Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

6ºANO: PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES E ED FÍSICA

 

PORTUGUÊS: PRONOMES POSSESSIVOS E DEMONSTRATIVOS

PRODUÇÃO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO

INGLÊS: PRESENTE CONTINUOUS

EDUCAÇÃO FÍSICA: LUTAS DE LONGA DISTÂNCIA

ARTES: A MÍMICA

PORTUGUÊS

 

- Conteúdo: Pronomes possessivos e demonstrativos e suas classificações. (página215 a 216do livro didático)

Atividade: página215 e 216do livro didático.

- Produção Textual: Artigo de Opinião.(páginas 206a 208 do livro didático).

Atividade: Pesquise e escreva com suas palavras, quais as principais características do artigo de opinião.

 

Português e base diversificada (Aprendizagem Orientada/Estudo Orientado, Protagonismo Juvenil, Eletiva e Formação Cidadã):Conteúdo: Curiosidade para aprender; Atividade: Assista ao vídeo “Como Aprender Qualquer Coisa”. Link: https://youtu.be/UvR5UhwKX38

 

INGLÊS

 

VocabularyStudy: Musical Instruments


PRESENT CONTINUOUS

 

Present Continuous (em português, presente contínuo ou progressivo) é um tempo verbal usado para indicar ações que estão em progresso no presente; no momento da fala. Ele é empregado para falar sobre situações temporárias, ações contínuas que estão acontecendo.

Como as frases com Present Continuous referem situações que ocorrem no momento da fala, é comum observarmos a utilização de advérbios de tempo nas frases.

Alguns advérbios de tempo comumente utilizados são now (agora), at the moment (no momento) e atpresent (no presente; atualmente).

Formação do Present Continuous

 

O PresentContinuous é composto por um verbo principal e um verbo auxiliar.

Utiliza-se o verbo tobe no SimplePresent (presente simples) como auxiliar e ao verbo principal, é acrescida a terminação –ING.

Ou seja, na construção frasal esse tempo verbal segue o seguinte padrão de formação:

SUJEITO + VERBO TO BE + VERBO COM -ING  + COMPLEMENTO

EXEMPLOS:

She is watching TV. (Ela está assistindo TV.)

He is talking to his mom now. (Ele está falando com a mãe dele agora.);

They are studying at the moment. (Eles estão estudando no momento.);

 

We are living in Canada at present. (Nós  estamos morando no Canadá atualmente.)

 

Na língua portuguesa, o Present Continuous Tense (Modo Indicativo do Presente Contínuo) corresponde ao nosso gerúndio e às terminações: -ando (andando, levando, achando); -endo (comendo, ardendo, fazendo); e -indo (gerindo, caindo, sorrindo).

 

HOMEWORK

1.      Write musical instruments in english: (Escreva os instrumentos musicais em Inglês):

A)    Violão:

B)    Guitarra elétrica:

C)    Piano:

D)    Flauta:

E)     Violino:

F)     Harpa:

G)    Teclado:

H)    Saxofone:

 

2.      Addthe ING in the verbs below: (Acrescente o ING nos verbos abaixo):

A)    To Play:

B)    ToRead:

C)    ToWatch:

D)    ToSleep:

E)     ToWork

F)     To Do:

G)    To Cook:

H)    ToWalk:

 

3.      Fill in the blank swith this continuous presente: (Preencha os espaços em branco com o Presente Continuous):

A)    I_________television ( towatch)

B)    Sarah_______toschool ( towalk)

C)    The driver________the car. ( topush)

D)    We_______cold. ( tofeel)

 

4.      Answer about yourself: (Responda sobre você mesmo) :

A)    Name:_____________________

B)    Nickname:_________________

C)    Age:_____________________

D)    Country: __________________

E)     School:_________________

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Lutas de longa distância

As lutas de longa distâncianormalmenteusam algum objeto, na maioria das vezes a espada, podemos citar como exemplos: o Kendô e a Esgrima.

 

Esgrima

A esgrima é um esporte que evoluiu de uma antiga forma de combate no qual o objetivo era tocar o adversário com uma espada ao mesmo tempo em que se evitava ser tocado por ele. A esgrima moderna se pratica em recintos cobertos, com os atletas combatendo sobre um tapete de 14 m x 1,5 m e usando um vestuário com sensores que detectam o toque da lâmina do adversário. Existem três disciplinas de esgrima: florete, espada e sabre. Elas diferem não só no formato da lâmina, mas também nas zonas do corpo onde um toque conta como ponto. No florete, só vale tocar a ponta da arma do tronco do adversário. Na espada, só vale tocar com a ponta em qualquer parte do corpo. No sabre, pode-se tocar com a ponta, o corte ou o contracorte da lâmina da arma, da cintura para cima.

No florete e no sabre, existe o chamado direito de passagem. Quem começa o ataque tem prioridade de tentar o toque, se errar o ataque ou se o adversário conseguir se defender, a vantagem passa para o adversário.

A espada e o florete vêm esquipados com um sensor na ponta. O sensor do sabre fica dentro do corpo, quando um esgrimista toca o outro, sensor faz acender uma luz no aparelho de sinalização, que fica numa mesa entre a pista e o árbitro. Também há um árbitro observando a luta e verificando o cumprimento das regras.

Na etapa classificatória, são necessários cinco toques ou quatro minutos para se vencer um combate. Na etapa eliminatória, são precisos 15 toques ou nove minutos.

Saiba mais<https://www.youtube.com/watch?v=Uyi9AiCBSpY>

 

Exercício   

1. A esgrima é uma luta realizada com:

A) Os punhos.

B) Armas brancas.

C)  Armas coloridas.

D)  Armas de brinquedo.

 

2. As armas utilizadas na esgrima são:

A)  Espada, florete e bastão.

B) Sabre, bengala e espada.

C)  Florete, sabre e espada.

D)  Sabre, espada e nunchaku. 

 

3. Na modalidade florete, para ser válido, o toque da arma deve ser:

A)  Em qualquer parte do corpo.

B) Apenas acima da cintura.

C)  Apenas no tronco.

D)  Para derrubar o adversário.

 

4. Na modalidade espada, para ser válido, o toque da arma deve ser:

A)  Para derrubar o adversário.

B) Apenas no tronco.

C)  Apenas acima da cintura.

D)  Em qualquer parte do corpo.

 

5. Na modalidade sabre, para ser válido, o toque da arma deve ser:            

A)  Apenas no tronco.

B) Apenas acima da cintura.

C)  Apenas abaixo da cintura.

D)  Em qualquer parte do corpo.

 

ARTES

 

Conteúdo: A Mímica

 

Geralmente quando se fala em mímica, lembramos de um tipo com o rosto pintado de branco e blusa listrada fazendoobjetos invisíveis e números cômicos com bastante expressão facial e forte domínio dos movimentos, principalmente, das mãos.  De fato, só de olhar para aquele sujeito podemos dizer: “Olha um mímico!”


Esse estilo que atribuímos ao mímico, vem da herança de dois artistas que ficaram muito famosos em seu tempo. O primeiro deles foi Jean-GaspardDeburau (1910 – 1994) considerado o primeiro grande mito da mímica francesa. Algumas de suas performances foram eternizadas no filme LesEnfantesduParadis que foi traduzido como O Bolevard do Crime, no qual esse mímico aparecia com roupas frouxas e rosto também pintado de branco.



Veja uma cena de um de seus números neste trecho do filme:<https://www.youtube.com/watch?v=0ABzfKzwA7g>. Na cena, o seu personagem conta como aconteceu uma falsa acusação de roubo que outra personagem sofreu, ele depõe a polícia sem nenhuma fala apenas com gestos.

Outra figura muito importante para consolidar o papel do mímico foi o também parisiense Marcel Marceau (1923 – 2007), desde muito novo gostava de animar seus amigos e familiares com imitações e palhaçadas, cresceu assistindo os filmes de Charles Chaplin e lendo Charles Dickens preservando-os como suas grandes referências.


Marcel sofreu a invasão alemã na segunda grande guerra mundial e presenciou alguns dos horrores da guerra que influenciariam suas performances enquanto mimico. Com o fim da guerra, o seu personagem Bip não tardou em ganhar fama, fez turnê pela Suíça, Itália, Bélgica e Holanda. Em 1955,se apresentana Broadway e enlouqueceu o público americano, foi um sucesso, recebeu convite para programas e filmagens.

Aquele personagem singelo, inocente e melancólico levou milhões de pessoas ao teatro. A delicadeza de suas apresentações parecia levar uma mensagem de esperança para o mundo traumatizado depois da segunda grande guerra.

Confira alguns de seus trabalhos abaixo:

·         https://www.youtube.com/watch?v=NV7gI9vZuAQ

·         https://www.youtube.com/watch?v=ONBg9g9w2qU

·         https://www.youtube.com/watch?v=IhhS13sk7eg

·         https://www.youtube.com/watch?v=_lF0XMCssG0

·         https://www.youtube.com/watch?v=-PMDYjD21E0

 

Atividade

 1.      Qual é o nome do filme que popularizou a mimica de Jean-GaspardDeburau?

2.      Qual era a referência de palhaço para Marcel Marcel desde a infância?

3.      Qual era o nome do personagem criado por Marcel Marceau?

4.      Qual dos vídeos você mais gostou?Por que você gostou dele?

 (Atividade para Artes e Projeto de Vida. Assunto: A mímica e sua mensagem de esperança.)











Nenhum comentário:

Postar um comentário