Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 9 de março de 2021

8ºANO: GEOGRAFIA - AVALIAÇÃO PARCIAL 10/03/21

 



AGENDA DO DIA:

> AVALIAÇÃO PARCIAL DE GEOGRAFIA

> ATIVIDADE EXTRA:  Pesquisar sobre a temática: 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Origem e importância da celebração. 
OBS.: Produção textual com, no mínimo, 30 linhas



OBS: RESPONDA A PROVA DIRETAMENTE NO FORMULÁRIO.


CLIQUE NO LINK A SEGUIR PARA ACESSAR O FORMULÁRIO:

16 comentários:

  1. Olá, 8° ano. Aqui é a professora Yris. Conseguiram responder a avaliação direitinho? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo, foi fácil :)

      Guilherme Rabelo 8°B

      Excluir
    2. Professora quem está falando é o Caio Vinícius do oitavo ano A eu não respondi a sexta questão porque não tinha alternativa que eu queria por que a resposta correta não está lá eu acho que deve ter tido um erro na hora que lançaram a prova

      Excluir
    3. Caro Guilherme, até abri aqui a prova pra olhar novamente esta questão 6.
      Tá tudo certo com ela. Não estão faltando itens, um dos itens lá é o correto.
      Observe bem o mapa, preste bem atenção nos dados do mapa e tente lembrar quais são os continentes da Terra. Isso vai te ajudar. 😉

      Excluir
  2. Professora a questão 6 da avaliação fiquei na dúvida marquei a ( opção C) mas acho que TODAS ESTÃO CORRETAS.
    Yago Mendonça 8°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yago! Não posso te dar a resposta, mas posso dizer que ler, reler e ler de novo a questão pode te ajudar. Preste bem atenção nos números. 😊

      Excluir
  3. Atividade extra
    Guilherme Rabelo 8°B

    As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.

    Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

    O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

    Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela pesquisa, Guilherme! A leitura sobre esse tema é muito importante e enriquecedora! 😀

      Excluir
  4. aluna: Ana Laís
    série: 8d
    O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos.

    Uma primeira história que ficou muito conhecida como fundadora desse dia narra que, em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio ocorrido nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Supostamente, esse incêndio teria sido intencional, causado pelo proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias, por isso teria trancado suas funcionárias na fábrica e ateado fogo nelas. Essa história, contudo, é falsa e, por isso, o 8 de março não está ligado a ela.

    Existe, no entanto, outra história que remonta a um incêndio que de fato aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.

    As causas desse incêndio foram as péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e, também, à grande quantidade de tecido presente no recinto, o que serviu de combustível para o fogo. Além disso, alguns proprietários de fábricas da época, incluindo o da Triangle, trancavam seus funcionários na fábrica durante o expediente como forma de conter motins e greves. No momento em que a Triangle pegou fogo, as portas estavam trancadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela pesquisa, Ana! Espero que você tenha gostado de ler sobre este tema tão importante. 😉

      Excluir
  5. Nome paulo renan lima do nascimento
    Série 8°A
    Se fosse possível fazer uma linha do tempo dos primeiros "dias das mulheres" que surgiram no mundo, ela começaria possivelmente com a grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho — na época, as jornadas para elas poderiam chegar a 16h por dia, seis dias por semana e, não raro, incluíam também os domingos. Ali teria sido celebrado pela primeira vez o "Dia Nacional da Mulher" americano.

    Enquanto isso, também crescia na Europa o movimento nas fábricas. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas a criação de uma jornada de manifestações.


    "Não era uma questão de data específica. Ela fez declarações na Internacional Socialista com uma proposta para que houvesse um momento do movimento sindical e socialista dedicado à questão das mulheres", explicou à BBC News Brasil a socióloga Eva Blay, uma das pioneiras nos estudos sobre os direitos das mulheres no país.

    "A situação da mulher era muito diferente e pior que a dos homens nas questões trabalhistas daquela época", disse ela, que é coordenadora da USP Mulheres.

    A proposta de Zetkin, segundo os registros que se tem hoje, era de uma jornada anual de manifestações das mulheres pela igualdade de direitos, sem exatamente determinar uma data. O primeiro dia oficial da mulher seria celebrado, então, em 19 de março de 1911 Em 1917, houve um marco ainda mais forte daquele que viria a ser o 8 de Março. Naquele dia, um grupo de operárias saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o pontapé inicial da Revolução Russa.

    O protesto aconteceu em 23 de fevereiro pelo antigo calendário russo — 8 de março no calendário gregoriano, que os soviéticos adotariam em 1918 e é utilizado pela maioria dos países do mundo hoje.

    Após a revolução bolchevique, a data foi oficializada entre os soviéticos como celebração da "mulher heroica e trabalhadora".

    Data foi oficializada em 1975
    O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

    "Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres", pontuou Eva Blay.

    "Já faz mais de cem anos que isso foi levantado e é bom a gente continuar reclamando, porque os problemas persistem. Historicamente, isso é fundamental No mundo inteiro, a data ainda é comemorada, mas ao longo do tempo ganhou um aspecto "comercial" em muitos lugares.

    O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como a própria Rússia, onde as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, já que homens costumam presentear as mulheres com flores na ocasião.

    Na China, as mulheres chegam a ter metade do dia de folga no 8 de Março, conforme é recomendado pelo governo - mas nem todas as empresas seguem essa prática.

    Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres.

    No Brasil, a data também é marcada por protestos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.

    "Certamente, o 8 de Março é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como os da violência contra a mulher, do feminicídio, do aborto, e da própria diferença salarial", observou Blay.

    Segundo ela, mesmo passadas décadas de protestos das mulheres e de celebração do 8 de Março, a evolução ainda foi muito pequena.

    ResponderExcluir
  6. Percebo que você fez sua pesquisa tirando de diversas fontes, Paulo. E isso é importante porque sempre é bom lermos e aprendermos de mais de uma fonte para poder comparar as informações. Parabéns por sua pesquisa! 😊

    ResponderExcluir
  7. Caio Vinícius Silva Gomes
    O DIA INTENCIONAL DA MULHER
    Em 1910, um ano antes do incêndio, aconteceu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague. No evento, Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher. Contudo, não foi definida uma data na ocasião.

    O acidente em 1911 foi sugerido como dia simbólico das mulheres por Clara Zetkin. Grande parte dos movimentos feministas clamavam por melhorias nas condições de trabalho nas fábricas e na concessão de direitos para as mulheres, tanto trabalhistas quanto eleitorais.

    Desde a segunda metade do século XIX, muitas greves e protestos aconteceram na Europa e nos Estados Unidos. Durante a Revolução Russa, em 1917, especificamente no dia 8 de março, as mulheres que trabalhavam no setor de tecelagem se uniram em greve, reivindicando o auxílio dos operários do setor de metalurgia.

    Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 8 de março começou a se tornar um símbolo de homenagem às mulheres, em razão da greve das operárias russas e também por causa do incêndio da fábrica, ocorrido no mês de março.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por sua pesquisa, Vinícius! Espero que você tenha aprendido mais sobre este importante tema! 😃

    ResponderExcluir