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9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 28 de março de 2021

8ºANO: PORTUGUÊS 29/03/21

 


Interpretação de texto: Leitura do texto “Morte e vida severina” (páginas 48 a 52)

Atividade: Questões 1 a 5(páginas 48 a 52)

 Produção Textual - Gênero Textual: Crônica

Oficina 3 - Elementos que as crônicas têm em comum


Com base na pesquisa realizada, será possível saber como se escreve uma crônica.

Observação: Envie as atividades para o e-mail do seu professor:

8° ano A e B - Leudilanio Alves: antonio.leudiano@educacao.fortaleza.ce.gov.br

8° ano C e D - Francisco Cleciano: francisco.cleciano@educacao.fortaleza.ce.gov.br

VÍDEO: QUESTÕES 1 A5 PÁG: 53

VÍDEO: PRODUÇÃO TEXTUAL (CRÔNICA)


Atividades

  1. Comente as crônicas trazidas, de acordo com o combinado na oficina anterior e com base nos tópicos abaixo.
    • Dados do autor e tema da crônica.
    • Veículo em que foi publicada e a que tipo de leitor se destinou.
    • O tom da escrita (bem-humorado, poético, irônico, reflexivo, sério).

  2. Procure identificar os elementos que todas as crônicas, por mais diferentes que sejam, têm em comum.
    • Título sugestivo.
    • Cenário curioso – ou visto a partir de alguma curiosidade que é destacada pelo cronista.
    • Foco narrativo, ou seja, o autor escolhe o ponto de vista que vai adotar: escreve na primeira pessoa (eu vi, eu fiz, eu senti) e se transforma em parte da narrativa – é o autor-personagem; ou fica de fora e escreve na terceira pessoa (ele fez, eles sentiram) – é o autor-observador.
    • Uma ou várias personagens, inventadas ou não – o autor pode ser uma delas.
    • Enredo, isto é, narra um momento, um acontecimento, um episódio banal do cotidiano, e a partir daí passa uma ideia, provoca uma emoção.
    • Tom, que pode ser poético, humorístico, irônico ou reflexivo.
    • Linguagem coloquial (uma “conversa” com o leitor).
    • Desfecho.

  3. É hora de pensar no título! Lembrando que o título é o que o leitor lê primeiro, é a síntese de tudo que está no texto. Vamos brincar de elaborar novos títulos para as crônicas, tendo em vista que a brincadeira envolve dialogar com outras linguagens, como, por exemplo, letras de músicas, títulos de filmes, expressões e palavras que estão na boca do povo, entre outros.

Exemplos que estão espalhados pelas publicações em papel e também pela internet:

“Conheça os astronautas negros da Nasa que já foram ao espaço”

“Um podcast para chamar de seu: os temas de cada tribo”

“Usar máscaras cirúrgicas reduz à metade perigo de contaminação; se o contaminado usar, probabilidade fica abaixo dos 20%”

 

E, também títulos de algumas crônicas produzidas na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa:

“Do "buteco da Antônia" à Dona Maria”

“Manoel e o vendedor de bugigangas”

“O sono roubou o tempo”

“O dia em que a noite ficou vermelha”

Sem o uso de verbos:

“Força, mamãe” (Crônica de Vanessa Bárbara, Revista Piauí)

“O dilema das redes” (nome do longa-metragem Jeff Orlowski)

“SUS em primeiro lugar”

“Basta de queimadas!”

 

Que tal fazermos um primeiro exercício?


A) crie títulos usando um verbo, em qualquer tempo: presente, passado ou futuro; 

B) sem o uso de verbos, somente com substantivos, adjetivos, pronomes, preposições e/ou advérbios.

 

Escrevendo mais e mais!

Atividades

  1. Pense em suas vivências, nos lugares que frequenta; nas pessoas com as quais convive; nos assuntos que estão circulando na cidade, na comunidade; em algo que tenha ocorrido no seu dia a dia e chamado a sua atenção. É dessa simples observação que você escreverá uma crônica.

2.       Olhe os fatos corriqueiros da cidade e escolha um episódio a respeito do qual quer escrever uma crônica.

  1. O próximo passo é escolher o tom – poético, bem-humorado, crítico, lírico – com que vai narrar o tema “O lugar onde vivo” e optar pelo foco narrativo: na primeira pessoa (autor-personagem) ou na terceira pessoa (autor-observador).
  2. Leve em conta a situação de produção:
    • Quem escreve?
    • Para quem? (Para colegas de classe? Para a comunidade? Para um júri?)
    • Com qual finalidade? (Competir? Divulgar? Comunicar?)
    • Onde a crônica será publicado? (Jornal, livro, revista, blog, livro digital, mural da escola, vídeo no Youtube)
  3. Em seguida, escreva uma crônica.
  4. Finalizada a escrita, releia o que escreveu – agora como cronista.
  5. Lembre-se que essa crônica é ainda uma primeira versão, que será lida apenas por mim. O objetivo é fazer uma avaliação inicial do que você já sabe e do que precisa aprender sobre como escrever uma crônica. Também faça uma autoavaliação para descobrir os aspectos que precisam ser melhorados. Guarde com cuidado o primeiro texto, para compará-lo com o texto final, que será escrito na Oficina 10, e ver com os próprios olhos o quanto evoluiu na caminhada.
  6. Uma dica: na maioria das vezes o cronista cria o título depois de escrever a crônica.

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