PORTUGUÊS: PRONOMES DEFINIDOS E INTERROGATIVOS
PORTUGUÊS
- Conteúdo: Pronomes indefinidos
e interrogativos. (página217 a 219do livro didático)
Atividade: página219do livro
didático.
- Produção Textual: Artigo de
Opinião.Estudo do texto: A ameaça humana. (páginas 206e 207 do livro didático).
Atividade: Livro didático
(páginas 207 e 208, questões 01 a 05).
Base diversificada :
·
(Aprendizagem Orientada/Estudo
Orientado, Protagonismo Juvenil, Eletiva e Formação Cidadã):
·
Conteúdo: Curiosidade para aprender;
·
Atividade: A partir do vídeo
"Como Aprendemos - Parte 2"
·
(Link: https://youtu.be/_Pf5SEzd284),
responda: O que devemos fazer para aprender da maneira certa?
INGLÊS
Vocabulary Study:
Kinds of Music
FORMAS AFIRMATIVA, INTERROGATIVA E NEGATIVA COM O PRESENT
CONTINUOUS
Affirmative Form |
Interrogative Form |
Negative Form |
She is watching TV now. |
Is she watching TV now? |
She is not watching TV now. |
He is talking to his mom now. |
Is he talking to his mom now? |
He isn’t talking to his mom now. |
They are studying at the moment. |
Are they studying at the moment? |
They are not studying at the moment. |
We are living in Canada at present. |
Are we living in Canada at present? |
We are not living in Canada at present. |
Sarah is walking to school. |
Is Sarah walking to school? |
Sarah is not walking to school. |
We are feeling cool. |
Are we feeling cool? |
We aren’t feeling cool. |
They are eating a sandwich. |
Are they eating a sandwich? |
They aren’t eating a sandwich. |
You are drinking tea. |
Are you drinking tea? |
You are not drinking tea. |
It is raining today. |
Is it raining today? |
It isn’t raining today. |
Forma Negativa do Presente
Contínuo forma-se acrescentando not após o presente simples do verbo to be. Veja os exemplos
abaixo:
I am not asking help. (Não estou pedindo ajuda)
He is
not talking to you. ( Ela não está falando com você)
FORMA
NEGATIVA: Sujeito + Verbo To Be + Not + Gerúndio(ING)+ Complemento
Na Forma Interrogativa do Presente Contínuos
o sujeito se posiciona entre o verbo tobe e o gerúndio( ING). Observe os
exemplos abaixo:
Am I being inopportune?
(Estou sendo inoportuno?)
Is she having dinner? (Ela
está jantando?)
FORMA INTERROGATIVA: Verbo To
Be+ Sujeito + Gerúndio (ING) + Complemento
HOMEWORK
1.
Translate
the text: (Traduza o texto):
Researchers: people who listen to more than
one genre of music tend to be: smarter, more creative, open- minded, honest.
2.
Write sentences in interrogative and negative
forms: (Escreva as frases nas formas interrogativa e negativa):
A)
I am
watching television at the moment.
I:________________________________
N:_______________________________
B)
Sarah
is walking to school.
I:____________________________
N:____________________________
C)
The
driver is pushing the car.
I:_____________________________
N:_____________________________
D)
We are
feeling cold.
I:_______________________________
N:_______________________________
3.
Write
the following verbs in the gerund: (Escreva os verbos a seguir no Gerúndio):
A)
To go:________
B)
To
sleep:_________
C)
To
sing:_________
D)
To
eat:_____________
E)
To
take:___________
4.
Check
the option that correctly fills the gaps in the sentence below:(Marque a opção
que preenche as lacunas das frases abaixo de forma correta):
We_________the guitar
A)
am playing
B)
is
playing
C)
are
playing
He_______Science at the moment
A) am studying
B) is studying
C) are studying
EDUCAÇÃO FÍSICA
Capoeira
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias. A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.
Características
da Capoeira
ü Acompanhamento de música: berimbau, canto e palmas;
ü Formação em roda: roda de capoeira;
ü Graduação do capoeirista feita por cordas de cores diferentes atadas na cintura.
Uma característica que distingue a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada por música. É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda de capoeira, um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada. Assim, os capoeiristas se alinham na roda de capoeira batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam para os dois praticantes jogarem. O berimbau é um instrumento musical de corda feito de madeira, bambu, arame e uma cabaça. O jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um capoeirista mais experiente), ou com o início de um novo combate entre uma nova dupla. A música, por sua vez, é composta de instrumentos e canções, onde o ritmo varia de acordo com o 'toque de capoeira', que varia de lento (Angola) ao bastante acelerado. Nos grupos de capoeira regional ou de capoeira angola, a graduação é simulada pelas cores de cordas atados na cintura do jogador.
Tipos de
Capoeira
Os dois principais tipos de capoeira são Angola e Regional.
Capoeira
Angola
A Angola é o estilo original praticado pelos escravos. Essa maneira de jogar capoeira é caracterizada por ser mais lenta, composta de movimentos furtivos e executados de modo rasteiro.
O componente básico desse estilo é a malícia. Essa “malandragem” consiste em simular movimentos que sirvam de engodo ao oponente em combate.
Capoeira
Regional
A capoeira Regional é o estilo contemporâneo de capoeira. Ela possui atributos de outras artes-marciais em sua prática.Esse estilo foi criado pelo Mestre Bimba e difundiu-se rapidamente pelo mundo. Isso contribuiu para melhorar a imagem do capoeirista ao mesmo tempo em que favoreceu o aumento de seus adeptos.
Exercício
ENEM 2014
1. As origens da capoeira remontam ao Brasil escravocrata e ao tráfico
negreiro africano. O confronto dessas ações e contextos tornou possível o
florescimento dessa prática corporal. O negro na condição de escravo nunca
se submeteu totalmente à violência do branco, quer seja física ou
simbólica, criando suas próprias estratégias de
resistência. Evidentemente, a capoeira enfrentou uma série de preconceitos
e rejeições até o seu recente reconhecimento como patrimônio histórico nacional
pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
PELEGRINI. T. A contribuição da capoeira para a formação do professor de Educação Física: fundamentos teóricos e possibilidades de intervenção.Disponível em: www.efdeportes. Acesso em: 2. mar.2012 (fragmentado)
Até o seu recente reconhecimento como patrimônio cultural nacional, a
trajetória social da Capoeira, como expressão de resistência da população negra
no Brasil, foi marcada:
A) pelo massivo apoio e incentivo do Estado e de suas instituições oficiais, através de diversas políticas públicas direcionadas para a diminuição das desigualdades sociais.
B) pela predominância do espontaneísmo e do improviso sobre os elementos de ataque e defesa, reduzindo o seu impacto como luta de resistência da população negra.
C) pela presença de instituições e organizações oficiais encarregadas de ensinar sua prática e que foram importantes para o reconhecimento social da população negra no Brasil.
D) pela compreensão de sua prática associada à vadiagem e à desordem, que contribuíram para sua marginalização, especialmente, até a terceira década do século XX.
E) pela existência de uma estrutura normativa que possibilitou o estabelecimento de regras e códigos próprios, ampliando seus significados libertários e contestatórios.
ARTES
Considerado pai da mímica moderna, Eutiene Decroux criou um treinamento chamado mime corporel ou mímica pura como ele também chamava. Nascido na França Decroux estudou interpretação na escola de Ecole du Vieux-Colombier, famosa escolafrancesa que centrava suas práticas na expressividade corporal dos atores.
A partir de 1923, Decroux passou a realizar uma pesquisa constante sobre movimentos elementares da dança clássica, inventou uma técnica de mímica corporal, no qual alguns atores franceses famosos estudaram com ele.
Em 1941, abriu a Ecole de Mime, e também popularizou seu método em Nova York onde passou cinco anos lecionando por lá, depois voltou para a França e por lá ficou recebendo estudantes, pesquisadores, atores e pessoas interessadas em mímica até o final de sua vida.
Decroux buscou expandir a noção da mímica para além do palhaço como vimos na aula passada através da mímica de Marcel Marceau, ele criava espetáculos que se apoiavam inteiramente nos movimentos expressivos dos atores, veja algumas demonstrações nos vídeos abaixo:
·
Etienne Decroux - La Statue: https://www.youtube.com/watch?v=G6x6YSt6mlw&t=124s
Perceba como cada movimento parece ser calculado e cuidadosamente escolhido.
·
Etienne
Decroux - La Grammaire - verre d'eau - 2/6: https://www.youtube.com/watch?v=xGi4N46P8UQ
Demonstração de uma sequência de
movimentos baseada na açãode beber água.
ATIVIDADE: ARTES E PROJETO DE VIDA -
1. Assista o vídeo “Os Princípios da Mímica Corporal de Etienne Decroux”, tente fazer essa sequência de escalas corporais criadas por Decroux e divirta-se.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CFrdBLpqyl8
2. Quando vemos mímicos em suas maravilhosas apresentações, não imaginamos o treinamento técnico e repetitivo que muitos desses artistas se submetem para conseguir criar tais ilusões com as mãos e o corpo.Veja o vídeo abaixo e entenda a importância da paciência e continuidade no trabalho.
Link: O leão e
o ratinho - Monteiro Lobato: https://www.youtube.com/watch?v=a-lpIDAqaGI&feature=emb_logo
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