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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

8ºANO: PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES E ED FÍSICA

SEMANA(26 A 30/10)

PORTUGUÊS: FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME RELATIVO


ED FÍSICA: MUSCULAÇÃO

ARTES: STORYBOARD


PORTUGUÊS

 

 

·         Leitura e interpretação do texto:

TEXTO 1

A queimada 

 [...] A floresta rugindo as comas curva.
As asas foscas o gavião recurva,
Espantado a gritar.
O estampido estupendo das queimadas
Se enrola de quebradas em quebradas,
Galopando no ar.

[...] A queimada! A queimada é uma fornalha!
A irara — pula; a cascavel — chocalha...
Raiva, espuma o tapir! [...]
               Castro Alves, A queimada (poema)

TEXTO 2

Queimadas no Brasil

A queimada é um processo de queima de biomassa que pode ocorrer por razões naturais ou ser provocada pelo homem. Sua evolução passa pelos estágios de ignição, chamas, brasas e extinção. A ignição depende do material a ser queimado (biomassa) e de fatores ambientais como temperatura, umidade relativa do ar e vento.
            É uma prática utilizada em todo o mundo, com maior intensidade na África e na Ásia, o que vem acarretando prejuízos à biodiversidade, à dinâmica dos ecossistemas e a diversos tipos de agricultura do planeta, impactando significativamente os processos de mudanças climáticas na terra e do aquecimento global.
            Por ser um processo de baixo custo, destinado a limpar uma área, é bastante usado por pequenos agricultores, que são os responsáveis pelo maior número de focos de incêndio. Os agricultores têm como objetivos para a queimada, além de limpar a área de cultivo, renovar a pastagem ou facilitar a colheita da cana-de-açúcar. Apesar de trazer alguns benefícios em curto prazo, as queimadas prejudicam bastante o equilíbrio ambiental. Com o aumento da erosão do solo, interfere na qualidade do ar, além de, em alguns casos, acarretar danos a redes elétricas e outros elementos do patrimônio público.
Grande parte dos incêndios florestais tem motivos econômicos. São provocados para ampliar áreas visando à criação de gado ou culturas agrícolas. Ocorrem também queimadas nas margens das rodovias brasileiras, na sua maioria, causadas por fuligem incandescente proveniente dos escapamentos de caminhões e ônibus com o motor desregulado. Existem também em menor escala, incêndios causados por pessoas descuidadas que jogam pontas de cigarro nas margens das estradas, ateiam fogo a lixões e ainda aqueles causados por balões.
            Deve-se ressaltar que existe diferença entre a queimada e o incêndio. Este último pode ser definido como uma queimada sem controle. Há também o processo conhecido como queima controlada, permitida pelo Decreto 2.661, de 8 de julho de 1998 (artigo 2º), destinado a práticas agropastoris e florestais, desde que sejam observadas as normas e condições estabelecidas pelo Decreto. Consiste no uso do fogo em vegetação nativa ou exótica, sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo mantenha-se confinado em uma determinada área e ao mesmo tempo produza uma intensidade de calor e velocidade de espalhamento desejável aos objetivos do manejo.
            No Brasil, os focos de queimadas se concentram mais na região Centro-Oeste e em algumas partes das regiões Norte e 
Nordeste. O monitoramento das queimadas no país é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) por meio de sensoriamento remoto por satélites.
            Dados do Inpe revelam que e o Brasil é o líder em quantidade de focos de incêndio entre os países da América Latina. Durante o período de junho a novembro, ocorrem queimadas praticamente em todas as regiões brasileiras, sendo os meses de agosto e setembro os mais críticos.
            No Nordeste,  a ocorrência é maior no período de outubro a janeiro, no Centro-Oeste e na região Amazônica, nos meses de julho a outubro.
            Mato Grosso e Pará são os estados onde mais ocorrem queimadas, havendo também muitas ocorrências em Rondônia e Mato Grosso do Sul.
            No Ceará, o final de ano é o período com maior número de queimadas, em áreas de florestas nativas, devido ao processo de desertificação, à vegetação mais seca e a intensidade dos ventos. 
            As regiões mais áridas, com elevada temperatura e baixa umidade relativa do ar, são as mais susceptíveis à propagação dos focos de incêndio.
Algumas medidas podem diminuir muito as estatísticas brasileiras de ocorrência de incêndios: fazer queimadas só com a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de maneira controlada; apagar o fogo feito em acampamentos utilizando água, para evitar que a brasa seja levada pelo vento para as matas; não jogar pontas de cigarros acesas próximas de vegetação; não utilizar qualquer tipo de fogo em reservar ecológicas ou parques florestais.

 

Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=890%3Aqueimadas-no-brasil&#:~:text=No%20Brasil%2C%20os%20focos%20de,de%20sensoriamento%20remoto%20por%20sat%C3%A9lites.

ATIVIDADE

1. Qual é a relação entre os dois textos ?

 

2. Quais as consequências das queimadas no mundo?

 

3. No Brasil, onde acontece a maior concentração de focos de incêndios?

 

4. Quais as medidas que podem ser tomadas para diminuir as incidências de incêndios?

 

(Textos usados nas disciplinas de Projeto de Vida, Formação Cidadã e Eletiva 8/9. Assunto: Queimadas no Brasil e a preservação ambiental).

 

·         Gramática: Função Sintática do Pronome Relativo

 

Não esqueça de assistir ao vídeo explicativo em: https://www.portugues.com.br/gramatica/funcoes-sintaticas-dos-pronomes-relativos.html

 

=>Pronome “que”, refere-se a coisas ou pessoas:

* Sujeito
Exemplo: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. - (Os alunos preparam-se bem)

* Objeto direto
Exemplo: Chegaram as pessoas que convidei para o evento. (Convidei as pessoas para o evento)

* Objeto indireto
Exemplo: Aquelas são as referências bibliográficas de que você precisa. (Você precisa das referências bibliográficas) - Ob. Indireto

* Complemento nominal
Exemplo: São muitas as travessuras de que o garoto é capaz. (O garoto é capaz de muitas travessuras) - Complemento nominal, uma vez que completa o sentido do adjetivo “capaz”.

* Predicativo do sujeito
Exemplo: Admiro o grande homem que você é. (Você é um grande homem) - Predicativo do sujeito

* Agente da passiva
Exemplo: Este é o jornal por que fui homenageado. (Fui homenageado pelo jornal) - (agente da passiva)

* Adjunto adverbial

Exemplo: Esta é a casa em que vivi durante algum tempo. (Vivi na casa durante algum tempo) - Adjunto adverbial de lugar

Pronome “quem” – esse pronome somente deverá ser empregado em relação a pessoas e sempre estará acompanhado de uma preposição.
Exemplo: Aquelas são as pessoas a quem devemos muito respeito. (devemos muito respeito às pessoas) - O. indireto

Cujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto adnominal.
Exemplo:  O aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático. (Desconhecemos a família do aluno)

Onde - Esse pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a função de ajunto adverbial de lugar.
Exemplo: Visitamos a cidade onde moram meus pais. (Meus pais moram na cidade)

Quanto – Tal pronome tem por antecedentes os pronomes indefinidos “tudo, todo, todos e todas”.
Exemplo: Tudo quanto aprendemos brevemente colocaremos em prática. (aprendemos tudo – objeto direto)

Como – Exerce a função de pronome pelo fato de anteceder uma expressão que indica modo – motivo pelo qual ocupa o posto de adjunto adverbial de modo.
Exemplo: Não gostamos da maneira como somos tratados. (Somos tratados dessa maneira)


Quando – Na função de pronome relativo, representa o papel de adjunto adverbial de tempo.
Exemplo: Avisarão o momento quando deveremos nos apresentar. (Deveremos nos apresentar em algum momento)

 

ATIVIDADE

 

1. Diga a função sintática que pronomes relativos estão exercendo nas sentenças abaixo.

A) Preciso conversar com os alunos que farão 2ª chamada.

___________________________________________________________________________________

B) Ainda não entendi os exercícios que o professor explicou ontem.

___________________________________________________________________________________

C) Por favor, empreste-me o dinheiro de que necessito.

___________________________________________________________________________________

D) Não trouxeram o material do qual têm necessidade.

___________________________________________________________________________________

E) Não viram mais os ladrões pelos quais foram agredidos.

___________________________________________________________________________________

F) A cidade em que mora não é muito grande.

___________________________________________________________________________________

G) Todos gostavam da criança que ele foi.

___________________________________________________________________________________

H) O homem de quem sempre desconfiei revelou-se mau-caráter.

_____________________________________________________________________________________

I) O aluno cujos pais me procuraram não veio à escola hoje.

___________________________________________________________________________________

J) Não são muitas as pessoas em quem tenho plena confiança.

___________________________________________________________________________________

 

·         Produção Textual

 

1. O que é artigo de opinião?

O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome.

A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

Geralmente os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornais ou revistas - e abordam temas da atualidade.

 

As características do artigo de opinião

·       Textos escritos em primeira e terceira pessoa;

·       Uso da argumentação e persuasão;

·       Geralmente são assinados pelo autor;

·       Produções veiculadas nos meios de comunicação;

·       Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;

·       Abordam temas da atualidade;

·       Possuem títulos polêmicos e provocativos;

·       Contém verbos no presente e no imperativo.


A estrutura do artigo de opinião

Geralmente os artigos de opinião seguem o padrão da estrutura dos textos dissertativos-argumentativos:

·       Introdução (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo;

·       Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados;

·       Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.

 

ATIVIDADE

 

1.      Pesquise dois exemplos de artigo de opinião.

INGLÊS

 

Ø  Before Reading

1. Você tem uma dieta balanceada composta por alimentos coloridos? Com que frequência você vai a restaurantes fast-food como McDonald’s, Burger King,etc.?

 

2. Observe o texto da página 130 e responda as perguntas abaixo.

A) No texto é possível encontrar cores variadas. Quais cores são essas?

B) Quais grupos alimentícios são mencionados no texto?

C) Que tipo de informação você espera encontrar no texto?

 

Ø  Reading: leia o texto “Eat a Rainbow” da página 130 para responder as questões abaixo?

