PORTUGUÊS
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Interpretação
Textual (Protagonismo)
Leia os textos a seguir e responda.
TEXTO I
QUEIMADAS
A prática de realizar queimada promove uma série de problemas de ordem ambiental, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, os países subdesenvolvidos são os que mais utilizam esse tipo de recurso.
As queimadas são mais frequentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse recurso não requer investimentos financeiros.
Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade, dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida e ao decorrer de consecutivos plantios a situação se agrava gradativamente resultando na infertilidade.
http://www.alunosonline.com.br/geografia/queimadas.html
TEXTO II
A QUEIMADA
(...)
A queimada! A queimada é uma fornalha!
A irara — pula; o cascavel — chocalha...
Raiva espuma o tapir!
... E às vezes sobre o cume de um rochedo
A corça e o tigre — náufragos do medo —
Vão trêmulos se unir!
(...)
Então passa-se ali um drama augusto...
N’último ramo do pau-d’arco adusto
O jaguar se abrigou...
Mas rubro é o céu... Recresce o fogo em mares...
E após... tombam as selvas seculares...
E tudo se acabou!...
Castro Alves
http://poetacastroalves.blogspot.com/2008/03/queimada-castro-alves
1. Em relação a essa leitura, é possível afirmar que
A) os textos I e II não estão relacionados tematicamente.
B) apenas o texto II trata de um problema grave provocado pelas queimadas.
C) os textos I e II concordam com a prática das queimadas.
D) os textos I e II alertam sobre os problemas causados pelas queimadas.
E) os textos I e II possuem opiniões divergentes com relação às queimadas.
Leia o texto abaixo e responda.
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
Disponível em http:www.syntonia.com/textos/textoseecologia/problemaecológico.htm – (Censo 2006)
2. Da maneira como o assunto é tratado no Texto, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
A) a destruição é inevitável.
B) a civilização o está destruindo.
C) a humanidade preserva sua existência.
D) as guerras são o principal agente da destruição.
E) a nave extraterrestre invadiu o espaço aéreo da Terra.
(SAERO). Leia o texto a seguir.
3. O trecho “OS ANIMAIS NÃO PODEM PAGAR CONDOMÍNIOS!” foi escrito com letras maioresno texto para
A) destacar o autoritarismo da personagem.
B) expressar a revolta da personagem contra o amigo.
C) indicar que a personagem está preocupada em pagar condomínio.
D) ressaltar que o personagem está gritando porque está revoltado com a situação.
E) apresentar o pensamento do personagem sobre o acontecimento no bosque.
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Gramática (Questões
sobre Concordância Verbal e Nominal)
4. (FCC) A ocorrência de interferências ___ -nos a concluir que ___ uma relação profunda entre homem e sociedade que os ___ mutuamente dependentes.
A) leva, existe, torna
B) levam, existe, tornam
C) levam, existem, tornam
D) levam, existem, torna
E) leva, existem, tornam
5. (Cesgranrio) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a única opção em que a forma entre parênteses completa corretamente a lacuna da frase.
A) ___ , na verdade, diferentes motivos responsáveis pela nossa dependência tecnológica. (existe)
B) É indispensável que se ___ entre pesquisas científicas e aspirações da comunidade uma estreita vinculação. (mantenham)
C) A força de certos mecanismos ___ com que as pesquisas nos países pobres girem em torno de interesses dos países ricos. (fazem)
D) ___ combinar-se engenho e habilidades dos homens para a resolução dos problemas específicos da comunidade. (devem)
E) É preciso que tanto o desenvolvimento científico quanto o tecnológico ___ primeiramente em conta o fator cultural. (leve)
6. Preencha as lacunas das frases com a concordância adequada das palavras destacadas entre parênteses.
A) Paciência com crianças é _____________. (NECESSÁRIO)
B) A textura do bolo estava ______________ esquisita. (MEIO)
C) É _______________ entrada de menores desacompanhados. (PROIBIDO)
D) Enviarei todos os documentos em _____________ assim que possível. (ANEXO)
E) As botas estão muito _____________ naquela loja.
(BARATO)
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Literatura
Barroco no Brasil
O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. No país, essa tendência artística teve grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura. Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira. Na escultura e arquitetura, Aleijadinho foi sem dúvida um dos maiores artistas barrocos brasileiros.
