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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

6ºANO: HISTÓRIA E GEOGRAFIA (09 A 13/11)

 


HISTÓRIA: GRÉCIA

GEOGRAFIA: AS FORMAS DO RELEVO CONTINENTAL

GRÉCIA

A Grécia Antiga não era um país unificado e sim num conjunto de cidades que compartilhavam a língua, costumes e algumas leis.Muitas delas eram até inimigas entre si como foi o caso de Atenas e Esparta.

Política

No Período Clássico, os gregos procuraram cultivar a beleza e a virtude desenvolvendo as artes da música, pintura, arquitetura, escultura, etc.

Com isso, acreditavam que os cidadãos seriam capazes de contribuir para o bem-comum. Estava lançada, assim, a democracia.

A democracia era o governo exercido pelo povo, ao contrário dos impérios que eram liderados por dirigentes que eram considerados deuses, como foi o caso do Egito dos Faraós.A democracia desenvolveu-se principalmente em Atenas, onde os homens livres tinham oportunidade de discutir questões políticas em praça pública.

Sociedade

Cada polis tinha sua própria organização social e algumas, como Atenas, admitiam a escravidão, por dívida ou guerras. Por sua vez, Esparta, tinha poucos escravos, mas possuíam os servos estatais, que pertenciam ao governo espartano.Ambas as cidades tinham uma oligarquia rural que os governava.

Também em Atenas verificamos a figura dos estrangeiros chamados metecos. Só era cidadão quem nascia na cidade e por isso, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis.

Economia

A economia grega se baseava em produtos artesanais, na agricultura e no comércio. Os gregos faziam produtos em coro, metal e tecidos. Estes davam muito trabalho, pois todas as etapas de produção - desde a fiação até o tingimento - eram demoradas. Os cultivos estavam dedicados às vinhas, oliveiras e trigo. A isto somavam-se à criação de animais de pequeno porte.

O comércio ocorria entre as cidades gregas, nas margens do Mediterrâneo e afetava toda sociedade grega. Para realizar as trocas comerciais se usava a moeda "dracma".Havia tanto o pequeno comércio do agricultor, que levava sua colheita ao mercado local, quanto o grande comerciante, que possuía barcos que faziam toda rota do Mediterrâneo.

Religião

A religião da Grécia Antiga era politeísta. Ao receber a influência de vários povos, os gregos foram adotando deuses de outros lugares até constituir o panteão de deuses, ninfas, semideuses e heróis que eram cultuados tanto em casa como publicamente.

As histórias dos deuses serviam de ensinamento moral à sociedade, e também para justificar atos de guerra e de paz. Os deuses também interferiam na vida cotidiana e, praticamente, havia uma deidade para cada função.

Se um grego tivesse uma dúvida em relação a qual atitude tomar, poderia consultar o oráculo de Delfos. Ali, uma pitonisa entraria em transe a fim de tomar contato com os deuses e responderia à questão. Como essa era dada de forma enigmática, um sacerdote se encarregaria de interpretá-la ao cliente.

Cultura

A cultura grega está intimamente ligada à religião, pois a literatura, a música e o teatro contavam os feitos dos heróis e de sua relação com os deuses que viviam no Olimpo. As peças teatrais eram muito populares e todas as cidades tinham seu espaço cênico (chamado orquestra) onde eram encenadas as tragédias e comédias.

A música era importante para alegrar banquetes civis e acompanhar atos religiosos. Os principais instrumentos eram a flauta, tambores e harpas. Esta última era utilizada para ajudar os poetas a recitarem suas obras. Igualmente, os esportes faziam parte do cotidiano grego. Por isso, para celebrar a aliança entre as diferentes polis, organizavam-se competições nos tempos de paz.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1. Qual a principal característica da política na Grécia Antiga?

2. Qual era a base econômica na Grécia Antiga?

3. Qual a religião na Grécia Antiga?

4. Quais as principais características da cultura Grega?

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GEOGRAFIA

AS FORMAS DO RELEVO CONTINENTAL

 

Relevo corresponde às diferentes formas da superfície terrestre ou litosfera. Há variadas formas de relevo: com menor ou maior altitude (distância vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar), com formas planas, acidentadas, côncavas ou íngremes. Os distintos formatos presentes na crosta terrestre são resultado dos agentes internos e externos transformadores e modeladores do relevo.

 

O que dá origem e o que modifica as formas de relevo?

São dois tipos de agentes:

ü  Agentes endógenos ou internos – são ocasionados pela dinâmica interna do planeta Terra: movimentações tectônicas, abalos sísmicos e vulcanismo.

ü  Agentes exógenos ou externos – são os agentes modeladores do relevo – provocam erosão, desgaste e acomodação por meio do intemperismo: precipitações como chuvas, neve e granizo, oscilações de temperatura e pressão atmosférica, o vento e os seres vivos, em especial os humanos.

 

Tipos de relevo

A superfície terrestre, também conhecida como crosta terrestre, é bem dinâmica e apresenta quatro tipos de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Cada uma dessas estruturas apresenta formatos distintos, capazes de ser classificados por seu desenho na natureza e sua altitude. As formas de relevo são:

·         Montanhas

São formas de relevo de maior altitude (acima de 3000 metros) resultantes das atividades das placas tectônicas. O choque das placas tectônicas faz com que o relevo suba, dando origem às montanhas. Uma cadeia de montanhas recebe o nome de cordilheiras, como exemplo temos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Existem montanhas jovens (formadas pelo tectonismo) e velhas (formadas em áreas mais remotas), que apresentam altitudes mais modestas.

Exemplos: Cordilheira dos Andes, Cordilheira do Himalaia e Alpes Suíços.


Pico do Monte Everest, maior elevação montanhosa do planeta Terra


·         Planaltos

São formações terrestres mais antigas e com altitude mais moderada, têm sua formação ligada aos processos erosivos e agentes externos da Terra, como chuva, vento e água. Como exemplos temos serras, morros e chapadas.


Parque Nacional Chapada Diamantina, Bahia.

As chapadas apresentam estruturas semelhantes a mesas, conhecidas como escarpas, que são quedas acentuadas em seu relevo e cujos topos são planos. A altitude delas geralmente é superior a 600 metros.

Os morros são formações com o topo arredondado, com altitude entre 300 e 900 metros.

As serras são formadas por cadeias de morros e são pontiagudas, apresentam altitude entre 600 mil e 3000 mil metros.

·         Planícies

As áreas de planícies apresentam estruturas pouco acidentadas, ou seja, com relevo mais plano. Podem apresentar-se na natureza de três formas: costeira, lacustre e fluvial.


·         Depressão

As depressões são formas de relevo de altitude mais baixa do que os terrenos a sua volta. Elas podem ser classificadas de duas formas: relativas absolutas.


Depressões relativas: são áreas que apresentam terrenos mais baixos do que o seu entorno, estando acima do nível do mar. Como exemplo temos os vales dos rios.

Depressões absolutas: são terrenos mais baixos do que o seu entorno, nesse caso, encontrando-se abaixo do nível do mar. O maior exemplo de uma depressão absoluta é o Mar Morto.


Parque Nacional Chapada Diamantina, Bahia.

 

ATENÇÃO!

·         No livro didático Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão nos PERCURSO 19 (da página 148 à página 153).

·         Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.

·         SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

 

No YouTube, procure o vídeo com título: “O relevo terrestre.” (https://www.youtube.com/watch?v=O0COEOIuPZw)

 No YouTube, procure o vídeo com título: “As formas do relevo continental.”

(https://www.youtube.com/watch?v=hkmQ36YyyPU&ab_channel=CanalGeographacilMalafaia)

No Google, procure o texto com o título: “Relevo”

(https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-relevo.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Tipos de relevo.”

(https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-relevo.htm)

 No Google, procure o texto com o título: “Formas de relevo.” (https://www.infoescola.com/geografia/formas-de-relevo/)

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

(As questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

 

1. O relevo é definido como a forma da superfície terrestre, podendo ser classificado de acordo com a variação de nível. Entre os fatores responsáveis por dar forma (modelar) ao relevo estão os vulcões, terremotos, clima, chuvas, geleiras, ventos, a ação do homem, entre outros. As principais formas de relevo existentes na Terra são:

A)Planícies, depressões, acidentes e morros.

B) Planalto, planície, depressões e montanhas.

C) Mares, lagos, montanhas e planícies.

D) Planalto, serras e acidentes.

2. Considere a imagem abaixo.


Com base na observação da ilustração acima, assinale a alternativa correta:

A) O ponto C corresponde a uma planície submarina.

B) O Ponto A corresponde a uma depressão.

C) O ponto B corresponde a um planalto.

D) O ponto A corresponde ao ponto de maior altitude considerando o nível do mar.

 

3. Vários estudiosos brasileiros classificaram as estruturas de relevo e consideram, em consenso, que no Brasil não existe uma dessas formas. À qual forma do relevo o enunciado refere-se?

A) Planaltos

B) Montanhas

C) Planícies

D) Depressões

 

4. São elevações que apresentam grandes desníveis, vales profundos e cumes muito altos e altitudes, a partir de 300 metros. A sequência destes acidentes geográficos chama-se cordilheira.

O texto acima está se referindo a algumas das características de:

A) Depressões

B) Planaltos

C) Montanhas

D) Planícies

 

5) O relevo brasileiro não apresenta elevadas altitudes. Cerca de 92% do espaço natural do país apresenta altitudes inferiores a 900 metros acima do nível do mar. Isso ocorre porque:

A) Predomina no país a ação dos agentes endógenos.

B) A formação geológica do Brasil é antiga.

C) Ocorrem frequentes terremotos, que aplainam o relevo.

D) A atividade humana atuou no sentido de degradar as formas antigas da superfície.








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