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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

6ºANO: HISTÓRIA E GEOGRAFIA

SEMANA(26 A 30/10)




GEOGRAFIA: Os agentes internos e externos do relevo

HISTÓRIA: INCAS E TUPIS

 

HISTÓRIA

SEMANA: 26  a 30/10

OS INCAS

Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina. O Império Inca estendia-se por territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina. Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.

Origens

A região andina, local onde se desenvolveu a Civilização Inca, era habitada por grupos humanos desde aproximadamente 4.500 a.C. e, antes dos incas, havia abrigado uma outra grande civilização conhecida como chavín, em torno de 900 a.C. e 200 a.C. Os incas (chamados de quéchua) dominavam a região de Cuzco desde, pelo menos, o ano 1000, porém, a partir do século XV, iniciaram um processo de centralização e conquista territorial.

O surgimento oficial do Império Inca aconteceu, segundo os historiadores, com o reinado do Sapa Inca (termo em quéchua para imperador) Pachacuti. Durante seu reinado, os incas iniciaram a conquista territorial da região andina, processo que foi continuado por outros imperadores incas.

Os incas conseguiram construir um império territorialmente muito vasto, que se estendia por mais de 4 mil quilômetros, desde parte da Colômbia até o norte do Chile e da Argentina. Os povos conquistados por eles eram obrigados a pagar impostos, e as regiões dominadas eram integradas ao império por meio da construção de estradas (os incas possuíram mais de 40 mil quilômetros de estradas), por ordem do Sapa Inca, e culturalmente absorvidas com o deslocamento de população quéchua para essas regiões.

O grandioso império dos incas era denominado por eles próprios de Tawantisuyu (o Império das quatro direções, em quéchua) e era dividido em quatro grandes províncias chamadas de:

·         Chinchasuyu (norte);

·         Antisuyu (leste);

·         Contisuyu (oeste);

·         Collasuyu (sul).

 

Características dos Incas

 

Os incas construíram um império que era baseado em um sistema de governo conhecido como teocracia. Nesse sistema político, o governo sofre forte influência das crenças religiosas. No caso dos incas, o Sapa Inca era visto como um descendente do sol e, por isso, possuía poderes irrestritos. Os poderes do Sapa Inca chegavam, inclusive, a interferir na vida das pessoas e a determinar quando poderiam casar, viajar e mudar para outras áreas do império etc.

Além da grandiosidade territorial, o Império Inca era caracterizado pela grande diversidade de povos e de culturas dominadas pelos incas/quéchuas. Estima-se que o Império Inca possuísse em torno de seis a dez milhões de habitantes. Nessa vasta população, existiam, pelo menos, 30 idiomas diferentes.

 

TUPIS

Independentemente de como tenha começado a ocupação da América e do Brasil, sabemos que, entre o último milênio antes de Cristo e o primeiro da Era Cristã, a etnia que deu origem aos atuais índios brasileiros se tornou predominante em nosso território. O mais avançado grupo dessa nova onda migratória, vinda da América Central, era o dos tupis – povos sedentários e conquistadores que destruíram ou assimilaram as comunidades coletoras e caçadoras então espalhadas pelo país.

Os tupis, não eram uma trupo, eram uma infinidade de grupos indígenas – como os tupis-guaranis, tupinambás, tupiniquins e tupinaés – que tinham culturas semelhantes entre si. Eles viviam em aldeias que funcionavam como cidades, chegando a ter alguns milhares de habitantes. A propriedade privada não existia. Plantavam mandioca, milho e hortaliças e produziam cerâmicas, utilizadas em rituais religiosos.

Definiam a hierarquia social com base nos laços familiares e no desempenho dos guerrilheiros nas batalhas. A divisão do trabalho se dava de acordo com o sexo: à mulher cabia plantar, cozinhar e fabricar instrumentos domésticos; os homens tinham a responsabilidade de caçar, produzir armas, derrubar a mata e construir casas.

Apesar das características comuns, cada tribo tinha sua identidade, constituída por mitologias, formas de cultivo e regras sociais próprias – essas informações eram transmitidas oralmente de geração para geração. Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, estima-se que havia 1 milhão de índios vivendo por aqui, divididos em cerca de 1,4 mil povos, que falavam 1,3 mil ínguas. A grande maioria foi morta ou escravizada e suas culturas foram soterradas pela imposição dos costumes europeus.

ATIVIDADE

 

1ªEm qual região corresponde onde viveram os Incas?

 

2ª Cite 2 características da civilização Inca.


3ªEm qual região corresponde atualmente onde viviam os Tupis?

4ª Cite alguns costumes do nosso cotidiano que são considerados herança dos indígenas.

5ªEm sua opinião qual a importância do índio em nosso país.

 

 

 

 

GEOGRAFIA

OS AGENTES EXTERNOS E INTERNOS DO RELEVO

 

Apesar de nem sempre percebemos diretamente, o relevo terrestre é bastante dinâmico, ou seja, está sempre se transformando. Algumas dessas transformações podem ser mais facilmente visualizadas, como as erosões; outras já são mais longas e demoram milhares de anos para acontecer, como a formação de montanhas.

Essas transformações acontecem graças aos agentes de transformação do relevo, que são elementos responsáveis pelas mudanças e construções das formas que observamos na superfície terrestre. Assim, para melhor compreender esses agentes, eles foram divididos em agentes internos ou endógenos e agentes externos ou exógenos.

Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo.


Exemplo de agente interno do relevo: vulcanismo

Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície. São as ações dos ventos, das águas, do intemperismo e dos seres vivos.


Exemplo de agente externo do relevo: forma esculpida pela ação do vento.


Os agentes endógenos atuam graças às forças exercidas pela movimentação do magma terrestre, que movimenta os vários “pedaços” que formam a crosta terrestre, chamados de placas tectônicas. Assim, graças ao choque e ao afastamento de duas dessas placas, temos a ocorrência dos vulcões e dos terremotos, além da formação de montanhas, vales, entre outras formas de relevo.

Já os agentes exógenos “esculpem” as formas de relevo que se formaram e se transformaram ao longo do tempo. Aquela expressão “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” expressa bem essa questão. Por exemplo, as águas da chuva, ao escoarem sobre a superfície, “lavam” o solo, retirando dele algumas de suas camadas, que são transportadas para os rios. Quando não há vegetação no local, essa enxurrada pode provocar a formação de grandes buracos, chamados de erosões.

 

ATENÇÃO!

·         No livro didático Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão nos PERCURSO 18 (da página 138 à página 147).

·         Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.

·         SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

 

No YouTube, procure o vídeo com título: “Os agentes internos e externos do relevo.” (https://www.youtube.com/watch?v=-e01Y5-B6uc)

 No YouTube, procure o vídeo com título: “Agentes modeladores do relevo.”

(https://www.youtube.com/watch?v=pzE0UX5CLK4&ab_channel=CanalFutura)

 No Google, procure o texto com o título: “Agentes de transformação do relevo” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/agentes-de-transformacao-do-relevo.)

 No Google, procure o texto com o título: “Agentes formadores do relevo.”

(https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agentes-formadores-relevo.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Intemperismo.” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/intemperismo.htm) 


ATIVIDADES PROPOSTAS

(As questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

 

1. Os agentes de formação do relevo reúnem vários elementos físicos e naturais que modificam o modelado terrestre, causando alterações em suas estruturas e criando novas formas ao longo do tempo. Podemos dizer que tudo o que vemos na superfície é fruto direto ou indireto da ação de algum agente transformador do relevo.

Entre os elementos abaixo apresentados, assinale aquele que corresponde a um agente de formação do relevo:

A) a atmosfera

B) o furacão

C) o vento

D) a paisagem


2. Observe a imagem a seguir



A rocha acima representada passa por alterações em suas estruturas, configurando um exemplo de:

A) Vulcanismo.

B) Dobramento.

C) Agente interno.

D) Intemperismo físico.

 

3. O intemperismo é um dos mais ativos processos de transformação do relevo terrestre. Sua atuação, ligada à erosão, gera uma série de impactos que modelam a paisagem. Diante disso, podemos afirmar que o intemperismo é causado por:

A) Forças antrópicas

B) Agentes internos

C) Agentes externos

D) Vulcanismo

 

4. Observe a imagem a seguir.


Na imagem acima, é possível notar a ação de um agente transformador do relevo. Que agente é esse?

A) Agente interno.

B) Agente externo.

C) Agente tectônico.

D) Agente endógeno.

 

5. Observe a placa a seguir.


Aviso de deslizamento de terra na pista

Na ilustração presente na mensagem acima, é possível notar a ação de um processo erosivo causado pela ação de um agente de transformação do relevo. Assinale a alternativa que indica corretamente o agente em questão:

A) Agente interno.

B) Agente endógeno.

C) Agente externo.

D) Agente de trânsito.

 

Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais.Bons estudos!











7 comentários:

  1. Eu estou fazendo as tarefas pelo celular de outra pessoa... E não tenho livro de Geografia! Pq não me entregaram um livro de Geografia, e sim, dois de História!!!🤦🏽‍♀😕

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  2. Eu tô fazendo as atividades pelo o meu Cll mais Tem Dias Que Não Faço aí minha mãe diz que vai pegar meu Cll aí eu começo a fazer mais quero me dedicar aos estudos Pq Né! Sem Estudo sem futuro!✨ tchau e eu tô sem livro de geografia eu ganhei um mais não sei se é o certo! Entt se eu vê e for eu faço! E uma pergunta!, é pra copiar até os textos?☹️🙂

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