Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

7ºANO: PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES E ED FÍSICA (23 A 27/11)

 

PORTUGUÊS: ADJUNTO ADVERBIAL


INGLÊS: PAST CONTINUOUS

ED FÍSICA: CORRIDA COM OBSTÁCULOS


ARTES: O CIRCO


PORTUGUÊS

 

- Conteúdo: Adjunto adverbial

Termo representado por advérbios, locuções adverbiais ou adjetivos com valor adverbial, relaciona-se ao verbo ou a toda a oração para indicar, quanto ao significado, as mais variadas circunstâncias em que podem ocorrer as ações, os estados, os fatos:

 

       circunstância de tempo - responde à pergunta - quando?:

“Costa emprestou o dinheiro logo…”

            Quando emprestou dinheiro? logo, adjunto adverbial de tempo.

 

       circunstância de lugar - responde à pergunta - onde? - com suas variações, aonde, donde, para onde, por onde etc.:

“A marcha alegre se espalhou na avenida.”

Onde a marcha alegre se espalhou? na avenida. adjunto adverbial de lugar.

 

       circunstância de modo - responde à pergunta - como?:

“O dia acabou alegremente.”

Como acabou o dia? alegremente. adjunto adverbial de modo.

 

       circunstância de intensidade- responde à pergunta - quanto?:

“Almoçou pouco.

Quanto almoçou? pouco. adjunto adverbial de intensidade.

 

       circunstância de causa - responde à pergunta - por quê?:

Eu tremia de medo.

Por que eu tremia? de medo. adjunto adverbial de causa.

 

       circunstância de companhia -  responde à pergunta - com quem?:

            Venha jantar comigo.

            Com quem virá jantar? comigo. adjunto adverbial de companhia.

 

       circunstância de instrumento - responde à pergunta - com quê?:

Com a máquina conseguiu fazer todo o trabalho.

Com que conseguiu fazer todo o trabalho? com a máquina, adjunto adverbial de instrumento.

 

       circunstância de dúvida - caracteriza o adjunto adverbial de dúvida

Talvez ele chegue mais cedo.

 

       circunstância de finalidade - responde às perguntas - para quê? - ou - para quem?:

Vivia para o trabalho.

Para que vivia? para o trabalho. adjunto adverbial de finalidade.

 

 

       circunstância de meio - indica o meio utilizado para desenvolver a ação, caracterizando o adjunto adverbial de meio.

Viajou de avião devido à rapidez.

Com sua meiguice alcançava todos os seus objetivos.

 

       circunstância de assunto - caracteriza o adjunto adverbial de assunto:

Falávamos sobre a amizade.

 

       circunstância de negação - caracteriza o adjunto adverbial de negação:

Não permitirei a sua dispensa.

 

       circunstância de origem - caracteriza o adjunto adverbial de origem:

Descendia de nobres.

 

       circunstância de afirmação - caracteriza o adjunto adverbial de afirmação:

Sairia sim, naquela manhã.

 

Exercício

 

1. Reconheça o adjunto adverbial:

A)    A menina correu para a porta dos fundos.

B)    Subiu a escada com cuidado.

C)    O coração bateu muito.

D)    Chorou de raiva.

E)     Ela ficou aqui.

F)     Fomos para o shopping.

G)    Ele falou alto e triste.

H)    Fui ao parque duas vezes.

I)       Helena me recebeu com alegria.

J)       Saiu correndo de repente.

 

 

- Produção Textual: Entrevista.

 

Atividade:Assista ao vídeo "Gênero Textual Entrevista” e responda as questões abaixo.

Link do vídeo:https://youtu.be/gzsfLyJfe8A

 

1. O que é o gênero entrevista?

2. Quais são as características desse gênero?

3. Como se estrutura a entrevista?

4. Dê exemplos de tipos de entrevistas.

 

(Formação Cidadã e Protagonismo: Texto reflexivo. Assunto:Combate à pandemia da Covid-19.)

 

INGLÊS

 

TEXT: I’M GOOD WHEN

Surprise everyone with my my affection;

Iam proud of my family;

I use the magic word “I’ms orry”;

I play with respect;

I listen and putin to practice the lessons of the elders;

I am proud of daily achievement.

Katia Teixeira

 

PAST CONTINUOUS

O passado contínuo descreve uma ação que estava ocorrendo em um certo período no passado. Ele é formado pelo passado do Verbo To Be (was/were) + o gerúndio ( ING) do verbo principal:

FORMAS AFIRMATIVA, INTERROGATIVA E NEGATIVA:

I was working

Was I working?

I wasn’t working

You were working

Were you working?

You weren’t working

He was working

Was he working?

He was not working

She was working

Was she working?

She wasn’t working

It was working

Was It working

It was not working

We were working

Were we working?

We weren’t working

You were working

Were you working?

You were not working

They were working

Were they working?

They weren’t working

Exemplos:

Fred was talking with his girlfriend.

I: Was Fred talking with his girlfriend?

N: Fred wasn’t talking his girlfriend.

 

They were screaming last night.

I: Were they screaming last night?

N: They weren’t screaming last night.

 

It was raining this morning.

I: Was it raining this morning?

N: It wasn’training this morning.

 

We were going to the beach when our car broke down

I: Were we going to the beach when our car broke down?

