Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

8ºANO: PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES E ED FÍSICA

 

SEMANA (12 A 16/10)


PORTUGUÊS: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS


PORTUGUÊS: QUE (CONJUNÇÃO INTEGRANTE OU PRONOME RELATIVO)


INGLÊS: RESOLVENDO QUESTÕES (SUPERLATIVE)


ED FÍSICA: EXERCÍCIO FÍSICO E NUTRIÇÃO


ARTES: BREVE HISTÓRIA DO CINEMA


PORTUGUÊS

 

 

·         Leitura e interpretação do texto: “Poema em linha reta”, páginas 152 e 153.

Atividade:páginas 154 e 155 do livro didático.

 

·         Gramática: Estudo das orações subordinadas adjetivas.

Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. Classificam-se em: explicativas e restritivas.

Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
Ex.: Os jogadores de futebol, que são iniciantes, não recebem salários.

Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas.
Ex.: Os artistas que declararam seu voto foram criticados.


Orações subordinadas adjetivas reduzidas

As orações subordinadas adjetivas reduzidas podem ter o verbo no infinitivo, no gerúndio ou no particípio.

Vi a menina a chorar. (Vi a menina que chorava.)

O artista, fumando nervosamente, ficou calado. (O artista, que fumava nervosamente, ficou calado.)

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/oracao-subordinada-adjetiva.htm



Li quatro livros censurados pelo governo brasileiro. (Li quatro livros que foram censurados pelo governo brasileiro.)

 

Leia mais no link: <https://www.todamateria.com.br/oracoes-subordinadas-adjetivas/.>. 

______________________________________________________________________________________________

Atividade

 

1. Leia a tira abaixo:


A) No último quadrinho, há uma oração subordinada adjetiva. Identifique-a e faça a sua classificação.

2.Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas quanto à análise das orações dos períodosapresentados.

A) (  ) Em: “Sirva pratos que já dão água na boca”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada AdjetivaRestritiva.

B) (  ) Em: “Os bois de minha fazenda, que contraíram a febre aftosa, serão sacrificados”, a oraçãodestacadaindicaquetodososboisdafazendacontraíramadoençae,porisso,todos serão sacrificados.

C) (   ) Em: “O sol que desponta”, temos uma Oração Adjetiva desenvolvida que, na forma reduzida, fica: “ O soldespontando.”

D) (    ) Em: “Eu me preocupo com o adulto que meus filhos se tornarão”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada AdjetivaExplicativa.

E) () Em: “Convide as pessoas do bairro que você namorou para virem comer um bolinho”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada AdjetivaRestritiva.

3. Leia os períodos a seguir. Depois, una os dois períodos por meio de um pronome relativo, criando, portanto, uma oração adjetiva com cada um dos sentidos a seguir, conforme os sentidos sugeridos. Em seguida,classifique-as.

I – Os professores vão divulgar as notas.

II – Os professores se reuniram hoje.

(Todos os professores vão divulgar asnotas.)

___________________________________________________________________________________

Classificação: ___________________________________________________________________________________

 

(Apenas alguns professores vão divulgar asnotas.)

___________________________________________________________________________________

Classificação: ___________________________________________________________________________________

 

 

·         Produção Textual

 Estudo do gênero textual jornalístico – Coluna.

Assista ao vídeo: <https://www.youtube.com/watch?v=1alOx2gYZlU&ab_channel=Evolucional>.


A coluna surgiu na imprensa norte-americana, em meados do século XIX, quando os jornais deixaram de ser doutrinários e adquiriam feição informativa. O público começou a desejar matérias que escapassem do anonimato redatorial e tivessem personalidade. Isso deu lugar ao aparecimento de seções sob a responsabilidade de jornalistas conhecidos, superando a frieza e a impessoalidade do corpo do jornal, e originando espaços dotados de valor informativo e de vigor pessoal.

As colunas mantêm um título ou cabeçalho constante. São diagramadas geralmente numa posição fixa e sempre na mesma página o que facilita a sua localização imediata pelos leitores.

Do ponto de vista estrutural, a coluna é um complexo de poucas informações. Fatos relatados com muita brevidade. Comentários rápidos sobre situações emergentes. Ponto de vista apreendido de personalidades do mundo noticioso. Trata-se de uma colcha de retalhos, com unidades informativas e opinativas que se articulam.

A coluna cumpre hoje uma função que foi peculiar ao jornalismo impresso antes do aparecimento do rádio e da televisão: o furo. Procura trazer fatos, ideias e julgamentos em primeira mão, antecipando-se à sua apropriação pelas outras seções dos jornais, quando não funciona como fonte de informação.

A coluna tem como espaço privilegiado os bastidores da notícia, descobrindo fatos que estão por acontecer, pinçando opiniões que ainda não se expressaram, ou exercendo um trabalho sutil de orientação da opinião pública.

Existem quatro tipos de coluna: •Coluna padrão •Coluna miscelânea •Coluna de mexericos •Coluna sobre política.

Atividade

 

1. Pesquise os quatro tipos de coluna: •Coluna padrão •Coluna miscelânea •Coluna de mexericos •Coluna sobre política e explique cada um deles.

 

INGLÊS

Ø  Exercício (Superlative)

1. Complete as frases usando a forma superlativa dos adjetivos em parênteses.

A)Who isthe ___________ (tall) person in yourfamily?

B) The world’s ___________ (rich) country is Qatar.

C) The famous Outback, ordry, middle region of Australia, contains ___________ (large) deserts in the country with scorching hot temperature sand little water.

D) ____________ (poisonous) snakes in the world call Australia home. Sea snakes can have poison tem times more potent than that of a cobra.

E) Salt water crocodiles, nativeto Australia, are considere damong __________ (deadly) animals in the world.

 

2. Observe as palavras abaixo e escreva S se forem substantivos ou A se forem adjetivos.

A) country (    )                     E) beach (     )               I) famous (    )

B) cold(    )                           F) house (     )               J) stupid (     )

C) notebook (    )                   G) snake (     )               K) mask  (      )

D) dangerous(    )                 H) happy (     )               L) handsome (      )

 

3. Leia os fragmentos abaixo que foram retirados do texto da página 110 e responda.

 

I. “In Bangladesh, women DO NOT SHAKE HANDS. Instead, they gree teachot her with a POLITE NOD.”

II. “BLOWING YOUR NOSE in public in Japan is considered RUDE.”

 

A) No fragmento I, polite significa

(    ) showing no respect for other people and their feelings.

(    ) having good manner sand respect for the feeling of other people.

 

B) No fragmento II, rude significa

(    )showing no respect for other people and their feelings.

(    ) be having in a kind way to wards people.

 

C) Os adjetivos polite e rude são

(    ) antônimos.           (    ) sinônimos

 

D) Politeand rude são usados para

(     ) expressanaction.

(     ) describe or give information about things.

 

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Alimentos: Combustíveis para a vida

Leitura: Alimentação equilibrada

A boa alimentação prevê alimentos variados e em quantidade adequada, para garantir que o corpo receba todos os nutrientes necessários para a realização de suas atividades em equilíbrio.

Os alimentos fornecem ao corpo, basicamente os seguintes nutrientes: carboidratos (amidos e açúcares), gorduras (lipídeos), proteínas, água, vitaminas, sais minerais e fibras. A maioria dos alimentos é formada por uma mistura desses nutrientes, alguns contêm mais carboidratos que outros, outros mais proteínas, alguns são ricos em vitaminas, outros contêm muita água e sais etc. Por isso, é preciso combiná-los de maneira adequada.   

O que é dieta? É muito comum o emprego da expressão “fazer dieta”, quando alguém está querendo perder peso. Mas a palavra dieta tem um significado mais amplo: existem também dietas para ganhar peso, dietas para atletas, dietas para convalescentes e outras. De acordo com os dicionários, dieta é emprego correto dos alimentos úteis para a conservação da vida e da saúde. Portanto,uma dieta alimentar deve ser planejada, com alimentos adequados para a finalidade desejada.

Carboidratos? Os carboidratos (ou hidratos de carbono) devem fornecer entre 50 e 65% da energia que necessitamos. São indispensáveis para a função cerebral. Os carboidratos são açucares e os amidos encontrados em vegetais como as gramíneas e em seus derivados (cereais, pães, arroz e massas), em frutas, além do leite e dos produtos lácteos, e em muitos outros alimentos e bebidas processadas.

Lipídeos - Os lipídeos (ou gorduras) são uma fonte concentrada de energia alimentar. Ajudam a reestruturar os tecidos e contêm as vitaminas A, B, E e K. As gorduras saturadas encontram-se na carne, nos ovos, no leite em seus derivados, já as gorduras insaturadas estão nas frutas secas e em quase todos os óleos vegetais. Os lipídeos são essenciais na dieta, principalmente por dar aos alimentos um sabor mais agradável ao nosso paladar, mas recomendas- se que não forneçam mais do que 30% de energia.

Proteínas - As proteínas são os “tijolos” necessários para o crescimento e a reparação de células deterioradas. São igualmente necessárias para a digestão e ajudam na produção de anticorpos que combatem infecções. As principais fontes de proteína são carne, leite e seus derivados, peixe, ovos e frutas secas. De 10% a 15% da energia que obtemos pela alimentação devem ser fornecidos por proteínas.

 

Exercício

 

ENEM 2014

Dietas radicais são perigosas, que o diga o protagonista da comédia O Professor Aloprado. Mesmo sem recorrer a poções explosivas como o personagem de Eddie Murphy, muitas vezes as pessoas se dispõem a correr certos riscos para perder alguns quilinhos. As estatísticas mostram que os distúrbios alimentares graves como a anorexia (redução extrema ou perda de apetite) e bulimia (apetite compulsivo seguido de vômito provocado) se manifestam, sobretudo, entre as adolescentes. Com a pressão estética exercida principalmente sobre os jovens e por desconhecerem os aspectos positivos de uma dieta equilibrada associada a exercícios físicos, "fecham a boca" e trilham um caminho bastante perigoso para a saúde.

 

Levando-se em conta a conscientização acerca de hábitos corporais saudáveis e a reflexão crítica sobre os modelos de corpo disseminados pela sociedade, os jovens devem considerar importante a:

 

A) assimilação de que os tipos de corpos difundidos socialmente devem ser escolhidos como modelos a serem seguidos.

B) preocupação com as estatísticas e "fechar a boca" para perder alguns quilinhos, buscando a melhoria da saúde.

C) compreensão de que a imagem corporal é construída a partir de influências sociais, culturais, políticas e econômicas.

D) adoção de uma mudança de hábitos alimentares escolhendo uma dieta padronizada, a fim de conseguir o "corpo ideal".

E) valorização de ideias de beleza e saúde, buscando adequar-se ao padrão corporal que a sociedade exige.

 

ARTES

 

Conteúdo: Breve história do Cinema

 

O Cinema está inserido no contexto das Artes Visuais e é uma linguagem artística que trabalha imagens em movimento e som. Quando a fotografia surgiu, surpreendeu a todos com a possibilidade do “congelamento de um instante”.  Sendo assim, é fácil imaginar o quanto foi encantador a possibilidade de trabalhar imagens em movimento.

Por volta do final do século XIX, inventores como Thomas Edison e Auguste e Louis Lumière desenvolveram máquinas capazes de capturar e projetar imagens. O desenvolvimento dessa tecnologia foi o que possibilitou o nascimento do cinema.

Graças à invenção dos irmãos Lumières, o cinematógrafo, em 28 de dezembro de 1895, no Le Grand Café Capucines, em Paris, houve a primeira exibição cinematográfica da história. Na ocasião, foram projetados dez filmes de curta duração, como "A chegada do trem à estação de La Ciotat". Conta-se que algumas pessoas que assistiam a filmagem até se assustaram ao ver a imagem do trem.



O cinematógrafo

Na primeira fase do cinema,não havia a presença do som, o que se tinha era projeções curtas de imagens em movimento, cenas do cotidiano, não há presença de enredo ou a preocupação com planos e enquadramentos; um trem chegando a uma estação, por exemplo.

Por volta de 1900, podemos dizer que temos uma segunda fase do cinema, inicia-se a projeção de imagens que contam uma história, filmes curtos de 5 a 8 minutos. Dentro dessa categoria de cinema narrativo,se pode destacar Alice Guy-Blaché, autora de quase mil obras, um de seus filmes foi baseado no conto "A fada dos repolhos", e Georges Méliès que trabalha o cinema introduzindo cortes, sobreposição e zoom.

Ao longo dos anos, o cinema foi se desenvolvendo acompanhando o desenvolvimento tecnológico e industrial. As possibilidades de trabalhar imagens e sons na atualidade dispõem de recursos digitais a cada dia mais modernos e capazes de aguçar ainda mais o encantamento que o cinema produz. Entretanto, é preciso considerar que não é apenas a tecnologia que garante a criação das grandes obras cinematográficas.  Roteiro, escolhas de direção, figurino, locação, maquiagem, formam um todo que produz a famosa magia do cinema.

Após esse breve passeio pela história do cinema, vamos adentrar um pouco mais no que diz respeito aos planos cinematográficos. Assistam o vídeo abaixo que apresenta os principais planos cinematográficos (plano Americano, plano detalhe, plano médio, plano geral, contra plonglée, plongée, plano conjunto, close e grande plano geral).

 

Ø  Link:https://www.youtube.com/watch?v=ZarWHvme26U&list=FLV7Xm_luV8T6ZTNR71BMBbg&index=29&t=217s

Agora que já assistiu ao vídeo que trata dos planos, vamos a nossa atividade: Assista o filme: The Kid (O garoto) – 1921, de Charlie Chaplin e identifique dois desses referidos planosno filme. Descreva a cena que os encontrou e comente as características desses planosem seu caderno.

Ø  Link:https://www.youtube.com/watch?v=q1U0eKOOwsQ


 

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde. Tivemos um problema com a internet. Agora resolvido. Bons estudos

      Excluir
  2. A atividade do livro de português é só pra responder?

    ResponderExcluir
  3. É interessante que você copie as questões no caderno e depois as responda.

    ResponderExcluir
  4. Porque as tarefas de ingles vem com as palvras todas juntas fica meio difícil de entender

    ResponderExcluir