Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

9ºANO: PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES E ED FÍSICA

SEMANA(26 A 30/10)

PORTUGUÊS: COLOCAÇÃO PRONOMINAL


PRODUÇÃO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO



ED FÍSICA: ESPORTE PARTICIPAÇÃO E ESPORTE PERFORMANCE

ARTES: AS VANGUARDAS NO CINEMA

PORTUGUÊS

 

·         Interpretação Textual

 Leia o texto para responder à questão abaixo:

 Cidadania, direito de ter direitos

Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. [...] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar.

DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de papel. São Paulo: Ed. Ática, 1998.

 

1. O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é

A) ...“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la...”.

B) ...“É poder votar em quem quiser...”.

C) ...“revelam estágios de cidadania:...”

D) ... “Foi uma conquista dura.”

E) “Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública.”

 

Leia os textos para responder à questão a seguir:

 

Texto I - Viagem ao centro da Terra

Não consigo descrever meu desespero. Nenhuma palavra em língua de gente daria conta de meus sentimentos. Eu estava enterrado vivo, com a perspectiva de morrer torturado pela fome e pela sede.

Minha primeira reação foi passar as mãos ansiosas pelo chão. Como aquela rocha me pareceu ressecada! 

Mas como eu abandonara o curso do córrego? Sim, porque, afinal de contas, ele não estava mais lá! Compreendi então por que eu estranhara tanto o silêncio na última vez em que procurei escutar algum chamado de meus companheiros. Ao tentar apenas ouvir vozes, no momento em que dei o primeiro passo no caminho errado, não notei a ausência do córrego. É evidente que, naquele momento, devo ter entrado numa bifurcação, enquanto o Hansbach, obedecendo às exigências de outra rampa, partia com meus companheiros em rumo às profundezas desconhecidas! 

Como voltar? Pistas não havia. Meu pé não deixava nenhuma marca naquele granito. Eu quebrava a cabeça tentando achar solução para um problema insolúvel. Minha situação podia ser resumida numa única palavra: perdido!

 VERNE, Júlio. Viagem ao centro da Terra. tradução de Cid Knipel

Moreira, São Paulo: Ática, 1993.

Texto II

(...)

Encontraram muitas coisas maravilhosas, mas nada que fosse espantoso. Descobriram que a ilha tinha cerca de cinco quilômetros de comprimento por meio quilômetro de largura e que a praia mais próxima estava separada por um canal estreito de no máximo uns duzentos metros de largura. Ficaram nadando durante quase uma hora e só voltaram para o acampamento lá pelo meio da tarde.

Estavam com fome demais para ir pescar, mas comeram presunto à vontade e depois se deitaram à sombra para conversar. Mas a conversa foi morrendo pouco a pouco.

 Twain, Mark. As aventuras de Tom Sawyer. Tradução de Duda

Machado, São Paulo: Ática, 1995.

 

2. Nos textos acima podemos dizer que

A) há narração em 1ª pessoa no texto I e narração em 3ª pessoa no texto II.

B) há narração em 3ª pessoa no texto I e há narração em 1ª pessoa no texto II.

C) ambos são narrados em 1ª pessoa.

D) ambos são narrados em 3ª pessoa.

E) há narração em 1ª pessoa no texto I e narração em 2ª pessoa no texto II.


 (Enem/2004) Leia a tirinha abaixo:


3. A conversa entre Mafalda e seus amigos

A) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.

B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.

C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.

D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.

E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências

 

·         Gramática 

 

Colocação Pronominal

A colocação pronominal indica a posição dos pronomes átonos - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s) - em relação ao verbo, do que resulta a próclise, a mesóclise e a ênclise.

Antes de entender como cada um dos casos deve ser usado, a primeira regra é: a colocação pronominal é feita com base em prioridades. O caso que tem mais prioridade é a próclise, e se nenhuma das situações satisfizer o seu uso, é utilizada a ênclise. Lembrando que a mesóclise somente é utilizada com verbos no futuro do presente e no futuro do pretérito

 

Próclise

Na próclise, o pronome é colocado antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:

 

1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”:

·       Não o quero aqui.

·       Nunca o vi assim.

 

2. Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…):

·       Foi ela que o fez.

·       Alguns lhes deram maus conselhos.

·       Isso me lembra algo.

 

3. Advérbios ou locuções adverbiais:

·       Ontem me disseram que havia greve hoje.

·       Às vezes nos deixa falando sozinhos.

 

4. Palavras que expressam desejo e também orações exclamativas:

·       Oxalá me dês a boa notícia.

·       Deus nos dê forças.

 

5. Conjunções subordinativas:

·       Embora se sentisse melhor, saiu.

·       Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo.

 

6. Palavras interrogativas no início das orações:

·       Quando te deram a notícia?

·       Quem te presenteou?

 

Mesóclise

Na mesóclise, o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise:

·       Orgulhar-me-ei dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei)

·       Orgulhar-me-ia dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia)

 

Ênclise

Na ênclise, o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal:

1. Verbos no imperativo afirmativo:

·       Depois de terminar, chamem-nos.

·       Para começar, joguem-lhes a bola!

2. Verbos no infinitivo impessoal:

·       Gostaria de pentear-te a minha maneira.

·       O seu maior sonho é casar-se.

3. Verbos no início das orações:

·       Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo.

·       Surpreendi-me com o café da manhã.

Colocação pronominal nas locuções verbais

 

Nos exemplos acima existe apenas um verbo atraindo o pronome.

Agora, vejamos como ocorre a colocação do pronome nas locuções verbais. Lembrando que as regras citadas para os verbos na forma simples devem ser seguidas.

 

1. Usa-se a ênclise depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal nas locuções verbais em que o verbo principal esteja no infinitivo ou no gerúndio:

·       Devo-lhe explicar o que se passou. (ênclise depois do verbo auxiliar, “devo”)

·       Devo explicar-te o que se passou. (ênclise depois do verbo principal, “explicar”)

 

2. Caso não haja palavra que atraia a próclise, usa-se a ênclise depois do verbo auxiliar em que o verbo principal esteja no particípio:

·       Foi-lhe explicado como deveria agir. (ênclise depois do verbo auxiliar, “foi”, uma vez que o verbo principal “explicar” está no particípio, “explicado”)

·       Tinha-lhe feito as vontades se não tivesse sido mal criado. (ênclise depois do verbo auxiliar, “tinha”, uma vez que o verbo principal “fazer” está no particípio, “feito”)

 

ATIVIDADE

 

4. Classifique em próclise, mesóclise e ênclise.

A) Onde te deram os livros usados?

B) Tinham-lhe chamado antes do almoço.

C) Todos lhe aconselham a ficar.

D) Vender-lhes-ei todos os quadros que pintei.

E) O autor, cujo livro nos deu.

 

5. Reescreva as orações seguintes substituindo os pronomes pessoais retos por pronomes pessoais oblíquos e utilizando adequadamente próclise, mesóclise e ênclise. Siga o exemplo.

 

Eu sou o dono dos livros. Devolva.

Devolva-me os meus livros.

 

A) Eles têm dívidas. Ajudem.

B) Não compramos o relógio para ele.

C) Jamais abandonarei tu.

D) Convide ela para vir a nossa casa.

E) Eu preciso falar com você. Ligue.

 

6. Complete a frase: Senhores, __________ quando __________.

A) me avisem, telefonarem-vos

B) avisem-me, telefonarem-vos

C) avisem-me, vos telefonarem

D) me avisem, vos telefonarem

 

·         Produção Textual 

 

O que é artigo de opinião?

O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome.

A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

Geralmente os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornais ou revistas - e abordam temas da atualidade.

 

As características do artigo de opinião

·       Textos escritos em primeira e terceira pessoa;

·       Uso da argumentação e persuasão;

·       Geralmente são assinados pelo autor;

·       Produções veiculadas nos meios de comunicação;

·       Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;

·       Abordam temas da atualidade;

·       Possuem títulos polêmicos e provocativos;

·       Contém verbos no presente e no imperativo.

 

A estrutura do artigo de opinião

Geralmente os artigos de opinião seguem o padrão da estrutura dos textos dissertativos-argumentativos:

·       Introdução (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo;

·       Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados;

·       Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.

 

Como fazer um artigo de opinião - passo a passo

1. Escolha e definição do tema

Para fazer um artigo de opinião, o tema deve estar definido. Ele é o assunto sobre o qual o autor dissertará. Para isso, o artigo será feito para um meio de comunicação; já existe uma pauta definida, ou é um tema livre de um trabalho escolar?

Obs.: tema e título são duas coisas diferentes. O primeiro está relacionado com o assunto, e o segundo é o nome que será dado ao texto.

 

2. Pesquisa e busca de argumentos

Não basta saber qual o tema, e não possuir argumentos sobre ele. Sendo um texto opinativo, é importante sustentar o ponto de vista baseado em argumentos. Por isso, a pesquisa profunda e atualizada, seja nos livros da biblioteca, ou nos sites da internet, deve ser o próximo passo para escrever um artigo de opinião.

Anote tudo o que for interessante e vá, gradualmente, construindo e dando corpo ao texto. Mas, não se esqueça: você deve formar sua opinião sobre o assunto e não copiar a de outros, pois isso é considerado plágio!

 

3. Recorte do tema

Imagine que o artigo de opinião para fazer é um tema dado pela professora e que é super abrangente: racismo no Brasil. Note que podemos falar muitas coisas sobre o racismo no Brasil, por exemplo, a origem, a história, alguns casos, o racismo na atualidade, etc.

Assim, é essencial fazer um “recorte” para focar somente em alguns aspectos do tema. Isso facilita a escrita do texto, evitando se perder em tanta informação.

 

4. Seleção do material

Agora que o “recorte” já foi definido, a seleção do material que será utilizado fica mais clarificada. Não se esqueça de selecionar tudo para depois utilizar, se necessário, a bibliografia, no final do texto. Importante ressaltar que a seleção feita deve conter dados atualizados sobre o tema.

 

5. Produção de texto

De acordo com a estrutura do texto de opinião - introdução, desenvolvimento e conclusão - é a hora de produzir o texto em linguagem formal. A coesão e a coerência são dois mecanismos fundamentais na construção de um texto inteligível.

A coesão está relacionada com a utilização correta das palavras na ligação entre frases, períodos e parágrafos, os chamados conectivos. Já a coerência, faz referência à lógica das ideias expostas no texto.

 

Super Dica

Uma dica muito importante que pode ajudar na escrita de um artigo de opinião é estar familiarizado com sua estrutura. Para isso, leia diversos artigos desse gênero em jornais e revistas, por exemplo.

Contudo, não basta ler, é muito importante fazer uma leitura racional e atenta. Analise, por exemplo, os títulos, as introduções, os desenvolvimentos (argumentos, opiniões) do texto e as finalizações. Se necessário, faça notas sobre algumas coisas que irão te ajudar na produção desse tipo de texto.

 

ATIVIDADE

 

Pesquise exemplos de artigos de opinião na internet, em revistas ou em livros.

 

INGLÊS

 

Ø  Before Reading

1. Quais expressões no quadro abaixo são relacionadas a mudanças climáticas? Use um dicionário, se necessário.

__________________________________________________________________________________

animal protection – global warming – melting glacers – water waste – stroger storms – weather conditions

___________________________________________________________________________________

2. Antes de ler o texto a seguir, observe a estrutura, o título, subtítulo e a imagem presente nele. Que tipo de informação você espera encontrar nesse texto?

 

Ø  Reading

The Earth's climate is changing, and people's activities are the main cause.


Our world is always changing. Look out your window long enough, and you might see the weather change. Look even longer, and you'll see the seasons change. The Earth's climate is changing, too, but in ways that you can't easily see.

The Earth is getting warmer because people are adding heat-trapping gases to the atmosphere, mainly by burning fossil fuels. These gases are called greenhouse gases. Warmer temperatures are causing other changes around the world, such as melting glaciers and stronger storms. These changes are happening because the Earth's air, water, and land are all linked to the climate. The Earth's climate has changed before, but this time is different. People are causing these changes, which are bigger and happening faster than any climate changes that modern society has ever seen before.

Available at  <https://archive.epa.gov/climatechange/kids/basics/index.html> . Accessed on October 20, 2020.

 

Vocabulário:

changing – mudança                    cause – causa                   look out – olhar pra fora     

long enough – bastante tempo     weather – tempo               climate – clima

easily – facilmente                       warmer – mais quente     adding – adicionando/ enviando

heat-trapping gases – gases de retenção de calor      such as – tais quais      before - antes

 

3. Retire do texto as frases abaixo em inglês.

A) A terra está ficando mais quente porque as pessoas estão enviando gases de retenção de calor para a atmosfera [...]

B) O clima da Terra está mudando, e as atividades das pessoas são a causa principal.

C) Temperaturas mais quentes estão causando outras mudanças no mundo, tais como derretimento de gelo, e fortes tempestades.

D)  As pessoas estão causando essas mudanças, que estão maiores e acontecendo mais rápido do que qualquer outra mudança climática que já aconteceu antes. 

 

4. Qual o principal objetivo do texto?

(    ) Fornecer aos estudantes informações básicas sobre mudanças climáticas.

(    ) Encorajar estudantes a tomar pequenas decisões para parar a mudança climática global.

 

5. Escreva V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, corrija as afirmações falsas de acordo com as informações do texto.

