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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

8ºANO: PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

 PORTUGUÊS: ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL


INGLÊS: COUNTABLE AND UNCONTABLE NOUNS

EDUCAÇÃO FÍSICA: MUSCULAÇÃO E NUTRIÇÃO

ARTES

PORTUGUÊS

 

·         Leitura e interpretação do texto:continuação do estudo do texto: “Poema em linha reta” - Recursos expressivos.  Atividade: páginas 156 e 157 do livro didático.

(Texto usado nas disciplinas de Projeto de Vida, Formação Cidadã e Eletiva 8/9. Assunto:As relações sociais e aparência.)

· Gramática: Estudo das orações subordinadas adverbiais. Leia mais em: <https://www.todamateria.com.br/oracoes-subordinadas-adverbiais/.>.

As orações subordinadas adverbiais são aquelas que possuem a função do advérbio, funcionado como adjunto adverbial na frase.As orações subordinadas adverbiais são iniciadas com uma conjunção subordinativa (ou locução), isto é, aquelas que ligam as frases (principal e a subordinada). Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

 

1. Oração subordinada adverbial causal

As orações subordinadas adverbiais causais exprimem causa ou o motivo. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: porque, que, como, pois, porquanto, visto que, uma vez que, já que, desde que, etc. Exemplo: Não fomos à festa, pois estava chovendo muito.

2. Oração subordinada adverbial comparativa

As orações subordinadas adverbiais comparativas exprimem comparação. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: como, assim como, tal como, tanto como, tanto quanto, como se, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais). Exemplo: Paula é estudiosa tanto quanto seu irmão.

3. Oração subordinada adverbial concessiva

As orações subordinadas adverbiais concessivas exprimem permissão. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: embora, conquanto, por mais que, posto que, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, em que pese, etc. Exemplo: Luciana gosta muito de dançar embora esteja com o pé quebrado.

4. Oração subordinada adverbial condicional

As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem condição. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. Exemplo: Iremos à festa desde que não chova.

5. Oração subordinada adverbial temporal

As orações subordinadas adverbiais temporais exprimem circunstância de tempo. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: enquanto, quando, desde que, sempre que, assim que, agora que, antes que, depois que, logo que, etc. Exemplo: Enquanto eles se divertem, nós trabalhamos.

Atividade

Leia o trecho e responda o que se pede.

            Como todos querem se sentir parte integrante do todo da empresa e como ninguém gosta de ser só mais um peão a ser movido, o verdadeiro líder cuidou disso antes, quando ouviu as ideias dos liderados e os estimulou a compartilhar seus anseios, emoções e sensações com a Equipe. Ou seja, quando atraiu e envolveu cada mente na Ação.(...)


1. A oração que introduz o texto é uma oração subordinada adverbial:


A) causal

B) condicional

C) concessiva

D) comparativa

E) consecutiva

2. “Quando”, no fim do texto, introduz uma oração subordinada adverbial:

A) Final

B) Temporal

C) Concessiva

D) Causal

E) Condicional

3. A frase “o verdadeiro líder cuidou disso antes” no contexto em que ocorre é classificada como:

A) oração principal

B) oração coordenada sindética

C) oração subordinada concessiva

D) oração adverbial temporal

E) oração temporária

4. Analise as frases abaixo que falam sobre conjunção subordinativa adverbial:

I – é uma palavra invariável. 

II – introduz uma oração principal. 

III – não possui sentido ou significado.

IV – estabelece relação de sentido entre orações

Qual alternativa traz somente afirmações verdadeiras?

A) I

B) I e II

C) I, III, V

D) I e IV

E) I, II, III, IV


·         Produção Textual:Estudo do gênero textual – Resenha. Veja mais em: <https://www.portugues.com.br/redacao/resenha.html>.

(Trecho de https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/lideranca/comandar-or-liderar/)

·         Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisaroutra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados. Além disso, há também as chamadas resenhas temáticas, que reúnem informações de diversos livros e autores que abordam um mesmo assunto.

·         Tradicionalmente, existem dois tipos de resenha: Resenha descritiva e Resenha crítica ou opinativa.

  • Resenha descritiva - Nesse tipo, o autor da resenha apenas descreve e correlaciona informações acerca do tema ou livro resenhado. Não há espaço para a opinião do autor nesse texto, sendo, portanto, uma composição informativa.
  • Resenha crítica ou opinativa - Assim como na descritiva, essa também descreve e correlaciona informações de uma obra ou assunto. Não obstante, na resenha crítica, há espaço para que o autor apresente teses sobre o tema abordado, sendo, então, um texto de natureza informativo-argumentativa.

Características

Para além da estrutura das resenhas descritivas ou críticas, é importante pontuar as seguintes características desse gênero:

  • Objetividade: Por se tratar de um gênero científico, a resenha exige certo grau de objetividade em sua linguagem, haja vista que interferências da pessoalidade do autor atrapalhariam o método da ciência. O uso do sentido literal é sempre bem-vindo em textos desse tipo.
  • Concisão: Uma boa resenha deve procurar dizer o necessário, sem muitos exemplos ou repetições. Isso porque o texto tem como função ser um material de estudo, uma composição para ser lida depois, sem haver a necessidade de acessar os originais resenhados.
  • Utilização de um método: É importante que, nas resenhas, o autor estruture o texto a partir de um método claro e objetivo. Em geral, duas partes são fundamentais em todas as produções desse tipo: o resumo e a análise de dados.
  • Uso da norma-padrão da língua: Para manter a clareza e a objetividade, recomenda-se que a norma-padrão seja a variante de linguagem utilizada nas resenhas. Isso não significa, é bom lembrar, que se deve escrever de uma maneira rebuscada ou difícil nas resenhas. Lembre-se: a norma-padrão é aquela variante da linguagem que segue a gramática, mas que também deve ser compreendida pela maioria das pessoas.

INGLÊS

Ø  Countable and Uncountable Nouns

Os substantivos podem ser classificados em contáveis (countable) e incontáveis (uncountable).

Os Countable Nouns são os nomes de objetos, pessoas, ideias, lugares, animais, etc. que em inglês podem ser contados, enumerados, representando a maioria dos substantivos. Esses substantivos são utilizados tanto na forma singular como no plural.

Exemplo:    A bee. (Uma abelha.)

Many bees. (Muitas abelhas.)

No singular, podem vir precedidos de números, de artigo definido the, de artigos indefinidos a/an e de pronomes no singular (this, that, my, your, etc).

No plural, podem vir precedidos de diversos pronomes como some, many, a lot of, few, these, those, my, their, etc.

Por exemplo:

a news paper (um jornal)        two new spapers (dois jornais)

a key (uma chave)                  those keys (aquelas chaves)

an idea (uma ideia)                 your ideas (suas ideias)

one bottle (uma garrafa)         two bottles (duas garrafas) 

a man (um homem)                 these men (estes homens)

one house (uma casa)              a lot of houses (muitas casas)

a cat (um gato)                        some cats (alguns gatos) 

 

Os Uncountable Nouns representam um grupo menor de substantivos. Eles denotam uma substância homogênea, isto é, coisas que percebemos mais como uma massa do que como um ou vários objetos isolados, ou uma ideia abstrata que, em inglês, não permite subdivisões.

Esses substantivos, portanto, não podem ser contados, enumerados, tendo a mesma forma para o singular e para o plural. Ainda que o sentido seja plural, o verbo com o qual concordam também vai ficar sempre no singular. Exemplos:

 

water (água)    air (ar)    salt (sal)        snow (neve)    money (dinheiro)        evidence (evidência)       music (música)            proof (prova)    ink (tinta para escrever ou para imprimir)    housework (serviço doméstico)     weather (tempo meteorológico) permission (permissão)      jewerly (joias)    eletricity (eletricidade)

 

a glass of water (e não one water)

 

- Não podemos dizer one water, three salts, two moneys, five musics.

- Os substantivos incontáveis nunca são precedidos pelos artigos indefinidos a/an:

a water   a money    a salt      an ink

- Os substantivos incontáveis frequentemente indicam:

substância - food (comida), iron (ferro), water (água)

atividades - help (ajuda), travel (viagem), work (trabalho)

qualidades humanas - courage (coragem), cruelty (crueldade), honesty (honestidade)

ideias abstratas - beauty (beleza), freedom (liberdade), life (vida), luck (sorte), time (tempo)

 

Veja mais nas páginas 199 e 200 do seu livro de inglês.

 

Ø  Exercício

1. Escolha a frase abaixo que contenha um uncountable noun (substantivo incontável).

A) Broccoli is rich in vitamin C.

B) It’s important to eat vegetables every day.

C) Eat an apple a day and keep the doctor away.

 

2. Complete a as frases abaixo com much (expressão para uncountable nouns) ou many (expressão para countable nouns).

A) How ___________water do you drink a day?

B) Don’t eat too ___________  salt. It’s bad for your health.

C) How many servings of fruit do you eat a day? Not ___________.

 

3. Complete com some (geralmente em frases afirmativas) ou any (geralmente em frases negativas e interrogativas).

A) Do you have _______ food allergies?

B) We all need  ______ fat in our diet, but not too much.

C) The athletes’ diet doesn’t contain ________ sugar or alcohol.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Alimentação para melhores resultados na musculação.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como se alimentar quando começam uma atividade física. A musculação é uma atividade extremamente versátil, segura e que permite várias possibilidades e objetivos. Por este motivo, seja combinada a outra atividade ou isolada, a musculação é uma das atividades mais praticadas nos dias de hoje.

O principal ponto para a programação alimentar de uma pessoa que pratica a musculação é entender melhor o estilo de treinamento proposto pelo profissional de educação física e o objetivo do praticante. Dentre os principais objetivos buscados por quem opta pela musculação estão o aumento de força e de massa muscular, emagrecimento, melhora do condicionamento físico geral, aumento da performance esportiva, da potência ou da resistência muscular. 

É fundamental que o atleta informe ao nutricionista o horário e a duração dos treinos, os exercícios praticados, carga, número de séries e repetições, tempo de pausa entre as séries e se há ou não parte aeróbica associada. 

Como o músculo é formado por proteínas, é comum os praticantes desta modalidade abusarem de carnes, ovos e suplementos de aminoácidos. Vale lembrar que o excesso proteico, além de não agilizar o ganho de massa magra ainda pode gerar acúmulo de gordura e sobrecarga renal. Além das características do treinamento, a quantidade proteica a ser indicada depende do peso do atleta.

A proteína deve estar presente em todas as refeições da dieta, em quantidades moderadas. Podem ser usados leite e derivados, carne (principalmente magras e brancas), ovos e leguminosas (feijão, soja, lentilha). As frutas secas (nozes, castanhas, amêndoas) também devem fazer parte da dieta já que oferecem ainda vitamina E como (nozes são boas fontes).

Além de proteínas, o consumo de carboidratos é essencial. Carboidratos complexos, principalmente os ricos em fibras (pão, arroz e massa nas versões integrais), frutas (fontes de vitaminas e minerais), vegetais de cores variadas e óleos vegetais (principalmente azeite de oliva) não devem faltar na dieta do praticante.

A alimentação pré-treino é fundamental para o rendimento da atividade e deve ser feita cerca de 30 a 50 minutos antes da prática. Um lanche leve, composto por fruta, suco natural ou água de coco, biscoitos ou pães deve ser a escolha.

Durante a prática a indicação é hidratação contínua e barras de frutas ou carboidratos em gel se o tempo de atividade for superior a 60 minutos. Deve-se deixar claro que a atividade pós-treino tem papel fundamental na obtenção do resultado esperado e deve ser feita o mais próximo possível do término da atividade e jamais em tempo superior a 2 horas após o exercício.

Carboidrato, principalmente de elevado índice glicêmico (batata, arroz, macarrão, pão), e proteína (carnes magras, aves, peito de peru, queijos) fazem a dupla ideal para a refeição pós-treino.

 

Exercício

 

1. Um indivíduo praticante de musculação procura um nutricionista para adequar sua dieta ao treinamento, pois tem interesse em ganhar massa muscular e reduzir o percentual de gordura. Analisando sua alimentação, o profissional diagnostica que sua dieta é hiperproteica com uso de suplementos de proteínas e aminoácidos e restritiva em carboidratos. Com base nos dados do caso apresentado, analise as afirmações abaixo.

I. O padrão alimentar adotado contribui para o emagrecimento, visto que as proteínas não engordam tanto quanto os carboidratos.

II. Visto que é praticante de musculação, um exercício anaeróbio, a dieta hipoglicídica adotada contribui para um ótimo desempenho da sua modalidade esportiva.

III. O desequilíbrio na proporção dos nutrientes da sua dieta não obedece à 1.ª Lei Fundamental da Alimentação, que é a Lei da Harmonia.

IV. Esta dieta pode ser danosa para os rins e fígado, devido à necessidade de eliminar a ureia sintetizada a partir do grupo amino dos aminoácidos.

V. Para não prejudicar o ritmo de estudos do paciente, a nutricionista deverá oferecer carboidratos na forma de fibras para aumentar o fornecimento de energia para seu cérebro, sem prejudicar seu emagrecimento.

 

Sobre o caso apresentado, assinale a alternativa correta:

A) Todas as afirmativas estão corretas.

B) Estão corretas apenas as afirmações I, II e IV.

C) Estão corretas apenas as afirmações II, IV e V.

D) Está correta apenas a afirmação IV.

E) Estão corretas apenas as afirmações I e V.


ARTES

Conteúdo:A Xilogravura



A Xilogravura é uma técnica de talhar gravuras em madeira, essa técnica visual é considerada uma das marcas do nosso Nordeste. Estando bastante presente na literatura de cordel, a xilogravura se popularizou por ilustrar os versos rimados dos livretos, mas ela também pode ser encontrada em quadros de todos os tamanhos. Bastante comum, principalmente em regiões do interior do estado, esses desenhos fazem parte da imagem do sertão.

 

Atividade

 

Assista essa reportagem feita pelo Jornal Hoje sobre essa peculiar forma de desenho.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=f1XrCCiqyhc


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