PORTUGUÊS: COLOCAÇÃO PRONOMINAL
PORTUGUÊS
·
Interpretação Textual
Cidadania é o direito de ter uma
ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento.
[...] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de
cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não
destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à
coisa pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para
que tivéssemos o direito de votar.
DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de papel. São Paulo: Ed. Ática,
1998.
1. O trecho que indica uma
opinião em relação à cidadania é
A) ...“é o direito de ter uma
ideia e poder expressá-la...”.
B) ...“É poder votar em quem
quiser...”.
C) ...“revelam estágios de
cidadania:...”
D) ... “Foi uma conquista dura.”
E) “Por trás desse comportamento
está o respeito à coisa pública.”
Leia os textos para responder à
questão a seguir:
Texto I - Viagem ao centro da Terra
Não consigo descrever meu
desespero. Nenhuma palavra em língua de gente daria conta de meus sentimentos.
Eu estava enterrado vivo, com a perspectiva de morrer torturado pela fome e
pela sede.
Minha primeira reação foi passar
as mãos ansiosas pelo chão. Como aquela rocha me pareceu ressecada!
Mas como eu abandonara o curso do
córrego? Sim, porque, afinal de contas, ele não estava mais lá! Compreendi
então por que eu estranhara tanto o silêncio na última vez em que procurei
escutar algum chamado de meus companheiros. Ao tentar apenas ouvir vozes, no
momento em que dei o primeiro passo no caminho errado, não notei a ausência do
córrego. É evidente que, naquele momento, devo ter entrado numa bifurcação,
enquanto o Hansbach, obedecendo às exigências de outra rampa, partia com meus
companheiros em rumo às profundezas desconhecidas!
Como voltar? Pistas não havia.
Meu pé não deixava nenhuma marca naquele granito. Eu quebrava a cabeça tentando
achar solução para um problema insolúvel. Minha situação podia ser resumida
numa única palavra: perdido!
VERNE, Júlio. Viagem ao centro da Terra. tradução de Cid
Knipel
Moreira, São Paulo: Ática, 1993.
Texto II
(...)
Encontraram muitas coisas
maravilhosas, mas nada que fosse espantoso. Descobriram que a ilha tinha cerca
de cinco quilômetros de comprimento por meio quilômetro de largura e que a
praia mais próxima estava separada por um canal estreito de no máximo uns
duzentos metros de largura. Ficaram nadando durante quase uma hora e só
voltaram para o acampamento lá pelo meio da tarde.
Estavam com fome demais para ir
pescar, mas comeram presunto à vontade e depois se deitaram à sombra para
conversar. Mas a conversa foi morrendo pouco a pouco.
Twain, Mark. As aventuras de Tom Sawyer. Tradução de Duda
Machado, São Paulo: Ática, 1995.
2. Nos textos acima podemos dizer que
A) há narração em 1ª pessoa no texto I e narração em 3ª
pessoa no texto II.
B) há narração em 3ª pessoa no texto I e há narração em 1ª
pessoa no texto II.
C) ambos são narrados em 1ª pessoa.
D) ambos são narrados em 3ª pessoa.
E) há narração em 1ª pessoa no texto I e narração em 2ª
pessoa no texto II.
(Enem/2004) Leia a tirinha abaixo:
3. A conversa entre Mafalda e
seus amigos
A) revela a real dificuldade de
entendimento entre posições que pareciam convergir.
B) desvaloriza a diversidade
social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
C) expressa o predomínio de uma
forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
D) ilustra a possibilidade de
entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de
ideias.
E) mostra a preponderância do
ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências
·
Gramática
Colocação
Pronominal
A colocação pronominal indica a
posição dos pronomes átonos - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s) - em
relação ao verbo, do que resulta a próclise, a mesóclise e a ênclise.
Antes de entender como cada um
dos casos deve ser usado, a primeira regra é: a colocação pronominal é feita com
base em prioridades. O caso que tem mais prioridade é a próclise, e se nenhuma
das situações satisfizer o seu uso, é utilizada a ênclise. Lembrando que a
mesóclise somente é utilizada com verbos no futuro do presente e no futuro do
pretérito
Próclise
Na próclise, o pronome é colocado
antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o
pronome:
1. Palavras que expressam negação
tais como “não, ninguém, nunca”:
· Não o quero aqui.
· Nunca o vi assim.
2. Pronomes relativos (que, quem,
quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse,
isto…):
· Foi ela que o fez.
· Alguns lhes deram maus conselhos.
· Isso me lembra algo.
3. Advérbios ou locuções
adverbiais:
· Ontem me disseram que havia greve
hoje.
· Às vezes nos deixa falando
sozinhos.
4. Palavras que expressam desejo
e também orações exclamativas:
· Oxalá me dês a boa notícia.
· Deus nos dê forças.
5. Conjunções subordinativas:
· Embora se sentisse melhor, saiu.
· Conforme lhe disse, hoje vou sair
mais cedo.
6. Palavras interrogativas no
início das orações:
· Quando te deram a notícia?
· Quem te presenteou?
Mesóclise
Na mesóclise, o pronome é
colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do
futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise:
· Orgulhar-me-ei dos meus alunos.
(verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei)
· Orgulhar-me-ia dos meus alunos.
(verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia)
Ênclise
Na ênclise, o pronome é colocado
depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse
tipo de colocação pronominal:
1. Verbos no imperativo
afirmativo:
· Depois de terminar, chamem-nos.
· Para começar, joguem-lhes a bola!
2. Verbos no infinitivo
impessoal:
· Gostaria de pentear-te a minha
maneira.
· O seu maior sonho é casar-se.
3. Verbos no início das orações:
· Fiz-lhe a pessoa mais feliz do
mundo.
· Surpreendi-me com o café da
manhã.
Colocação pronominal nas locuções verbais
Nos exemplos acima existe apenas
um verbo atraindo o pronome.
Agora, vejamos como ocorre a
colocação do pronome nas locuções verbais. Lembrando que as regras citadas para
os verbos na forma simples devem ser seguidas.
1. Usa-se a ênclise depois do
verbo auxiliar ou depois do verbo principal nas locuções verbais em que o verbo
principal esteja no infinitivo ou no gerúndio:
· Devo-lhe explicar o que se
passou. (ênclise depois do verbo auxiliar, “devo”)
· Devo explicar-te o que se passou.
(ênclise depois do verbo principal, “explicar”)
2. Caso não haja palavra que
atraia a próclise, usa-se a ênclise depois do verbo auxiliar em que o verbo
principal esteja no particípio:
· Foi-lhe explicado como deveria
agir. (ênclise depois do verbo auxiliar, “foi”, uma vez que o verbo principal
“explicar” está no particípio, “explicado”)
· Tinha-lhe feito as vontades se
não tivesse sido mal criado. (ênclise depois do verbo auxiliar, “tinha”, uma
vez que o verbo principal “fazer” está no particípio, “feito”)
ATIVIDADE
4. Classifique em próclise, mesóclise e ênclise.
A) Onde te deram os livros usados?
B) Tinham-lhe chamado antes do almoço.
C) Todos lhe aconselham a ficar.
D) Vender-lhes-ei todos os quadros que pintei.
E) O autor, cujo livro nos deu.
5. Reescreva as orações seguintes substituindo os pronomes
pessoais retos por pronomes pessoais oblíquos e utilizando adequadamente
próclise, mesóclise e ênclise. Siga o exemplo.
Eu sou o dono dos livros. Devolva.
Devolva-me os meus livros.
A) Eles têm dívidas. Ajudem.
B) Não compramos o relógio para ele.
C) Jamais abandonarei tu.
D) Convide ela para vir a nossa casa.
E) Eu preciso falar com você. Ligue.
6. Complete a frase: Senhores, __________ quando
__________.
A) me avisem, telefonarem-vos
B) avisem-me, telefonarem-vos
C) avisem-me, vos telefonarem
D) me avisem, vos telefonarem
·
Produção Textual
O que é artigo de opinião?
O artigo de opinião é um tipo de
texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista
sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome.
A argumentação é o principal
recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica
informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
Geralmente os artigos de opinião
são veiculados nos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornais ou
revistas - e abordam temas da atualidade.
As características do artigo de
opinião
· Textos escritos em primeira e
terceira pessoa;
· Uso da argumentação e persuasão;
· Geralmente são assinados pelo
autor;
· Produções veiculadas nos meios de
comunicação;
· Possuem uma linguagem simples,
objetiva e subjetiva;
· Abordam temas da atualidade;
· Possuem títulos polêmicos e
provocativos;
· Contém verbos no presente e no
imperativo.
A estrutura do artigo de opinião
Geralmente os artigos de opinião
seguem o padrão da estrutura dos textos dissertativos-argumentativos:
· Introdução (exposição):
apresentação do tema que será discorrido durante o artigo;
· Desenvolvimento (interpretação):
momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos
utilizados;
· Conclusão (opinião): finalização
do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema
proposto.
Como
fazer um artigo de opinião - passo a passo
1. Escolha e
definição do tema
Para fazer um artigo de opinião,
o tema deve estar definido. Ele é o assunto sobre o qual o autor dissertará.
Para isso, o artigo será feito para um meio de comunicação; já existe uma pauta
definida, ou é um tema livre de um trabalho escolar?
Obs.: tema e título são duas
coisas diferentes. O primeiro está relacionado com o assunto, e o segundo é o
nome que será dado ao texto.
2. Pesquisa e busca de argumentos
Não basta saber qual o tema, e
não possuir argumentos sobre ele. Sendo um texto opinativo, é importante
sustentar o ponto de vista baseado em argumentos. Por isso, a pesquisa profunda
e atualizada, seja nos livros da biblioteca, ou nos sites da internet, deve ser
o próximo passo para escrever um artigo de opinião.
Anote tudo o que for interessante
e vá, gradualmente, construindo e dando corpo ao texto. Mas, não se esqueça:
você deve formar sua opinião sobre o assunto e não copiar a de outros, pois
isso é considerado plágio!
3. Recorte do tema
Imagine que o artigo de opinião
para fazer é um tema dado pela professora e que é super abrangente: racismo no
Brasil. Note que podemos falar muitas coisas sobre o racismo no Brasil, por
exemplo, a origem, a história, alguns casos, o racismo na atualidade, etc.
Assim, é essencial fazer um
“recorte” para focar somente em alguns aspectos do tema. Isso facilita a
escrita do texto, evitando se perder em tanta informação.
4. Seleção do material
Agora que o “recorte” já foi
definido, a seleção do material que será utilizado fica mais clarificada. Não
se esqueça de selecionar tudo para depois utilizar, se necessário, a
bibliografia, no final do texto. Importante ressaltar que a seleção feita deve
conter dados atualizados sobre o tema.
5. Produção de texto
De acordo com a estrutura do
texto de opinião - introdução, desenvolvimento e conclusão - é a hora de
produzir o texto em linguagem formal. A coesão e a coerência são dois mecanismos
fundamentais na construção de um texto inteligível.
A coesão está relacionada com a
utilização correta das palavras na ligação entre frases, períodos e parágrafos,
os chamados conectivos. Já a coerência, faz referência à lógica das ideias
expostas no texto.
Super Dica
Uma dica muito importante que
pode ajudar na escrita de um artigo de opinião é estar familiarizado com sua
estrutura. Para isso, leia diversos artigos desse gênero em jornais e revistas,
por exemplo.
Contudo, não basta ler, é muito
importante fazer uma leitura racional e atenta. Analise, por exemplo, os
títulos, as introduções, os desenvolvimentos (argumentos, opiniões) do texto e
as finalizações. Se necessário, faça notas sobre algumas coisas que irão te
ajudar na produção desse tipo de texto.
ATIVIDADE
Pesquise exemplos de artigos de
opinião na internet, em revistas ou em livros.
INGLÊS
Ø Before Reading
1. Quais expressões no quadro abaixo são relacionadas a mudanças
climáticas? Use um dicionário, se necessário.
__________________________________________________________________________________
animal protection – global warming – melting glacers – water waste – stroger storms – weather conditions
___________________________________________________________________________________
2. Antes de ler o texto a seguir, observe a estrutura, o título, subtítulo e a imagem presente nele. Que tipo de informação você espera encontrar nesse texto?
Ø Reading
The Earth's climate is changing, and people's activities are the main
cause.
Our world is always changing. Look out
your window long enough, and you might see the weather change. Look even
longer, and you'll see the seasons change. The Earth's climate is changing,
too, but in ways that you can't easily see.
The Earth is getting warmer because
people are adding heat-trapping gases to the atmosphere, mainly by burning
fossil fuels. These gases are called greenhouse gases. Warmer temperatures are
causing other changes around the world, such as melting glaciers and stronger
storms. These changes are happening because the Earth's air, water, and land
are all linked to the climate. The Earth's climate has changed before, but this
time is different. People are causing these changes, which are bigger and
happening faster than any climate changes that modern society has ever seen
before.
Available at
<https://archive.epa.gov/climatechange/kids/basics/index.html> .
Accessed on October 20, 2020.
Vocabulário:
changing –
mudança cause –
causa look out – olhar
pra fora
long enough –
bastante tempo weather – tempo climate – clima
easily –
facilmente warmer –
mais quente adding – adicionando/
enviando
heat-trapping gases
– gases de retenção de calor such as
– tais quais before - antes
3. Retire do texto as frases abaixo em inglês.
A) A terra está
ficando mais quente porque as pessoas estão enviando gases de retenção de calor
para a atmosfera [...]
B) O clima da Terra
está mudando, e as atividades das pessoas são a causa principal.
C) Temperaturas mais
quentes estão causando outras mudanças no mundo, tais como derretimento de
gelo, e fortes tempestades.
D) As pessoas estão causando essas mudanças, que
estão maiores e acontecendo mais rápido do que qualquer outra mudança climática
que já aconteceu antes.
4. Qual o principal objetivo do texto?
( ) Fornecer aos estudantes informações
básicas sobre mudanças climáticas.
( ) Encorajar estudantes a tomar pequenas
decisões para parar a mudança climática global.
5. Escreva V para verdadeiro e
F para falso. Em seguida, corrija as
afirmações falsas de acordo com as informações do texto.
A) A Terra está ficando
mais quente. ( )
B) É fácil ver que o
clima da Terra está mudando. ( )
C) As atividades humanas são as causas
principais da mudança climática. (
)
D) Mudanças
climáticas no passado eram maiores e aconteciam mais rápido do que acontecem hoje.
( )
6. Na sua opinião, como podemos fazer nossa parte para ajudar a reduzir a
mudança climática? Faça uma lista das ações e dê bons argumentos para a sua
resposta. Se possível, compartilhe e compare com seus colegas.
7. Quais mudanças climáticas estão acontecendo no Brasil nos últimos
anos? As autoridades estão fazendo algo para ajudar? Quais as opiniões das
pessoas em relação a esse assunto? Faça
uma breve pesquisa e responda as perguntas acima.
(Atividade para
Projeto de Vida e Formação Cidadã. Assunto: Mudanças climáticas e a preservação
ambiental)
Classificação
dos esportes
Diversas são as maneiras de se classificar o
esporte e vários são os autores que o fizeram (FERRANDO, 1990; KOLYNIAK FILHO, 1997;
CAGIGAL,1997).
