HISTÓRIA
SEMANA: 26 a 30/10
OS
INCAS
Os incas foram
uma importante civilização
pré-colombiana que
desenvolveu um vasto império na região andina. O Império Inca estendia-se por
territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do
Chile e Argentina. Os incas, assim como os astecas, constituíram uma
civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de
estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.
Origens
A região andina, local onde se desenvolveu a Civilização
Inca, era habitada por grupos humanos desde aproximadamente 4.500 a.C. e, antes
dos incas, havia abrigado uma outra grande civilização conhecida como chavín, em torno de 900 a.C. e 200 a.C. Os
incas (chamados de quéchua)
dominavam a região de Cuzco desde, pelo menos, o ano 1000, porém, a partir do
século XV, iniciaram um processo de centralização e conquista territorial.
O surgimento oficial do Império Inca aconteceu, segundo os
historiadores, com o reinado do Sapa Inca (termo em quéchua para
imperador) Pachacuti. Durante seu reinado, os incas iniciaram a
conquista territorial da região andina, processo que foi continuado por outros
imperadores incas.
Os incas conseguiram construir um império territorialmente
muito vasto, que se estendia por mais de 4 mil quilômetros, desde
parte da Colômbia até o norte do Chile e da Argentina. Os povos conquistados
por eles eram obrigados a pagar impostos, e as regiões dominadas eram
integradas ao império por meio da construção de estradas (os incas possuíram
mais de 40 mil quilômetros de estradas), por ordem do Sapa Inca, e
culturalmente absorvidas com o deslocamento de população quéchua para essas
regiões.
O grandioso império dos incas era denominado por eles
próprios de Tawantisuyu (o Império das quatro direções, em
quéchua) e era dividido em quatro grandes províncias chamadas de:
·
Chinchasuyu (norte);
·
Antisuyu (leste);
·
Contisuyu (oeste);
·
Collasuyu (sul).
Características dos Incas
Os incas construíram um império que era baseado em um
sistema de governo conhecido como teocracia. Nesse sistema político, o governo sofre forte influência das
crenças religiosas. No caso dos incas, o Sapa Inca era visto como um
descendente do sol e, por isso, possuía poderes irrestritos. Os poderes do Sapa
Inca chegavam, inclusive, a interferir na vida das pessoas e a determinar
quando poderiam casar, viajar e mudar para outras áreas do império etc.
Além da grandiosidade territorial, o Império Inca era
caracterizado pela grande diversidade de povos e de culturas dominadas pelos
incas/quéchuas. Estima-se que o Império Inca possuísse em torno de seis a dez milhões de
habitantes. Nessa vasta população, existiam, pelo menos, 30 idiomas diferentes.
TUPIS
Independentemente
de como tenha começado a ocupação da América e do Brasil, sabemos que, entre o
último milênio antes de Cristo e o primeiro da Era Cristã, a etnia que deu
origem aos atuais índios brasileiros se tornou predominante em nosso
território. O mais avançado grupo dessa nova onda migratória, vinda da América
Central, era o dos tupis – povos sedentários e conquistadores que destruíram ou
assimilaram as comunidades coletoras e caçadoras então espalhadas pelo país.
Os tupis,
não eram uma trupo, eram uma infinidade de grupos indígenas – como os
tupis-guaranis, tupinambás, tupiniquins e tupinaés – que tinham culturas
semelhantes entre si. Eles viviam em aldeias que funcionavam como cidades,
chegando a ter alguns milhares de habitantes. A propriedade privada não
existia. Plantavam mandioca, milho e hortaliças e produziam cerâmicas,
utilizadas em rituais religiosos.
Definiam
a hierarquia social com base nos laços familiares e no desempenho dos
guerrilheiros nas batalhas. A divisão do trabalho se dava de acordo com o sexo:
à mulher cabia plantar, cozinhar e fabricar instrumentos domésticos; os homens
tinham a responsabilidade de caçar, produzir armas, derrubar a mata e construir
casas.
Apesar
das características comuns, cada tribo tinha sua identidade, constituída por
mitologias, formas de cultivo e regras sociais próprias – essas informações
eram transmitidas oralmente de geração para geração. Quando os portugueses
chegaram ao Brasil em 1500, estima-se que havia 1 milhão de índios vivendo por
aqui, divididos em cerca de 1,4 mil povos, que falavam 1,3 mil ínguas. A grande
maioria foi morta ou escravizada e suas culturas foram soterradas pela
imposição dos costumes europeus.
ATIVIDADE
1ªEm qual região corresponde onde viveram os Incas?
2ª Cite 2 características da civilização Inca.
3ªEm qual região corresponde
atualmente onde viviam os Tupis?
4ª Cite
alguns costumes do nosso cotidiano que são considerados herança dos indígenas.
5ªEm sua
opinião qual a importância do índio em nosso país.
GEOGRAFIA
OS AGENTES EXTERNOS E
INTERNOS DO RELEVO
Apesar de
nem sempre percebemos diretamente, o relevo terrestre é bastante dinâmico, ou
seja, está sempre se transformando. Algumas dessas transformações podem ser
mais facilmente visualizadas, como as erosões; outras já são mais longas e
demoram milhares de anos para acontecer, como a formação de montanhas.
Essas
transformações acontecem graças aos agentes de transformação do relevo, que são
elementos responsáveis pelas mudanças e construções das formas que observamos
na superfície terrestre. Assim, para melhor compreender esses agentes, eles
foram divididos em agentes internos ou endógenos e agentes
externos ou exógenos.
Os agentes
internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem
ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos,
os vulcanismos e o tectonismo.
Exemplo de agente externo do relevo: forma esculpida pela ação do vento.
Os
agentes endógenos atuam graças às forças exercidas pela movimentação do magma terrestre,
que movimenta os vários “pedaços” que formam a crosta terrestre, chamados
de placas tectônicas. Assim, graças ao choque e ao afastamento de
duas dessas placas, temos a ocorrência dos vulcões e dos terremotos, além da
formação de montanhas, vales, entre outras formas de relevo.
Já os
agentes exógenos “esculpem” as formas de relevo que se formaram e se
transformaram ao longo do tempo. Aquela expressão “água mole em pedra dura,
tanto bate até que fura” expressa bem essa questão. Por exemplo, as águas da
chuva, ao escoarem sobre a superfície, “lavam” o solo, retirando dele algumas
de suas camadas, que são transportadas para os rios. Quando não há vegetação no
local, essa enxurrada pode provocar a formação de grandes buracos, chamados
de erosões.
ATENÇÃO!
·
No livro didático
Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão nos PERCURSO 18 (da
página 138 à página 147).
·
Estudar
também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas
pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
·
SE
POSSÍVEL, estude também pela Internet.
A professora sugere as seguintes páginas:
No
YouTube,
procure o vídeo com título: “Os agentes internos e externos do relevo.” (https://www.youtube.com/watch?v=-e01Y5-B6uc)
No YouTube, procure o vídeo com título: “Agentes modeladores do relevo.”
(https://www.youtube.com/watch?v=pzE0UX5CLK4&ab_channel=CanalFutura)
No Google, procure o texto com o título: “Agentes de transformação do relevo” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/agentes-de-transformacao-do-relevo.)
(https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agentes-formadores-relevo.htm)
No Google, procure o texto com o título: “Intemperismo.” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/intemperismo.htm)
(As questões devem copiadas e respondidas em seu
caderno)
1. Os agentes de formação do relevo reúnem vários elementos físicos e naturais que modificam o modelado terrestre, causando alterações em suas estruturas e criando novas formas ao longo do tempo. Podemos dizer que tudo o que vemos na superfície é fruto direto ou indireto da ação de algum agente transformador do relevo.
Entre os elementos abaixo apresentados, assinale aquele que corresponde a um agente de formação do relevo:
A) a atmosfera
B) o furacão
C) o vento
D) a paisagem
2. Observe a imagem a seguir
A rocha acima
representada passa por alterações em suas estruturas, configurando um exemplo
de:
A) Vulcanismo.
B) Dobramento.
C) Agente interno.
D) Intemperismo físico.
3.
O intemperismo é um dos mais ativos processos de
transformação do relevo terrestre. Sua atuação, ligada à erosão, gera uma série
de impactos que modelam a paisagem. Diante disso, podemos afirmar que o
intemperismo é causado por:
A) Forças antrópicas
B) Agentes internos
C) Agentes externos
D) Vulcanismo
4. Observe
a imagem a seguir.
Na imagem acima, é
possível notar a ação de um agente transformador do relevo. Que agente é esse?
A)
Agente interno.
B)
Agente externo.
C)
Agente tectônico.
D)
Agente endógeno.
5. Observe a placa a seguir.
Aviso de deslizamento de terra na pista
Na ilustração presente na mensagem acima, é
possível notar a ação de um processo erosivo causado pela ação de um agente de
transformação do relevo. Assinale a alternativa que indica corretamente o agente em
questão:
A)
Agente interno.
B)
Agente endógeno.
C)
Agente externo.
D)
Agente de trânsito.
Todas essas
atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas
presenciais.Bons estudos!
Eu estou fazendo as tarefas pelo celular de outra pessoa... E não tenho livro de Geografia! Pq não me entregaram um livro de Geografia, e sim, dois de História!!!🤦🏽♀😕
ResponderExcluirQuem é tu?🤔😂
ExcluirEu tô fazendo as atividades pelo o meu Cll mais Tem Dias Que Não Faço aí minha mãe diz que vai pegar meu Cll aí eu começo a fazer mais quero me dedicar aos estudos Pq Né! Sem Estudo sem futuro!✨ tchau e eu tô sem livro de geografia eu ganhei um mais não sei se é o certo! Entt se eu vê e for eu faço! E uma pergunta!, é pra copiar até os textos?☹️🙂
ResponderExcluirVou faser a tarefa
ResponderExcluirVou faser a tarefa
ResponderExcluirVou faser a tarefa
ResponderExcluirTerminei professora ate professora
Excluir