Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

8ºANO: PORTUGUÊS, MINGLÊS, ARTES, ED FÍSICA (23 A 27/11)

 PORTUGUÊS: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS


INGLÊS: RELATIVE PRONOUNS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ARTES


PORTUGUÊS

· Interpretação Textual: Estudo dos textos: “Descobrimento” e “Estranha fruta”.

Atividade: página 159 do livro didático.

(Texto “Descobrimento” usado nas disciplinas de Projeto de Vida, Formação Cidadã e Eletiva 8/9.          

Assunto: Desigualdade social entre o homem urbano e o trabalhador sofrido do Norte

Origem dos nomes dos estados da região norte: Pará e Amazonas.)

 

· Gramática: Continuação do estudo das orações subordinadas adverbiais. Leia mais em: <https://www.todamateria.com.br/oracoes-subordinadas-adverbiais/.>.

___________________________________________________________________________________

As orações subordinadas adverbiais são aquelas que possuem a função do advérbio, funcionando como adjunto adverbial na frase.

As orações subordinadas adverbiais são iniciadas com uma conjunção subordinativa (ou locução), isto é, aquelas que ligam as frases (principal e a subordinada). Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

6. Oração subordinada adverbial consecutiva

As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem consequência. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: de modo que, de sorte que, sem que, de forma que, de jeito que, etc. Exemplo: Nunca abandonou seus sonhos, de sorte que acabou concretizando-os.

7. Oração subordinada adverbial final

As orações subordinadas adverbiais finais exprimem finalidade. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: a fim de que, para que, que, porque, etc. Exemplo: Estamos aqui para trabalhar.

8. Oração subordinada adverbial conformativa

As orações subordinadas adverbiais conformativas exprimem conformidade. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: conforme, segundo, como, consoante, de acordo, etc. Exemplo: Faremos o bolo conforme as dicas da Maria Elisa.

9. Oração subordinada adverbial proporcional

As orações subordinadas adverbiais proporcionais exprimem proporção. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: à proporção que, à medida que, ao passo que, tanto mais, tanto menos, quanto mais, quanto menos, etc. Exemplo: À medida que o tempo passa, estamos mais distantes.

___________________________________________________________________________________

Atividade

 

1. Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo:

 

A)    Se eu tivesse dinheiro, compraria hoje um carro___________________________________________.

B)     Fizemos a consulta, conforme a solicitação dos auditores. ___________________________________.

C)    Enquanto a mídia entrevistava o especialista, os telespectadores assistiam impávidos. ______________.

D)    O especialista não concordará com sua opinião, por mais que você insista. _______________________.

 

2. As orações subordinadas adverbiais, exercem função de adjunto adverbial. Analise os períodos abaixo identificando a circunstância de cada um. Em seguida assinale a opção CORRETA:

I.  Só fui ter consciência disso, quando mais tarde percebi que poderia perder outrofilho.

II.  A reação da mãe foi tamanha que procurou recuperar o tempo perdido.

 

As orações em destaque sãorespectivamente:

A)   Subordinada adverbial temporal econformativa.

B)   Subordinada adverbial causal econcessiva.

C)   Subordinada adverbial temporal econsecutiva.

D)   Subordinada adverbial causal eproporcional

 

3. Em: “Ele planejou tudo segundo combinamos”, a segunda oração é uma subordinada adverbial:


A)   final

B)   concessiva

C)   condicional

D)   conformativa

E)    temporal


 

·         Produção Textual

 Continuação do estudo do gênero textual – Resenha: passo a passo para fazer uma resenha.

___________________________________________________________________________________

Para produzir uma boa resenha, é muito importante:

  • Ler com muita calma e atenção o texto que será resenhado. De preferência, faça duas ou três leituras prévias.
  • Fazer anotações no texto original durante os processos de leitura.
  • Resumir de modo claro, objetivo e conciso todas as informações importantes do texto. Dos resumos, costumam-se excluir exemplos ou repetições de conceitos.
  • Construir apontamentos segundo o tipo de resenha que será produzida – descritiva ou opinativa – e acrescentar tais apontamentos junto aos resumos já produzidos.
  • Revisar o texto final da resenha, verificando se, de fato, todas as informações importantes foram resumidas, e se os apontamentos feitos estão de acordo com as suas expectativas.
___________________________________________________________________________________

Atividade

 

A partir dos conhecimentos adquiridos com a leitura do material disponibilizado e sua pesquisa, escolha um filme ou um livro de sua preferência, e produza uma resenha sobre ele.

 

 

INGLÊS

 

Ø  Relative Pronouns: who, whose, that, which

Usamos Relative Pronouns para unir elementos em uma frase e para evitar repetição. Note que os pronomes relativos se referem a um elemento anterior.

·         WHO se refere a pessoas

She is the girl who lives next door. (Ela é a garota que mora ao lado.)

O pronome who está se referindo à the girl.

 

·         WHOSE indica posse e se refere tanto a pessoas quanto a coisas.

This is the woman whose friend I talked about. (Essa é a mulher cujo amigo eu falei.)

O pronome whose está se referindo à the woman.

 

·         THAT se refere a coisa ou pessoas.

Unfortunately, violence angainst womem is a phenomenon that occurs everywhere. (Infelizmente, violência contra mulheres é um fenômeno que ocorre em todo lugar.)

O pronome that está se referindo à phenomenon.

 

·         WHICH se refere a coisas

Marie Curie was the first woman to win a Nobel Prize, which is considered one of the most prestigious awards. (Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel, que é considerado um dos prêmios com mais prestigio.)

O pronome which está se referindo à Nobel Prize.

 

Atividade (referente ao texto “A Friend’s Prayer” da página 148.)

1. Antes de ler o texto a seguir, observe o título, a estrutura e a fonte. Em seguida, escolha a opção correta que completa cada frase abaixo.

A) The text is

(    ) a letter.               (    ) a poem.

B) The central theme of the text is

(    ) friendship.           (     ) religion.

C) The author of the text is

(     ) Jill Wolf.            (     ) Wendy Hinson.

 

2. Retire do texto fragmentos em inglês que correspondem as frases abaixo.

A) Que minhas amizades sejam sempre a coisa mais importante para mim.

B) Eu quero fazer muito mais do que compartilhar esperanças e planos de amigos que se importam.

C) Eu tentarei tudo que um amigo pode fazer para fazer seus sonhos secretos se tornarem realidade.

D) E não julgar de longe, mas amar meus amigos do jeito que eles são.

 

3. Escolha as alternativas abaixo sobre o poema. Mais de uma opção está correta.

A) Contém rimas (ex: “be”, “me”, “share”, “care” etc.)

B) Contém linguagem do dia-a-dia.

C) Contém repetição.

D) Contém formas contraídas.

E) O tom do poema é formal.

 

4. Na frase “The hopes and plans of friends who care”, o pronome WHO refere-se à

A) “The hopes and plans”              B) “friends”

 

Leia os fragmentos abaixo, foque nas palavras em destaque e faça o exercício 5.

I. “The man who lives here is an engineer.”

II. “He is a writer whose work I admire.”

III. “Differences among people, which are result of gender inequalities, must come to an end.”

IV. “The girl that arrived is beautiful.”

 

5. Escolha o item correto que completa cada frase abaixo.

A) O pronome who refere-se à         (      ) The man.                     (     ) lives.

B) O pronome whose refere-se à      (      ) writer.                       (     ) work

C) O pronome which refere-se à   (      ) Differences among people.    (      ) result of gender inequalities.

D) O pronome that refere-se à      (     ) The girl.                      (      ) beautiful.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Obesidade

O que é Obesidade?

obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

 

Quais são as consequências da obesidade?

O paciente com obesidade pode apresentar problemas e complicações diversas. Quem é obeso pode apresentar diabetes, pressão alta, apneia do sono, aterosclerose, trombose, varizes, distúrbios no ciclo menstrual (nos pacientes do sexo feminino), além de problemas cardiovasculares diversos.

 

Quais são os tipos de obesidade?

Existem diferentes tipos de obesidade, sendo que a obesidade de grau I é considerada obesidade leve; a obesidade de grau II é a obesidade moderada e a obesidade de grau III, é a obesidade mórbida.

Outros tipos de obesidade incluem a primária, que acontece quando a causa é o consumo excessivo de calorias, e a secundária, quando o sobrepeso é causado por conta de alguma doença ou condição médica.

Os tipos de obesidade também se referem à forma onde o acúmulo de gordura se localiza dentro do corpo do indivíduo. Na obesidade homogênea, o paciente apresenta certa proporção entre a quantidade de gordura nos membros inferiores e nos membros superiores.

A obesidade androide se mostra como um acúmulo excessivo de gordura na parte abdominal e no tórax, mais comum em pacientes do sexo masculino. Já a obesidade ginecoide é mais comum para pacientes mulheres, e se mostra como um acúmulo maior de gordura nos quadris, coxas e pernas, ou seja, na parte inferior do corpo.

 

Quais são as causas da obesidade?

Além do consumo excessivo de calorias, a obesidade também pode ser causada por outros fatores, como doenças diversas. São condições como os desequilíbrios hormonais, que devem ser observados por um médico endocrinologista. A obesidade também pode ter causas psicológicas e emocionais, como as compulsões alimentares. Outra causa possível para a obesidade é o fator genético, que pode fazer com que o indivíduo tenha um metabolismo mais lento, com maior facilidade para ganhar peso, além é claro da inatividade física.

 

Tratamento da obesidade

A mudança do estilo de vida, que compreende reeducação alimentar e atividade física, é a base do tratamento clínico da obesidade. Sem ela, dificilmente se atingirá uma perda de peso necessária para melhorar a saúde e, muito menos, essa perda será duradoura.

 

Exercício

 

ENEM 2015

Obesidade causa doença

A obesidade tornou-se uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde, ligada à Organização das Nações Unidas. O problema vem atingindo um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, e entre as principais causas desse crescimento estão o modo de vida sedentário e a má alimentação. Segundo um médico especialista em cirurgia de redução de estômago, a taxa de mortalidade entre homens obesos de 25 a 40 anos é 12 vezes maior quando comparada à taxa de mortalidade entre indivíduos de peso normal. O excesso de peso e de gordura no corpo desencadeia e piora problemas de saúde que poderiam ser evitados. Em alguns casos, a boa notícia é que a perda de peso leva à cura, como no caso da asma, mas em outros, como o infarto, não há solução.

FERREIRA, T. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).

 

O texto apresenta uma reflexão sobre saúde e aponta o excesso de peso e de gordura corporal dos indivíduos como um problema, relacionando-o ao:

A) padrão estético, pois o modelo de beleza dominante na sociedade requer corpos magros.

B) equilíbrio psíquico da população, pois esse quadro interfere na autoestima das pessoas.

C) quadro clínico da população, pois a obesidade é um fator de risco para o surgimento de diversas doenças crônicas.

D) preconceito contra a pessoa obesa, pois ela sofre discriminação em diversos espaços sociais.

E) desempenho na realização das atividades cotidianas, pois a obesidade interfere na performance.

 

ARTES

 Conteúdo:O teatro de Ariano Suassuna


O escritor, dramaturgo e professor nascido na Paraíba Ariano Suassuna (1927 – 2014), debruçou-se durante toda sua vida a pesquisa da cultura popular brasileiro, sempre incorporando elementos da nossa tradição popular nordestina em seus escritos.

A adaptação cinematográfica de sua peça o Auto da Compadecidaé um grande sucesso até hoje. No entanto, Ariano escreveu várias peças como:O Santo e a Porca, Farsa da Boa Preguiça, As conchambranças de Quaderna,dentre outras. O seu romance A pedra do reino também foi adaptado para as telas, e as suas peças teatrais são montadas por todo o Brasil até hoje.


Peças de Teatro

Veja abaixo uma aula dele sobre a cultura popular brasileira.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ew5XpfZMwnQ&feature=emb_title

 

ATIVIDADE

 

Ariano sempre buscou inspiração de nossa cultura popular em todos seus trabalhos. Agora é sua vez de fazer o mesmo, escolha uma xilogravura do J.Borges, que é considerado um dos maiores mestre da xilogravura aqui no Brasil e crie uma história para ela.

Você vai enviar a imagem da xilogravura escolhida e a história para o e-mail: lucas.feitosa@educacao.fortaleza.ce.gov.br

(Mínimo: 10 linhas;máximo: 15)






Nenhum comentário:

Postar um comentário