PORTUGUÊS: FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME RELATIVO
PORTUGUÊS
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Leitura e interpretação do texto:
TEXTO 1
A queimada
[...] A floresta rugindo as comas
curva.
As asas foscas o gavião recurva,
Espantado a gritar.
O estampido estupendo das queimadas
Se enrola de quebradas em quebradas,
Galopando no ar.
[...] A
queimada! A queimada é uma fornalha!
A irara — pula; a cascavel — chocalha...
Raiva, espuma o tapir! [...]
Castro Alves, A queimada (poema)
TEXTO 2
Queimadas
no Brasil
A queimada é
um processo de queima de biomassa que pode ocorrer por razões naturais ou ser
provocada pelo homem. Sua evolução passa pelos estágios de ignição, chamas,
brasas e extinção. A ignição depende do material a ser queimado (biomassa) e de
fatores ambientais como temperatura, umidade relativa do ar e vento.
É uma prática utilizada em
todo o mundo, com maior intensidade na África e na Ásia, o que vem acarretando
prejuízos à biodiversidade, à dinâmica dos ecossistemas e a diversos tipos de
agricultura do planeta, impactando significativamente os processos de mudanças
climáticas na terra e do aquecimento global.
Por ser um processo de baixo
custo, destinado a limpar uma área, é bastante usado por pequenos agricultores,
que são os responsáveis pelo maior número de focos de incêndio. Os agricultores
têm como objetivos para a queimada, além de limpar a área de cultivo, renovar a
pastagem ou facilitar a colheita da cana-de-açúcar. Apesar de trazer alguns
benefícios em curto prazo, as queimadas prejudicam bastante o equilíbrio
ambiental. Com o aumento da erosão do solo, interfere na qualidade do ar, além
de, em alguns casos, acarretar danos a redes elétricas e outros elementos do
patrimônio público.
Grande parte dos incêndios florestais tem motivos econômicos. São provocados
para ampliar áreas visando à criação de gado ou culturas agrícolas. Ocorrem
também queimadas nas margens das rodovias brasileiras, na sua maioria, causadas
por fuligem incandescente proveniente dos escapamentos de caminhões e ônibus
com o motor desregulado. Existem também em menor escala, incêndios causados por
pessoas descuidadas que jogam pontas de cigarro nas margens das estradas,
ateiam fogo a lixões e ainda aqueles causados por balões.
Deve-se ressaltar que existe
diferença entre a queimada e o incêndio. Este último pode ser definido como uma
queimada sem controle. Há também o processo conhecido como queima controlada,
permitida pelo Decreto 2.661, de 8 de julho de 1998 (artigo 2º), destinado a
práticas agropastoris e florestais, desde que sejam observadas as normas e
condições estabelecidas pelo Decreto. Consiste no uso do fogo em vegetação
nativa ou exótica, sob determinadas condições ambientais que permitam que o
fogo mantenha-se confinado em uma determinada área e ao mesmo tempo produza uma
intensidade de calor e velocidade de espalhamento desejável aos objetivos do
manejo.
No Brasil, os focos de
queimadas se concentram mais na região Centro-Oeste e em algumas partes das
regiões Norte e Nordeste. O
monitoramento das queimadas no país é realizado pelo Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (Inpe) por meio de sensoriamento remoto por satélites.
Dados do Inpe revelam que e o
Brasil é o líder em quantidade de focos de incêndio entre os países da América
Latina. Durante o período de junho a novembro, ocorrem queimadas praticamente
em todas as regiões brasileiras, sendo os meses de agosto e setembro os mais
críticos.
No Nordeste, a
ocorrência é maior no período de outubro a janeiro, no Centro-Oeste e na região
Amazônica, nos meses de julho a outubro.
Mato Grosso e Pará são os
estados onde mais ocorrem queimadas, havendo também muitas ocorrências em
Rondônia e Mato Grosso do Sul.
No Ceará, o final de ano é o
período com maior número de queimadas, em áreas de florestas nativas, devido ao
processo de desertificação, à vegetação mais seca e a intensidade dos
ventos.
As regiões mais áridas, com
elevada temperatura e baixa umidade relativa do ar, são as mais susceptíveis à
propagação dos focos de incêndio.
Algumas medidas podem diminuir muito as estatísticas brasileiras de ocorrência
de incêndios: fazer queimadas só com a autorização do Instituto Brasileiro do
Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de maneira
controlada; apagar o fogo feito em acampamentos utilizando água, para evitar
que a brasa seja levada pelo vento para as matas; não jogar pontas de cigarros
acesas próximas de vegetação; não utilizar qualquer tipo de fogo em reservar
ecológicas ou parques florestais.
ATIVIDADE
1. Qual é a
relação entre os dois textos ?
2. Quais as
consequências das queimadas no mundo?
3. No Brasil,
onde acontece a maior concentração de focos de incêndios?
4. Quais as
medidas que podem ser tomadas para diminuir as incidências de incêndios?
(Textos
usados nas disciplinas de Projeto de Vida, Formação Cidadã e Eletiva 8/9.
Assunto: Queimadas no Brasil e a preservação ambiental).
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Gramática: Função Sintática do Pronome Relativo
Não esqueça de
assistir ao vídeo explicativo em: https://www.portugues.com.br/gramatica/funcoes-sintaticas-dos-pronomes-relativos.html
=>Pronome “que”, refere-se a coisas ou
pessoas:
* Sujeito
Exemplo: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. - (Os
alunos preparam-se bem)
* Objeto direto
Exemplo: Chegaram as pessoas que convidei para o evento. (Convidei
as pessoas para o evento)
* Objeto indireto
Exemplo: Aquelas são as referências bibliográficas de que você
precisa. (Você precisa das referências bibliográficas) - Ob. Indireto
* Complemento nominal
Exemplo: São muitas as travessuras de que o garoto é capaz. (O garoto
é capaz de muitas travessuras) - Complemento nominal, uma vez que completa o
sentido do adjetivo “capaz”.
* Predicativo do sujeito
Exemplo: Admiro o grande homem que você é. (Você é um grande homem)
- Predicativo do sujeito
* Agente da passiva
Exemplo: Este é o jornal por que fui homenageado. (Fui homenageado
pelo jornal) - (agente da passiva)
* Adjunto adverbial
Exemplo: Esta é a casa em que vivi
durante algum tempo. (Vivi na casa durante algum tempo) - Adjunto adverbial
de lugar
Pronome “quem” – esse pronome somente deverá ser empregado em relação a
pessoas e sempre estará acompanhado de uma preposição.
Exemplo: Aquelas são as pessoas a quem devemos muito respeito.
(devemos muito respeito às pessoas) - O. indireto
Cujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em
gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto
adnominal.
Exemplo: O
aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático.
(Desconhecemos a família do aluno)
Onde - Esse pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo,
portanto, a função de ajunto adverbial de lugar.
Exemplo: Visitamos a cidade onde moram meus pais. (Meus pais
moram na cidade)
Quanto – Tal pronome tem por antecedentes os pronomes indefinidos “tudo,
todo, todos e todas”.
Exemplo: Tudo quanto aprendemos brevemente colocaremos em
prática. (aprendemos tudo – objeto direto)
Como – Exerce a função de pronome pelo fato de anteceder uma expressão que
indica modo – motivo pelo qual ocupa o posto de adjunto adverbial de modo.
Exemplo: Não gostamos da maneira como somos tratados. (Somos
tratados dessa maneira)
Quando
– Na função de pronome relativo, representa o papel de adjunto adverbial de
tempo.
Exemplo: Avisarão o momento quando deveremos nos apresentar. (Deveremos
nos apresentar em algum momento)
ATIVIDADE
1. Diga a
função sintática que pronomes relativos estão exercendo nas sentenças abaixo.
A) Preciso
conversar com os alunos que farão 2ª chamada.
___________________________________________________________________________________
B) Ainda não
entendi os exercícios que o professor explicou ontem.
___________________________________________________________________________________
C) Por favor,
empreste-me o dinheiro de que necessito.
___________________________________________________________________________________
D) Não
trouxeram o material do qual têm necessidade.
___________________________________________________________________________________
E) Não viram
mais os ladrões pelos quais foram agredidos.
___________________________________________________________________________________
F) A cidade em
que mora não é muito grande.
___________________________________________________________________________________
G) Todos
gostavam da criança que ele foi.
___________________________________________________________________________________
H) O homem de
quem sempre desconfiei revelou-se mau-caráter.
_____________________________________________________________________________________
I) O aluno
cujos pais me procuraram não veio à escola hoje.
___________________________________________________________________________________
J) Não são
muitas as pessoas em quem tenho plena confiança.
___________________________________________________________________________________
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Produção Textual
1. O que é artigo de opinião?
O artigo de opinião é
um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de
vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome.
A argumentação é o
principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como
característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
Geralmente os artigos
de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa - televisão, rádio,
jornais ou revistas - e abordam temas da atualidade.
As características do
artigo de opinião
· Textos escritos em primeira e terceira
pessoa;
· Uso da argumentação e persuasão;
· Geralmente são assinados pelo autor;
· Produções veiculadas nos meios de
comunicação;
· Possuem uma linguagem simples, objetiva e
subjetiva;
· Abordam temas da atualidade;
· Possuem títulos polêmicos e provocativos;
· Contém verbos no presente e no imperativo.
A estrutura do artigo de opinião
Geralmente os artigos
de opinião seguem o padrão da estrutura dos textos
dissertativos-argumentativos:
· Introdução (exposição): apresentação do
tema que será discorrido durante o artigo;
· Desenvolvimento (interpretação): momento
em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados;
· Conclusão (opinião): finalização do
artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema
proposto.
ATIVIDADE
1.
Pesquise dois exemplos de artigo de opinião.
INGLÊS
Ø Before Reading
1. Você tem uma dieta balanceada composta por alimentos coloridos? Com
que frequência você vai a restaurantes fast-food como McDonald’s, Burger King,etc.?
2. Observe o texto da página 130 e responda as perguntas abaixo.
A) No texto é
possível encontrar cores variadas. Quais cores são essas?
B) Quais grupos
alimentícios são mencionados no texto?
C) Que tipo de
informação você espera encontrar no texto?
Ø Reading: leia o texto “Eat a Rainbow” da página 130
para responder as questões abaixo?
3. Relacione as colunas de acordo com os significados das palavras
retiradas do texto.
A) plate ( ) fibra
B) health ( ) cada
C) each ( ) mantém
D) range ( ) visão
E) maintain ( ) prato
F) eyesight ( ) tais quais
G) fibre ( ) alcance
H) such as ( ) saúde
4. Qual a principal ideia do texto?
( ) É importante comer frutas e vegetais
frescos e orgânicos porque eles contém mais antioxidantes.
( ) A variação das cores na alimentação é
importante porque cada cor fornece nutrientes diferentes.
5. Marque a coluna de acordo com as informações do texto.
A) Bananas (
) rich in antioxidants.
B) Blueberries (
) rich in vitamin C.
C) Broccoli ( ) rich in fibre.
D) Red peppers (
) rich in complex carbohydrates.
6. Faça o exercício de vocabulário da página 132 e 133.
EDUCAÇÃO
FÍSICA
O que é musculação?
A musculação é uma modalidade de treinamento
físico realizado contra resistência de pesos externos, chamada também de treino
resistido, que tem como objetivo o aumento hipertrofia muscular, ganho de força
e potência. É uma atividade de duração instantânea e elevada intensidade.
Não é uma modalidade esportiva, mas contribui
para a preparação de múltiplos atletas de diversas modalidades, além de ser o
alicerce do treinamento de culturismo e também de algumas modalidades olímpicas
como o levantamento de peso.
A musculação é a principal atividade nas
academias para preparação física, contribui além do crescimento muscular com a
diminuição da gordura corpórea e o incremento da massa óssea. Sua prática
constante leva a transformação harmoniosa da constituição física humana.
Benefícios da musculação para o corpo humano
São profusos os benefícios da musculação para
o corpo e cada vez mais as pessoas estão antenadas às vantagens que essa
atividade pode proporcionar como:
- A realização rotineira de musculação tonifica os músculos,
proporciona maior força, resistência muscular localizada e potência;
- Musculação contribui para o aceleramento do metabolismo e
consequentemente maior gasto calórico;
- Gera incrementos da massa óssea, auxiliando na prevenção de
algumas doenças como a osteoporose;
- Aumenta a força;
- Contribui para a saúde coronariana, pois a musculação treina o
coração para esforços intensos, com isso a frequência cardíaca e a pressão
arterial sobem parcialmente quando a pessoa é exposta algum estímulo;
- Melhora a parte estética, melhora à autoestima;
- Fortalece a região da coluna vertebral, a flexibilidade e diminui
dores locais;
- Assim como muitos exercícios físicos, a musculação melhora o
sistema imunológico;
- Contribui positivamente para a coordenação motora e o equilíbrio;
- Melhora a concentração e o aprendizado.
Exercício
Enem 2016 - A perda de massa muscular é comum
com a idade, porém, é na faixa dos 60 anos que ela se torna clinicamente
perceptível e suas consequências começam a incomodar no dia a dia, quando
simples atos de subir escadas ou ir à padaria se tornam sacrifícios. Esse
processo tem nome: sarcopenia. Essa condição ocasiona a perda da força e
qualidade dos músculos e tem um impacto significante na saúde.
Disponível em: www.infoescola.com. Acesso
em: 19 dez. 2012 (adaptado).
A sarcopenia é inerente ao envelhecimento,
mas seu quadro e consequentes danos podem ser retardados com a prática de
exercícios físicos, cujos resultados mais rápidos são alcançados com o(a)
A)
hidroginástica.
B) alongamento.
C) musculação.
D) corrida.
E) dança.
ARTES
Conteúdo:Cinema: O Storyboard
Depois que o roteiro do filme já está escrito
e foi enviado para os atores antes da gravação, o filme passa por uma etapa que
é a realização do storyboard , nessa
etapa é pensado cuidadosamente os ângulos e os movimentos da câmera, mas longe
de ser um texto descritivo e técnico no storyboard
temos uma retração da cena.
Como uma história em quadrinhos, sem balões e
com desenhos muitas vezes bem simples o diretor desenha como cada quadro deve
ser filmado antes de cada corte.
O storyboard:
A cena:
https://www.youtube.com/watch?v=0_GTNv0J9e8&feature=emb_title
Lembrando que na arte do cinema, através das
câmeras, o diretor direciona o olhar do público para o que é importante para
que a história do filme possa avançar. O Storyboardé uma etapa de planejamento
e organização das ideias que serão filmadas.Confira o link abaixo:
Ø Vídeos comparam
storyboards e versões finais de grandes filmes:
https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/videos-comparam-storyboards-e-versoes-finais-de-grandes-filmes/
ATIVIDADE
Pesquise um pouco mais sobre Storyboard e tente encontrar filmes que você gosta nos quais o diretor utilizou essa técnica.
Por que vocês mandaram as atividades dessa semana,se não mandaram nem as correções das atividades da semana retrasada (12 a 16)????
ResponderExcluirBoa tarde. As atividades da semana (12 a 16) com as correções, serão postadas amanhã, em conjunto com Ciências e Matemática.
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