Contexto Histórico: Resumo
Influenciado pelo barroco português, no Brasil este estilo se desenvolveu durante o período colonial no chamado “Século de Ouro”. Foi durante o ciclo do ouro que a exploração desse minério foi a principal atividade econômica desenvolvida no país. Minas Gerais foi o grande foco onde muitas jazidas foram encontradas.
Nessa época, a primeira capital do Brasil, Salvador, foi transferida para o Rio de Janeiro.
Diante disso, o número de habitantes no Brasil aumentou consideravelmente, o que propiciou uma época de forte desenvolvimento econômico no país. No barroco mineiro, merece destaque o escultor e arquiteto brasileiro: Aleijadinho.
Características do Barroco
As principais características do barroco brasileiro são:
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Linguagem dramática;
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Racionalismo;
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Exagero e
rebuscamento;
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Uso de figuras de
linguagem;
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União do religioso e
do profano;
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Arte dualista;
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Jogo de contrastes;
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Valorização dos
detalhes;
·
Cultismo (jogo de
palavras);
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Conceptismo (jogo de ideias).
Principais Autores e Obras
Os principais autores e obras escritas no Brasil são:
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Bento Teixeira
(1561-1618): autor de “Prosopopeia” (1601), poema épico com 94 estrofes
que exalta a obra de Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania
de Pernambuco.
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Gregório de Matos
(1633-1696): um dos maiores representantes da literatura barroca no Brasil, que
se destacou com sua poesia lírica, religiosa, erótica e satírica. É conhecido
como “Boca do Inferno”, uma vez que sua poesia ironizava diversos
aspectos da sociedade.
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Manuel Botelho de
Oliveira (1636-1711): foi o primeiro brasileiro a publicar versos no estilo
barroco. De sua obra destaca-se: “Música do Parnaso” (1705).
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Frei Vicente de
Salvador (1564-1636): historiógrafo e o primeiro prosador do país. De sua obra
destacam-se: “História do Brasil” e “História da Custódia do Brasil”.
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Frei Manuel da Santa
Maria de Itaparica (1704-1768): autor de “Eustáquios” e “Descrição da
Ilha de Itaparica”.
7. (FEI) “Em tristes sombras morre a formosura, em contínuas tristezas a alegria.” Nos versos citados, Gregório de Matos empregou uma figura de linguagem que consiste em aproximar termos de significados opostos, como “tristezas” e “alegria”. O nome desta figura de linguagem é:
A) metáfora
B) aliteração
C) eufemismo
D) antítese
E) sinédoque
8. (UCS) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:
A linguagem ________, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.
A) simples; a antítese; parnasiana.
B) rebuscada; a antítese; barroca.
C) objetiva; a metáfora; simbolista.
D) subjetiva; o verso livre; romântica.
E) detalhada; o subjetivismo; simbolista.
9. (Fatec)
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Lua se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
(Gregório de Matos)
Sobre as características barrocas desse soneto, considere as afirmações a seguir:
I. Há nele um jogo simétrico de contrastes, expresso por pares antagônicos como Sol/Lua, dia/noite, luz/sombra, tristeza/alegria, etc., que compõe a figura da antítese.
II. Este é um soneto oitocentista, que cumpre os padrões da forma fixa, quais sejam, rimas ricas, interpoladas nas quadras ("A-B-A-B") e alternadas nos tercetos ("A-B-B-A").
III. O tema do eterno combate entre elementos mundanos e forças sagradas é indicado ali, por "ignorância do mundo" e "qualquer dos bens", por um lado, e por "constância", "alegria" e "firmeza", de outro.
A respeito de tais afirmações, deve-se dizer que:
A) somente I está correta.
B) somente II está correta.
C) somente III está correta.
D) somente I e III estão corretas.
E) todas estão corretas.
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Produção Textual
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores, redijao CONCLUSÃO de um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea”, apresentando proposta de intervenção (solução) que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Observação 1: Faça uma revisão sobre as características e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, explicadas nos vídeos e nos conteúdos das aulas anteriores.