3. Relacione as colunas de acordo com os significados das palavras retiradas do texto.

A) plate                        (    ) fibra

B) health                      (    ) cada

C) each                         (    ) mantém

D) range                       (    ) visão

E) maintain                  (    ) prato

F) eyesight                   (    ) tais quais 

G) fibre                        (    ) alcance

H) such as                    (    ) saúde

 

4. Qual a principal ideia do texto?

(     ) É importante comer frutas e vegetais frescos e orgânicos porque eles contém mais antioxidantes.

(     ) A variação das cores na alimentação é importante porque cada cor fornece nutrientes diferentes.

 

5. Marque a coluna de acordo com as informações do texto.

A) Bananas               (     )  rich in antioxidants.

B) Blueberries          (     ) rich in vitamin C.

C) Broccoli               (     ) rich in fibre.

D) Red peppers      (    ) rich in complex carbohydrates.

 

6. Faça o exercício de vocabulário da página 132 e 133.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

O que é musculação?

A musculação é uma modalidade de treinamento físico realizado contra resistência de pesos externos, chamada também de treino resistido, que tem como objetivo o aumento hipertrofia muscular, ganho de força e potência. É uma atividade de duração instantânea e elevada intensidade.

Não é uma modalidade esportiva, mas contribui para a preparação de múltiplos atletas de diversas modalidades, além de ser o alicerce do treinamento de culturismo e também de algumas modalidades olímpicas como o levantamento de peso.

A musculação é a principal atividade nas academias para preparação física, contribui além do crescimento muscular com a diminuição da gordura corpórea e o incremento da massa óssea. Sua prática constante leva a transformação harmoniosa da constituição física humana.

 

Benefícios da musculação para o corpo humano

São profusos os benefícios da musculação para o corpo e cada vez mais as pessoas estão antenadas às vantagens que essa atividade pode proporcionar como:

  • A realização rotineira de musculação tonifica os músculos, proporciona maior força, resistência muscular localizada e potência;
  • Musculação contribui para o aceleramento do metabolismo e consequentemente maior gasto calórico;
  • Gera incrementos da massa óssea, auxiliando na prevenção de algumas doenças como a osteoporose;
  • Aumenta a força;
  • Contribui para a saúde coronariana, pois a musculação treina o coração para esforços intensos, com isso a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem parcialmente quando a pessoa é exposta algum estímulo;
  • Melhora a parte estética, melhora à autoestima;
  • Fortalece a região da coluna vertebral, a flexibilidade e diminui dores locais;
  • Assim como muitos exercícios físicos, a musculação melhora o sistema imunológico;
  • Contribui positivamente para a coordenação motora e o equilíbrio;
  • Melhora a concentração e o aprendizado.

 

Exercício

 

Enem 2016 - A perda de massa muscular é comum com a idade, porém, é na faixa dos 60 anos que ela se torna clinicamente perceptível e suas consequências começam a incomodar no dia a dia, quando simples atos de subir escadas ou ir à padaria se tornam sacrifícios. Esse processo tem nome: sarcopenia. Essa condição ocasiona a perda da força e qualidade dos músculos e tem um impacto significante na saúde.

Disponível em: www.infoescola.com. Acesso em: 19 dez. 2012 (adaptado).

A sarcopenia é inerente ao envelhecimento, mas seu quadro e consequentes danos podem ser retardados com a prática de exercícios físicos, cujos resultados mais rápidos são alcançados com o(a)

A)    hidroginástica.

B)    alongamento.

C)    musculação.

D)    corrida.

E)     dança.

 

 

ARTES

 Conteúdo:Cinema: O Storyboard

 

Depois que o roteiro do filme já está escrito e foi enviado para os atores antes da gravação, o filme passa por uma etapa que é a realização do storyboard , nessa etapa é pensado cuidadosamente os ângulos e os movimentos da câmera, mas longe de ser um texto descritivo e técnico no storyboard temos uma retração da cena.

Como uma história em quadrinhos, sem balões e com desenhos muitas vezes bem simples o diretor desenha como cada quadro deve ser filmado antes de cada corte.

O storyboard:

Storyboard da cena dos Vingadores Guerra Infinita luta de Homem de Ferro e Thor

A cena:

https://www.youtube.com/watch?v=0_GTNv0J9e8&feature=emb_title

Lembrando que na arte do cinema, através das câmeras, o diretor direciona o olhar do público para o que é importante para que a história do filme possa avançar. O Storyboardé uma etapa de planejamento e organização das ideias que serão filmadas.Confira o link abaixo:

Ø  Vídeos comparam storyboards e versões finais de grandes filmes:
https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/videos-comparam-storyboards-e-versoes-finais-de-grandes-filmes/

 

ATIVIDADE

Pesquise um pouco mais sobre Storyboard e tente encontrar filmes que você gosta nos quais o diretor utilizou essa técnica.





2 comentários:

  1. Por que vocês mandaram as atividades dessa semana,se não mandaram nem as correções das atividades da semana retrasada (12 a 16)????

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    1. Boa tarde. As atividades da semana (12 a 16) com as correções, serão postadas amanhã, em conjunto com Ciências e Matemática.

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