N: We weren’t going to the beach when our car broke down.

 

HOMEWORK

1.      Translate the text: (Traduza o texto):

TEXT: I’M GOOD WHEN

Surprise everyone with my my affection;

Iam proud of my family;

I use the magic word “I’m sorry”;

I play withrespect;

I listen and putin to practice the lessons of the elders;

I am proud of daily achievement.

 

2.      Write sentences in interrogative and negative forms: (Escreva as frases nas formas interrogativa e negativa):

A)     I was reading a very pleasant book last night.

I:________________________________

N:________________________________

B) My father and my little brother were playing soccer yesterday.

I:________________________________________

N:________________________________________

 

3.      Complete the sentences putting the verb in the parentheses in the past continuous:

A)    He_____________TV when we his mother arrived. (towatch)

B)    Mymother ______________lunch with her friends lastweek. (tohave)

C)    They____________________hard in their College project. (towork)

D)    We_______________when the alarm clock rang. (tosleep)

 

4.      Write the words in the corrector derto make sentences:

A)    month- my- not- studying- sister- last-was

B)    last-vacation- am- I-not- traveling

(Projeto de vida: Texto reflexivo: Sou Bom Quando.)

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Atletismo

 

Corrida com obstáculos

 

Prova de 3000 metros.

As corridas com obstáculos são provas de atletismo que fazem parte do programa olímpico e consistem em corridas que têm no percurso barreiras que os atletas têm que saltar. As provas com obstáculos surgiram na Grécia.

3000 metros com obstáculos, sendo essa prova olímpica masculina e feminina. Cada volta na pista terá 4 obstáculos e 1 fosso de água. No total, o atleta terá que saltar 28 vezes sobre os obstáculos e 7 vezes sobre o fosso de água na prova de 3000 metros.

Obstáculos

Os obstáculos possuem 91,4 cm para provas masculinas e 76,2 para provas femininas. A largura mínima dos obstáculos é de 3,94m. O obstáculo do fosso deve ter 3,66m de largura e deve ser fixado ao solo. As barras dos obstáculos terão que ser pintadas com faixas em branco e preto, ou em outras cores fortemente contrastantes. Os obstáculos deverão pesar entre 80 kg e 100 kg.

O atleta não poderá passar por baixo dos obstáculos, ou passar pelo lado. Se isso ocorrer, ele será desclassificado da prova.

O fosso tem 3,6 x 3,6 m de superfície e fundo inclinado, com profundidade máxima de 76 cm, que vai diminuindo gradualmente até atingir o nível da pista. Para passar pela piscina, os corredores costumam se apoiar na barreira para tomar impulso, pulando o obstáculo.

 

Exercício

 

1. Em competições oficiais adultas, são realizadas por homens e mulheres, respectivamente. As provas de campo são compostas pelo arremesso, lançamentos e saltos. Os jogos de perseguição podem ser usados como iniciação lúdica às corridas de velocidade. Os 100 m, 200 m, 400 m e 800 m rasos e os revezamentos 4x100 m e 4x400 m são exemplos de corridas totalmente raiadas. Com relação ao desenvolvimento da corrida com obstáculos, qual alternativa representa uma resposta correta:

A) cada volta contém 4 obstáculos secos e 1 molhado (fosso)

B) cada volta contém 6 obstáculos secos e 1 molhado (fosso)

C) cada volta contém 5 obstáculos secos e 1 molhado (fosso)

D) cada volta contém 3 obstáculos secos e 1 molhado (fosso)

E) cada volta contém 7 obstáculos secos e 1 molhado (fosso)

 

 

ARTES

Conteúdo: O Circo.



Você já foi alguma vez ao circo? Gostou dessa experiência?

Desde os tempos mais remotos, existem artistas que viajam o mundo apresentando seus números, cantando, dançando, etc. O circo nos remete um pouco esta experiência, no qual artistas que vem de lugares longínquos nos encantam e surpreendem, para depois partirem e levarem sua arte para mais pessoas.

Atualmente está acontecendo o 7º Festival Internacional de Circo do Ceará que devido a pandemia teve sua programação exibida a maior parte online. Confira o site e o Instagram com a programação completa: https://www.festivaldecircoceara.com/

Acesse as atrações exibidas online: https://www.youtube.com/channel/UCXXwOW3wEk8X3ytyYAi_F0A

 

ATIVIDADE

Assista ao documentário "Uma Pirueta Pela História do Circo", uma produção da TV Justiça que traz depoimentos de vários profissionais brasileiros de circo, contando suas experiências e inspirações como também a importância da existência do circo.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=k_pn250GBRA&list=FLV7Xm_luV8T6ZTNR71BMBbg&index=9

A imaginação é aquilo que acontece dentro da nossa cabeça quando temos uma ideia, quando escutamos uma história ou quando lemos um livro e imaginamos aquelas cenas das páginas. A imaginação funciona como um projetor dentro da sua cabeça, ele tenta tornar nítido em imagens aquilo que você pensa. Quando você imagina sobre Circo,o que vem em sua mente? Faça um desenho sobre isso, não tente imitar outros, pois a imaginação é sua e de mais ninguém.

Envie o desenho para o e-mail: lucas.feitosa@educacao.fortaleza.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário