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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

8ºANO: HISTÓRIA E GEOGRAFIA (09 A 13/11)



GEOGRAFIA: REGIONALIZAÇÕES E MEIOS NATURAIS 


HISTÓRIA: A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL AO BRASIL

GEOGRAFIA

 

AMÉRICA – REGIONALIZAÇÕES E MEIOS NATURAIS

 

Quando pensamos na América, vem sempre à mente o contorno que consta nos mapas. Essa é apenas uma das representações da realidade.

Para conhecer a América, é preciso pensar nos povos, na cultura, na língua, entre outros fatores. É preciso estudar o continente americano dos pontos de vista físico, econômico, social e territorial, já que apresenta grande diversidade de povos, culturas, tradições, condições de vida e desenvolvimento socioeconômico.

Divisão do Continente Americano

O continente americano está dividido geograficamente em três:

América do Norte

América Central

América do Sul

América do Norte, com mais de 21 milhões de quilômetros quadrados, tem suas terras ocupadas por Canadá, Estados Unidos e México. Alguns livros consideram a Groenlândia (pertencente à Dinamarca) como integrante da região, o que eleva sua área total a mais de 23 milhões de Km2.

América do Sul é formada por doze países e duas colônias (as ilhas Falklands, controladas pelo Reino Unido, e a Guiana Francesa, um departamento ultramarino da França).

A América do Norte está unida com a América do Sul por uma estreita faixa continental chamada de istmo, ocupado por sete países que integram a América Central.

Além da porção ístmica, a América Central também é formada por um conjunto de ilhas – tendo, portanto, parte continental e parte insular – que recebem a denominação de Antilhas e que podem ser divididas em: Grandes Antilhas, compostas de Cuba, Haiti, República Dominicana, Jamaica e Porto Rico (estado livre associado aos EUA), e Pequenas Antilhas, que formam dezenas de Estados livres e algumas colônias.

As Antilhas também recebem a denominação de Caribe ou região caribenha, por ser banhada pelo mar do Caribe.

Do ponto de vista histórico, cultural e socioeconômico, o continente americano pode ser dividido em:

América Latina, com o México, toda América Central e toda a América do Sul;

América Anglo-Saxônica, composta apenas de Estados Unidos e Canadá.

Podemos concluir que a organização social estabelecida no espaço geográfico sofre transformações ao longo do tempo, levando a uma nova reorganização espacial.

No continente americano, as populações nativas foram praticamente dizimadas a partir da ocupação europeia, que estabeleceu várias colônias em todo o continente.

O início da transformação dessas organizações ocorreu com a chegada dos europeus, a partir do século XV (1492).

Já no século XVIII, novas transformações e organizações ocorreram a partir dos movimentos de independência, que tiveram início nos Estados Unidos e foram seguidos por outras colônias do continente americano.

Colonização e ocupação territorial

Os primeiros povos a ocupar o continente americano chegaram a esse continente há mais de 15 mil anos. Estudos estimam que eles eram grupos advindos da Ásia, através da passagem pelo Estreito de Bering, que, nesses tempos, encontrava-se congelando, possibilitando a migração por terra.

Em 1492, iniciou-se a colonização europeia com a chegada de Cristóvão Colombo. O nome “América”, inclusive, é uma homenagem a Américo Vespúcio, o primeiro a descobrir que aquelas terras se tratavam, na verdade, de um novo lugar ainda desconhecido pela civilização ocidental.

Economia da América

Economicamente, a maior parte dos países americanos é considerada periférica ou em desenvolvimento, com exceção dos Estados Unidos e do Canadá, considerados como países centrais. Em todos eles, a agricultura é bastante difundida, tornando-se o principal foco de exportações na América Latina.

Os dois mais desenvolvidos são, obviamente, as nações mais industrializadas, apesar de países como Brasil, México e Argentina também apresentarem elevados níveis de produção fabril. No entanto, nesses últimos, as principais empresas são estrangeiras, ou seja, multinacionais advindas de países ricos e que se instalam nesses locais em busca de mão de obra barata e maiores concessões tributárias e ambientais.

Há dois blocos econômicos principais: o NAFTA (Tratado Norte-Americano de livre comércio), composto por EUA, Canadá e México; e o Mercosul (Mercado Comum do Sul), tendo como membros permanentes Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela; como membros associados Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia; e como membro observador o México. Há também outros blocos, como a ALADI (Associação Latino-Americana de Integração), a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), entre outras composições minoritárias.

Aspectos Físicos

As terras compostas pelo continente americano são consideradas geologicamente antigas, apresentando composições que foram muito transformadas pelos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. No entanto, há também algumas formas de relevo mais recentes, geralmente posicionadas em toda a sua porção oeste banhada pelo Pacífico, como as cadeias de montanhas formadas pela Cordilheira dos Andes e pelas Montanhas Rochosas, ambas as composições formadas pelas ações do tectonismo.

Na porção leste, o relevo mais acidentado propicia uma maior predominância de planícies (como a do Amazonas, no sul, e do Mississipi, ao Norte) e de planaltos (como o Planalto do Labrador e o Planalto Central). Tais composições evidenciam as pluralidades naturais existentes na geomorfologia americana.

Em virtude de sua elevada distância latitudinal, há uma grande variedade de climas, com a presença de pelo menos dez tipos climáticos, que vão desde o Polar, no extremo norte, ao semiárido no Nordeste do Brasil e na região fronteiriça do México com os Estados Unidos. Há também climas de Montanha, Mediterrâneo, Temperados, Tropicais, Subtropicais, Equatoriais e muitos outros.

 

 

ATENÇÃO!

·         No livro didático Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão no PERCURSO 13 (da página 118 à página 129).

·         Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.

·         SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

 

No YouTube, procure o vídeo com título: “Continente americano” 

 (https://www.youtube.com/watch?v=MPMIBe1hAxg&ab_channel=PriGeo)

 

No YouTube, procure o vídeo com título: “Continente americano - regionalização” (https://www.youtube.com/watch?v=7djgv4_14cs&ab_channel=PriGeo)

 No Google, procure o texto com o título: “América” (https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-continente-americano.htm)

 No Google, procure o texto com o título: “A América”

(https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-3.htm

 No Google, procure o texto com o título: “Continente americano”

(https://www.coladaweb.com/geografia/continentes/america-continente-americano

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

(Todas as questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

 

1. O grande continente americano abriga países com características diversas. A América pode ser dividida entre países que adotam o inglês ou o espanhol como língua oficial (no caso do Canadá, em algumas províncias, ainda há o francês como língua oficial). Há países desenvolvidos, países em desenvolvimento e outros com taxas altas de miséria, como é o caso do Haiti. Acerca do continente americano, assinale a alternativa correta.

a) Considerando a extensão norte-sul do continente americano, pode-se dividi-lo em América Latina e América Anglo-Saxônica.

b) A América do Norte compreende o Canadá, os Estados Unidos e o Alasca.

c) Segundo os níveis de desenvolvimento, o continente pode ser dividido em América do Norte, América Central e América do Sul.

d) A América é o continente mais extenso na direção norte-sul.

 

2. Sobre os aspectos físicos do continente americano marque a alternativa correta:

a) Existe uma grande homogeneidade entre os países do continente.

b) O relevo do continente americano como um todo pode ser considerado de formação geológica recente.

c) A posição geográfica é fator determinante nas características climáticas da América.

d) É baixo o grau de intervenção humana nas formações vegetais originais do continente.

 

3. Com base no mapa mundi a seguir e em seus conhecimentos prévios assinale a alternativa que corresponde de forma correta a todos os hemisférios que a continente americano tem ao menos parte, de suas terras: 

     


a) Meridional, Oriental e Setentrional.

b) Setentrional, Meridional e Oriental.

c) Meridional, Setentrional e Ocidental.

d) Oriental e Ocidental.

 

4.  A vegetação natural é interdependente de outros elementos da natureza, especialmente do clima.


Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre o continente americano:

a) O clima equatorial ocorre em regiões localizadas nas proximidades da linha do Equador, onde predomina a vegetação de deserto.

b) O clima tropical semiárido é quente e úmido, com predominância de vegetação xerófila.

c) O clima tropical predomina em boa parte do território brasileiro e tem a floresta temperada como vegetação típica.

d) O clima polar pode ser encontrado no extremo norte do continente, onde ocorre a tundra.


HISTÓRIA

SEMANA: 09 à 13/11

A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL AO BRASIL.

Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental determinando que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra.

Enquanto isso, Bonaparte negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau (1807) com os espanhóis que permitiria os franceses atravessar a Espanha para invadir Portugal. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do território português.

Portugal não aderiu ao bloqueio continental devido à longa aliança política e comercial com os ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a invasão do território português, ocorrida em novembro de 1807.

Antes disso, em 22 de outubro de 1807, o príncipe regente D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para o Brasil.

Neste mesmo documento, ficava estabelecido que as tropas britânicas se instalariam na ilha da Madeira temporariamente. Por sua parte, o governo português comprometeu-se em assinar um tratado comercial com a Inglaterra após fixar-se no Brasil.

O príncipe regente Dom João, determinou que toda a família real seria transferida para o Brasil. Também viajariam os ministros e empregados, totalizando 15,7 mil pessoas que representavam 2% da população portuguesa.

Atualmente, estes números estão sendo revistos, pois muitos historiadores consideram a cifra exagerada.

O EMBARQUE

Foram necessários oito naus, três fragatas, três brigues e duas escunas para o transporte. Outros 4 navios da esquadra britânica acompanhavam a corte.

Além das pessoas foram embarcados no dia 29 de novembro de 1807, móveis, documentos, dinheiro, obras de arte e a real biblioteca. Aos que ficaram, lhes foi aconselhado receber de maneira pacífica os invasores para evitar derramamento de sangue.

O general Junot (1771-1813), comandante da invasão, ficou em Lisboa até agosto de 1808 quando foi derrotado pelos ingleses. A partir daí, Portugal era governado pelo Conselho de Regência integrados por fidalgos do reino.

 

 A TRAVESSIA E A CHEGADA AO BRASIL

A viagem ocorreu em condições insalubres e durou 54 dias até Salvador (BA), onde desembarcou no dia 22 de janeiro de 1808. Na capital baiana foram recebidos com festas e ali permaneceram por mais de um mês. No período em que esteve na Bahia, o Príncipe Regente assinou o Tratado de Abertura dos Portos às Nações Amigas e criou a Escola de Cirurgia da Bahia.

No dia 26 de fevereiro, a corte partiu para o Rio de Janeiro, que seria declarada capital do Império. A chegada no Rio de Janeiro ocorreu em 7 de março de 1808. Havia poucos alojamentos disponíveis para acomodar a comitiva palaciana e muitas residências foram solicitadas para recebê-los. Quartéis e conventos também foram usados para acomodar a corte.

As casas que eram escolhidas pelos nobres recebiam em sua fachada a inscrição P.R., que significava "Príncipe Regente" e indicava a saída dos moradores para disponibilizar o imóvel. No entanto, a população interpretou a sigla, ironicamente, como "Ponha-se na Rua".

 

AS CONSEQUÊNCIAS DA CHEGADA DA FAMÍLIA AO BRASIL

A transferência da Família Real e sua comitiva contribuiu para significativas mudanças no Brasil e no Rio de Janeiro.

Com a abertura dos portos, todas as nações amigas de Portugal puderam comercializar com o Brasil. Num primeiro momento, isto significava o comércio com a Inglaterra. Por sua vez, o Rio de Janeiro se tornou a capital do reino de Portugal e foram realizados melhoramentos e levantados novos edifícios públicos na cidade.

O mesmo ocorreu com o mobiliário e a moda. Com a abertura dos portos, o comércio foi diversificado, passando a oferecer serviços como o de cabeleireiros, chapeleiros, modistas.

D. João também abriu a Imprensa Régia, de onde surgiu a Gazeta do Rio de Janeiro. Foram criadas instituições como:

-Real Academia Militar (1810),

-Jardim Botânico (1808),

-Real Fábrica de Pólvora (1808),

-Banco do Brasil (1808),

-Laboratório Químico-Prático (1812).

VIDA CULTURAL

A arte, contudo, está entre os setores que mais recebeu impacto da transferência da corte. A Real Biblioteca de Portugal foi transferida integralmente de Lisboa para o Rio de Janeiro, em 1810. O acervo inicial, de 60 mil volumes, era composto por livros, mapas, manuscritos, estampas e medalhas e foi à origem da atual Biblioteca Nacional.

Para o entretenimento dos integrantes da corte, foi fundado, em 1813, o Real Teatro São João, onde atualmente se encontra o Teatro João Caetano. Na música, o compositor português Marcos Portugal e o brasileiro padre José Maurício, escreveram na época, as mais belas melodias das Américas.

Com o fim das guerras napoleônicas, vários artistas franceses se viram sem trabalho e recorrem a Dom João para seguir suas carreiras. Tem início, assim, a chamada Missão Francesa que possibilitou a abertura da Escola Real de Artes Ciências e Ofícios.

 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO.

Livro sociedade e cidadania página; 131




     




3 comentários:

  1. Cadê a atividade de história e as correções??????

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    1. Boa tarde. As atividades de HIstória já estão disponíveis.
      Obrigado

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    2. A atividade de historia e a do livro em quanto as correções eu nn sei dizer pois sou um aluno.

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