AGENDA DO DIA:
> CORREÇÃO DA PARCIAL DE PORTUGUÊS
> ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Conteúdo: Fique Atento às Regras Ortográficas: A gente e agente. (página 38 do livro didático).
Atividade: página 38 (questões de 1 e 2)
VÍDEO: CORREÇÃO DA PARCIAL DE PORTUGUÊS
VÍDEO: EXPLICAÇÃO DO CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: MEMÓRIAS LITERÁRIAS
Produção Textual: Memórias Literárias
Transplante de menina
Tatiana Belinky
[…] Depois do almoço, continuávamos o
nosso turismo carioca. Papai e mamãe, mais o primo – feliz proprietário de uma
“baratinha” – nos levavam, todos empilhados, a passear pela cidade do Rio de
Janeiro. E foi assim que ficamos conhecendo o Morro da Urca e o Pão de Açúcar –
ai, que emoção – pelo funicular, o “bondinho” pendurado entre aqueles enormes
rochedos. E de onde se descortinava uma vista empolgante, só superada pela
paisagem de tirar ainda mais o fôlego que se estendeu diante de nossos olhos,
quando subimos – passageiros de outro trenzinho incrível, quase vertical – ao
alto do Corcovado. Ali ainda não se erguia a estátua do Cristo Redentor, que é
hoje o cartão-postal do Rio de Janeiro. Mas me parece que o panorama era, por
estranho que pareça, bem mais “divino” ao natural, sem ela.
Fomos passear também na Gávea e na
Avenida Niemeyer, ainda bastante deserta, e na Tijuca, com a sua floresta e a
sua linda Cascatinha. “Cascatinha”, por sinal, era o nome da cerveja que papai
tomava com muito gosto, enquanto nós, crianças, nos amarrávamos num
refrigerante incrível que tinha o estranho nome de Guaraná.
Não deixamos de passear pelo centro da cidade, na
elegantíssima Rua do Ouvidor, e na muito chique Cinelândia, em frente ao Teatro
Municipal e suas escadarias, com seus bares e sorveterias na calçada. E, claro,
na Avenida Rio Branco, reta, larga, e imponente, embicando no cais do porto,
por onde chegamos ao Brasil pela primeira vez.
E foi nessa Avenida Rio Branco que
tivemos a nossa primeira impressão – e que impressão! – do carnaval brasileiro.
Eu já tinha ouvido falar em carnaval: na Europa, era famoso o carnaval de Nice,
na França, com a sua decantada batalha de flores; e o carnaval de Veneza, mais
exuberante, tradicional, com gente fantasiada e mascarada dançando e cantando
nas ruas. E havia também os luxuosos, e acho que “comportados”, bailes de
máscaras, em muitas capitais europeias. Eu já ouvira falar em fasching,
carnevale, Mardi Gras – vagamente. Mas o que eu vi, o que nós vimos, no Rio de
Janeiro, não se parecia com nada que eu pudesse sequer imaginar nos meus sonhos
mais desvairados.
Aquelas multidões enchendo toda a
avenida, aquele “corso” – o desfile interminável e lento de carros, para-choque
com para-choque, capotas arriadas, apinhados de gente fantasiada e
animadíssima. Todo aquele mundaréu de homens, mulheres, crianças, de todos os
tipos, de todas as cores, de todos os trajes – todos dançando e cantando,
pulando, saracoteando, jogando confetes e serpentinas que chegavam literalmente
a entupir a rua e se enroscar nas rodas dos carros… E os lança-perfumes, que
que é isso, minha gente! E os “cordões”, os “ranchos”, os “blocos de sujos” – e
todo o mundo se comunicando, como se fossem velhos conhecidos, se tocando,
brincando, flertando – era assim que se chamavam os namoricos fortuitos, a
paquera da época -, tudo numa liberdade e descontração incríveis, especialmente
para aqueles tempos tão recatados e comportados… Tanto que, ainda vários anos
depois, uma marchinha carnavalesca falava, na sua letra alegremente
escandalizada, da “moreninha querida… que anda sem meia em plena
avenida“.
Ah, as marchinhas, as modinhas, as
músicas de carnaval, maliciosas, buliçosas e engraçadas, algumas até com
ferinas críticas políticas… E os ritmos, e os instrumentos – violões, cuícas
(coisa nunca vista!), tamborins, reco-recos…
E finalmente, coroando tudo, as escolas de samba, e o
desfile feérico dos enormes carros alegóricos das sociedades carnavalescas –
coisa absolutamente inédita para nós – com seus nomes esquisitos, “Fenianos”,
“Tenentes do Diabo” – cada qual mais imponente, mais fantástico, mais
brilhante, mais deslumbrante, mais mirabolante – e, para mim, nada menos que
acachapante!
E pensar que a gente não compreendia nem metade do que
estava acontecendo! Todo aquele alarido, todas aquelas luzes, toda aquela
agitação, toda aquela alegria desenfreada – tudo isso nos deixou literalmente
embriagados e tontos de impressões e sensações, tão novas e tão fortes que
nunca mais esqueci aqueles dias delirantes. Vi muitos carnavais depois daquele,
participei mesmo de vários, e curti-os muito. Mas nada, nunca mais, se comparou
com aquele primeiro carnaval no Rio de Janeiro, um banho de Brasil,
inesquecível…
Transplante de menina.
3ª ed. São Paulo: Moderna, 2003
ATIVIDADE
1
- Após a leitura,
responda as questões:
- Qual é tema
tratado no texto?
__________________________________________________________________
- Quem vivenciou
e está narrando os acontecimentos na história? ______________________________________
- Ela se parece
com alguma situação que vocês já vivenciaram?
________________________________________
- Há
acontecimentos marcantes na vida de vocês, que mereçam ficar registrados
para sempre na memória?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Segundo o Dicionário
Houaiss da língua portuguesa,
memória é “aquilo que ocorre ao espírito como resultado de experiências já
vividas; lembrança, reminiscência”.
No
mesmo dicionário, encontramos para memórias: “relato que alguém faz, muitas
vezes na forma de obra literária, a partir de acontecimentos históricos dos
quais participou ou foi testemunha, ou que estão fundamentados em sua vida
particular”.
3. Leia o seguinte trecho do livro Velhos
amigos, de Ecléa Bosi:
De
onde vêm as histórias? Elas não estão escondidas como um tesouro na gruta de Aladim
ou num baú que permanece no fundo do mar. Estão perto, ao alcance de sua mão.
Você vai descobrir que as pessoas mais simples têm algo surpreendente a nos
contar.
Quando
um avô fica quietinho, com o olhar perdido no passado, não perca a ocasião. Tal
como Aladim da lâmpada maravilhosa, você descobrirá os tesouros da memória. Se
ter um velho amigo é bom, ter um amigo velho é ainda melhor.
Ecléa
Bosi. Velhos amigos.
São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Para saber mais
Conversa com os idosos
Ecléa
Bosi, em seu livro Memória e sociedade – Lembranças de velhos (São
Paulo: Companhia das Letras, 1994), escreve memórias de pessoas mais velhas que
moram na cidade de São Paulo. Ecléa nos ensina que não devemos perder a
oportunidade de conversar com os idosos, pois com certeza eles têm muito que
nos contar.
4. Tente conversar com pessoas mais velhas sobrefatos
engraçados ou tristes, incentivando para que expressem o modo como sentiram e
viveram esses acontecimentos. Lembre-se: o que interessa é que as lembranças
sejam fortes e significativas para quem as conta.Podem ser pessoas da própria
escola ou de casa – um vizinho, um parente, entre outras pessoas.
Observação 1: Em
razão do risco de contágio pelo novo coronavírus, tais atividades podem ser
realizadas pela internet ou por telefone para evitar aglomerações com pessoas
idosas.
Observação 2: Vocês podem iniciar o contato
perguntando a essas pessoas se teriam disponibilidade para conversar, emprestar
objetos e fotos antigas, contar as lembranças que têm do lugar. Para isso,
podem fazer-lhes perguntas como:
- O(a) senhor(a) se lembra de alguma passagem marcante da sua vida
nesta cidade? Que fato é esse? Por que ele foi marcante?
- O(a) senhor(a) tem algum objeto antigo ou foto que lembre essa
passagem de sua vida? (Marcador em bolinha preta fechada)
Observação
3: Anote o maior número possível
de informações durante a conversa com a pessoa escolhida.
Observação 4: Envie as informações coletadas,
conforme o quadro abaixo, para o e-mail: debora.pontes@educacao.fortaleza.gov.ce.br
Nome e idade do entrevistado |
Fato lembrado |
Temas mencionados |
O que mais chamou a sua atenção? |
|
|
|
|
Além de preencher o quadro, responda as seguintes
questões: Compreenderam o que o(a) entrevistado(a) disse? O que sentiram ao
ouvi-lo(la)? Ficaram surpresos em conhecer as histórias antigas do lugar? Que
lembranças mostram como os tempos passados são diferentes dos de hoje?
v Vestígios do passado
ATIVIDADE 2
1. Procure fotografias antigas, pois elas ajudam a
recuperar lembranças do passado. Façam uma pesquisa na comunidade para
localizar e pegar emprestado antigas imagens. Tal recurso será importante para ampliar
o repertório em relação a costumes, hábitos, paisagens, formas de agir e de
vestir, características de outros momentos da história do lugar onde vivemos.
Muitas vezes é possível encontrar fotos antigas, não só da cidade como de seus
moradores, em espaços públicos como prefeitura, museu, casa da cultura, igreja
e em estabelecimentos comerciais. Se optar por fazer essa atividade por meio de
uma busca na internet, busquem sites que disponibilizam
fotografias antigas ao público.
2. Em seguida,
pesquisem, em casa, objetos antigos guardados pela família. Podem selecionar
cartas, utensílios domésticos, ferramentas, máquinas antigas, roupas, discos ou
outro objeto mencionado pelo entrevistado que eles escolheram e com quem
conversaram nas etapas anteriores. As fotos e os objetos são elementos
importantes para promover a aproximação com o passado, mas as pessoas são as
principais fontes de memória; na verdade, a mais rica delas.
Nome Victor Gabriel Barbosa Alves 15/03/2021
ResponderExcluir1-R transporte de menina
2-UMA MENINA
3-R SIM NO DIA QUE EU VIAJEI
4-R NÃO
1-R 15 BIEL VIAJEI IDADE
Nome: Maria Luiza Santiago Moreira
ResponderExcluirSérie: 6° ano A
Português
A) Agente= E um substantivo masculino e feminino de quem trabalha na agência ou que atua em negócios, acordos ou contratos.
A gente= dá ideia de nós.
B) nós
2. Eles.
Olá sou o aluno davy lemos pessoa sou do 6° ano A.
ResponderExcluir1° trasporte de menino.
2° um menino.
3° sim no dia que viajei.
4° não
5° Biel viajei idade
1: diário
ResponderExcluir2:uma menina
3: não
4: não
Sou o aluno Erick Tony Alves Pereira
Excluir6 ano C
1 transplante de menina. 2 Tatiana Belinky. 3 não. 4 sim
ResponderExcluirPortuguês
ExcluirBrenda Rodrigues Braz
6°A
A)Agente= E um substantivo masculino e feminino de quem trabalha na agência ou que atua em negócios, acordos ou contratos.
A gente= dá ideia de nós.
B)nós.
2)eles.
Português
A) transporte de menina.
B) uma menina.
C) sim.
D) sim.
Sou aluna do sexto ano c manhã clara iohana lima de araujo 😉😘
ResponderExcluir1 Transplantes de menina 2 uma menina 3 não 4 sim😘😘
ResponderExcluirAlexandra de Lima pontes
ResponderExcluir6 Ano C
Atividade
1 questão
Resposta ; Transplante de menina
2 questão
Resposta ; Uma menina
3 questão
Resposta ; não
4 questão
Resposta ; sim quando eu era bebê
Atividade do livro pág 38
ResponderExcluira) A diferença entre elas é que a palavra a gente a letra a é separada enquanto agente é tudo junto.
b) Nós
c)A pessoa que fala em nome de si própria e de outros.
d) A gente
2) Pessoa ou algo que produz ou desencadeia ação ou efeito.
Maria Eduarda de Oliveira
Série 6° ano B
Rayssa Raniele do Nascimento Lima
ResponderExcluir15/03/2021 6°A
So as respostas.
1-R transporte de menina
2-UMA MENINA
3-R SIM NO DIA QUE EU VIAJEI
4-R NÃO
1-R 15 BIEL VIAJEI IDADE
Maria Clara Rabelo da Silva Costa
ResponderExcluirR. Questão 1. A) Agente é uma única palavra, a gente é uma expressão composta por a+gente
B) A expressão a gente pode ser substituída pela palavra nós.
D) [...] eu, a famosa Beki Bacana, o incrível Nico Necos e o ágil Simba, a gente entrou no salão
R. Questão 2. A palavra agente tem o sentido da acepção 3 do verbete de dicionário, pessoas ou algo que produz ou desencadeia ação ou efeito
Rayssa Raniele do Nascimento Lima
ResponderExcluir15/03/2021 6°A
So as respostas.
1-Transplante de menina
2-UMA MENINA
3-não
4-sim o dia que minha irmã nasceu.
Dafine Santos de Sousa.
ResponderExcluir1: questão
Resposta ; Transplante de menina
2: questão
Resposta ; Uma menina
3: questão
Resposta ; não
4: questão
Resposta ; sim quando eu era bebê.
Vinícius Ryan Ribeiro da cruz 6B 15/03/2021
ResponderExcluirEscola ETI PROF.ALEXANDER R.DE ALBUQUERQUE
1-R. Fala sobre o rio de janeiro e suas paisagens e seu carnaval.
B. O TURISTA EUROPEU QUE VISITOU O RIO DE JANEIRO AO TEMPO ATRAS
C. SIM já fiz unha viagen parecida andei de bósnio no deuta da Parnaíba
D.sim muita viajem que eu já fiz.
Victória louise felício de Oliveira
ResponderExcluir6 ano A
1-R Transporte de menina
2-Uma menina
3-R Sim no dia em que eu viajei
4-R NÃO
Victória Louise Felício de Oliveira
ResponderExcluir6 ano A
A)Agente= E um substantivo masculino e feminino de quem trabalha na agência ou que atua em negócios, acordos ou contratos.
A gente= dá ideia de nós.
B)nós.
2)eles.
Português
A) transporte de menina.
B) uma menina.
C) sim.
D) sim.
1) Transplante de menina
ResponderExcluir2) uma menina
3) não
4) não
Isadora Honorio
6°
Educação física
ResponderExcluir15/03/2021
A)E um substantivo masculino e feminino de quem trabalha na agência ou que atua em negócios,acordos ou contratos.
A gente~dá ideia de nos.
B)nos
2》eles.
Atividade de português
A)transporte de menina.
B)uma menina.
C)sim
D)sim.
Pedro Nicolas Rodrigues Rocha 6ano C
Isaque martins da silva
ResponderExcluir15/03/2021
1
AR. A palavra agente uma palavra relacionado a trabalho ja a gente e quando se refere a você e outras pessoas
B) nós
Sara Evelyn Marcelino de Freitas
ResponderExcluirData: 15 / 03 / 2021
6 ano A
1-diário.
2-uma menininha.
3-não.
4-Sim.
Ana Clarisse Gomes Lima
ResponderExcluir6°A
1-diario
2-uma menina
3-sim
4-sim
Yasmim Augusto Dos Santos.
ResponderExcluir6°Ano >< C.
15/03/21.
1° trasporte de menino.
2° um menino.
3° sim no dia que viajei.
4° não
5° Biel viajei idade
Maria Clara Rodrigues de Alcântara 6ano b
ExcluirA)Agente = E um substantivo masculino e feminino de quem trabalha na agência ou que atua em negócios, acordos ou contratos.
A gente = dá ideia de nós
b- nós
2- eles
A) transporte de menina
a- uma menina
c- sim
d- sim
Atividade de português
ResponderExcluir1)
• Memórias de uma viagem ao rio de janeiro no carnaval.
• Tatiana belinky.
• Não
• Momentos de brincadeira com minha avó
Maria Eduarda de Oliveira
Série 6°ano B
Ágata glória de Araújo Gomes.
ResponderExcluir6ano B.
Atividade só resposta ❤️
1 questão
Resposta ; Transplante de menina
2 questão
Resposta ; Uma menina
3 questão
Resposta ; não
4 questão
Resposta ; sim quando eu era bebê
Tatiana Marques Sousa
ResponderExcluir6°ano C
1-questão
Resposta da alternativa (a):transplante de menina
Resposta da alternativa (b):uma menina
Resposta da alternativa (c):que eu me lembre não
Resposta da alternativa (d):sim.
A)Agente= E um substantivo masculino e feminino de quem trabalha na agência ou que atua em negócios, acordos ou contratos.
ResponderExcluirA gente= dá ideia de nós.
B)nós.
2)eles.
Português
A) transporte de menina.
B) uma menina.
C) sim.
D) sim.
maria eduarda de Sousa Silva
6 ano C.
Tatiana Marques Sousa
ResponderExcluir6°ano C
Atividade do livro página 38
1-questão
Resposta da alternativa (a):
Agente=E um substantivo masculino e feminino de quem trabalha na agência ou que atua em negócios,acordos ou contratos .
A gente=dá ideia de nos
Resposta da alternativa (b):nos
2-questão
Resposta:eles
Kaykkayron barbosa de Oliveira 6b
ResponderExcluir1 agente e um substantivo masculino e feminino
A gente da ideia nos
Alternativa b nos
2 eles
William Enzo Marques Almeida
ResponderExcluir6°ano C
Respostas
1. A) Memorias de uma viagem ao Rio de Janeiro na época do carnaval.
B) Uma menina.
C) Não.
D) Sim, as minhas primeiras férias em uma casa de praia.
Nome do entrevistado:
*Maria Solange, 55 anos
Fato lembrado:
* Infância.
Temas mencionados:
* Lembranças de sua infância, brincadeiras coletivas, histórias contadas.
O que mais chamou sua atenção:
* O fato de quê naquela época não tinha internet, todas as brincadeiras eram na rua, o movimento de carros era pouquíssimo e o fato de que as histórias era assombrada e por essa razão ela imaginava que via visagens(almas).
Compreendeu o que o entrevistado disse:
* Compreendi.
O que sentiu ao ouvi-lo(la)?
* Achei interessante.
Ficou surpreso em conhecer as histórias antigas do lugar?
* Sim.
Que lambanças mostra como os tempos passados são diferentes dos de hoje?
* Antigamente não existia muitas casas, e sim matos. Também não tinha internet, energias em todas as casas e as crianças tinham mais liberdades.
Antonio luan 6c
ResponderExcluir1° trasporte de menino.
2° um menino.
3° sim no dia que viajei.
4° não
5° Biel viajei idade
Pedro Italo
ResponderExcluir1 transporte de um menino
2 um menino
3 sim o dia que viajei
4 não
5 Biel viajei idade
William Enzo Marques Almeida
ResponderExcluir6°ano C
Respostas página 38
1. A) uma é junta e a outra é separada.
B) Nós.
D) _ [...] A gente entrou no salão.
2. Pessoa ou algo que produz ou desencadeia ação ou efeito.
Só resposta
ResponderExcluir1-a)A diferença é que a gente tem o A separado e o agente tem o A junto.
b)nós
d)a gente entramos no salão.
2-Causado pelo estrago.
Aluna: livia mercia oliveira do nascimento 6 ano A
Victoria Shayane
ResponderExcluir6°B
Atividade do livro
1°
R:a)Agente = aquele que age ou exerce alguma função como por exemplo um agente do FBI
A gente = dá ideia de "nós"
b) nós
2°
R:sentido figurado modo de falar.
Português
1°
R:transporte de menina
R:uma menina
R:sim
R:sim
Francisco Gustavo Gameleiras Reboucas da silva ( 6 ano b )
ResponderExcluir(A) (Agente) E um substantivo masculino e feminino de quem trabalha na agência ou que atua em negócios, acordos ou contratos.
A (gente) dá ideia de nós.
(B)nós.
(2)eles.
Português
(A) transporte de menina.
(B) uma menina.
(C) sim.
(D) sim.
1-R= A gente equivale a nois e agente equivale a função.
ResponderExcluirb, Nos.
d, A gente entrou no salão.
2-R= Pessoa ou algo produz ou desencadeia ação ou efeitos.
António Moreira Sobrinho Neto
15/03/2021
1-R transporte de menina
ResponderExcluir2-UMA MENINA
3-R SIM NO DIA QUE EU VIAJEI
4-R NÃO
1-R 15 BIEL VIAJEI IDADE
Samira nascimento de Lima 6 ano B ❤️
Guilherme Rodrigues da Costa 6° B
ResponderExcluir1) transporte de uma menina
2) sim, uma menina
3) não
4) no dia que a minha avó morreu mas agora ela está no céu com Jesus.
Guilherme Rodrigues da Costa 6°b
ResponderExcluir1) a- gente expressa no plural
agente expressa não profissional
b) nós
C)eu,a famosa bem bacana,
agente entrando no salão
2) o agente causador
1. Transplante de menina
Excluir2.Tatiana belinky
3.não
4.nós aniversários da minha mãe
Geovanna Rafaela Bezerra De Souza Lima
Ana jakeliny Lima de Oliveira
ResponderExcluir6 ano c
Português
Pág: 38 questão 1,2
1 resposta
A) a palavra a gente escrita separadamente expressa uma ideia de plural, ideia de nós,e a palavra agente indica um profissional.
B) nós.
D) -[...] Eu,a famosa beki bacana,o incrível Nico necas e o ágil Simba, agente entramos no salão.
2 resposta
• a palavra "agente" indica uma ação.
Atividade complementar
1 após a leitura, responda as questões
• transplante de menina.
• a menina.
• não.
• sim.
Só respostas.
ResponderExcluir1-Transplante de menina.
2-Uma menina
3-Não.
4-Casamento da minha mãe.
Livya Mercia oliveira do nascimento.
6anoA.
1-R transplante de menina
ResponderExcluir2-R Uma menina
3-R sim
4-R sim,no casamento da minha irmã
Nome:Ana sarah Rodrigues de Sousa 6°anos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1) 2)palavra agente uma palavra relacionado a trabalho ja a gente e quando se refere a você e outras pessoas
ResponderExcluirB) mais a gente não quebra
2) pessoa ou algo que produx ou desencadeia ação ou efeito
Denilson gomes de sousa
Escola:professor Alexandre
ResponderExcluirAluno:Davi Klaede lima Nascimento
Data:16/03/2021
(1)A)uma narração do carnaval do rio de janeiro
B)a menina
C)não
D)sim.o primeiro dia que conheci o mar espetáculo de paisagem natural
(2)pessoa ou algo que produz ou desencadeia ação ou efeito
(3)
(4)a minha bisa vó fala que hoje as mulheres mal trabalham antigamente as mulheres trabalhavam mais quando elas e a fazer arroz elas não iam no mercantil pra compra não elas plantavam depois colhiam pilava no pilão pra fazer para comer tudo era muito difícil
.demais porque era muito sofrimento
A. A de a gente separado significa nos
ResponderExcluirAgente junto significa que ou quem atua opera
B. Nós
A gente entrou no salão
RESPOSTAS
ResponderExcluir1a) A gente separado significa nós. Agente junto significa pessoa que opera algo,como agente penitenciário,agente causador de doença.
B) Nós.
D) A gente entramos no salão.
2) substantivo de dois gêneros pessoa ou algo que produz ou desencadeia ação ou efeito.
Miguel Cardoso de Oliveira 6.ano c
🪐Ana kevylen Brito dos Santos 🪐
ResponderExcluir🌬6ºAno A🌬
1-transporte de menina
A-UMA MENINA
B-Não
C-R Sim muitas coisas que marcaram a parte da minha evolução
4-minha tia contou que quando era pequena ela juntava dinheiro dentro de uma caixinha de fósforo e escondia entre as telhas de casa dia ela não se lembrava onde tinha guardado e o irmão dela teve que tira as telhas do lugar para encontrar.
(Entrevista)
Todas as tarde 5h00 mesmo estava com minhas amigas e brincávamos até 9h00 e isso mim marcou.
Uma pulseira ganhei quando tinha 12 anos com o meu nome gravado nela e uma bicicleta quando eu tinha 15 anos hoje em dia tem uns 50 anos e tenho esses objetos até hoje.
(Fotografias)
Monalisa é uma fotografia antiga Vicente van Gogh
Escola:professor Alexandre
ResponderExcluirAluno:Davi Klaede Lima Nascimento
Data:17/03/2021
(1)o agente é que ou quem atua exemplos:opera, agência e etc.e a gente é escrito separadamente(diferente de agente que é junto)e a gente expressa uma idéia de plural como nós.
B)poderia ser nós
C)eu, a famosa veio bacana,o incrível nico necas e o ágil Simba,nós entrou no salão...
(2)a palavra agente tem o sentido da acepção 3 do serviço de dicionário pessoa ou algo que produz ou desencadeia ação ou feito
Tarefa do livro
Alice menezes de Sousa
ResponderExcluir6°b
1) agente são pessoas q trabalham em agências e (a gente é o mesmo entender q nós)
B)nós
D)nós fomos ao cinema
2)pessoa ou algo que revele ação.