PORTUGUÊS
- Conteúdo: Adjunto
adverbial
Termo representado por advérbios, locuções adverbiais ou adjetivos com valor adverbial, relaciona-se ao verbo ou a toda a oração para indicar, quanto ao significado, as mais variadas circunstâncias em que podem ocorrer as ações, os estados, os fatos:
●
circunstância de
tempo - responde à pergunta - quando?:
“Costa emprestou o dinheiro logo…”
Quando emprestou dinheiro? logo, adjunto adverbial de tempo.
●
circunstância de
lugar - responde à pergunta - onde? -
com suas variações, aonde, donde, para onde, por onde etc.:
“A marcha alegre se espalhou na avenida.”
Onde a
marcha alegre se espalhou? na avenida. adjunto adverbial de lugar.
●
circunstância de
modo - responde à pergunta - como?:
“O dia acabou alegremente.”
Como
acabou o dia? alegremente. adjunto
adverbial de modo.
●
circunstância de
intensidade- responde à pergunta - quanto?:
“Almoçou pouco.
Quanto almoçou?
pouco. adjunto adverbial de
intensidade.
●
circunstância de
causa - responde à pergunta - por
quê?:
Eu tremia de medo.
Por que
eu tremia? de medo. adjunto
adverbial de causa.
●
circunstância de
companhia - responde à pergunta - com quem?:
Venha jantar comigo.
Com quem
virá jantar? comigo. adjunto
adverbial de companhia.
●
circunstância de
instrumento - responde à pergunta - com
quê?:
Com a máquina conseguiu fazer todo o
trabalho.
Com que conseguiu
fazer todo o trabalho? com a máquina, adjunto adverbial de instrumento.
●
circunstância de
dúvida - caracteriza o adjunto
adverbial de dúvida
Talvez ele chegue mais cedo.
●
circunstância de
finalidade - responde às perguntas - para
quê? - ou - para quem?:
Vivia para o trabalho.
Para que
vivia? para o trabalho. adjunto
adverbial de finalidade.
●
circunstância de
meio - indica o meio utilizado para desenvolver a ação, caracterizando o adjunto adverbial de meio.
Viajou de avião devido à rapidez.
Com sua meiguice alcançava todos os
seus objetivos.
●
circunstância de
assunto - caracteriza o adjunto
adverbial de assunto:
Falávamos sobre a amizade.
●
circunstância de
negação - caracteriza o adjunto
adverbial de negação:
Não permitirei a sua dispensa.
●
circunstância de
origem - caracteriza o adjunto
adverbial de origem:
Descendia de nobres.
●
circunstância de
afirmação - caracteriza o adjunto
adverbial de afirmação:
Sairia sim, naquela manhã.
Exercício
1. Reconheça o adjunto adverbial:
A)
A menina correu
para a porta dos fundos.
B)
Subiu a escada
com cuidado.
C) O coração bateu muito.
D) Chorou de raiva.
E) Ela ficou aqui.
F) Fomos para o shopping.
G) Ele falou alto e triste.
H) Fui ao parque duas vezes.
I) Helena me recebeu com alegria.
J) Saiu correndo de repente.
- Produção Textual: Entrevista.
Atividade:Assista ao
vídeo "Gênero Textual Entrevista” e responda as questões abaixo.
Link do vídeo:https://youtu.be/gzsfLyJfe8A
1. O que é o gênero entrevista?
2. Quais são as características desse gênero?
3. Como se estrutura a entrevista?
4. Dê exemplos de tipos de entrevistas.
(Formação Cidadã e Protagonismo: Texto reflexivo.
Assunto:Combate à pandemia da Covid-19.)
INGLÊS
TEXT: I’M GOOD WHEN
Surprise everyone with my my affection;
Iam proud of my family;
I use the magic word “I’ms orry”;
I play with respect;
I listen and putin to practice the lessons
of the elders;
I am proud of daily achievement.
Katia Teixeira
PAST CONTINUOUS
O passado contínuo descreve
uma ação que estava ocorrendo em um certo período no passado. Ele é formado
pelo passado do Verbo To Be (was/were) + o gerúndio ( ING) do verbo principal:
FORMAS AFIRMATIVA,
INTERROGATIVA E NEGATIVA:
I was working |
Was I working? |
I wasn’t working |
You were working |
Were you working? |
You weren’t working |
He was working |
Was he working? |
He was not working |
She was working |
Was she working? |
She wasn’t working |
It was working |
Was It working |
It was not working |
We were working |
Were we working? |
We weren’t working |
You were working |
Were you working? |
You were not working |
They were working |
Were they working? |
They weren’t working |
Exemplos:
Fred was talking with his girlfriend.
I: Was Fred talking with his girlfriend?
N: Fred wasn’t talking his girlfriend.
They were screaming last night.
I: Were they screaming last night?
N: They weren’t screaming last night.
It was raining this morning.
I: Was it raining this morning?
N: It wasn’training this morning.
We were going to the beach when our car broke down
I: Were we going to the beach when our
car broke down?
N: We weren’t going to the beach when our
car broke down.
HOMEWORK
1.
Translate
the text: (Traduza o texto):
TEXT: I’M GOOD WHEN
Surprise everyone with my my affection;
Iam proud of my family;
I use the magic word “I’m sorry”;
I play withrespect;
I listen and putin to practice the lessons of
the elders;
I am proud of daily achievement.
2.
Write
sentences in interrogative and negative forms: (Escreva as frases nas formas
interrogativa e negativa):
A)
I was reading a very pleasant book last night.
I:________________________________
N:________________________________
B) My father and my little
brother were playing soccer yesterday.
I:________________________________________
N:________________________________________
3.
Complete the sentences putting the verb in
the parentheses in the past continuous:
A)
He_____________TV when we his mother arrived.
(towatch)
B)
Mymother
______________lunch with her friends lastweek. (tohave)
C)
They____________________hard
in their College project. (towork)
D)
We_______________when
the alarm clock rang. (tosleep)
4.
Write the words in the corrector derto make
sentences:
A)
month- my- not- studying- sister- last-was
B)
last-vacation-
am- I-not- traveling
(Projeto de vida: Texto reflexivo: Sou Bom Quando.)
EDUCAÇÃO FÍSICA
Atletismo
Corrida com obstáculos
Prova de 3000 metros.
As corridas com obstáculos são provas de atletismo que fazem parte do
programa olímpico e consistem em corridas que têm no percurso barreiras que os atletas têm que saltar. As provas com
obstáculos surgiram na Grécia.
3000 metros com obstáculos, sendo essa prova olímpica masculina e feminina. Cada volta na pista terá 4 obstáculos e 1 fosso de água. No total, o atleta terá que saltar 28 vezes sobre os obstáculos e 7 vezes sobre o fosso de água na prova de 3000 metros.
Obstáculos
Os obstáculos possuem 91,4 cm para provas masculinas e 76,2 para provas femininas. A largura mínima dos obstáculos é de 3,94m. O obstáculo do fosso deve ter 3,66m de largura e deve ser fixado ao solo. As barras dos obstáculos terão que ser pintadas com faixas em branco e preto, ou em outras cores fortemente contrastantes. Os obstáculos deverão pesar entre 80 kg e 100 kg.
O atleta não poderá passar por baixo dos obstáculos, ou passar pelo lado. Se isso ocorrer, ele será desclassificado da prova.
O fosso tem 3,6 x 3,6 m de superfície e fundo inclinado, com profundidade máxima de 76 cm, que vai diminuindo gradualmente até atingir o nível da pista. Para passar pela piscina, os corredores costumam se apoiar na barreira para tomar impulso, pulando o obstáculo.
Exercício
1. Em competições oficiais adultas, são realizadas por homens e
mulheres, respectivamente. As provas de campo são compostas pelo arremesso,
lançamentos e saltos. Os jogos de perseguição podem ser usados como iniciação
lúdica às corridas de velocidade. Os 100 m, 200 m, 400 m e 800 m rasos e os
revezamentos 4x100 m e 4x400 m são exemplos de corridas totalmente raiadas. Com
relação ao desenvolvimento da corrida com obstáculos, qual alternativa
representa uma resposta correta:
A) cada volta contém 4 obstáculos secos e 1 molhado (fosso)
B) cada volta contém 6 obstáculos secos e 1 molhado (fosso)
C) cada volta contém 5 obstáculos secos e 1 molhado (fosso)
D) cada volta contém 3 obstáculos secos e 1 molhado (fosso)
E) cada volta contém 7 obstáculos secos e 1 molhado (fosso)
ARTES
Conteúdo: O Circo.
Você já foi alguma vez ao circo? Gostou dessa experiência?
Desde os tempos mais remotos, existem artistas que viajam o mundo apresentando seus números, cantando, dançando, etc. O circo nos remete um pouco esta experiência, no qual artistas que vem de lugares longínquos nos encantam e surpreendem, para depois partirem e levarem sua arte para mais pessoas.
Acesse as atrações exibidas online: https://www.youtube.com/channel/UCXXwOW3wEk8X3ytyYAi_F0A
ATIVIDADE
Assista ao documentário "Uma Pirueta Pela História
do Circo", uma produção da TV Justiça que traz depoimentos de vários
profissionais brasileiros de circo, contando suas experiências e inspirações
como também a importância da existência do circo.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=k_pn250GBRA&list=FLV7Xm_luV8T6ZTNR71BMBbg&index=9
A imaginação é aquilo que acontece dentro da nossa cabeça quando temos uma ideia, quando escutamos uma história ou quando lemos um livro e imaginamos aquelas cenas das páginas. A imaginação funciona como um projetor dentro da sua cabeça, ele tenta tornar nítido em imagens aquilo que você pensa. Quando você imagina sobre Circo,o que vem em sua mente? Faça um desenho sobre isso, não tente imitar outros, pois a imaginação é sua e de mais ninguém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário