Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

9ºANO: PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, ED FÍSICA (23/11 A 27/11)

 PORTUGUÊS: REGÊNCIA NOMINAL


PORTUGUÊS: CRASE


PORTUGUÊS: CHARGE E CARTUM

INGLÊS: PRESENT PERFECT

ED FÍSICA: ESPORTE DE AVENTURA

ARTES: CULTURA EM FORTALEZA


PORTUGUÊS

·         Interpretação Textual

 

Leia o cartum abaixo e responda às questões a seguir:



Fonte: mcartuns.wordpress.com

1. Ao empregar dois pontos de exclamação, o cartunista reforça que a sensação do segundo peixinho é de:

A) confundir tudo o que vê.

B) gostar do que está vendo.

C) não acreditar no que está vendo.

D) estar feliz com o que está vendo.

E) aceitar o que está vendo.

 

2. O diálogo entre os dois peixes faz uso de uma figura de linguagem chamada:

A) Ironia.        

B) Personificação.          

C) Metáfora.       

D) Comparação.

E) Eufemismo.

 

Leia a charge e responda à questão a seguir:



3. Qual é a crítica central do texto?

A) A imagem das crianças com os pés no sofá denota desrespeito aos pais. 

B) O bebê sofre abandono por parte dos pais. 

C) Os momentos em família atualmente não possuem interação. 

D) O pai fala sozinho, enquanto os demais não lhe dão atenção. 

E) Os personagens não estão assistindo televisão.

 

·         Gramática 

·         Regência Nominal

 

Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos.

Em geral, a relação entre o nome e o seu complemento é estabelecida por preposição. Portanto, é justamente o conhecimento da preposição o que há de mais importante na regência nominal.

·         Exemplos de regência de alguns nomes:

1.      Amor

·       Tenha “amor a” seus livros.

·       Meu “amor pelos” animais me conforta.

·       Cultivemos o “amor da” família.

·       O amor “para com” a Pátria.

 

2.                  Ansioso

·       Olhos “ansiosos de” novas paisagens.

·       Estava “ansioso por” vê-la.

·       Estou “ansioso para” ler o livro.

Exemplos de nomes transitivos e suas respectivas preposições:

3.                  Acessível a

Exemplo: Isto é acessível a todos.

 

4.                  Acostumado a, com

Exemplos:

·       Estou acostumado a comer pouco.

·       Estamos acostumados com as novas ferramentas.

 

5.                  Afável com, para com

Exemplos:

·       Ele é afável com sua filha.

·       O professor tem sido afável para com seus alunos.

 

6.                  Agradável a

Exemplo: Sou agradável a ti.

 

7.                  Alheio a, de

Exemplos:

·       Ele vive alheio a tudo.

·       João está alheio de carinho fraternal.

 

8.                  Apto a, para

Exemplos:

·       Estou apto a trabalhar.

·       Joana está apta para desenvolver suas funções.

 

9.                  Aversão a, por

Exemplos:

·       Ele tem aversão a pessoas.

·       Paula tem aversão por itens supérfluos.

 

10.              Benefício a

Exemplo: Pilates é um grande benefício à saúde.

 

11.              Capacidade de, para

Exemplos:

·       Laura tem excepcional capacidade de comunicação.

·       Joaquim tem capacidade para o trabalho.

 

12.              Capaz de, para

Exemplos:

·       Ele é capaz de tudo.

·       A empresa é capaz para trabalhar com projetos.

 

13.              Compatível com

Exemplo: Seu computador é compatível comeste.

 

14.              Contrário a

Exemplo: Esse modo de vida é contrário à saúde.

 

15.              Curioso de, por

Exemplos:

·       Luís é curioso de tudo.

·       Vitória é curiosa por natureza.

 

16.              Descontente com

Exemplo: Estamos descontentes com nosso sistema político.

 

17.              Essencial para

Exemplo: Esse livro é essencial para aprender matemática.

 

18.              Fanático por

Exemplo: Ele é fanático por histórias em quadrinhos.

 

19.              Imune a, de

Exemplos:

·       O Brasil não ficou imune à crise econômica.

·       Estamos imunes de pagar os impostos.

 

20.              Inofensivo a, para

Exemplos:

·       O vírus não é inofensivo a seres humanos.

·       Os danos que sofreu são inofensivos para sua saúde.

 

21.              Junto a, de

Exemplos:

·       Comprei a casa junto a sua.

·       Estava junto de Miguel, quando aconteceu o acidente.

 

22.              Livre de

Exemplo: Este sabonete está livre de parabenos.

 

23.              Simpatia a, por

Exemplo:

·       José tem simpatia as causas populares.

·       Tenho muita simpatia por Ana.

 

24.              Tendência a, para

·       Viviana tem tendência à mentira.

·       As meninas têm tendência para a moda.

 

25.              União com, de, entre

·         A união com Regina foi fracassada.

·         Na reação química, ocorreu uma união de substâncias.

·         A união entre eles é muito bonita.

 

ATIVIDADE

4. Tendo em vista a relação de dependência manifestada entre um nome (termo regente) e seu respectivo complemento (termo regido), reescreva as orações a seguir, atribuindo-lhes a devida preposição.

A) Você é capaz * passar no vestibular. 

B) Financiamentos imobiliários tornaram-se acessíveis * população.

C) Seu projeto é essencial * cidade.

D) Os brasileiros não estão imunes * contrair o Corona vírus.

E) Suas ideias são compatíveis * as minhas.

 

5. Complete as lacunas com as preposições dadas:

por – de  – com – a – por

 

A) Estou acostumado _____________ a matéria de Geografia.

B) Marcos é fanático__________ desenhar.

C) Tínhamos profunda aversão ___________ ele.

D) Aquele serviço é acessível ________ todos.

E) Ela está livre ____________ contágio!

  

6. Diante das orações que seguem, analise-as e indique aquela que não se adéqua ao uso da preposição “a”:

A) Estou curioso * boas notícias.

B) Esta canção é agradável * alma.

C) O respeito é essencial * boa convivência.

D) Mostraram-se contrário * tudo.

E)  O livro daquele escritor famoso tem tendência* aventura.

 

·         Crase 

A crase ( ` ) serve para evitar a repetição a + a nas situações em que precisamos utilizar “a”, com a função de vogal, juntamente com “a”, com a função de preposição (a + a = à).

A crase deve ser usada nos seguintes casos:



1. Não esqueça: A crase é usada antes de palavras femininas!

Exemplos:

·       Fui à escola.

·       Fomos à praça.

2. Quando acompanham verbos que indicam destino (ir, voltar, vir).

Exemplos:

·       Vou à padaria.

·       Fomos à praia.

3. Nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas.

Exemplos:

·       Saímos à noite.

·       À medida que o tempo passa as amizades aumentam.

Exemplos de locuções: à medida que, à noite, à tarde, às pressas, às vezes, em frente a, à moda de.

4. Antes dos pronomes demonstrativos aquilo, aquela, aquele.

Exemplos:

·       No verão, voltamos àquela praia.

·       Refere-se àquilo que aconteceu ontem na festa.

5. Antes da locução "à moda de" quando ela estiver subentendida.

Exemplos:

·       Veste roupas à (moda de) Luís XV.

·       Dribla à (moda de) Pelé.

6. Uso da crase na indicação das horas.

Utiliza-se a crase antes de numeral cardinal que indicam as horas exatas.

Exemplos:

·       Termino meu trabalho às cinco horas da tarde.

·       Saio da escola às 12h30.

 

7. Por outro lado, quando acompanhadas de preposições (para, desde, após, perante, com), não se utiliza a crase, por exemplo:

·       Ficamos na reunião desde as 12h.

·       Chegamos após as 18h.

·       O congresso está marcado para as 15h.

 

=>Quando não usar crase.



1.      Antes de palavras masculinas.

Exemplos:

·       Jorge tem um carro a álcool.

·       Samuel comprou um jipe a diesel.

 

2.                  Antes de verbos.

Exemplos:

·       Estava disposto a salvar a menina.

·       Passava o dia a cantar.

 

3.                  Antes de pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo.

Exemplos:

·       Falamos a ela sobre o ocorrido

·       Ofereceram a mim as entradas para o cinema.

 

Obs.: Os pronomes do caso reto são: eu, tu, ele, nós, vós, eles.

          Os pronomes do caso oblíquo são: me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe.

 

4.                  Antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.

Exemplos:

·       Era a isso que nos referíamos.

·       Quando aderir a esse plano, a internet ficará mais barata.

 

=>Crase facultativa



Dica: Para saber se a crase é utilizada nos verbos de destino, utilize esse macete:



ATIVIDADE

7. Preencha as lacunas adequadamente de acordo com o uso da crase:

A)    Assistimos ___ aula de Geografia.

B)    Os inimigos ficaram cara ___ cara ontem.

C)    Devemos sempre estar disposto ___ estudar.

D)    Obedeça ___ leis de trânsito.

E)     Entreguei o cupom ___ Juliana.

 

8. Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso da crase.

A)    Vou à Paraíba.

B)    Chegarei às 10 horas.

C)    Costumo caminhar no dia à dia.

D)    Sempre se vestia à Carlitos.

E)     Às vezes gosto de comer salada. 

 

·         Produção Textual

 

·         CHARGE

A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar à coletividade o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano.

O termo charge é oriundo do francês charger e significa carga, exagero e ataque violento. As charges retratam situações da atualidade.

Por meio da charge, o leitor tem a capacidade de compreender a dinâmica de acontecimentos ocorridos em todo o mundo. O chargista, como é chamado o profissional que desenha charges, precisa estar inteiramente familiarizado com os assuntos jornalísticos para conseguir retratar e transmitir a mensagem em um único quadro de elementos gráficos.

 

Características da Charge:

·       Retrata a atualidade;

·       É usada em uma notícia que retrata um fato social ou político de relevância;

·       Se origina na notícia jornalística;

·       Reflete na imagem o posicionamento editorial do veículo;

·       A charge também pode ser chamada de texto visual em que utiliza o humor ao mesmo tempo em que critica;

·       Como se alimenta da novidade, é tida como uma narrativa efêmera;

·       Caso não venha acompanhada de uma notícia, pode não ser compreendida pelo leitor.




 

·         CARTUM

O Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor.

Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.

O termo cartum é uma forma aportuguesada do termo inglês cartoon (cartão) e que tem origem na palavra italiana cartone. Se utiliza de elementos da história em quadrinhos, como balões, cenas e onomatopeias.

A aplicação do termo ocorreu pela primeira vez em 1840, pela revista Punch. A publicação divulgou uma série de cartuns em uma paródia aos frescos do Palácio de Westminster. Os desenhos foram adaptados em sátira aos acontecimentos da política econômica da época.

Por meio do cartum, o veículo expõe a opinião, e ponto de vista em um desenho que pode, ou não, ser acompanhado de legenda. Também pode ser considerado uma forma de levar ao público leitor, de maneira diferenciada e rápida, o debate sobre os mais variados temas.

Esse tipo de gênero jornalístico empresta das artes plásticas os elementos necessários para a apresentação ágil da mensagem transmitida pelo interlocutor. O grafismo, se utilizando do humor, satiriza situações, momentos e pessoas.

 

Características do Cartum:

·       Gênero textual constituído de linguagem não-verbal;

·       Sátira;

·       Humor;

·       Ironia;

·       Cômico;

·       Flexibilidade;

·       Associação da linguagem verbal ao desenho expressivo;

·       Imagens atemporais;

·       Entrelaça palavras, imagens e sentido.

 

Nas artes plásticas, o cartum é considerado uma arte estética gráfica. No jornalismo é um aporte de informação, que como o editorial, expressa particularidades do veículo difusor. É um gênero textual constituído de linguagem não verbal.

Embora se utilize da estética gráfica, se utiliza da linguística ao recorrer à associação do desenho à escrita. Na imprensa, também é aplicado um subgênero, que é o cartum de situação da atualidade, que se apropria, além da estética gráfica, da filosofia sócio-política.

No cotidiano jornalístico, o cartum apresenta ao leitor referências de mundo semelhantes ao dele. É embasado em crítica cultural e ética, expondo os personagens alvo, revelando suas particularidades, singularidades, posições sociais e políticas.


INGLÊS

 

Ø  Exercícios de Fixação sobre o Present Perfect.

1. Faça frases afirmativas no present perfect. Os verbos a serem utilizados estão em destaque no meio. Para fazer o presente perfect é necessário saber se os verbos são regulares ou irregulares e coloca-los no passado particípio. Veja os exemplos nos itens A e B que já estão respondidos.

A) I / study / French

I have studied French. (Eu estudei francês.)

Como o verbo study é regular, o passado particípio tem somente o acréscimo de – d , - ed, ou – ied.

 

B) She / eat / octopus

Shehaseatenoctopus. (Ela comeu polvo.)

Como o verbo eat é irregular, o passado particípio não se encaixa nas regras de – d , - ed, ou – ied, e tem sua própria forma que é eaten.

 

C) They / go / to Scotland

D) We / read / that book

E) He / live / here for threeyears

F) You / know/ David for tenyears

G) We / be / here for twoweeks

H) I / lose/ mykeys

I) He / drink / too muchcoffee

J) They / miss / thetrain

 

SeetheImpacts

Scorchingsummers... Meltingglaciers... Strongerstorms...
The signsof global climatechange are allaround us.

Source: NASA/courtesyof nasaimages.org.


The Earth's climate is getting warmer, and the signs are every where. Rain patterns are changing, sea level is rising, and snow and ice are melting sooner in the spring. As global temperatures continue to rise, we'll see more changes in our climate and our environment. These changes will affect people, animals, ande co systems in many ways.

Less rain can me na less water for some places, while too much rain can cause terrible flooding. More hot days can dry up cropsand make people and animals sick. In some places, people will struggleto cope with a changing environment. In other places, people may be a bleto successfully prepare for these changes. The negative impacts of global climate change will be lesssevere overall if people reduce the amount of Green house gases we're putting in to the atmosphere and worseifwe continue producing these gases at current or faster rates.

https://archive.epa.gov/climatechange/kids/impacts/index.html



2. Retire do texto as frases a seguir.

A) Os sinais das mudanças climáticas estão ao nosso redor.

B) Os padrões de chuva estão mudando, o nível do mar está subindo e a neve e o gelo estão derretendo mais cedo na primavera.

C) Essas mudanças afetarão pessoas, animais e ecossistemas de várias maneiras.

D) Menos chuva pode significar menos água para alguns lugares, enquanto chuva em excesso pode causar inundações terríveis

E) Os impactos negativos da mudança climática global serão menos severos em geral se as pessoas reduzirem a quantidade de gases de efeito estufa que estamos colocando na atmosfera e pior se continuarmos a produzir esses gases em taxas atuais ou mais rápidas.

 

3. De acordo com o texto, quais sinais são exemplos das mudanças climáticas?

 

4. Baseado no texto, o que as pessoas podem fazer para os impactos negativos da mudança climática global serem menos severos.

 

(Atividade para Projeto de Vida e Formação Cidadã. Assunto: Mudanças climáticas e a preservação ambiental)

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Esporte de aventura

O esporte de aventura é realizado junto à natureza, representa mais uma possibilidade de aproximação entre o indivíduo e o meio ambiente, devido à interação com os elementos naturais e as suas variações, como sol, vento, montanha, rios, vegetação densa ou desmatada, lua, chuva, tempestade, desencadeando atitudes de admiração, respeito e preservação. Seria ingênuo acreditar que o simples contato com a natureza fosse condição suficiente para considerar o indivíduo como defensor do meio ambiente, porém a reflexão e discussão sobre essas vivências podem constituir mais uma possibilidade para as atividades de lazer abordadas pela Educação Física na escolar. Os alunos podem ser levados a vivenciar, quando houver possibilidades, trekkinjg, skate, indoor, caminhada, surf, montain bike, entre outros.

A opção por modalidades esportivas sob a ótica ambientalista tem como motivação, segundo Costa (2000), a superação de obstáculos na busca do autoconhecimento e satisfação pessoal, em que são reintroduzidas as nações de jogo e de prazer, tais como a fantasia, o desejo, o sonho, o desafio e a vertigem. A autora destaca ainda que todas essas noções se encontramdissociadas na vida daqueles que escolhem abraçar essas práticas. Práticas essas que resgatam valores de beleza, autorrealização, liberdade, cooperação e solidariedade, valores omitidos pelas práticas mecanizadas do esporte espetáculo, em que preponderam a eficácia do rendimento corporal e a produção e o consumo de bens e serviços.

 

Exercício

 

1. A maneira pela qual os esportes na natureza vêm sendo retratados pelos meios de comunicação, evidenciam sempre o caráter de excepcionalidade, sua dimensão fantástica e espetaculosa. São imagens acrobáticas, sensacionais, “de tirar o fôlego”, evocando certos caracteres comportamentais que o reforçam como algo além de um simples Esporte. Ao adaptar esse conteúdo para as aulas de Educação Física, há muitas razões para incluirmos os esportes de aventura na escola (Ferreira, 2016), sendo assim, a alternativa em que as atividades propostas têm relação com atividades de Esporte na Natureza é:

A) dama, sinuca, vôlei e xadrez.

B) boliche, dama, tênis e beisebol.

