CIÊNCIAS: MATÉRIA, SUBSTÂNCIAS E MISTURA
MATEMÁTICA: RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE - NÚMEROS DECIMAIS
Ciências – 6o ANO
Matéria, Substâncias e Misturas
Período-23/11 a 27/11.
Livro:
Projeto Inspire Ciências-6º ano. Pág. 190-193.
Atividade: pág. 199-questão 1 e pág.
200-questão 6.
Matéria,
Substâncias e Misturas
Olhe
ao seu redor: a mesa, o livro, a caneta, o ar, o seu corpo e os demais seres
vivos,
por
exemplo, são todos formados por matéria.
Mas
o que é matéria? Podemos chamar de matéria tudo o que tem existência
física.
Na
linguagem científica, a matéria é tudo que tem massa e volume.
•
Massa é aquilo que pode ser medido,
por exemplo, por meio de uma balança.
•
Volume tem relação com o espaço
ocupado pela matéria.
Na
natureza, a matéria pode ser encontrada em diferentes estados físicos: sólido,
líquido ou gasoso.
Vamos
tomar como exemplo a água. Sabemos que a água é um exemplo de matéria, pois
ela
tem massa e volume. Mas podemos ir além: a água é uma substância. Uma
substância
Temperatura de fusão: temperatura
característica na qual determinada substância passa do estado sólido para
líquido, sob dada pressão.
Temperatura de ebulição: temperatura característica na qual determinada substância passa do estado líquido para gasoso, sob dada pressão
Dificilmente
na natureza são encontradas substâncias puras, ou seja, que não estão misturadas
com outras substâncias. O mais comum são as misturas, que são combinações
de duas ou mais substâncias. A água do mar ou dos rios, por exemplo, é uma
mistura formada por água e diversos sais minerais. O ar quer espiramos é uma
mistura de gases, entre eleso gás oxigênio, o gás nitrogênio, o gás carbônico e
o vapor de água. O sangue que circula pelo nosso corpo também é uma mistura,
pois nele há uma parte líquida, chamada plasma, na qual ficam mergulhadas
diferentes células, como as hemácias e os leucócitos, e fragmentos celulares, que
são as plaquetas.
Sabendo
que misturas são combinações de duas ou mais substâncias e que as substâncias formam os diferentes materiais, podemos dizer que há diversos exemplos de misturas no nosso dia a dia. Os resíduos sólidos (popularmente chamados de
lixo) podem ser considerados um exemplo de mistura, pois é comum encontrarmos
neles materiais como plástico, metal, madeira, papel, entre outros.
A
tradicional dupla feijão com arroz, muito comum nos pratos dos brasileiros,
também é uma mistura, na qual se distinguem facilmente dois tipos de
componentes: os grãos de arroz e os grãos de feijão.
Tipos
de mistura
As misturas podem ser de dois tipos: homogêneas ou heterogêneas.
Nas
misturas homogêneas há apenas uma fase, pois percebemos o mesmo aspecto
em toda a sua extensão. A mistura homogênea também é chamada solução. Em uma solução aquosa, é possível reconhecer o solvente (a substância que
dissolve) e o soluto (a substância que é dissolvida). No exemplo, a
seguir, da solução de água com açúcar, a água é o solvente e o açúcar é o
soluto.
•
Misturas
heterogêneas são
aquelas nas quais é possível distinguir seus componentes
Nas misturas heterogêneas pode haver duas ou mais fases, dependendo dos componentes que fazem parte delas e que possam ser distinguidos visualmente.
Atividade
01. O granito é uma rocha formada
por quartzo, feldspato e mica. O granito é uma substância ou uma mistura?
Explique.
06. Considere um frasco contendo
água líquida e cubos de gelo. A água líquida e a água congelada na forma de
cubos de gelo são puras, ou seja, todos os sais minerais foram retirados
delas, restando apenas a substância H2O (água pura). Leia, a seguir, as ideias de
dois alunos sobre esse sistema.
•
O aluno A disse que esse sistema não é
uma mistura, pois há apenas uma substância: a água. Porém, há duas fases, pois
é possível distinguir a água líquida e a água sólida (cubos de gelo).
•
O aluno B disse que esse sistema é uma
mistura, pois, embora seja formado por apenas uma substância, ela se apresenta
em diferentes estados físicos, sendo possível distinguir duas fases: a água
líquida e a água sólida (cubos de gelo).
Com qual aluno você concorda? Explique.
6º ANO - Matemática I
Período -23/11 a 27/11
Correção de exercícios-Números decimais e fração decimal.
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