Tubino (2001) e Tubino et al.(2000), esse autor classificou o esporte sob três aspectos de
sua manifestação: o esporte-educação; o esporte-participação e
o esporte-performance ou de rendimento, embora, na realidade concreta, nem
sempre seja fácil localizar ou diferenciar essas manifestações.
O esporte-educação
Focalizado na escola, tem por finalidade
democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação
como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a
exclusão e a competitividade exacerbada. Assim, o professor, ao trabalhar o
esporte-educação, além de proporcionar aos alunos a vivência de diferentes
modalidades, deve levá-los a refletir de forma crítica, não só sobre os
problemas que envolvem o esporte na sociedade, tais como a utilização de drogas
ilícitas para melhoria da performance, a corrupção e violência, mas também
sobre seus aspectos positivos, como a geração de empregos, o desenvolvimento de
pesquisas científicas, tanto no tocante a novas tecnologias, como na área
médica.
O
esporte-participação
Referenciadas pelos princípios do prazer
lúdico, essas manifestações ocorrem em espaços não comprometidos como tempo e
livres de obrigações da vida cotidiana, apresentam como propósitos a
demonstração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e a interação social. O
esporte-participação pode ser praticado por jovens, adultos, indivíduos da
terceira idade, portadores de necessidades especiais, homens, mulheres.
O Esporte-performance
Também chamado de esporte de rendimento, traz
consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários. As
diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas,
federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições
locais, nacionais ou internacionais e têm a função de zelar pelo cumprimento
das regras e dos códigos éticos. É exercido sobre regras universalmente
preestabelecidas, e apresenta uma tendência a ser praticada pelos talentos
esportivos, tendência que marca o seu caráter antidemocrático. Certamente que,
em meio a tantos aspectos negativos, também a um grande número de aspectos
positivos é citado o esporte de competição como uma atividade cultural que
proporciona intercâmbio internacional o envolvimento de recursos humanos
qualificados, o que provoca a existência de várias profissões especializadas no
esporte, a geração de turismo, o efeito-imitação como influência ao esporte
popular e o crescimento de mão-de-obra especializada na indústria de produtos
esportivos. Exemplos dos esportes-performance podem ser vistos nos finais de
semana, algumas modalidades com maior ou menor frequência, pelas transmissões
televisivas dos campeonatos nacionais e internacionais de futebol, voleibol,
vôlei de praia, automobilismo, basquetebol, surf, judô, ginástica artística,
natação, entre outros.
Exercício
O esporte-participação
Futebol para todos
O princípio básico
para a tomada de decisões sobre o jogo deve considerar que os alunos são
diferentes, têm experiências anteriores muito diversas em relação ao futebol,
mas que todos devem experimentar os jogos, os seus benefícios, e ser
respeitados nas suas diferenças.
1. O que você acha de todos os alunos
participarem do jogo? É justo?
2. No futebol que você vê pela televisão é
assim? Todos podem jogar?
3. Quais são as diferenças entre o futebol
praticado nas aulas e aquele praticado por grandes clubes?
(Atividade para
Protagonismo. Assunto: Benefícios do esporte com participação coletiva.)
ENEM 2017
No esporte-participação ou
esporte popular, a manifestação ocorre no princípio do prazer lúdico, que tem
como finalidade o bem-estar social dos seus praticantes. Está associado
intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em espaços não comprometidos
com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem como propósitos a
descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as
pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por ser a dimensão social
do esporte mais inter-relacionada com os caminhos democráticos, equilibra o
quadro de desigualdades de oportunidades esportivas encontrado na dimensão
esporte-performance. Enquanto o esporte-performance só permite sucesso aos
talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação favorece o
prazer a todos que dele desejarem tomar parte.
GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma
síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar. 2010.
O sentido de
esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente
A)
nos Jogos Olímpicos, uma vez que
reúnem diversos países na disputa de diferentes modalidades esportivas.
B)
nas
competições de esportes individuais, uma vez que o sucesso de um indivíduo
incentiva a participação dos demais.
