MATEMÁTICA
Ciências
– 9 º Ano(A, B, C e D)
Período
– (09/11/20-13/11/20)
Conteúdo: Leis de Newton
As leis de Newton fundamentam a base da Mecânica Clássica. São um
conjunto de três leis capazes de explicar a dinâmica que envolve o movimento
dos corpos. Essas leis foram publicadas pela primeira vez pelo físico inglês
Isaac Newton, no ano de 1687, em sua obra de três volumes intitulada Princípios
Matemáticos da Filosofia Natural.
Introdução às Leis de
Newton
Um dos principais legados deixados por Isaac Newton foi a
precisa explicação matemática para o movimento dos corpos. A mecânica Newtoniana
mostrou-se capaz de predizer a trajetória de asteroides e
o surgimento das marés, tornando-se um dos
marcos da Física por trazer equações matemáticas para
a explicação de fenômenos naturais.
Juntas, as três leis de Newton são usadas para descrever
a dinâmica dos corpos, isto é, as causas que podem alterar seu
estado de movimento. Em termos simples, as leis de Newton tratam de situações
em que os corpos permanecem ou não em equilíbrio. Quando um corpo está sujeito
a inúmeras forças que se cancelam, dizemos que ele encontra-se
em equilíbrio estático ou dinâmico, ou seja,
perfeitamente parado ou se movendo com velocidade constante e em linha reta.
O agente responsável pela mudança no estado de movimento dos corpos é
chamado de força, uma grandeza vetorial cuja unidade
de medida é o N (newton).
1ª Lei de Newton
A Primeira Lei de Newton é chamada
de Lei da Inércia. Seu enunciado original encontra-se
traduzido abaixo:
“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme
em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças
aplicadas sobre ele”.
Essa lei diz que, ao menos que haja alguma força resultante não nula
sobre um corpo, esse deverá manter-se em repouso ou se mover ao longo de uma
linha reta com velocidade constante. A Lei de Inércia também explica o
surgimento das forças inerciais, isto é, as forças que surgem quando os
corpos estão sujeitos a alguma força capaz de produzir neles uma aceleração.
Por exemplo: ao pisar no acelerador do carro, um motorista pode sentir-se
comprimido em seu banco, como se houvesse uma força puxando-o para trás. Na
verdade, o que ele sente é a expressão de sua inércia, ou seja, a tendência que
seu corpo tem de permanecer parado ou em velocidade constante.
Além disso, quanto maior for a massa de um corpo, maior será
sua inércia. Assim, alterar o estado de movimento de um corpo de massa
grande requer a aplicação de uma força maior. Corpos de massa pequena têm seu
estado de movimento alterado facilmente com a aplicação de forças menos
intensas.
2ª Lei de Newton
A Segunda Lei de Newton, também conhecida como Lei da
Superposição de Forças ou como Princípio Fundamental da
Dinâmica, traduzida de sua forma original, é apresentada abaixo:
“A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é
produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada”.
Essa lei informa que o módulo da aceleração produzida sobre um corpo
é diretamente proporcional ao módulo da força aplicada
sobre ele e inversamente proporcional à sua massa. Essa
lei é apresentada na equação abaixo:
As forças são grandezas vetoriais, portanto, são escritas com uma seta
apontada sempre para direita acima de seu símbolo. Essa seta não indica o
módulo ou a direção da grandeza vetorial, indica somente que elas são vetoriais. De
acordo com a Segunda Lei de Newton, a força resultante aplicada sobre um corpo
produz nele uma aceleração na mesma direção e sentido da força resultante:
Atividade
01. Analise as afirmações a respeito da inércia e marque a alternativa
falsa:
a) A massa é a medida quantitativa da inércia.
b)Na falta de atrito, um corpo em movimento permanecerá em movimento
perpetuamente.
c) A situação de movimento retilíneo uniforme é denominada de equilíbrio
dinâmico.
d) A tendência de um corpo em movimento uniforme e com aceleração
constante é manter-se em movimento perpetuamente.
e) O princípio da inércia é enunciado para corpos que estejam em repouso
ou em velocidade constante.
02. Assinale a alternativa que contém um
exemplo de aplicação da Primeira Lei de Newton.
a) Um livro apoiado sobre uma mesa horizontal é empurrado horizontalmente
para a direita com uma força de mesma intensidade da força de atrito que atua
sobre ele, mantendo-o em movimento retilíneo e uniforme.
b) Quando um tenista acerta uma bola com sua raquete, exerce nela uma
força de mesma direção e intensidade da que a bola exerce na raquete, mas de
sentido oposto.
c) Em uma colisão entre duas bolas de bilhar, a quantidade de movimento
do sistema formado por elas imediatamente depois da colisão é igual à
quantidade de movimento do sistema imediatamente antes da colisão.
d) Em um sistema de corpos onde forças não conservativas não realizam
trabalho, só pode ocorrer transformação de energia potencial em cinética ou de
energia cinética em potencial.
e) Se a força resultante que atua sobre um carrinho de supermercado
enquanto ele se move tiver sua intensidade dobrada, a aceleração imposta a ele
também terá sua intensidade dobrada.
