Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 27 de outubro de 2020

6ºANO: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA


SEMANA(26 A 30/10) 

 


CIÊNCIAS: A CÉLULA


MATEMÁTICA: FRAÇÃO COM NÚMERO NATURAL

Ciências – 6o ANO

 

 Conteúdo: A Célula

 

 

 Livro:Projeto Inspire Ciências-6º ano. Pág. 23 a 27.

   Atividade. Pág. 27 – Questão (1 a 3).

 

Período-26/10 a 30/10.

 

A célula

A estrutura dos primeiros seres vivos era muito simples. Hipóteses sugerem que eles eram compostos de uma fina membrana que envolvia as moléculas responsáveis pelo metabolismo.

Embora a vida tenha se diversificado muito desde que surgiu, essa estrutura básica se manteve. As células, estruturas que formam todos os seres vivos atuais, também são formadas por uma membrana que envolve determinadas moléculas ou estruturas.

 

Descoberta da célula e dos seres microscópicos

A descoberta da célula e de todo o mundo microscópico só foi possível após a invenção do microscópio, um aparelho capaz de ampliar imagens e permitir a visualização de objetos e seres muito pequenos. Não se sabe ao certo quem criou o primeiro microscópio, mas os primeiros registros de observações com esse equipamento datam do século XVII, feitas pelo comerciante holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723).


O físico inglês Robert Hooke (1635-1703), inspirado pelas descobertas de Leeuwenhoek, produziu seu próprio modelo de microscópio, e analisou diferentes materiais biológicos.

Ao analisar amostras de cortiça, Hooke notou que ela era formada por muitas cavidades minúsculas, vazias. Ele publicou essa descoberta em 1667, em um artigo no qual chamava cada uma dessas cavidades de cell, que significa pequeno cômodo ou cela, em inglês. Apartir de então, passou-se a empregar o termo célula.

Fonte. Google

A-Microscópio de Hooke. B-Cavidades da cortiça vista no microscópio (cell).

Teoria celular

A teoria celular se fundamenta em três ideias, que podem ser simplificadas da

seguinte forma:

Todos os seres vivos são formados por células.

As células são a unidade básica de estrutura e funcionamento dos seres vivos.

Uma célula só pode ter origem em outra, pelo processo de divisão celular.

Estrutura da célula

Todas as células têm três componentes básicos: membrana plasmática, citosol (citoplasma) e material genético.

A membrana plasmática cria um isolamento para a célula, separando o ambiente externo e o ambiente interno. Essa membrana controla a entrada e saída de diversas substâncias. Alguns tipos de célula contam ainda com uma camada que reveste toda a célula, chamada parede celular. Essa estrutura pode ser de diferentes tipos e geralmente tem função de manter a forma da célula e de protegê-la.

O interior da célula é preenchido por uma mistura líquida e viscosa chamada citosol, onde ficam imersas as demais estruturas e moléculas que compõem a célula.

Outro componente presente nas células é o material genético. Ele é composto de moléculas de DNA, que armazenam instruções que controlam o funcionamento e areprodução das células.

Dependendo da organização do material genético no interior da célula, ela pode ser classificada como procariótica ou eucariótica. Nas células procarióticas, o materialgenético se encontra livre no citosol. Todos os organismos procariontes, como as bactérias, são unicelulares, isto é, são formados por uma única célula.

Nas células mais complexas, chamadas eucarióticas, o material genético fica organizado em uma estrutura membranosa denominada núcleo. As células eucarióticas apresentam uma grande variedade de organoides, também chamados organelas. Essas estruturas ficam imersas no citosol, entre o núcleo e a membrana plasmática, e cumprem funções específicas na célula.

Existem organismos eucariontes unicelulares, como protozoários, algumas algas e alguns fungos. A maioria dos eucariontes, porém, é pluricelular, ou seja, formada por muitas células. É o caso de animais, plantas, a maioria das algas e dos fungos.


Atividade

 

1. A célula conta com três componentes básicos. Quais são eles e qual é a função de cada um?

2. As células na imagem ao lado foram tratadas com o corante azul de metileno, que ajuda a evidenciar o material genético.

Ampliação de 120 vezes. Fonte Google.

a) Essas células são eucarióticas? Justifique.

b) Se uma célula humana fosse tratada com esse mesmo corante, alguma estrutura seria destacada? Qual?

3. Identifique as frases incorretas e reescreva-as, fazendo as correções.

a) Animais e plantas são formados por células procarióticas.

b) As bactérias são formadas por uma única célula eucarióticas.

c) Os fungos unicelulares são organismos procariontes.

d) No citosol das células eucarióticas ficam imersas diferentes organoides.


6º ANO -  Matemática I

 

Período -26/10 a 30/10

 

Conteúdo: Frações com relação ao número natural e em contexto

 

Para fazer uma relação de uma fração com um número natural, é preciso fazer somente a multiplicação direta com esse número e se necessário dividí-lo no final da operação.

Exemplos

Assim podemos observar que a operação envolve multiplicar o numerador com o número natural repetir o denominador e no final fazer a divisão.

Exemplos. Contexto

Se uma pessoa compra uma caixa de bombom que contem 15 bombons e vai  para seu irmão, quantos bombons seu irmão ganhou?







Foram 3 bombons que seu irmão ganhou.

 Atividade

1.Carlos comprou 12 maçãs e vai 1 para seu primo, quantas maçãs seu primo vai receber?                                                                              6


2.Paulo tem na sua conta bancária 1.200,00 sabendo que ele vai fazer uma doação de   2  para um orfanato. Quanto o orfanato irá receber?                                                                          3





Base Diversificada – Prof. Max

Eletiva

Astronomia

 O Sistema Solar corresponde a um conjunto formado pelo sol, asteroides, satélites, meteoros, cometas e oito planetas com formas esféricas os quais descrevem órbitas elípticas.

 

Os nomes dos planetas do Sistema Solar em sua ordem são:

 Mercúrio

Vênus

Terra

Marte

Júpiter

Saturno

Urano

Netuno

 

1.Escreva o nome do planeta que começa com a letra indicada abaixo. Já fizemos um exemplo.

A) T e r r a                        B) V                 C) S             D)  J                  E)  N               

 

Formação cidadã

Sobre o contexto atual da pandemia e da nova expectativa da vacina da covid19, faça uma redação sobre a sociedade na superação da doença viral que tomou de conta da população mundial.

 

Estudo Orientado

Revisão sobre multiplicação de frações e números

Observação a multiplicação de frações segue a regra de multiplicar numerador com numerador e denominador com denominador.












Nenhum comentário:

Postar um comentário