C)
nos
campeonatos oficiais de futebol, regionais e nacionais, por se tratar de uma
modalidade esportiva muito popular no país.
D)
nas
competições promovidas pelas federações e confederações, cujo objetivo é a
formação e a descoberta de talentos.
E)
nas
modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos
cidadãos.
ARTES
Conteúdo: Os “ismos” das Vanguardas no Cinema
Façamos uma breve retrospectiva das
vanguardas na história da arte, sabemos que, com a chegada da fotografia, o movimento francês impressionista cresceu e intensificou
as pesquisas da relação da luz e sombra das paisagens e seus diferentes tons de
cores que podemos perceber nas mudanças de luz da natureza.
Os anos foram passando e houve um crescimento tecnológico e um crescimento do cinema.Oexpressionismo alemão das telas pintadas chegou até as telas projetadas. O cinema expressionista apresentava filmes que assim como as pinturas buscavam expressar experiências pessoais e subjetivas dos seres humanos, através de sets pouco realistas, ângulos profundos e sombras marcantes, para intensificar a atmosfera do filme.
Alguns de seus principais filmes foram:
Ambos estão disponíveis no site Youtube.
Outros filmes gravados posteriormente foram enquadrados no cinema
expressionista.Com um estilo extremamente inovador, esses filmes servem de
inspirações para diretores até hoje, dentre eles o famoso cineasta Tim Burton
nos filmes O estranho mundo de Jack e Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua
Fleet. Podemos observar um tempero expressionista em toda a filmografia desse
diretor.
Ambos podem ser encontrados também no
Youtube. A animação Destino foi um
projeto de parceria com Walt Disney e Dalí, mas que infelizmente o projeto não
foi concluído, pois Walt pareceu não entender muito bem a proposta de Dalí para
o filme, mesmo com a não conclusão do filme ambos continuaram amigos e artistas
que revolucionaram dentro de suas linguagens, Disney, na animação e Dalí, na
pintura.
Mais de 50 anos depois, o sobrinho de Walt,
Roy E. Disney, encontrou o Storyboard feito pelo Dalí em 1946 e assumiu o trabalho
com o animador Dominique Monfréy lançado em 2003.
Atividade
1.
Cite o nome de
dois longas-metragens considerados filmes expressionistas?
2.
Para você, quais
diretores se inspiraram nesse movimento?
3.
O que o filme O Cão Andaluz fez você pensar?
4.
O que o curta Destino fez você sentir e pensar?
Grandes Quadrinistas do Mundo
Frank Miller é um desses artistas que tem o
poder de deixar impressões profundas em nossa memória, com um estilo cartunesco
muito próprio, seus desenhos chamam a atenção, principalmente por sua destreza
no uso da luz e sombra. Cito dois de seus trabalhos que foram adaptados para o
cinema:
E uma de suas mais aclamadas séries Sin
City:
Frank Miller,dono de várias obras importantes,
talvez essas são as duas mais aclamadas e originais desse artista, trabalhou
também com heróis como Batman, Demolidor, HellBoy e outros.
Fazemos parte do mundo, construímos a
realidade da qual fazemos parte. Construímos a história que lemos nos livros.
Além da literatura, as outras linguagens artísticas são também janelas da história
da humanidade. As obras clássicas devem ser conhecidas não apenas para
apreciação, mas para que possamos entender o mundo em que vivemos, as
diferentes sociedades e épocas. Dessa forma, é preciso que olhemos um pouco
mais para o passado com o objetivo de entender melhor o momento presente e
construir um futuro melhor.
Essas linhas são um convite a sua
curiosidade. Quais são os clássicos do cinema brasileiro, por exemplo? Que
reflexões você pode fazer a partir desse olhar do passado nos dias de hoje?
(Atividade para Projeto de Vida e Formação Cidadã. Assunto: A
importância do cinema para transformar a sociedade.)
Gabarito?
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