03. Um veículo segue em uma estrada horizontal e retilínea e o seu
velocímetro registra um valor constante. Referindo-se a essa situação, assinale
(V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas.
( ) A aceleração do veículo é nula.
( ) A resultante das forças que atuam sobre o veículo é nula.
( ) A força resultante que atua sobre o veículo tem o mesmo sentido do
vetor velocidade.
A sequência correta encontrada é:
a) V F F.
b) F V F.
c) V V F.
d) V F V.
e) VVV
MATEMÁTICA – 9º ANO.
Período
– (09/11/20-13/11/20)
Olimpíada
Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Conteúdo:
Questões da OBA 2019.
Questão 1
A luminosidade de uma estrela
depende do seu raio e da sua temperatura superficial. Através da equação
abaixo, podemos descobrir quantas vezes o raio das estrelas é maior (ou menor)
do que o raio do Sol se soubermos o quanto ela é mais (ou menos) luminosa do
que o Sol e o quanto ela é mais (ou menos) quente do que o Sol:
Vamos dar um exemplo: se uma estrela é 4 vezes mais
luminosa do que o Sol e tem o dobro da sua temperatura superficial, então seu
raio será:
a) Agora que você já
sabe calcular o raio de uma estrela, calcule o raio de uma estrela com 9 vezes
a luminosidade do Sol e com o dobro da sua temperatura.
b) Calcule o raio de
uma estrela com 25 vezes a luminosidade do Sol e com a metade da sua
temperatura.
Questão 2
A empresa Visiona
Tecnologia Espacial S/A, de São José dos Campos, SP, está desenvolvendo o
nanosatélite VCUB1, de 10 kg, o qual operará em uma órbita polar situada a 500
km de distância da superfície da Terra.
a) O VCUB1 é equipado
com uma câmera para obter imagens da Terra. Numa câmera digital, a imagem é
formada por pequenos quadrados, chamados de “pixels”.Quantos pixels possui a
imagem mostrada ao lado?
b) Ao invés dos poucos
pixels ilustrados no item anterior, a câmera do VCUB1 possui 4.000 pixels
horizontais e 4.000 pixels verticais. Calcule a quantidade total de pixels da
imagem do satélite.
Questão 3
Em 20 de julho de 1969
o astronauta norte-americano Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar
na superfície lunar.
a) Dia 20 de julho de
2019 celebramos o aniversário de quantos anos desta conquista?
b) Conforme ilustrado na
Figura, o foguete Saturno V era composto de 7 partes. As partes 1, 2 e 3 são os
motores-foguetes do 1º, 2º e 3º estágios do Saturno V e a parte 7 representa a
Torre de Escape, sendo todas descartadas no começo da viagem. As partes 4, 5 e
6 constituíram a missão Apollo 11. Escreva nos parênteses abaixo os números das
partes do foguete Saturno V que não chegaram à órbita da Lua.
Questão 4
Para chegar à Lua o
Saturno V usava uma grande quantidade de propelente (combustível + oxidante).
a) Complete a tabela abaixo
i) com a massa total de propelente embarcada
no Saturno V e
ii) com o tempo total de funcionamento dos
motores dos 3 estágios do Saturno V.
b)
Considere que a massa total do Saturno V no momento do lançamento era de
3.000.000 kg. Qual a porcentagem da massa de propelente do Saturno V, em
relação à sua massa total? (a massa total do propelente você já descobriu na
pergunta anterior)
Questão 5
Na figura, o disco da
esquerda representa o disco do Sol tal como ele é visto da Terra. Os quatro
discos seguintes representam o Sol tal como ele é visto de outros quatro
planetas do Sistema Solar.
Assinale a alternativa
que apresenta os nomes dos planetas de onde se vê o disco do Sol como
desenhados em (a), (b), (c) e (d).
I - (a) Mercúrio, (b)
Vênus, (c) Urano e (d) Júpiter.
II - (a) Júpiter, (b)
Urano, (c) Marte e (d) Vênus.
III - (a) Urano, (b)
Júpiter, (c) Marte e (d) Mercúrio.
IV - (a) Urano, (b) Júpiter, (c) Vênus e (d) Mercúrio.
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