CIÊNCIAS: A CÉLULA
Ciências – 6o ANO
Conteúdo: A Célula
Livro:Projeto Inspire
Ciências-6º ano. Pág. 23 a 27.
Atividade. Pág. 27 – Questão (1 a 3).
Período-26/10 a 30/10.
A célula
A
estrutura dos primeiros seres vivos era muito simples. Hipóteses sugerem que
eles eram compostos de uma fina membrana que envolvia as moléculas responsáveis
pelo metabolismo.
Embora
a vida tenha se diversificado muito desde que surgiu, essa estrutura básica se
manteve. As células, estruturas que
formam todos os seres vivos atuais, também são formadas por uma membrana que
envolve determinadas moléculas ou estruturas.
Descoberta da célula e dos seres
microscópicos
O
físico inglês Robert Hooke (1635-1703), inspirado pelas descobertas de
Leeuwenhoek, produziu seu próprio modelo de microscópio, e analisou diferentes
materiais biológicos.
Ao
analisar amostras de cortiça, Hooke notou que ela era formada por muitas
cavidades minúsculas, vazias. Ele publicou essa descoberta em 1667, em um artigo
no qual chamava cada uma dessas cavidades de cell, que significa pequeno cômodo ou cela, em inglês.
Apartir de então, passou-se a empregar o termo célula.
Fonte. Google
A-Microscópio
de Hooke. B-Cavidades da cortiça vista no microscópio (cell).
Teoria celular
A teoria celular se fundamenta em três ideias, que
podem ser simplificadas da
seguinte forma:
• Todos os seres
vivos são formados por células.
• As células são a
unidade básica de estrutura e funcionamento dos seres vivos.
• Uma célula só pode ter origem em outra, pelo
processo de divisão celular.
Estrutura da célula
Todas
as células têm três componentes básicos: membrana plasmática, citosol
(citoplasma) e material genético.
A
membrana plasmática cria um isolamento para a célula, separando o
ambiente externo e o ambiente interno. Essa membrana controla a entrada e saída
de diversas substâncias. Alguns tipos de célula contam ainda com uma camada que
reveste toda a célula, chamada parede celular. Essa estrutura pode ser de diferentes tipos e
geralmente tem função de manter a forma da célula e de protegê-la.
O
interior da célula é preenchido por uma mistura líquida e viscosa chamada citosol, onde ficam
imersas as demais estruturas e moléculas que compõem a célula.
Outro
componente presente nas células é o material genético. Ele é composto de moléculas de DNA, que armazenam
instruções que controlam o funcionamento e areprodução das células.
Dependendo
da organização do material genético no interior da célula, ela pode ser
classificada como procariótica ou eucariótica. Nas células procarióticas,
o materialgenético se encontra livre no citosol. Todos os organismos
procariontes, como as bactérias, são unicelulares, isto é, são formados por uma única célula.
Nas
células mais complexas, chamadas eucarióticas, o material genético fica organizado em uma
estrutura membranosa denominada núcleo. As células eucarióticas apresentam uma grande
variedade de organoides, também chamados
organelas. Essas estruturas ficam imersas no citosol, entre o núcleo e a
membrana plasmática, e cumprem funções específicas na célula.
Existem
organismos eucariontes unicelulares, como protozoários, algumas algas e alguns
fungos. A maioria dos eucariontes, porém, é pluricelular, ou seja, formada por muitas células. É o caso de
animais, plantas, a maioria das algas e dos fungos.
Atividade
1. A célula conta com três componentes básicos. Quais são eles e qual é
a função de cada um?
2. As células na imagem ao lado foram tratadas com o corante azul de
metileno, que ajuda a evidenciar o material genético.
Ampliação de 120 vezes. Fonte Google.
a) Essas células são eucarióticas? Justifique.
b) Se uma célula humana fosse tratada com esse
mesmo corante, alguma estrutura seria destacada? Qual?
3. Identifique as frases incorretas e reescreva-as,
fazendo as correções.
a) Animais e plantas são formados por células
procarióticas.
b) As bactérias são formadas por uma única célula
eucarióticas.
c) Os fungos unicelulares são organismos
procariontes.
d) No citosol das células eucarióticas ficam imersas
diferentes organoides.
6º ANO - Matemática I
Período -26/10 a 30/10
Conteúdo: Frações com relação ao número natural e em contexto
Para fazer uma relação de uma fração com um número natural, é preciso fazer somente a multiplicação direta com esse número e se necessário dividí-lo no final da operação.
Exemplos
Assim podemos observar que a operação envolve multiplicar o numerador com o número natural repetir o denominador e no final fazer a divisão.
Exemplos. Contexto
Se uma pessoa compra uma caixa de bombom que contem 15
bombons e vai
Foram 3 bombons que seu irmão ganhou.
Atividade
1.Carlos comprou 12 maçãs e vai 1 para seu primo, quantas maçãs seu primo vai receber? 6
2.Paulo tem na sua conta bancária 1.200,00 sabendo que ele vai fazer uma doação de 2 para um orfanato. Quanto o orfanato irá receber? 3
Base Diversificada – Prof. Max
Eletiva
O Sistema Solar corresponde a um conjunto formado pelo sol, asteroides, satélites, meteoros, cometas e oito planetas com formas esféricas os quais descrevem órbitas elípticas.
Os nomes dos planetas do Sistema Solar em sua ordem são:
Vênus
Terra
Marte
Júpiter
Saturno
Urano
Netuno
1.Escreva o nome do planeta que começa com a letra indicada abaixo. Já fizemos um exemplo.
A) T e r r a B) V C) S D) J E) N
Formação cidadã
Sobre o contexto atual da pandemia e da nova expectativa da vacina da covid19, faça uma redação sobre a sociedade na superação da doença viral que tomou de conta da população mundial.
Estudo Orientado
Revisão sobre multiplicação de frações e números
Observação a multiplicação de frações segue a regra de multiplicar numerador com numerador e denominador com denominador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário