, fazer reflexões sobre o nosso papel na sociedade. Por isso, é importante relembrar os momentos
de convivência para nos sentirmos melhores e esperançosos, pois a pandemia não
acabou e ainda permanecemos dentro de casa, sem ver pessoalmente os colegas de
sala e os professores. Eu pessoalmente sinto bastante saudade de cada um dos
meus alunos e colegas de profissão.Aprendi muito com cada um deles em suas respectivas
ciências e também com as reuniões de sexta-feira, no último horário, com a
gestão que trazia preciosas reflexões sobre nossa profissão e o papel da escola
no mundo. Dessa forma, percebemos que “Juntos somos mais fortes!” e que
precisamos fazer a nossa parte para transformar o mundo, mesmo que, por
enquanto, tenhamos que fazer algo de nossas próprias casas, mas não podemos
deixar de tentar, estudar e lutar para construir uma sociedade melhor para
todos.
Agora é sua vez, escreva em seu caderno, as respostas das perguntas abaixo:
1. Você sente falta da escola? Por quê?
2. Quais são os colegas que você mais sente saudade? Escreva um recado para eles em seu caderno e fale pessoalmente quando encontrá-los.
3.
O
que fazer para ajudar a melhorar o mundo, mesmo dentro de casa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário