MATEMÁTICA: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE MONÔMIOS
Período: (26/10 a
30/10)
Conteúdo:
Força e Movimento
A força é uma das principais grandezas estudadas
em física, e sua definição geralmente está associada a ações como puxar,
chutar, empurrar e arrastar, o que transmite a ideia de coexistência entre
força e movimento. Por mais que esses verbos realmente expressem a ideia
dessa grandeza vetorial, nem sempre isso é feito de forma completa.
Ao associar simplesmente a força a ações, exclui-se sua
atuação a distância. A Terra, por exemplo, sofre a ação da força
gravitacional do Sol, que está a aproximadamente 150 milhões de
quilômetros. Também não é verdadeira a afirmação de que força e movimento
sempre vão coexistir.
Outro exemplo que podemos ter de força a distância é a
força magnética, que ocorre na atração e repulsão de ímãs.
Também não é verdadeira a afirmação de que força e
movimento sempre vão coexistir. Em uma ponte ou prédio, existem inúmeras forças
que atuam por meio de cabos e estruturas rígidas, e a atuação dessas forças
mantém toda essa construção em repouso. Ou seja, há um equilíbrio entre as forças.
Ao longo do desenvolvimento da história da ciência,
surgiram muitas discussões a respeito da relação entre força e movimento. Para
o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), só poderia existir
velocidade caso houvesse a aplicação de uma força. Segundo essa linha de
raciocínio, um objeto só pode atingir o repouso se a força que atua sobre ele
deixar de agir.
Somente no século XVII, a partir das contribuições do
italiano Galileu Galilei (1564-1642), foi possível ter clareza a
respeito das ideias relacionadas a força e movimento. Para Galileu, a força é
responsável pela variação do valor da velocidade, desse modo, um objeto que se
movimente com velocidade constante não estaria submetido à ação de força
alguma. Segundo a visão do físico italiano, um objeto, após ser impulsionado,
só entraria em repouso por causa da ação de forças externas, como as forças
de atrito com o solo e o ar. Caso não exista atrito, uma vez
impulsionado, um objeto deve permanecer em movimento infinitamente.
As contribuições trazidas pelo físico inglês Isaac
Newton (1643-1727) puseram um fim às discussões entre força e movimento. O
conceito da inércia, conhecido
como “Primeira Lei de Newton”,
expõe a relação existente entre a aplicação de forças e o movimento dos objetos.
De acordo com Newton, “uma força imprimida é uma ação exercida sobre um
corpo a fim de modificar o seu estado, seja de repouso ou de movimento uniforme
para a frente em linha reta. Essa força consiste somente na ação e não mais
permanece no corpo quando a ação termina…” A ideia da inércia mostra-nos
que a força é responsável por alterar a
velocidade dos objetos, portanto, caso um objeto movimente-se com
velocidade constante, não existirá sobre ele a ação de uma força resultante.
Também podemos dizer que a massa é medida da inércia de um corpo. Quanto maior
a massa, maior a inércia do corpo.
Atividade
Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que descreve
as relações entre as tensões nas
cordas quando os conjuntos estão em equilíbrio.
2. Quando estamos dentro de um carro e o motorista vai
fazer uma curva para a direita, nosso corpo imediatamente é prensado para o
lado esquerdo do veículo, apontando para fora da trajetória circular feita no
momento da curva. Das alternativas abaixo, indique a que explica corretamente a
situação descrita.
a) Somos lançados para fora da curva por uma força
denominada de força centrífuga.
b) Somos lançados para fora da curva em virtude da
inércia.
c) Somos lançados para fora da curva em virtude de
uma força denominada de força centrípeta.
d) A força gravitacional é responsável por nos
empurrar para fora da trajetória.
e) Nosso corpo mantém sempre uma reação oposta à
do veículo de acordo com a lei da ação e reação.
Matemática- 8º ano (Livro: Araribá Mais Matemática)
Período: (26/10 a 30/10)
Conteúdo: Adição de monômios: pág. 185
e 186
Atividade: pág. 186 (1ª e 2ª questões)
Base Diversificada –Prof. Celso
Formação Cidadã – Estamos vivendo nesse mês de outubro a campanha
ao combate ao câncer de mama. Sabendo que a importância do autoexame e detecção
precoce da doença através da mamografia é a principal meta da campanha,
pesquise qual a atual situação do Brasil e do Ceará em relação a esses exames e
quais são os tratamentos médicos atuais mais eficientes no tratamento da
doença.
Eletiva – Seguem alguns desafios de matemática para vocês resolverem. Lembrem que nem sempre a solução não é tão complicada, basta ter atenção ao enunciado e a interpretação.
01 - Quando eu tinha 8 anos, a minha irmã tinha a metade da minha idade. Agora que tenho 56 anos, com quantos anos minha irmã está?
02 - Maria comprou um vaso de flores por 20 reais e o vendeu por 25 reais. Arrependida da venda, comprou o mesmo vaso por 35 reais, mas logo decidiu vendê-lo por 40 reais. No final, quanto ela lucrou?
03 - Um pequeno caminhão pode carregar 50 sacos de areia ou 400 tijolos. Se foram colocados no caminhão 32 sacos de areia, quantos tijolos pode ainda ele carregar?
04 - Meu avô tem 5 filhos, cada filho tem 3 filhos. Quantos primos eu tenho?
RESPOSTAS:
01 –
Minha irmã está com 52, porque se quando eu tinha 8 anos, ela tinha a metade,
ou seja, 4 anos, temos 4 anos de diferença.
02 – 10
reais. Maria gastou 20 reais e depois mais 35, o que soma 55 reais. Por sua
vez, Maria recebeu primeiro 25 reais e depois mais 40, somando 65 reais. 65 -
55 = 10 reais.
03 – 144
tijolos, porque:
1 saco de
areia = 8 tijolos (400 tijolos/ 50 sacos = 8)
Se o
caminhão carregou 32 sacos de areia, ainda tem espaço para 18 sacos, mas em vez
de sacos, quer levar tijolos, ou seja 18 . 8 = 144.
04 –
Tenho 12 primos (4.3 = 12), porque um dos filhos do meu avô é o meu pai, que
tem 3 filhos (eu e meus 2 irmãos).
Tem que fazer a do professor Celso Também?????
ResponderExcluirSIM
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