A) A Terra está ficando mais quente. (   )

B) É fácil ver que o clima da Terra está mudando. (    )

C)  As atividades humanas são as causas principais da mudança climática. (    ) 

D) Mudanças climáticas no passado eram maiores e aconteciam mais rápido do que acontecem hoje. (     )

 

6. Na sua opinião, como podemos fazer nossa parte para ajudar a reduzir a mudança climática? Faça uma lista das ações e dê bons argumentos para a sua resposta. Se possível, compartilhe e compare com seus colegas.

 

7. Quais mudanças climáticas estão acontecendo no Brasil nos últimos anos? As autoridades estão fazendo algo para ajudar? Quais as opiniões das pessoas em relação a esse assunto?  Faça uma breve pesquisa e responda as perguntas acima.

 

(Atividade para Projeto de Vida e Formação Cidadã. Assunto: Mudanças climáticas e a preservação ambiental)

 EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Classificação dos esportes

Diversas são as maneiras de se classificar o esporte e vários são os autores que o fizeram (FERRANDO, 1990; KOLYNIAK FILHO, 1997; CAGIGAL,1997).

Tubino (2001) e Tubino et al.(2000), esse autor classificou o esporte sob três aspectos de sua manifestação: o esporte-educação; o esporte-participação e o esporte-performance ou de rendimento, embora, na realidade concreta, nem sempre seja fácil localizar ou diferenciar essas manifestações.

O esporte-educação

Focalizado na escola, tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. Assim, o professor, ao trabalhar o esporte-educação, além de proporcionar aos alunos a vivência de diferentes modalidades, deve levá-los a refletir de forma crítica, não só sobre os problemas que envolvem o esporte na sociedade, tais como a utilização de drogas ilícitas para melhoria da performance, a corrupção e violência, mas também sobre seus aspectos positivos, como a geração de empregos, o desenvolvimento de pesquisas científicas, tanto no tocante a novas tecnologias, como na área médica.

O esporte-participação

Referenciadas pelos princípios do prazer lúdico, essas manifestações ocorrem em espaços não comprometidos como tempo e livres de obrigações da vida cotidiana, apresentam como propósitos a demonstração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e a interação social. O esporte-participação pode ser praticado por jovens, adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais, homens, mulheres.

O Esporte-performance

Também chamado de esporte de rendimento, traz consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários. As diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais e têm a função de zelar pelo cumprimento das regras e dos códigos éticos. É exercido sobre regras universalmente preestabelecidas, e apresenta uma tendência a ser praticada pelos talentos esportivos, tendência que marca o seu caráter antidemocrático. Certamente que, em meio a tantos aspectos negativos, também a um grande número de aspectos positivos é citado o esporte de competição como uma atividade cultural que proporciona intercâmbio internacional o envolvimento de recursos humanos qualificados, o que provoca a existência de várias profissões especializadas no esporte, a geração de turismo, o efeito-imitação como influência ao esporte popular e o crescimento de mão-de-obra especializada na indústria de produtos esportivos. Exemplos dos esportes-performance podem ser vistos nos finais de semana, algumas modalidades com maior ou menor frequência, pelas transmissões televisivas dos campeonatos nacionais e internacionais de futebol, voleibol, vôlei de praia, automobilismo, basquetebol, surf, judô, ginástica artística, natação, entre outros.

 

Exercício

 

O esporte-participação

Futebol para todos

O princípio básico para a tomada de decisões sobre o jogo deve considerar que os alunos são diferentes, têm experiências anteriores muito diversas em relação ao futebol, mas que todos devem experimentar os jogos, os seus benefícios, e ser respeitados nas suas diferenças.

 

1. O que você acha de todos os alunos participarem do jogo? É justo?

2. No futebol que você vê pela televisão é assim? Todos podem jogar?

3. Quais são as diferenças entre o futebol praticado nas aulas e aquele praticado por grandes clubes?

 

(Atividade para Protagonismo. Assunto: Benefícios do esporte com participação coletiva.)

 

ENEM 2017

No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas encontrado na dimensão esporte-performance. Enquanto o esporte-performance só permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte.

GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar. 2010.

 

O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente

A)               nos Jogos Olímpicos, uma vez que reúnem diversos países na disputa de diferentes modalidades esportivas.

B)                nas competições de esportes individuais, uma vez que o sucesso de um indivíduo incentiva a participação dos demais.

C)               nos campeonatos oficiais de futebol, regionais e nacionais, por se tratar de uma modalidade esportiva muito popular no país.

D)               nas competições promovidas pelas federações e confederações, cujo objetivo é a formação e a descoberta de talentos.

E)                nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.

  

ARTES 

Conteúdo: Os “ismos” das Vanguardas no Cinema

Façamos uma breve retrospectiva das vanguardas na história da arte, sabemos que, com a chegada da fotografia, o movimento francês impressionista cresceu e intensificou as pesquisas da relação da luz e sombra das paisagens e seus diferentes tons de cores que podemos perceber nas mudanças de luz da natureza.

Os anos foram passando e houve um crescimento tecnológico e um crescimento do cinema.Oexpressionismo alemão das telas pintadas chegou até as telas projetadas. O cinema expressionista apresentava filmes que assim como as pinturas buscavam expressar experiências pessoais e subjetivas dos seres humanos, através de sets pouco realistas, ângulos profundos e sombras marcantes, para intensificar a atmosfera do filme.

Alguns de seus principais filmes foram:


Poster dos filmes: O Gabinete do Doutor Caligari (1920) e Nosferatu (1922)

Ambos estão disponíveis no site Youtube. Outros filmes gravados posteriormente foram enquadrados no cinema expressionista.Com um estilo extremamente inovador, esses filmes servem de inspirações para diretores até hoje, dentre eles o famoso cineasta Tim Burton nos filmes O estranho mundo de Jack e Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. Podemos observar um tempero expressionista em toda a filmografia desse diretor.

Poster dos filmes: O estranho mundo de Jack (1993) e Sweeney Todd (2008)

Voltando para os “ismos”, no surrealismo, vemos o envolvimento de Salvador Dalí no curta O Cão Andaluz e a animação Destino. No primeiro filme, Luis Buñuel contou para seu amigo Dalí sobre um sonho que aparecia uma nuvem cortando a Lua como uma lâmina cortando um olho. Dalí que gostava de estranheza se animou em bolar um roteiro para um filme com uma única regra “nenhuma ideia ou imagem que possa ter alguma explicação racional de qualquer tipo seria aceita”

Filmes: O Cão Andaluz (1929) e Destino (2003)

Ambos podem ser encontrados também no Youtube. A animação Destino foi um projeto de parceria com Walt Disney e Dalí, mas que infelizmente o projeto não foi concluído, pois Walt pareceu não entender muito bem a proposta de Dalí para o filme, mesmo com a não conclusão do filme ambos continuaram amigos e artistas que revolucionaram dentro de suas linguagens, Disney, na animação e Dalí, na pintura.

Mais de 50 anos depois, o sobrinho de Walt, Roy E. Disney, encontrou o Storyboard  feito pelo Dalí em 1946 e assumiu o trabalho com o animador Dominique Monfréy lançado em 2003.

 

Atividade

1.      Cite o nome de dois longas-metragens considerados filmes expressionistas?

2.      Para você, quais diretores se inspiraram nesse movimento?

3.      O que o filme O Cão Andaluz fez você pensar?

4.      O que o curta Destino fez você sentir e pensar?

 

Grandes Quadrinistas do Mundo

Frank Miller é um desses artistas que tem o poder de deixar impressões profundas em nossa memória, com um estilo cartunesco muito próprio, seus desenhos chamam a atenção, principalmente por sua destreza no uso da luz e sombra. Cito dois de seus trabalhos que foram adaptados para o cinema:

300 de Esparta pública em 1998 pela editora Dark Horse:



E uma de suas mais aclamadas séries Sin City:




Frank Miller,dono de várias obras importantes, talvez essas são as duas mais aclamadas e originais desse artista, trabalhou também com heróis como Batman, Demolidor, HellBoy e outros.

 Com o passar dos anos, o mundo passou por diversas transformações, naturais, sociais, econômicas, tecnológicas e culturais. A história está repleta de grandes momentos de alegrias, tristezas, crescimento e retrocesso. A vida parece a cada dia mais acelerada e dispersa.Contudo, essas mudanças não chegaram ao ponto de atingir a essência humana.

Fazemos parte do mundo, construímos a realidade da qual fazemos parte. Construímos a história que lemos nos livros. Além da literatura, as outras linguagens artísticas são também janelas da história da humanidade. As obras clássicas devem ser conhecidas não apenas para apreciação, mas para que possamos entender o mundo em que vivemos, as diferentes sociedades e épocas. Dessa forma, é preciso que olhemos um pouco mais para o passado com o objetivo de entender melhor o momento presente e construir um futuro melhor.

Essas linhas são um convite a sua curiosidade. Quais são os clássicos do cinema brasileiro, por exemplo? Que reflexões você pode fazer a partir desse olhar do passado nos dias de hoje?

 

(Atividade para Projeto de Vida e Formação Cidadã. Assunto: A importância do cinema para transformar a sociedade.) 





Um comentário: