AGENDA DO DIA:
> CORREÇÃO DA PARCIAL DE PORTUGUÊS
>Conteúdo: Leitura do texto “A terra devastada”. (páginas 32 a 35)
Atividade: página 36 (questões de 3 a
8).
Produção Textual
Produção Textual: Memórias
Literárias
VÍDEO: CORREÇÃO DA PARCIAL DE PORTUGUÊS
Produção Textual
Produção Textual: Memórias
Literárias
Transplante de menina
Tatiana Belinky
[…] Depois do almoço, continuávamos o
nosso turismo carioca. Papai e mamãe, mais o primo – feliz proprietário de uma
“baratinha” – nos levavam, todos empilhados, a passear pela cidade do Rio de
Janeiro. E foi assim que ficamos conhecendo o Morro da Urca e o Pão de Açúcar –
ai, que emoção – pelo funicular, o “bondinho” pendurado entre aqueles enormes
rochedos. E de onde se descortinava uma vista empolgante, só superada pela
paisagem de tirar ainda mais o fôlego que se estendeu diante de nossos olhos,
quando subimos – passageiros de outro trenzinho incrível, quase vertical – ao
alto do Corcovado. Ali ainda não se erguia a estátua do Cristo Redentor, que é
hoje o cartão-postal do Rio de Janeiro. Mas me parece que o panorama era, por
estranho que pareça, bem mais “divino” ao natural, sem ela.
Fomos passear também na Gávea e na
Avenida Niemeyer, ainda bastante deserta, e na Tijuca, com a sua floresta e a
sua linda Cascatinha. “Cascatinha”, por sinal, era o nome da cerveja que papai
tomava com muito gosto, enquanto nós, crianças, nos amarrávamos num
refrigerante incrível que tinha o estranho nome de Guaraná.
Não deixamos de passear pelo centro da cidade, na
elegantíssima Rua do Ouvidor, e na muito chique Cinelândia, em frente ao Teatro
Municipal e suas escadarias, com seus bares e sorveterias na calçada. E, claro,
na Avenida Rio Branco, reta, larga, e imponente, embicando no cais do porto,
por onde chegamos ao Brasil pela primeira vez.
E foi nessa Avenida Rio Branco que
tivemos a nossa primeira impressão – e que impressão! – do carnaval brasileiro.
Eu já tinha ouvido falar em carnaval: na Europa, era famoso o carnaval de Nice,
na França, com a sua decantada batalha de flores; e o carnaval de Veneza, mais
exuberante, tradicional, com gente fantasiada e mascarada dançando e cantando
nas ruas. E havia também os luxuosos, e acho que “comportados”, bailes de
máscaras, em muitas capitais europeias. Eu já ouvira falar em fasching,
carnevale, Mardi Gras – vagamente. Mas o que eu vi, o que nós vimos, no Rio de
Janeiro, não se parecia com nada que eu pudesse sequer imaginar nos meus sonhos
mais desvairados.
Aquelas multidões enchendo toda a
avenida, aquele “corso” – o desfile interminável e lento de carros, para-choque
com para-choque, capotas arriadas, apinhados de gente fantasiada e
animadíssima. Todo aquele mundaréu de homens, mulheres, crianças, de todos os
tipos, de todas as cores, de todos os trajes – todos dançando e cantando,
pulando, saracoteando, jogando confetes e serpentinas que chegavam literalmente
a entupir a rua e se enroscar nas rodas dos carros… E os lança-perfumes, que
que é isso, minha gente! E os “cordões”, os “ranchos”, os “blocos de sujos” – e
todo o mundo se comunicando, como se fossem velhos conhecidos, se tocando,
brincando, flertando – era assim que se chamavam os namoricos fortuitos, a
paquera da época -, tudo numa liberdade e descontração incríveis, especialmente
para aqueles tempos tão recatados e comportados… Tanto que, ainda vários anos
depois, uma marchinha carnavalesca falava, na sua letra alegremente
escandalizada, da “moreninha querida… que anda sem meia em plena
avenida“.
Ah, as marchinhas, as modinhas, as
músicas de carnaval, maliciosas, buliçosas e engraçadas, algumas até com
ferinas críticas políticas… E os ritmos, e os instrumentos – violões, cuícas
(coisa nunca vista!), tamborins, reco-recos…
E finalmente, coroando tudo, as escolas de samba, e o
desfile feérico dos enormes carros alegóricos das sociedades carnavalescas –
coisa absolutamente inédita para nós – com seus nomes esquisitos, “Fenianos”,
“Tenentes do Diabo” – cada qual mais imponente, mais fantástico, mais
brilhante, mais deslumbrante, mais mirabolante – e, para mim, nada menos que
acachapante!
