Ciências – 6o ANO
Conteúdo: Níveis de organização&
Ser humano
Livro:Projeto Inspire
Ciências-6º ano. Pág. 28-30
Atividade. Pág.31– Questões 1, 2,3 e 4.
Período-09/11 a 13/11.
Níveis de
organização
A origem da palavra organismo tem relação com o
termo grego organon, que significa“aquilo que funciona por si só”. Seres
unicelulares são considerados organismos porque,mesmo formados por uma única
célula, eles “funcionam” sozinhos, isto é, são capazes desuprir as próprias
necessidades e de se reproduzir sem depender de outras células.
Já na maioria dos seres pluricelulares, as células
que formam um indivíduo cumpremfunções específicas, e cada célula depende de
outras para suprir suas necessidades. Célulasque atuam de maneira integrada se
unem em tecidos, e dois ou mais tecidos que trabalhamem conjunto formam
um órgão.
Quando dois ou mais órgãos trabalham juntos para
cumprir determinadas funções,
dizemos
que constituem um sistema.
A junção dos diversos sistemas forma o organismo.
O ser humano
Além das características comuns a todos os seres
vivos, cada espécie possui um conjunto de atributos que a diferencia das
demais. No caso dos humanos, algumas das principais características são:
•
Possuir cérebro
volumoso e altamente desenvolvido.
•
Ter habilidade
manual refinada.
•
Dominar linguagem
falada bastante elaborada.
•
Viver em uma
organização social complexa.
Nenhuma dessas características é exclusiva do ser
humano, como veremos nos exemplos seguintes. No entanto, elas são mais desenvolvidas
na nossa espécie do que em qualquer outra.
Alguns primatas conseguem manipular objetos com
habilidade. A coordenação do movimento dos dedos, porém, é mais refinada nos
seres humanos.
A capacidade de se organizar em sociedade e se
comunicar também está presente em outras espécies. As orcas, por exemplo, vivem
em grupos e são capazes de se dirigir a um indivíduo específico do grupo usando
um “nome”próprio e usam a comunicação para organizar as caçadas.
O fato de nosso cérebro ser altamente sofisticado nos confere uma inteligência
avançada. Essa característica nos permite aprender, refletir sobre problemas,
imaginar situações, criar conceitos abstratos, desenvolver tecnologias, expressar emoções, entre
tantas outras possibilidades. É também devido à inteligência que as pessoas têm
uma grande capacidade compreender e modificar o ambiente.
Essa grande capacidade de modificar o ambiente é
umacaracterística que merece atenção especial. Nas últimas décadas,pesquisas
comprovaram que diversas atividades humanas causamimpactos negativos na
natureza, prejudicando inúmeras espécies.
Algumas dessas atividades são: o uso intenso de combustíveisfósseis, o desmatamento, a extração
irresponsável de recursosnaturais e o descarte inadequado de resíduos.
A compreensão sobre os impactos que podemoscausar à
natureza produziu e vem produzindo muitasmudanças na sociedade. Nos últimos
anos, vem aumentandoa demanda por tecnologias que agridam menos oambiente e por
leis que regulamentem melhor a exploraçãode recursos naturais e o descarte de
resíduos,por exemplo.
ATIVIDADE
1.
Uma bactéria
unicelular é um organismo. Uma célula da pele humana também é?
Explique.
2.
No caderno,
escreva que nível de organização é formado por:
a)
Dois ou mais
tecidos que atuam em conjunto.
b)
Um conjunto de
células parecidas.
c)
Dois ou mais
sistemas.
d)
Órgãos que atuam
em conjunto.
3.
Cite e explique
algumas características que diferenciam o ser humano dos demais
seres
vivos. Essas características são exclusivas da nossa espécie?
4.
Cite exemplos de
impactos negativos que o ser humano provoca na natureza. Você
presencia alguma dessas ações no seu cotidiano?
Descreva.
6º ANO - Matemática
Período -09/11 a 13/11
Olimpíada Brasileira de
Astronomia e Astronáutica (OBA)
Conteúdo: Questões da OBA-2016
01.A sonda espacial “Novos
Horizontes” da NASA, depois de quase dez anos de viagem interplanetária, foi a
primeira espaçonave a sobrevoar Plutão,
em 14 de julho de 2015 e a fotografar
suas luas Caronte, Nix, Hydra, Cérbero e Estive.
Coloque um X debaixo da foto de Plutão e Y debaixo da foto de Caronte.
( ) ( ) ( ) ( ) ( )
02. O portal “Monitoramento de queimadas e incêndios por satélite em tempo quase-real”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), faz o monitoramento de focos de queimadas e de incêndios florestais detectados por imagens de satélites de todo o território nacional, incluindo as regiões do Cerrado e da Amazônia. Os dados são atualizados a cada três horas. Os dados gerados são distribuídos para o público em geral por meio da internet: http://www.inpe.br/queimadas/. O combate às queimadas é de responsabilidade de outros órgãos governamentais, para os quais o INPE disponibiliza seus dados.
Escreva falso (F) ou verdadeiro (V) na frente das afirmações abaixo.
( ) O uso de imagens de satélites é conveniente para monitorar grandes biomas como o
Cerrado e a Amazônia, que possuem grandes extensões territoriais.
( ) Os focos de queimadas são identificados a partir de imagens obtidas por satélites.
( ) As informações disponibilizadas no portal do INPE são atualizadas 8 vezes por dia.
( ) Os satélites contribuem para o controle das queimadas.
( ) O combate às queimadas é de responsabilidade do INPE.
03.Ao lado tem uma sequência de fotos de um eclipse solar quase total, também chamado de eclipse anular.
Coloque um X na única afirmação correta.
( ) A Lua está passando na sombra da Terra.
( ) A Lua está passando na frente do Sol.
( ) A sombra da Terra está passando sobre o Sol.
( ) Um buraco negro está passando na frente do Sol.
( ) A Terra está passando na frente do Sol.
04. O planeta Terra é o mais bem estudado de Todos. Ao lado tem o tradicional modelo dele montado num suporte.
Escreva sobre a Figura ao lado onde está o Polo Geográfico Norte (PGN) e o Polo Geográfico Sul (PGS) e faça uma seta “→” indicando onde eles.
Desenhe sobre a Figura ao lado: o eixo de rotação da Terra (faça uma reta Contínua) e o Equador terrestre (faça uma reta pontilhada)
05.Sobre o globo terrestre mostrado na Questão 4 tem duas Linhas paralelas ao Equador terrestre, sobre as quais está escrito “Trópico de Câncer” numa e “Trópico de Capricórnio” na outra.
A respeito destas “linhas” escreva CERTO ou ERRADO nas afirmações abaixo.
. . . . . . . . O Trópico de Capricórnio fica no Hemisfério Sul.
. . . . . . . . O Trópico de Câncer é a máxima latitude ao norte em que o Sol fica a pino.
. . . . . . . . Entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio o Sol pode passar “a pino”.
. . . . . . . . Fora da região “intertropical” o Sol nunca é visto
terminei
ResponderExcluirTerminei
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