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quarta-feira, 11 de novembro de 2020

6ºANO: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

CIÊNCIAS

MATEMÁTICA


Ciências – 6o ANO

 

 Conteúdo: Níveis de organização& Ser humano

 

 

 Livro:Projeto Inspire Ciências-6º ano. Pág. 28-30

   Atividade. Pág.31– Questões 1, 2,3 e 4.

 

Período-09/11 a 13/11.

Níveis de organização

A origem da palavra organismo tem relação com o termo grego organon, que significa“aquilo que funciona por si só”. Seres unicelulares são considerados organismos porque,mesmo formados por uma única célula, eles “funcionam” sozinhos, isto é, são capazes desuprir as próprias necessidades e de se reproduzir sem depender de outras células.

Já na maioria dos seres pluricelulares, as células que formam um indivíduo cumpremfunções específicas, e cada célula depende de outras para suprir suas necessidades. Célulasque atuam de maneira integrada se unem em tecidos, e dois ou mais tecidos que trabalhamem conjunto formam um órgão.

Quando dois ou mais órgãos trabalham juntos para cumprir determinadas funções,

dizemos que constituem um sistema.

              A junção dos diversos sistemas forma o organismo.








O ser humano

Além das características comuns a todos os seres vivos, cada espécie possui um conjunto de atributos que a diferencia das demais. No caso dos humanos, algumas das principais características são:

Possuir cérebro volumoso e altamente desenvolvido.

Ter habilidade manual refinada.

Dominar linguagem falada bastante elaborada.

Viver em uma organização social complexa.

Nenhuma dessas características é exclusiva do ser humano, como veremos nos exemplos seguintes. No entanto, elas são mais desenvolvidas na nossa espécie do que em qualquer outra.

Alguns primatas conseguem manipular objetos com habilidade. A coordenação do movimento dos dedos, porém, é mais refinada nos seres humanos.

A capacidade de se organizar em sociedade e se comunicar também está presente em outras espécies. As orcas, por exemplo, vivem em grupos e são capazes de se dirigir a um indivíduo específico do grupo usando um “nome”próprio e usam a comunicação para organizar as caçadas.

O fato de nosso cérebro ser altamente  sofisticado nos confere uma inteligência avançada. Essa característica nos permite aprender, refletir sobre problemas, imaginar situações, criar conceitos abstratos, desenvolver tecnologias, expressar emoções, entre tantas outras possibilidades. É também devido à inteligência que as pessoas têm uma grande capacidade compreender e modificar o ambiente.

Essa grande capacidade de modificar o ambiente é umacaracterística que merece atenção especial. Nas últimas décadas,pesquisas comprovaram que diversas atividades humanas causamimpactos negativos na natureza, prejudicando inúmeras espécies.

Algumas dessas atividades são: o uso intenso de combustíveisfósseis, o desmatamento, a extração irresponsável de recursosnaturais e o descarte inadequado de resíduos.

A compreensão sobre os impactos que podemoscausar à natureza produziu e vem produzindo muitasmudanças na sociedade. Nos últimos anos, vem aumentandoa demanda por tecnologias que agridam menos oambiente e por leis que regulamentem melhor a exploraçãode recursos naturais e o descarte de resíduos,por exemplo.

 

ATIVIDADE

1. Uma bactéria unicelular é um organismo. Uma célula da pele humana também é?

Explique.

2. No caderno, escreva que nível de organização é formado por:

a) Dois ou mais tecidos que atuam em conjunto.

b) Um conjunto de células parecidas.

c) Dois ou mais sistemas.

d) Órgãos que atuam em conjunto.

3. Cite e explique algumas características que diferenciam o ser humano dos demais

seres vivos. Essas características são exclusivas da nossa espécie?

4. Cite exemplos de impactos negativos que o ser humano provoca na natureza. Você

presencia alguma dessas ações no seu cotidiano? Descreva.


6º ANO -  Matemática

 

Período -09/11 a 13/11

 Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

 

Conteúdo: Questões da OBA-2016

 

01.A sonda espacial “Novos Horizontes” da NASA, depois de quase dez anos de viagem interplanetária, foi a primeira espaçonave  a sobrevoar Plutão, em 14 de julho de 2015  e a fotografar suas luas Caronte, Nix, Hydra, Cérbero e Estive.

Coloque um X debaixo da foto de Plutão e Y debaixo da foto de Caronte.



                             (    )              (     )                (     )                   (     )                        (     )

 

02. O portal “Monitoramento de queimadas e incêndios por satélite em tempo quase-real”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), faz o monitoramento de focos de queimadas e de incêndios florestais detectados por imagens de satélites de todo o território nacional, incluindo as regiões do Cerrado e da Amazônia. Os dados são atualizados a cada três horas. Os dados gerados são distribuídos para o público em geral por meio da internet: http://www.inpe.br/queimadas/. O combate às queimadas é de responsabilidade de outros órgãos governamentais, para os quais o INPE disponibiliza seus dados.

Escreva falso (F) ou verdadeiro (V) na frente das afirmações abaixo.

(   ) O uso de imagens de satélites é conveniente para monitorar grandes biomas como o

Cerrado e a Amazônia, que possuem grandes extensões territoriais.

(   ) Os focos de queimadas são identificados a partir de imagens obtidas por satélites.

(   ) As informações disponibilizadas no portal do INPE são atualizadas 8 vezes por dia.

(   ) Os satélites contribuem para o controle das queimadas.

(   ) O combate às queimadas é de responsabilidade do INPE.

 

03.Ao lado tem uma sequência de fotos de um eclipse solar quase total, também chamado de eclipse anular.

 


Coloque um X na única afirmação correta.

(   ) A Lua está passando na sombra da Terra.

(   ) A Lua está passando na frente do Sol.

(   ) A sombra da Terra está passando sobre o Sol.

(   ) Um buraco negro está passando na frente do Sol.

(   ) A Terra está passando na frente do Sol.

 

04. O planeta Terra é o mais bem estudado de Todos. Ao lado tem o tradicional modelo dele montado num suporte.

Escreva sobre a Figura ao lado onde está o Polo Geográfico Norte (PGN) e o Polo      Geográfico Sul (PGS) e faça uma seta “→” indicando onde eles.

Desenhe sobre a Figura ao lado: o eixo de rotação da Terra (faça uma reta Contínua) e o Equador terrestre (faça uma reta pontilhada)

 

05.Sobre o globo terrestre mostrado na Questão 4 tem duas Linhas paralelas ao Equador terrestre, sobre as quais está escrito “Trópico de Câncer” numa e “Trópico de Capricórnio” na outra.

 

 

A respeito destas “linhas” escreva CERTO ou ERRADO nas afirmações abaixo.

 

. . . . . . . . O Trópico de Capricórnio fica no Hemisfério Sul.

 

. . . . . . . . O Trópico de Câncer é a máxima latitude ao norte em que o Sol fica a pino.

 

. . . . . . . . Entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio o Sol pode passar “a pino”.

 

. . . . . . . . Fora da região “intertropical” o Sol nunca é visto


 









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