CIÊNCIAS: TEMPERATURA E SENSAÇÃO TÉRMICA
MATEMÁTICA: PÁG 216, QUESTÕES 3 E 6 E PÁG 219, QUESTÕES 2 E 6
Ciências – 7 º Ano
Período – (23/11/20-27/11/20)
Conteúdo: Temperatura e Sensação Térmica/Escalas Termométricas-pág. 213-215.
Atividade:pág. 215-Questões: 1, 2, 3 e 4.
Livro inspire Ciências-7 ano.
Matemática– 7 º Ano
Período 23/11/20 a 27/11/20
Correção de exercícios-Triângulos-página: 216 - Questões: 03 e 06/página: 219 - Questões: 02 e 06.
Livro: Araribá Mais Matemática
Base Diversificada-Prof. Pádua
Estudo Orientado/Aprendizagem
Orientada -7º Ano
Conteúdo: Orientação
na disciplina de matemática - Números: Operações com números negativos.
As operações com números inteiros estão relacionadas com a soma, subtração, divisão e multiplicação. Ao realizar alguma das quatro operações com esses números, devemos também operar o sinal que os acompanha.
Adição de números inteiros: Na adição de números inteiros, somam-se as parcelas:
Sinais iguais na soma ou na subtração: some os números e conserve o sinal.
Regra do sinal:
(+) + (+) = +
(–) + (–) = –
Exemplos:
+ 2 + 5 = + 7
+ 10 + 22 = + 32
– 5 – 4 = – 9
– 56 – 12 = – 68
Sinais diferentes: conserve o sinal do maior número e subtraia.
Regra do sinal:
(+) + (–) = – → Esse menos indica que a operação a ser realizada é de subtração.
(–) + (+) = – → Esse menos indica que a operação a ser realizada é de subtração.
Exemplos:
3 – 4 = – 1 → O maior número é o quatro; logo, o sinal no resultado foi negativo.
– 15 + 20 = + 5 → O maior número é o vinte; logo, o sinal no resultado foi positivo.
Multiplicação e divisão de números inteiros:
Sinais iguais na multiplicação ou na divisão sempre resultam em sinal positivo.
Regra do sinal: (+) . (+) = (+) → Operação de Multiplicação
(–) . (–) = (+) → Operação de Multiplicação
(+) :(+) = (+) → Operação de Divisão
(–) : (–) = (+) → Operação de Divisão
Exemplos:
(+ 2) . (+ 4) = + 8
(- 4) . (- 10) = + 40
(- 20) : (- 2) = + 10
(+ 15) : (+ 3) = + 5
Sinais diferentes na multiplicação ou na divisão sempre resultam em sinal negativo.
Regra do sinal: (+) . (–) = (–) → Operação de Multiplicação
(–) . (+) = (–) → Operação de Multiplicação
(+) : (–) = (–) → Operação de Divisão
(–) : (+) = (–) → Operação de Divisão
Exemplos:
(+ 6) . (– 7) = – 42
(– 12) . (+ 2) = – 24
(+ 100) : (– 2) = – 50
(– 125) : (+ 5) = - 25
Formação Cidadã 7º
Ano
Conteúdo: Solidariedade
Apesar de ter sua importância reconhecida, a solidariedade não é um dos valores mais simples de serem trabalhados, pois existem diversas ideias que devem ser desmistificadas. Antes da definição, afirmamos: Ser solidário não é dar esmola.
Originada no Francês Solidarité, solidariedade significa se identificar com o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar o problema. Ser solidário não é dar esmola porque a construção de uma sociedade mais justa é responsabilidade de todos. E sua também!
Como valor essencial, a solidariedade é um valor que transpassa todos os âmbitos, tanto o jurídico, por meio da solidariedade tributária, quanto o sociológico, sendo discutida por grandes sociólogos como Émile Durkheim. Mas para ser solidário é necessário, primeiramente, abrir os olhos para situações que nos cercam e questionar: Como posso ajudar?
Solidariedade é a ação de ser bondoso com o próximo, assumindo uma função de colaborador. Portanto, ser solidário consiste em ajudar o outro, com boas intenções e generosidade. Dessa forma, a solidariedade é legítima, sem qualquer tipo de discriminação. Ou seja, deve haver compaixão e compreensão concreta dos sentimentos alheios e propósito genuíno em contribuir, sem esperar algo em troca.
1. Pense em pelo menos duas ações ou gestos de solidariedade e discorra em poucas palavras como as colocaria em prática no seu cotidiano.
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