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9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 17 de novembro de 2020

9ºANO: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA



CIÊNCIAS: REVISÃO

 

Ciências – 9 º Ano(A, B, C e D)

Período – (16/11/20-20/11/20)

Exercícios de Revisão de Conteúdo

1. Um móvel que se afasta de um referencial, mas tem a sua velocidade reduzida a cada segundo de maneira constante executa um movimento do tipo

a) regressivo e retardado.

b) progressivo e retardado.

c) progressivo e acelerado.

d) uniforme e retilíneo.

e) retrógrado e acelerado.

2.Uma bola é lançada verticalmente para cima. Podemos dizer que no ponto mais alto de sua trajetória:

a) a velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo.
b) a velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para cima.
c) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é nula.
d) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo.
e) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para cima.

3.Considere as afirmativas seguintes acerca do movimento de lançamento horizontal, para isso desconsidere a ação da força de resistência do ar.

– O tempo de queda de objetos lançados horizontalmente é proporcional à raiz quadrada da altura de queda.

II – O tempo de queda no lançamento horizontal depende da massa do corpo: quanto maior for essa massa, menor será o tempo de queda.

III – O tempo de queda de um corpo que se move em lançamento horizontal depende da velocidade horizontal do corpo.

IV – Na direção vertical, o movimento de um objeto lançado horizontalmente é uniformemente acelerado.

São verdadeiras:

a) II e III,

b) I e IV

c) II, III e IV

d) somente II

e) II e IV

4. Um veículo segue em uma estrada horizontal e retilínea e o seu velocímetro registra um valor constante. Referindo-se a essa situação, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas.

( ) A aceleração do veículo é nula.

( ) A resultante das forças que atuam sobre o veículo é nula.

( ) A força resultante que atua sobre o veículo tem o mesmo sentido do vetor velocidade.

 

A sequência correta encontrada é

a) V F F.

b) F V F.

c) V V F.

d) V F V.


MATEMÁTICA  – 9º ANO.

 

Período – (16/11/20-20/11/20)

Porcentagem

O que é?

A porcentagem (símbolo %) é uma razão cujo denominador é igual a 100. Ela representa uma comparação de uma parte com o todo.

Exemplo: Vamos dizer que 20 % das frutas de um supermercado estão estragadas. O que podemos entender dessa porcentagem? A resposta seria que para 100 frutas que existe nesse supermercado 20 delas estão estragadas. Então porcentagem é uma comparação para 100 partes ou quantidades.

Porcentagem em fração:


Porcentagem em fração irredutível:

É transformar uma porcentagem em fração e simplificar a fração (Quando possível) até não poder reduzir mais.

Exemplo:

Cancelou um zero no numerador e um no denominador, depois dividiu-se por 2 em cima e em baixo porque é o maior divisor possível de 2 e 10. Então sobrou 1/5, onde não dá mais para simplificar.

Fração para porcentagem: Multiplica o numerador por 100 e divide pelo numerador.

Exemplo: 




Atividade Proposta

1. Represente as frações abaixo na forma percentual.


 

2. Coloque as frações abaixo em forma de fração com denominador 100.

A) 3%

B) 17%

C) 89%

D) 37%

3. Passe as porcentagens para frações irredutíveis.

A) 2%

B) 25%

C) 10%

D) 12%











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