E pensar que a gente não compreendia nem metade do que
estava acontecendo! Todo aquele alarido, todas aquelas luzes, toda aquela
agitação, toda aquela alegria desenfreada – tudo isso nos deixou literalmente
embriagados e tontos de impressões e sensações, tão novas e tão fortes que
nunca mais esqueci aqueles dias delirantes. Vi muitos carnavais depois daquele,
participei mesmo de vários, e curti-os muito. Mas nada, nunca mais, se comparou
com aquele primeiro carnaval no Rio de Janeiro, um banho de Brasil,
inesquecível…
Transplante de menina.
3ª ed. São Paulo: Moderna, 2003
ATIVIDADE
1
- Após a leitura,
responda as questões:
- Qual é tema
tratado no texto?
__________________________________________________________________
- Quem vivenciou
e está narrando os acontecimentos na história? ______________________________________
- Ela se parece
com alguma situação que vocês já vivenciaram?
________________________________________
- Há
acontecimentos marcantes na vida de vocês, que mereçam ficar registrados
para sempre na memória?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Segundo o Dicionário
Houaiss da língua portuguesa,
memória é “aquilo que ocorre ao espírito como resultado de experiências já
vividas; lembrança, reminiscência”.
No
mesmo dicionário, encontramos para memórias: “relato que alguém faz, muitas
vezes na forma de obra literária, a partir de acontecimentos históricos dos
quais participou ou foi testemunha, ou que estão fundamentados em sua vida
particular”.
3. Leia o seguinte trecho do livro Velhos
amigos, de Ecléa Bosi:
De
onde vêm as histórias? Elas não estão escondidas como um tesouro na gruta de
Aladim ou num baú que permanece no fundo do mar. Estão perto, ao alcance de sua
mão. Você vai descobrir que as pessoas mais simples têm algo surpreendente a
nos contar.
Quando
um avô fica quietinho, com o olhar perdido no passado, não perca a ocasião. Tal
como Aladim da lâmpada maravilhosa, você descobrirá os tesouros da memória. Se
ter um velho amigo é bom, ter um amigo velho é ainda melhor.
Ecléa
Bosi. Velhos amigos.
São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Para saber mais
Conversa com os idosos
Ecléa
Bosi, em seu livro Memória e sociedade – Lembranças de velhos (São
Paulo: Companhia das Letras, 1994), escreve memórias de pessoas mais velhas que
moram na cidade de São Paulo. Ecléa nos ensina que não devemos perder a
oportunidade de conversar com os idosos, pois com certeza eles têm muito que
nos contar.
4. Tente conversar com pessoas mais velhas sobrefatos
engraçados ou tristes, incentivando para que expressem o modo como sentiram e
viveram esses acontecimentos. Lembre-se: o que interessa é que as lembranças
sejam fortes e significativas para quem as conta.Podem ser pessoas da própria
escola ou de casa – um vizinho, um parente, entre outras pessoas.
Observação 1: Em
razão do risco de contágio pelo novo coronavírus, tais atividades podem ser
realizadas pela internet ou por telefone para evitar aglomerações com pessoas
idosas.
Observação 2: Vocês podem iniciar o contato
perguntando a essas pessoas se teriam disponibilidade para conversar, emprestar
objetos e fotos antigas, contar as lembranças que têm do lugar. Para isso,
podem fazer-lhes perguntas como:
- O(a) senhor(a) se lembra de alguma passagem marcante da sua vida
nesta cidade? Que fato é esse? Por que ele foi marcante?
- O(a) senhor(a) tem algum objeto antigo ou foto que lembre essa
passagem de sua vida? (Marcador em bolinha preta fechada)
Observação
3: Anote o maior número possível
de informações durante a conversa com a pessoa escolhida.
Observação 4: Envie as informações coletadas,
conforme o quadro abaixo, para o e-mail:
debora.pontes@educacao.fortaleza.gov.ce.br
Nome e idade do entrevistado |
Fato lembrado |
Temas mencionados |
O que mais chamou a sua atenção? |
|
|
|
|
Além de preencher o quadro, responda as seguintes
questões: Compreenderam o que o(a) entrevistado(a) disse? O que sentiram ao
ouvi-lo(la)? Ficaram surpresos em conhecer as histórias antigas do lugar? Que
lembranças mostram como os tempos passados são diferentes dos de hoje?
v Vestígios do passado
ATIVIDADE 2
1. Procure fotografias antigas, pois elas ajudam a
recuperar lembranças do passado. Façam uma pesquisa na comunidade para
localizar e pegar emprestado antigas imagens. Tal recurso será importante para ampliar
o repertório em relação a costumes, hábitos, paisagens, formas de agir e de vestir,
características de outros momentos da história do lugar onde vivemos. Muitas
vezes é possível encontrar fotos antigas, não só da cidade como de seus
moradores, em espaços públicos como prefeitura, museu, casa da cultura, igreja
e em estabelecimentos comerciais. Se optar por fazer essa atividade por meio de
uma busca na internet, busquem sites que disponibilizam
fotografias antigas ao público.
2. Em seguida,
pesquisem, em casa, objetos antigos guardados pela família. Podem selecionar
cartas, utensílios domésticos, ferramentas, máquinas antigas, roupas, discos ou
outro objeto mencionado pelo entrevistado que eles escolheram e com quem
conversaram nas etapas anteriores. As fotos e os objetos são elementos
importantes para promover a aproximação com o passado, mas as pessoas são as
principais fontes de memória; na verdade, a mais rica delas.
Antonio Alves Maciel 7a
ResponderExcluir1]o Transplante de um menina
b]a menina
c] não
d] não
2]nenhum
3]
Rubens Francisco da Silva junior
ResponderExcluir1]o Transplante de um menina
b]a menina
c] não
d] não
2]nenhum
Gilson carlos
ResponderExcluir1] o Transplante de uma menina
b] a menina
c]não
d]não
2) nenhum
José salatiel 7º
ResponderExcluir1) o tlansplante de uma menina
a)tatiana belinkc
b)não
c)sim
2)nenhum
3)leia
José salatiel 7º
ResponderExcluir1) o tlansplante de uma menina
a)tatiana belinkc
b)não
c)sim
2)nenhum
3)leia
José salatiel 7º ano
ResponderExcluir1)o tlansplante de uma menina
a)tatiana belinkc
b)não
c)não
2)nenhum
3)leia
Ícaro Caciano Almeida 7b
ResponderExcluir1)o transplante de uma menina
A)Tatiana belinkc
B)não
C)sim
2)nenhuma
3)leia
Professor é obrigatório fazer a questão (1) da 2 atividade
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEmilly Nogueira Azevedo.
ResponderExcluir7°A)
1) O transplante de uma menina
A)Tatiana belinkc
B) não
C)Sim
2) nenhuma
3)
Francisco Bruno Ribeiro Almeida 7b
ResponderExcluir1)o transplante de uma menina
A)Tatiana belinkc
B)não
C)sim
2)nenhuma
3)leia
1.o tlansplante de uma menina
ResponderExcluira)tatiana belinkc.
b)não.
c)sim.
2)nenhum.
3)leia.
José Nicolas de Carvalho Mariano 7°C
Excluiracabei
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirbeatriz de souza silva 7°
ResponderExcluir1]o Transplante de um menina
b]a menina
c] não
d] não
2]nenhum
Gustavo Hilbert Tomaz Campos 7 C
ResponderExcluir1]o Transplante de um menina
b]a menina
c] não
d] não
2]nenhum
Vitória Micaele Oliveira de Souza.7°C.
ResponderExcluir(A)o transplante de uma menina.
(B)a menina.
(C) não.
(D) não.
Caio Mateus de Oliveira Silva
ResponderExcluir7°C
1° o tlansplante de uma menina
A• tatiana belinkc
B• não
C• sim
2° Nenhum
3° Leia
NÍCOLAS SANTOS TRÉVIA 7°)C
ResponderExcluir1°)
A)O TRANSPLANTE DE UMA MENINA
B)A TATIANA BELINKC
C) NÃO
D) NÃO
1
ResponderExcluirA)O transplante de uma menina
B)A menina
C)sim. Eu fiz uma cirurgia no fim
D)sim. Eu levei uma carreira de um boi
2)nenhum
Nome:Sophia Cavalcante de Moura
Série:7°c
Guilherme Rodrigues braga 7B (a)Resposta:O carnaval de uma menina (b)Resposta:A narradora vivenciou essa historia (c)responda:não (d)nenhum acontecimento importante
ResponderExcluirGabriel Muniz de Freitas 7B
ResponderExcluirA)Tatiana belinkc
B)não
C)sim
2)nenhuma
3)leia
I
ResponderExcluir1 sim , 2 teatro
ResponderExcluir1 Davi , 12 diversao
ResponderExcluirAdrian Keven de Lima Barbosa
Excluir7/B
1)o transplante de uma menina
A)Tatiana belinkc
B)não
C)sim
2)nenhuma
3)leia
☢️
ExcluirAdrian Keven de Lima Barbosa
ResponderExcluir7/B
(a)Resposta:O carnaval de uma menina (b)Resposta:A narradora vivenciou essa historia (c)responda:não (d)nenhum acontecimento importante
☣️
Bruno Dos Santos Lima 7A
ResponderExcluir1.
.transplante de uma menina.
.Tatiana Belinky.
.sim.
.sim,fui a dois templos.
2.Nenhuma.
😁😁😁
A)Tatiana belinkc
ResponderExcluirB)não
C)sim
2)nenhuma
3)leia
Thiago dantas Silva 7c
1°
ResponderExcluirA)Tatiana Belinkc
B)Não
C)Sim
2°Nenhuma
3°Leia
Sabrina Kevelly Alves Santos 7°A
Ana Beatriz da Silva Lima 7A
ResponderExcluir1-
A)O transplante de uma menina
B)Tatiana Belinkc
C)Não
D)Não
2-Nenhum
3-Leia