GEOGRAFIA: REGIONALIZAÇÕES E MEIOS NATURAIS
GEOGRAFIA
AMÉRICA – REGIONALIZAÇÕES E MEIOS
NATURAIS
Quando pensamos na América, vem
sempre à mente o contorno que consta nos mapas. Essa é apenas uma das
representações da realidade.
Para conhecer a América, é
preciso pensar nos povos, na cultura, na língua, entre outros fatores. É
preciso estudar o continente americano dos pontos de vista físico, econômico,
social e territorial, já que apresenta grande diversidade de povos, culturas,
tradições, condições de vida e desenvolvimento socioeconômico.
Divisão do Continente Americano
O continente americano está dividido geograficamente em três:
América do Norte
América Central
América do Sul
A América do Norte, com mais de 21 milhões de quilômetros quadrados, tem suas terras ocupadas por Canadá, Estados Unidos e México. Alguns livros consideram a Groenlândia (pertencente à Dinamarca) como integrante da região, o que eleva sua área total a mais de 23 milhões de Km2.
A América do Sul é formada por doze países e duas colônias (as ilhas Falklands, controladas pelo Reino Unido, e a Guiana Francesa, um departamento ultramarino da França).
A América do Norte está unida com a América do Sul por uma estreita faixa continental chamada de istmo, ocupado por sete países que integram a América Central.
Além da porção ístmica, a América Central também é formada por um conjunto de ilhas – tendo, portanto, parte continental e parte insular – que recebem a denominação de Antilhas e que podem ser divididas em: Grandes Antilhas, compostas de Cuba, Haiti, República Dominicana, Jamaica e Porto Rico (estado livre associado aos EUA), e Pequenas Antilhas, que formam dezenas de Estados livres e algumas colônias.
As Antilhas também recebem a denominação de Caribe ou região caribenha, por ser banhada pelo mar do Caribe.
Do ponto de vista histórico, cultural e socioeconômico, o continente americano pode ser dividido em:
América Latina, com o México,
toda América Central e toda a América do Sul;
América Anglo-Saxônica, composta
apenas de Estados Unidos e Canadá.
Podemos concluir que a organização social estabelecida no espaço geográfico sofre transformações ao longo do tempo, levando a uma nova reorganização espacial.
No continente americano, as populações nativas foram praticamente dizimadas a partir da ocupação europeia, que estabeleceu várias colônias em todo o continente.
O início da transformação dessas organizações ocorreu com a chegada dos europeus, a partir do século XV (1492).
Já no século XVIII, novas transformações e organizações ocorreram a partir dos movimentos de independência, que tiveram início nos Estados Unidos e foram seguidos por outras colônias do continente americano.
Colonização e ocupação territorial
Os primeiros povos a ocupar o
continente americano chegaram a esse continente há mais de 15 mil anos. Estudos
estimam que eles eram grupos advindos da Ásia, através da passagem pelo
Estreito de Bering, que, nesses tempos, encontrava-se congelando,
possibilitando a migração por terra.
Em 1492, iniciou-se a colonização
europeia com a chegada de Cristóvão Colombo. O nome “América”, inclusive, é uma
homenagem a Américo Vespúcio, o primeiro a descobrir que aquelas terras se
tratavam, na verdade, de um novo lugar ainda desconhecido pela civilização
ocidental.
Economia da América
Economicamente, a maior parte dos
países americanos é considerada periférica ou em desenvolvimento, com exceção
dos Estados Unidos e do Canadá, considerados como países centrais. Em todos
eles, a agricultura é bastante difundida, tornando-se o principal foco de
exportações na América Latina.
Os dois mais desenvolvidos são,
obviamente, as nações mais industrializadas, apesar de países como Brasil,
México e Argentina também apresentarem elevados níveis de produção fabril. No
entanto, nesses últimos, as principais empresas são estrangeiras, ou seja,
multinacionais advindas de países ricos e que se instalam nesses locais em
busca de mão de obra barata e maiores concessões tributárias e ambientais.
Há dois blocos econômicos
principais: o NAFTA (Tratado Norte-Americano de livre comércio), composto por
EUA, Canadá e México; e o Mercosul (Mercado Comum do Sul), tendo como membros
permanentes Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela; como membros
associados Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia; e como membro observador o
México. Há também outros blocos, como a ALADI (Associação Latino-Americana de
Integração), a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), entre outras
composições minoritárias.
Aspectos Físicos
As terras compostas pelo
continente americano são consideradas geologicamente antigas, apresentando
composições que foram muito transformadas pelos agentes externos ou exógenos de
transformação do relevo. No entanto, há também algumas formas de relevo mais
recentes, geralmente posicionadas em toda a sua porção oeste banhada pelo
Pacífico, como as cadeias de montanhas formadas pela Cordilheira dos Andes e
pelas Montanhas Rochosas, ambas as composições formadas pelas ações do
tectonismo.
