Ciências
– 9 º Ano(A, B, C e D)
Período
– (16/11/20-20/11/20)
Exercícios
de Revisão de Conteúdo
1.
Um
móvel que se afasta de um referencial, mas tem a sua velocidade reduzida a cada
segundo de maneira constante executa um movimento do tipo
a) regressivo e retardado.
b) progressivo e retardado.
c) progressivo e acelerado.
d) uniforme e retilíneo.
e) retrógrado e acelerado.
2.Uma bola é lançada verticalmente para cima. Podemos
dizer que no ponto mais alto de sua trajetória:
a) a velocidade da bola é
máxima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo.
b) a velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para
cima.
c) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é nula.
d) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo.
e) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para
cima.
3.Considere as afirmativas seguintes acerca do movimento de lançamento
horizontal, para isso desconsidere a ação da força de resistência do ar.
I – O tempo de queda de objetos lançados
horizontalmente é proporcional à raiz quadrada da altura de queda.
II – O tempo de queda no lançamento horizontal depende
da massa do corpo: quanto maior for essa massa, menor será o tempo de queda.
III – O tempo de queda de um corpo que se move em
lançamento horizontal depende da velocidade horizontal do corpo.
IV – Na direção vertical, o movimento de um
objeto lançado horizontalmente é uniformemente acelerado.
São verdadeiras:
a) II e III,
b) I e IV
c) II, III e IV
d) somente II
e) II e IV
4. Um veículo segue em uma estrada horizontal e retilínea e o seu
velocímetro registra um valor constante. Referindo-se a essa situação, assinale
(V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas.
( ) A aceleração do veículo é nula.
( ) A resultante das forças que atuam sobre o veículo é nula.
( ) A força resultante que atua sobre o veículo tem o mesmo sentido do
vetor velocidade.
A sequência correta encontrada é
a) V F F.
b) F V F.
c) V V F.
d) V F V.
MATEMÁTICA – 9º ANO.
Período
– (16/11/20-20/11/20)
Porcentagem
O que é?
A porcentagem (símbolo
%) é uma razão cujo denominador é igual a 100. Ela representa uma comparação de
uma parte com o todo.
Exemplo:
Vamos dizer que 20 % das
frutas de um supermercado estão estragadas. O que podemos entender dessa
porcentagem? A resposta seria que para 100 frutas que existe nesse supermercado
20 delas estão estragadas. Então porcentagem é uma comparação para 100 partes
ou quantidades.
Porcentagem em fração:
Porcentagem em fração irredutível:
É transformar uma porcentagem em fração e simplificar a fração
(Quando possível) até não poder reduzir mais.
Cancelou um zero no numerador e um no denominador, depois dividiu-se por 2 em cima e em baixo porque é o maior divisor possível de 2 e 10. Então sobrou 1/5, onde não dá mais para simplificar.
Fração para porcentagem:
Multiplica o numerador por 100 e divide pelo numerador.
Exemplo:
Atividade
Proposta
2. Coloque as frações abaixo em forma de fração com denominador
100.
A) 3%
B) 17%
C) 89%
D) 37%
3. Passe as porcentagens para frações irredutíveis.
A) 2%
B) 25%
C) 10%
D) 12%
Nenhum comentário:
Postar um comentário