C) rapel, basquete, escalada e amarelinha.

D) handebol, jogo de botão, xadrez e futebol.

E) rapel, montain bike, escalada e Slackline.

 

2. A Educação Ambiental surge como uma importante ação para conter ou minimizar a crise ambiental mundial na sociedade contemporânea em decorrência dos conflitos gerados entre desenvolvimento econômico e Meio Ambiente. Nesse processo, os jovens são os maiores protagonistas como agentes de transformação social podendo contribuir para a implantação de uma sociedade mais sustentável.Dessa forma, o esporte de aventura pode ajudar o jovem protagonista a preserva a natureza? Justifique sua resposta.

 

(Atividade para Protagonismo. Assunto: O esporte de aventura e a preservação ambiental.)

 

 

ARTES

 

Conteúdo: Patrimônio Cultural – Theatro José de Alencar

 

“No final do século XIX, o Ceará vivia uma economia próspera com a cultura do algodão. Ao mesmo tempo, a atividade intelectual efervescia em Fortaleza. Foi nesse cenário econômico e cultural que a sociedade cearense propôs ao governo de Nogueira Accioly construir uma grande casa de espetáculos, (...). O projeto foi concretizado somente em 1904, com a autorização da construção. A inauguração oficial do Theatro José de Alencar ocorreu no dia 17 de junho de 1910.”

Fonte: https://theatrojosedealencar.secult.ce.gov.br/



Localizado na rua Liberato Barroso, 525 no centro de Fortaleza. O Theatro José de Alencar (TJA) é um dos mais antigos e tradicionais teatros de Fortaleza. Todo o ano, durante todos os meses, esse espaço recebe diversas atrações das mais diferentes linguagens como dança, espetáculos, concertos musicais, performances diversas.

No espaço também acontece festivais e mostras nacionais e internacionais.O espaço possui um site: https://theatrojosedealencar.secult.ce.gov.br/



Onde podemos encontrar sua programação e as demais redes sociais: 

Facebook: https://www.facebook.com/theatrojosedealencar/
Instagram: https://www.instagram.com/tja.theatrojosedealencar/
Youtube:https://www.youtube.com/c/TheatroJos%C3%A9deAlencar/videos?view_as=subscriber



Nas redes sociais, podemos acompanhar as programações desse espaço mais cotidianamente. Com a pandemia, o espaço está disponibilizando várias atrações em vídeo que podem ser encontradas na íntegra pelo site do youtube.


Indicação:

Minha indicação é a versão digital do espetáculo O groleto do grupo Pavilhão da Magnólia que pode ser encontrada no link:https://www.youtube.com/watch?v=dEPZ7v0cUa4

 

ATIVIDADE

Essa pesquisa sobre o Theatro José de Alencar serviu como exemplo do trabalho de casa. Vocês irão escolher um dos espaços culturais abaixo e fazer uma apresentação desse lugar baseado no modelo que passei.

Observações: É importante que você coloque as imagens do espaço. Não precisa focar demais na história do lugar e, sim, no que ele tem para oferecer. Dê uma indicação de alguma atração que está ocorrendo nesse espaço, pode ser espetáculos online, rodas de conversa, exposição online, oficinas e cursos. O trabalho pode ser feito em dupla.

Lista:

·         Teatro São José

·         Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno

·         Teatro Sesc Emiliano Queiroz

·         Teatro Carlos Câmara

·         Cineteatro São Luiz

·         Centro Cultural Banco do Nordeste

·         Centro Cultural Dragão do Mar

·         Escola Porto Iracema das Artes

·         Vila das Artes

·         Casa da Esquina

·         Casa Absurda

·         Teatro Acontece

(Atividade para Projeto de Vida e Formação Cidadã. Assunto: A importância do patrimônio cultural para a sociedade.)

 

Formação Cidadã

Veja ao vídeo: Política Cultural - Instituições, espaços e centros culturais.

Link:https://www.youtube.com/watch?v=YwwelrtsGK8

Estudo Orientado

Diante de qualquer projeto, é preciso começar e terminá-lo dando seu melhor.

Assistaao vídeo: COMO TER MAIS FOCO | A TÉCNICA POMODORO | RESUMO ANIMADO.

Link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=hfxfJ7Qa4sg&feature=emb_logo

Projeto de Vida

Você já refletiu sobre a importância do acesso à cultura?

Se ainda não, veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=n42ntmQuvaE



















Nenhum comentário:

Postar um comentário