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9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 27 de outubro de 2020

8ºANO: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

SEMANA(26 A 30/10)

 

MATEMÁTICA: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE MONÔMIOS



CIÊNCIAS: CLIMA E PREVISÃO DO TEMPO

Período: (26/10 a 30/10)

 

Conteúdo: Força e Movimento

 

A força é uma das principais grandezas estudadas em física, e sua definição geralmente está associada a ações como puxar, chutar, empurrar e arrastar, o que transmite a ideia de coexistência entre força e movimento. Por mais que esses verbos realmente expressem a ideia dessa grandeza vetorial, nem sempre isso é feito de forma completa.



Ao associar simplesmente a força a ações, exclui-se sua atuação a distância. A Terra, por exemplo, sofre a ação da força gravitacional do Sol, que está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Também não é verdadeira a afirmação de que força e movimento sempre vão coexistir.

Outro exemplo que podemos ter de força a distância é a força magnética, que ocorre na atração e repulsão de ímãs.



Também não é verdadeira a afirmação de que força e movimento sempre vão coexistir. Em uma ponte ou prédio, existem inúmeras forças que atuam por meio de cabos e estruturas rígidas, e a atuação dessas forças mantém toda essa construção em repouso. Ou seja, há um equilíbrio entre as forças.


Força e movimento ao longo da história

 

Ao longo do desenvolvimento da história da ciência, surgiram muitas discussões a respeito da relação entre força e movimento. Para o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), só poderia existir velocidade caso houvesse a aplicação de uma força. Segundo essa linha de raciocínio, um objeto só pode atingir o repouso se a força que atua sobre ele deixar de agir.

Somente no século XVII, a partir das contribuições do italiano Galileu Galilei (1564-1642), foi possível ter clareza a respeito das ideias relacionadas a força e movimento. Para Galileu, a força é responsável pela variação do valor da velocidade, desse modo, um objeto que se movimente com velocidade constante não estaria submetido à ação de força alguma. Segundo a visão do físico italiano, um objeto, após ser impulsionado, só entraria em repouso por causa da ação de forças externas, como as forças de atrito com o solo e o ar.  Caso não exista atrito, uma vez impulsionado, um objeto deve permanecer em movimento infinitamente.

As contribuições trazidas pelo físico inglês Isaac Newton (1643-1727) puseram um fim às discussões entre força e movimento. O conceito da inércia, conhecido como “Primeira Lei de Newton”, expõe a relação existente entre a aplicação de forças e o movimento dos objetos. De acordo com Newton, “uma força imprimida é uma ação exercida sobre um corpo a fim de modificar o seu estado, seja de repouso ou de movimento uniforme para a frente em linha reta. Essa força consiste somente na ação e não mais permanece no corpo quando a ação termina…” A ideia da inércia mostra-nos que a força é responsável por alterar a velocidade dos objetos, portanto, caso um objeto movimente-se com velocidade constante, não existirá sobre ele a ação de uma força resultante. Também podemos dizer que a massa é medida da inércia de um corpo. Quanto maior a massa, maior a inércia do corpo.

 

Atividade

 

1. Na preparação para a competição “O Homem mais Forte do Mundo”, um dedicado atleta improvisa seu treinamento, fazendo uso de cordas resistentes, de dois cavalos do mesmo porte e de uma árvore. As modalidades de treinamento são apresentadas nas figuras ao lado, onde são indicadas as tensões nas cordas que o atleta segura. Suponha que os cavalos exerçam forças idênticas em todas as situações, que todas as cordas estejam na horizontal, e considere desprezíveis as massas das cordas e o atrito entre o atleta e o chão.



Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que descreve as relações entre as tensões nas cordas quando os conjuntos estão em equilíbrio.





2. Quando estamos dentro de um carro e o motorista vai fazer uma curva para a direita, nosso corpo imediatamente é prensado para o lado esquerdo do veículo, apontando para fora da trajetória circular feita no momento da curva. Das alternativas abaixo, indique a que explica corretamente a situação descrita.


a) Somos lançados para fora da curva por uma força denominada de força centrífuga.

b) Somos lançados para fora da curva em virtude da inércia.

c) Somos lançados para fora da curva em virtude de uma força denominada de força centrípeta.

d) A força gravitacional é responsável por nos empurrar para fora da trajetória.

e) Nosso corpo mantém sempre uma reação oposta à do veículo de acordo com a lei da ação e reação.

Matemática- 8º ano (Livro: Araribá Mais Matemática)

 Período: (26/10 a 30/10)

Conteúdo: Adição de monômios: pág. 185 e 186

 

Atividade: pág. 186 (1ª e 2ª questões)

 

 

Base Diversificada –Prof. Celso

 

Formação Cidadã – Estamos vivendo nesse mês de outubro a campanha ao combate ao câncer de mama. Sabendo que a importância do autoexame e detecção precoce da doença através da mamografia é a principal meta da campanha, pesquise qual a atual situação do Brasil e do Ceará em relação a esses exames e quais são os tratamentos médicos atuais mais eficientes no tratamento da doença.

 

Eletiva – Seguem alguns desafios de matemática para vocês resolverem. Lembrem que nem sempre a solução não é tão complicada, basta ter atenção ao enunciado e a interpretação.

 

01 - Quando eu tinha 8 anos, a minha irmã tinha a metade da minha idade. Agora que tenho 56 anos, com quantos anos minha irmã está?

 

02 - Maria comprou um vaso de flores por 20 reais e o vendeu por 25 reais. Arrependida da venda, comprou o mesmo vaso por 35 reais, mas logo decidiu vendê-lo por 40 reais. No final, quanto ela lucrou?

 

03 - Um pequeno caminhão pode carregar 50 sacos de areia ou 400 tijolos. Se foram colocados no caminhão 32 sacos de areia, quantos tijolos pode ainda ele carregar?

 

04 - Meu avô tem 5 filhos, cada filho tem 3 filhos. Quantos primos eu tenho?

 

RESPOSTAS:

01 – Minha irmã está com 52, porque se quando eu tinha 8 anos, ela tinha a metade, ou seja, 4 anos, temos 4 anos de diferença.

02 – 10 reais. Maria gastou 20 reais e depois mais 35, o que soma 55 reais. Por sua vez, Maria recebeu primeiro 25 reais e depois mais 40, somando 65 reais. 65 - 55 = 10 reais.

03 – 144 tijolos, porque:

1 saco de areia = 8 tijolos (400 tijolos/ 50 sacos = 8)

Se o caminhão carregou 32 sacos de areia, ainda tem espaço para 18 sacos, mas em vez de sacos, quer levar tijolos, ou seja 18 . 8 = 144.

04 – Tenho 12 primos (4.3 = 12), porque um dos filhos do meu avô é o meu pai, que tem 3 filhos (eu e meus 2 irmãos).






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