Observação 2:
Lembre-se que, na Conclusão, deve conter os fatos indicados no texto e apontar
uma solução ou proposta de intervenção para os problemas apontados na
argumentação. (3 a 5 linhas)
Observação 3: Envie o
seu texto dissertativo-argumentativodigitado(arquivo no Word)para o e-mail:
debora.pontes@educacao.fortaleza.ce.gov.br até o dia 20/10/2020.
INGLÊS
Ø Exercício
(Second Conditional)
1. Pesquise e escreva o passado dos verbos abaixo.
A) have E) pass I) run
B) be F) win J) let
C) live G) meet K) come
D) speak H) say L) grow up
2. Faça a Second
Conditional das frases abaixo.
1. If I _________________ (be) you, I _________________ (get) a new job.
2. If he _________________ (be) younger, he _________________ (travel)
more.
3. If we _________________ (not / be) friends, I _________________ (be)
angry with you.
4. If I _________________ (have) enough money, I _________________ (buy)
a big house.
5. If she _________________ (not / be) always so late, she _________________
(be) promoted.
6. If we _________________ (win) the lottery, we _________________ (travel)
the world.
7. If you _________________ (have) a better job, we _________________ (be)
able to buy a new car
8. If I _________________ (speak) perfect English, I _________________
(have) a good job.
9. If we _________________ (live) in Mexico, I _________________ (speak)
Spanish.
10. If she _________________ (pass) the exam, she _________________ (be)
able to enter university.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Esportes com interação com o adversário
Quanto à
categoria que reúne os esportes com interação entre adversários, a subdivisão
se dá com base nas características dos princípios táticos que regulam a ação
dos participantes durante o jogo, constituindo quatro tipos diferentes de
esportes: esportes de combate, esportes de campo e taco, esportes com rede
divisória ou parede de rebote e, por fim, esportes de invasão.
Esportes de combate
Os esportes de combate são caracterizados como disputas em que o oponente deve ser subjugado, como técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, na combinação de ações de ataque e defesa. Exemplos: boxe, esgrima, judô, Karatê, sumô e taekwondo.
Esporte de campo e taco
Os esportes de campo e taco têm como objetivo rebater a bola o mais longe que puder para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases e, assim, somar pontos. Exemplos: beisebol, críquete, pesapallo, rounders e softbol.
Esportes com rede divisória ou parede de
rebote
Os esportes com rede divisória ou parede de rebote têm como objetivo arremessar, lançar ou bater na bola em direção a setores da quadra adversária em que o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma, ou levá-lo a cometer um erro dentro do período de tempo, quando o objeto do jogo se encontra em movimento. Exemplos de esportes com rede divisória: voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, pádel, peteca e sepaktakraw. Exemplos de esportes com parede de rebote: pelota basca, raquetebol e squash.
Esportes de invasão
Os esportes de invasão são caracterizados como disputas em que uma equipe tenta ocupar o setor da quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos (gol, cesta, touchdown), protegendo simultaneamente o próprio alvo ou meta. Exemplos: basquete, corfeboll, frisbee, futebol. Futsal, futebol americano, handebol, hóquei na grama, lacrosse, polo aquático e rúgbi.
Exercício
O esporte pode ser conceituado como uma
atividade ou prática competitiva, institucionalizada, que envolve esforço
físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por
indivíduos cuja participação é motivada pela combinação de fatores intrínsecos
e extrínsecos. Entre os diversos critérios para classificação dos esportes,
situam-se se a prática individual e coletiva se existe ou não relação com
companheiros e se existe ou não interação direta com o adversário. Desta forma,
analise as afirmações acerca da classificação dos esportes:
I. Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora. É exemplo de esporte nesta classificação a Natação.
II. Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são
atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente
pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente. É
exemplo de esporte nesta classificação a Ginástica rítmica desportiva coletiva.
III. Esportes individuais em que há interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro. É exemplo de esporte nesta classificação o Tênis.
IV. Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários o façam. É exemplo de esporte nesta classificação o Futebol.
De acordo com Ramirez (2007) estão corretas as afirmativas:
A)Somente I e II
B)Somente I e III
C)Somente II e III
D)Somente III e IV
E) Somente II e IV
ARTES
Conteúdo: Dadaísmo
Considerado um movimento niilista, o Dadaísmo tinha como objetivo deixar claro para o público que todos os valores estabelecidos, morais ou estéticos, haviam perdido significado em decorrência da Primeira Guerra Mundial. Esse movimento que durou de 1916 a 1922, pregava o absurdo e a antiarte, nem mesmo os outros movimentos modernos fugiram das críticas dos dadaístas.
Um manifesto dadaísta foi feito escrito e apresentado por Hugo Ball que, segundo ele, o significado da palavra dadá, em francês, é “cavalo de pau”; em alemão, “Não me chateies, faz favor, adeus, até a próxima!”; em romeno, “Certamente, claro, tem toda a razão, assim é. Sim, senhor, realmente. Já tratamos disso”.
Percebemos com isso a carga irônica dos adeptos desse movimento para que no final das contas a palavra dadá, para os dadaístas, não tem nenhum significado ou tem todos os significados.
Hugo Ball (filósofo, poeta e diretor de teatro) e a sua amiga, Emmy Hennings (cantora e poeta) tinham chegado à Suíça (solo neutro, quanto à Guerra) e criaram o “Cabaret Voltaire”. Esse lugar acabou virando uma espécie de refúgio para discursão sobre arte entre vários artistas, shows performáticos eram apresentados e lá que foi lido o manifesto dadaísta.
Veja um trecho destes shows aqui: https://www.youtube.com/watch?v=z-Ao5ZQ0nls
Marcel Duchamp expõe “A fonte” (1912), para protestar justamente contra os movimentos modernos que tentavam redescobrir produções artísticas e também inspirado pelo desespero da guerra.
Com essa obra, Duchamp inaugura uma discursão sobre o que é arte? Quem vai dizer o que é arte? O artista, o crítico ou público?
Com o passar dos anos e o fim da primeira grande guerra, o Dadaísmo nas arte visuais vai virando o Surrealismo tendo Salvador Dalí como um de seu mais notório artista. Diferente do Dadaísmo, o Surrealismo de Salvador Dalí apresentava uma vigorosa imaginação onírica, como vemos na impressionante A persistência da memória de Dalí.
A discussão dessa obra estava relacionada ao tempo presente, o tempo da vida, o tempo da memória, o tempo da observação... uma ideia subjetiva sobre que é levantada diante dessa obra. Com o crescimento e a aceitação cada vez maior da fotografia na sociedade, muitos diziam que as artes visuais estavam em decadência, enquanto isso Dalí chamava a atenção por suas criações.
Uma segunda obra importante foi a“O mundo em 1943”– data da pintura – é representado como triste e sem esperança. A Geopolítica representada por uma criança assustada e que se esconde desse novo homem, que sai de dentro de um mundo mole e sensível, aparentemente prestes a ser derretido. Outra obra importante foi a “Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo”.
Criança
geopolítica observando o nascimento do homem novo
1942 - Óleo sobre tela
Quem é este novo homem? Este “filhote” do mundo pós Primeira Guerra tenta desesperadamente sair de dentro do mundo, que sangra pelas atrocidades que ocorreram nos anos anteriores.
Ao fundo é possível observar uma paisagem melancólica e poluída em que pessoas fogem desse “novo homem”. A mulher representada à direita pode ser entendida como Eva, que mordeu a maçã e criou o pecado original, mostrado aqui pela violência com que esse homem quer sair de dentro do mundo, como uma criação ainda mais agressiva que aquela que existia.
QUADRINISTAS
Premiado como melhor artista gráfico da França nos anos 1990, Moebius tinha a insígnia das Artes e das Letras que recebeu do então presidente François Mitterrand em 1985. Com o traço solto e leve os desenhos de Moebius são incomparáveis.
Veja mais detalhes da vida deste importante quadrinista no link: http://universohq.com/noticias/morreu-moebius-um-dos-maiores-nomes-dos-quadrinhos/
ATIVIDADE
1. 1. Pesquisa
e anote em seu caderno o nome de três artistas considerados Dadaístas.
2. 2. Pesquisa
e anote em seu caderno o nome de três artistas considerados Surrealistas.
3. 3. O
que você entende pela provocação de Marcel Duchamp? Pesquise mais sobre e dê
sua opinião em seu caderno.
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