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terça-feira, 24 de novembro de 2020

6ºANO: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (23/11 A 27/11)

CIÊNCIAS: MATÉRIA, SUBSTÂNCIAS E MISTURA

MATEMÁTICA: RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE - NÚMEROS DECIMAIS

Ciências – 6o ANO

 

 

Matéria, Substâncias e Misturas

 

Período-23/11 a 27/11.

Livro:  Projeto Inspire Ciências-6º ano. Pág. 190-193.

Atividade: pág. 199-questão 1 e pág. 200-questão 6.

 

Matéria, Substâncias e Misturas

Olhe ao seu redor: a mesa, o livro, a caneta, o ar, o seu corpo e os demais seres vivos,

por exemplo, são todos formados por matéria.

Mas o que é matéria? Podemos chamar de matéria tudo o que tem existência física.

Na linguagem científica, a matéria é tudo que tem massa e volume.

Massa é aquilo que pode ser medido, por exemplo, por meio de uma balança.

Volume tem relação com o espaço ocupado pela matéria.

Na natureza, a matéria pode ser encontrada em diferentes estados físicos: sólido, líquido ou gasoso.

Vamos tomar como exemplo a água. Sabemos que a água é um exemplo de matéria, pois

ela tem massa e volume. Mas podemos ir além: a água é uma substância. Uma substância

pode ser definida como uma porção de matéria que apresenta propriedades específicas. Entre essas propriedades estão a temperatura de fusão, a temperatura de ebulição, a densidade,a cor, o odor, entre outras. Dependendo das condições ambientais, a água pode ser encontrada nos três estados: sólido (cubos de gelo e neve), líquido e gasoso (vapor de água).

Temperatura de fusão: temperatura característica na qual determinada substância passa do estado sólido para líquido, sob dada pressão.

Temperatura de ebulição: temperatura característica na qual determinada substância passa do estado líquido para gasoso, sob dada pressão


Dificilmente na natureza são encontradas substâncias puras, ou seja, que não estão misturadas com outras substâncias. O mais comum são as misturas, que são combinações de duas ou mais substâncias. A água do mar ou dos rios, por exemplo, é uma mistura formada por água e diversos sais minerais. O ar quer espiramos é uma mistura de gases, entre eleso gás oxigênio, o gás nitrogênio, o gás carbônico e o vapor de água. O sangue que circula pelo nosso corpo também é uma mistura, pois nele há uma parte líquida, chamada plasma, na qual ficam mergulhadas diferentes células, como as hemácias e os leucócitos, e fragmentos celulares, que são as plaquetas.

Sabendo que misturas são combinações de duas ou mais substâncias e que as substâncias formam os diferentes materiais, podemos dizer que há diversos exemplos de misturas no nosso dia a dia. Os resíduos sólidos (popularmente chamados de lixo) podem ser considerados um exemplo de mistura, pois é comum encontrarmos neles materiais como plástico, metal, madeira, papel, entre outros.

A tradicional dupla feijão com arroz, muito comum nos pratos dos brasileiros, também é uma mistura, na qual se distinguem facilmente dois tipos de componentes: os grãos de arroz e os grãos de feijão.

Tipos de mistura

As misturas podem ser de dois tipos: homogêneas ou heterogêneas. 

Misturas homogêneas são aquelas que apresentam um aspecto uniforme, nas quais não conseguimos distinguir seus componentes, ou seja, não conseguimos separá-los visualmente. Exemplos de mistura homogênea são: água mineral, na qual há diversos sais minerais dissolvidos; ligas metálicas, como o aço inoxidável, que é composto por ferro, carbono e outros metais em quantidades menores; ar atmosférico, que é uma mistura de gases.

 

Nas misturas homogêneas há apenas uma fase, pois percebemos o mesmo aspecto em toda a sua extensão. A mistura homogênea também é chamada solução. Em uma solução aquosa, é possível reconhecer o solvente (a substância que dissolve) e o soluto (a substância que é dissolvida). No exemplo, a seguir, da solução de água com açúcar, a água é o solvente e o açúcar é o soluto.


Fonte. Google

Misturas heterogêneas são aquelas nas quais é possível distinguir seus componentes

Nas misturas heterogêneas pode haver duas ou mais fases, dependendo dos componentes que fazem parte delas e que possam ser distinguidos visualmente.

Fonte Google

Atividade

 

01. O granito é uma rocha formada por quartzo, feldspato e mica. O granito é uma substância ou uma mistura? Explique.

Fonte. Google

06. Considere um frasco contendo água líquida e cubos de gelo. A água líquida e a água congelada na forma de cubos de gelo são puras, ou seja, todos os sais minerais foram retirados delas, restando apenas a substância H2O (água pura). Leia, a seguir, as ideias de dois alunos sobre esse sistema.

O aluno A disse que esse sistema não é uma mistura, pois há apenas uma substância: a água. Porém, há duas fases, pois é possível distinguir a água líquida e a água sólida (cubos de gelo).

O aluno B disse que esse sistema é uma mistura, pois, embora seja formado por apenas uma substância, ela se apresenta em diferentes estados físicos, sendo possível distinguir duas fases: a água líquida e a água sólida (cubos de gelo).

Com qual aluno você concorda? Explique.

 

 

6º ANO -  Matemática I

 

Período -23/11 a 27/11 

Correção de exercícios-Números decimais e fração decimal.









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