Na porção leste, o relevo mais
acidentado propicia uma maior predominância de planícies (como a do Amazonas,
no sul, e do Mississipi, ao Norte) e de planaltos (como o Planalto do Labrador
e o Planalto Central). Tais composições evidenciam as pluralidades naturais
existentes na geomorfologia americana.
Em virtude de sua elevada
distância latitudinal, há uma grande variedade de climas, com a presença de
pelo menos dez tipos climáticos, que vão desde o Polar, no extremo norte, ao
semiárido no Nordeste do Brasil e na região fronteiriça do México com os Estados
Unidos. Há também climas de Montanha, Mediterrâneo, Temperados, Tropicais,
Subtropicais, Equatoriais e muitos outros.
ATENÇÃO!
·
No livro didático
Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão no PERCURSO 13 (da
página 118 à página 129).
·
Estudar
também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas
pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
·
SE
POSSÍVEL, estude também pela Internet.
A professora sugere as seguintes páginas:
No
YouTube,
procure o vídeo com título: “Continente
americano”
(https://www.youtube.com/watch?v=MPMIBe1hAxg&ab_channel=PriGeo)
No YouTube, procure o vídeo com
título: “Continente americano -
regionalização”
(https://www.youtube.com/watch?v=7djgv4_14cs&ab_channel=PriGeo)
No Google, procure o texto com o título: “América” (https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-continente-americano.htm)
(https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-3.htm
No Google, procure o texto com o título: “Continente americano”
(https://www.coladaweb.com/geografia/continentes/america-continente-americano
ATIVIDADES
PROPOSTAS
(Todas as questões devem copiadas e respondidas em
seu caderno)
1. O grande continente americano abriga países com características diversas. A América pode ser dividida entre países que adotam o inglês ou o espanhol como língua oficial (no caso do Canadá, em algumas províncias, ainda há o francês como língua oficial). Há países desenvolvidos, países em desenvolvimento e outros com taxas altas de miséria, como é o caso do Haiti. Acerca do continente americano, assinale a alternativa correta.
a) Considerando a extensão norte-sul do continente americano, pode-se dividi-lo em América Latina e América Anglo-Saxônica.
b) A América do Norte compreende o Canadá, os Estados Unidos e o Alasca.
c) Segundo os níveis de desenvolvimento, o continente pode ser dividido em América do Norte, América Central e América do Sul.
d) A América é o continente mais extenso na direção norte-sul.
2. Sobre os aspectos físicos do continente americano marque a alternativa correta:
a) Existe uma grande homogeneidade entre os países do continente.
b) O relevo do continente americano como um todo pode ser considerado de formação geológica recente.
c) A posição geográfica é fator determinante nas características climáticas da América.
d) É baixo o grau de intervenção humana nas formações vegetais originais do continente.
3. Com base no mapa mundi a seguir e em seus conhecimentos prévios assinale a alternativa que corresponde de forma correta a todos os hemisférios que a continente americano tem ao menos parte, de suas terras:
a) Meridional, Oriental e Setentrional.
b) Setentrional, Meridional e Oriental.
c) Meridional, Setentrional e Ocidental.
d) Oriental e Ocidental.
Com
base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre o
continente americano:
a) O
clima equatorial ocorre em regiões localizadas nas proximidades da linha do
Equador, onde predomina a vegetação de deserto.
b) O
clima tropical semiárido é quente e úmido, com predominância de vegetação
xerófila.
c) O clima tropical predomina em boa parte do território brasileiro e tem a floresta temperada como vegetação típica.
d) O clima polar pode ser encontrado no extremo norte do continente, onde ocorre a tundra.
HISTÓRIA
SEMANA: 09 à 13/11
A
CHEGADA DA FAMÍLIA REAL AO BRASIL.
Em 1806, Napoleão
Bonaparte decretou o bloqueio continental determinando que os países europeus
fechassem os portos para os navios da Inglaterra.
Enquanto isso,
Bonaparte negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau (1807) com os
espanhóis que permitiria os franceses atravessar a Espanha para invadir
Portugal. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do
território português.
Portugal não aderiu ao
bloqueio continental devido à longa aliança política e comercial com os
ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a invasão do território
português, ocorrida em novembro de 1807.
Antes disso, em 22 de
outubro de 1807, o príncipe regente D. João e o rei da Inglaterra Jorge III
(1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de
Portugal para o Brasil.
Neste mesmo documento,
ficava estabelecido que as tropas britânicas se instalariam na ilha da Madeira
temporariamente. Por sua parte, o governo português comprometeu-se em assinar
um tratado comercial com a Inglaterra após fixar-se no Brasil.
O príncipe regente Dom
João, determinou que toda a família real seria transferida para o Brasil.
Também viajariam os ministros e empregados, totalizando 15,7 mil pessoas que
representavam 2% da população portuguesa.
Atualmente, estes
números estão sendo revistos, pois muitos historiadores consideram a cifra
exagerada.
O EMBARQUE
Foram necessários oito
naus, três fragatas, três brigues e duas escunas para o transporte. Outros 4
navios da esquadra britânica acompanhavam a corte.
Além das pessoas foram
embarcados no dia 29 de novembro de 1807, móveis, documentos, dinheiro, obras
de arte e a real biblioteca. Aos que ficaram, lhes foi aconselhado receber de
maneira pacífica os invasores para evitar derramamento de sangue.
O general Junot
(1771-1813), comandante da invasão, ficou em Lisboa até agosto de 1808 quando
foi derrotado pelos ingleses. A partir daí, Portugal era governado pelo
Conselho de Regência integrados por fidalgos do reino.
A TRAVESSIA E A CHEGADA AO BRASIL
A viagem ocorreu em
condições insalubres e durou 54 dias até Salvador (BA), onde desembarcou no dia
22 de janeiro de 1808. Na capital baiana foram recebidos com festas e ali
permaneceram por mais de um mês. No período em que esteve na Bahia, o Príncipe
Regente assinou o Tratado de Abertura dos Portos às Nações Amigas e criou a
Escola de Cirurgia da Bahia.
No dia 26 de fevereiro,
a corte partiu para o Rio de Janeiro, que seria declarada capital do Império. A
chegada no Rio de Janeiro ocorreu em 7 de março de 1808. Havia poucos
alojamentos disponíveis para acomodar a comitiva palaciana e muitas residências
foram solicitadas para recebê-los. Quartéis e conventos também foram usados
para acomodar a corte.
As casas que eram
escolhidas pelos nobres recebiam em sua fachada a inscrição P.R., que
significava "Príncipe Regente" e indicava a saída dos moradores para
disponibilizar o imóvel. No entanto, a população interpretou a sigla,
ironicamente, como "Ponha-se na Rua".
AS
CONSEQUÊNCIAS DA CHEGADA DA FAMÍLIA AO BRASIL
A transferência da
Família Real e sua comitiva contribuiu para significativas mudanças no Brasil e
no Rio de Janeiro.
Com a abertura dos
portos, todas as nações amigas de Portugal puderam comercializar com o Brasil.
Num primeiro momento, isto significava o comércio com a Inglaterra. Por sua
vez, o Rio de Janeiro se tornou a capital do reino de Portugal e foram
realizados melhoramentos e levantados novos edifícios públicos na cidade.
O mesmo ocorreu com o
mobiliário e a moda. Com a abertura dos portos, o comércio foi diversificado,
passando a oferecer serviços como o de cabeleireiros, chapeleiros, modistas.
D. João também abriu a
Imprensa Régia, de onde surgiu a Gazeta do Rio de Janeiro. Foram criadas
instituições como:
-Real Academia Militar
(1810),
-Jardim Botânico
(1808),
-Real Fábrica de
Pólvora (1808),
-Banco do Brasil
(1808),
-Laboratório
Químico-Prático (1812).
VIDA
CULTURAL
A arte, contudo, está
entre os setores que mais recebeu impacto da transferência da corte. A Real
Biblioteca de Portugal foi transferida integralmente de Lisboa para o Rio de
Janeiro, em 1810. O acervo inicial, de 60 mil volumes, era composto por livros,
mapas, manuscritos, estampas e medalhas e foi à origem da atual Biblioteca
Nacional.
Para o entretenimento
dos integrantes da corte, foi fundado, em 1813, o Real Teatro São João, onde
atualmente se encontra o Teatro João Caetano. Na música, o compositor português
Marcos Portugal e o brasileiro padre José Maurício, escreveram na época, as
mais belas melodias das Américas.
Com o fim das guerras
napoleônicas, vários artistas franceses se viram sem trabalho e recorrem a Dom
João para seguir suas carreiras. Tem início, assim, a chamada Missão Francesa
que possibilitou a abertura da Escola Real de Artes Ciências e Ofícios.
ATIVIDADE
DE FIXAÇÃO.
Livro
sociedade e cidadania página; 131
Cadê a atividade de história e as correções??????
ResponderExcluirBoa tarde. As atividades de HIstória já estão disponíveis.
ExcluirObrigado
A atividade de historia e a do livro em quanto as correções eu nn sei dizer pois sou um aluno.
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