TEMA: AS GRANDES
NAVEGAÇÕES
SEMANA: 05 A 09/10
AS GRANDES NAVEGAÇÕES
No
final da Idade Média, o mundo que os europeus conheciam resumia-se ao Oriente
Médio, ao norte da África e às Índias, nome genérico pelo qual designavam o
Extremo Oriente, isto é, leste da Ásia.
Grande
parte dos europeus conhecia apenas o Extremo oriente por meio de relatos; como
o do viajante veneziano Marco Pólo, que partiu de sua cidade em 1271,
acompanhando seu pai e seu tio em uma viagem àquela região.
A
América e a Oceania eram totalmente desconhecidas pelos europeus.
Mesmo
as informações de que os europeus dispunham sobre muitas das regiões conhecidas
eram imprecisas e estavam repletas de elementos fantasiosos.
Durante
os séculos XV e XVI, exploradores europeus, mas principalmente portugueses e
espanhóis, começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo
oceano Atlântico e também pelo Pacífico e Índico dando início à chamada
Era das Navegações e Descobrimentos Marítimos.
OS OBJETIVOS
No século XV, os países europeus que
quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros
temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que
possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - Índia
era o principal - os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas
especiarias do oriente. O canal de comunicação e transporte de mercadorias
vindas do oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar
um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada.
Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para
poderem também lucrar com este interessante comércio.
Um outro fator importante, que
estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de
conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas,
metais preciosos e produtos não encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja
Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos
fiéis.
Os
reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos
empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também
aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro
significaria mais poder para os reis absolutistas da época.
PIONEIRISMO PORTUGUÊS
PORTUGAL
FOI O PIONEIRO NAS navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de
condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações,
principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas,
principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram
desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações. Portugal contou com
uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e
também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar.
Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os
portugueses chegaram a criar até mesmo uma centro de estudos: A Escola de
Sagres.
ATIVIDADES:
Atividade do livro Sociedade e Cidadania
página 30.
Protagonismo
Juvenil-7º-ANO
1ª
Semana: 05/10 à 09/10
Preservação
da Natureza
Complexo do Pantanal, ou
simplesmente Pantanal, é um Bioma constituído principalmente por uma savana
estépica, alagada em sua maior parte com 250 mil quilômetros quadrados de extensão,
altitude média de 100 metros.
Faça uma pesquisa sobre o
Pantanal. Acrescente mais informações ao seu conhecimento.
No livro de História Sociedade e Cidadania não possui nenhuma atividade
ResponderExcluirCadê a atividade de geografia??
ResponderExcluirTá no vídeo
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