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9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 14 de março de 2021

7ºANO: PORTUGUÊS 15/03/21

 


AGENDA DO DIA:

> CORREÇÃO DA PARCIAL DE PORTUGUÊS

>Conteúdo: Leitura do texto “A terra devastada”. (páginas 32 a 35)

Atividade: página 36 (questões de 3 a 8). 

 Produção Textual

Produção Textual: Memórias Literárias




VÍDEO: CORREÇÃO DA PARCIAL DE PORTUGUÊS



PRODUÇÃO TEXTUAL: MEMÓRIAS LITERÁRIAS



VÍDEO: EXPLORAÇÃO DO TEXTO


Produção Textual

Produção Textual: Memórias Literárias

Transplante de menina

Tatiana Belinky

[…] Depois do almoço, continuávamos o nosso turismo carioca. Papai e mamãe, mais o primo – feliz proprietário de uma “baratinha” – nos levavam, todos empilhados, a passear pela cidade do Rio de Janeiro. E foi assim que ficamos conhecendo o Morro da Urca e o Pão de Açúcar – ai, que emoção – pelo funicular, o “bondinho” pendurado entre aqueles enormes rochedos. E de onde se descortinava uma vista empolgante, só superada pela paisagem de tirar ainda mais o fôlego que se estendeu diante de nossos olhos, quando subimos – passageiros de outro trenzinho incrível, quase vertical – ao alto do Corcovado. Ali ainda não se erguia a estátua do Cristo Redentor, que é hoje o cartão-postal do Rio de Janeiro. Mas me parece que o panorama era, por estranho que pareça, bem mais “divino” ao natural, sem ela.

Fomos passear também na Gávea e na Avenida Niemeyer, ainda bastante deserta, e na Tijuca, com a sua floresta e a sua linda Cascatinha. “Cascatinha”, por sinal, era o nome da cerveja que papai tomava com muito gosto, enquanto nós, crianças, nos amarrávamos num refrigerante incrível que tinha o estranho nome de Guaraná.

Não deixamos de passear pelo centro da cidade, na elegantíssima Rua do Ouvidor, e na muito chique Cinelândia, em frente ao Teatro Municipal e suas escadarias, com seus bares e sorveterias na calçada. E, claro, na Avenida Rio Branco, reta, larga, e imponente, embicando no cais do porto, por onde chegamos ao Brasil pela primeira vez.

E foi nessa Avenida Rio Branco que tivemos a nossa primeira impressão – e que impressão! – do carnaval brasileiro. Eu já tinha ouvido falar em carnaval: na Europa, era famoso o carnaval de Nice, na França, com a sua decantada batalha de flores; e o carnaval de Veneza, mais exuberante, tradicional, com gente fantasiada e mascarada dançando e cantando nas ruas. E havia também os luxuosos, e acho que “comportados”, bailes de máscaras, em muitas capitais europeias. Eu já ouvira falar em fasching, carnevale, Mardi Gras – vagamente. Mas o que eu vi, o que nós vimos, no Rio de Janeiro, não se parecia com nada que eu pudesse sequer imaginar nos meus sonhos mais desvairados.

Aquelas multidões enchendo toda a avenida, aquele “corso” – o desfile interminável e lento de carros, para-choque com para-choque, capotas arriadas, apinhados de gente fantasiada e animadíssima. Todo aquele mundaréu de homens, mulheres, crianças, de todos os tipos, de todas as cores, de todos os trajes – todos dançando e cantando, pulando, saracoteando, jogando confetes e serpentinas que chegavam literalmente a entupir a rua e se enroscar nas rodas dos carros… E os lança-perfumes, que que é isso, minha gente! E os “cordões”, os “ranchos”, os “blocos de sujos” – e todo o mundo se comunicando, como se fossem velhos conhecidos, se tocando, brincando, flertando – era assim que se chamavam os namoricos fortuitos, a paquera da época -, tudo numa liberdade e descontração incríveis, especialmente para aqueles tempos tão recatados e comportados… Tanto que, ainda vários anos depois, uma marchinha carnavalesca falava, na sua letra alegremente escandalizada, da “moreninha querida… que anda sem meia em plena avenida“.

Ah, as marchinhas, as modinhas, as músicas de carnaval, maliciosas, buliçosas e engraçadas, algumas até com ferinas críticas políticas… E os ritmos, e os instrumentos – violões, cuícas (coisa nunca vista!), tamborins, reco-recos…

E finalmente, coroando tudo, as escolas de samba, e o desfile feérico dos enormes carros alegóricos das sociedades carnavalescas – coisa absolutamente inédita para nós – com seus nomes esquisitos, “Fenianos”, “Tenentes do Diabo” – cada qual mais imponente, mais fantástico, mais brilhante, mais deslumbrante, mais mirabolante – e, para mim, nada menos que acachapante!

E pensar que a gente não compreendia nem metade do que estava acontecendo! Todo aquele alarido, todas aquelas luzes, toda aquela agitação, toda aquela alegria desenfreada – tudo isso nos deixou literalmente embriagados e tontos de impressões e sensações, tão novas e tão fortes que nunca mais esqueci aqueles dias delirantes. Vi muitos carnavais depois daquele, participei mesmo de vários, e curti-os muito. Mas nada, nunca mais, se comparou com aquele primeiro carnaval no Rio de Janeiro, um banho de Brasil, inesquecível…

Transplante de menina. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2003

ATIVIDADE 1

  1. Após a leitura, responda as questões:
    • Qual é tema tratado no texto? __________________________________________________________________
    • Quem vivenciou e está narrando os acontecimentos na história? ______________________________________
    • Ela se parece com alguma situação que vocês já vivenciaram? ________________________________________
    • Há acontecimentos marcantes na vida de vocês, que mereçam ficar registrados para sempre na memória? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Segundo o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, memória é “aquilo que ocorre ao espírito como resultado de experiências já vividas; lembrança, reminiscência”.

No mesmo dicionário, encontramos para memórias: “relato que alguém faz, muitas vezes na forma de obra literária, a partir de acontecimentos históricos dos quais participou ou foi testemunha, ou que estão fundamentados em sua vida particular”.

3. Leia o seguinte trecho do livro Velhos amigos, de Ecléa Bosi:

De onde vêm as histórias? Elas não estão escondidas como um tesouro na gruta de Aladim ou num baú que permanece no fundo do mar. Estão perto, ao alcance de sua mão. Você vai descobrir que as pessoas mais simples têm algo surpreendente a nos contar.

Quando um avô fica quietinho, com o olhar perdido no passado, não perca a ocasião. Tal como Aladim da lâmpada maravilhosa, você descobrirá os tesouros da memória. Se ter um velho amigo é bom, ter um amigo velho é ainda melhor.

Ecléa Bosi. Velhos amigos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Para saber mais

Conversa com os idosos

Ecléa Bosi, em seu livro Memória e sociedade – Lembranças de velhos (São Paulo: Companhia das Letras, 1994), escreve memórias de pessoas mais velhas que moram na cidade de São Paulo. Ecléa nos ensina que não devemos perder a oportunidade de conversar com os idosos, pois com certeza eles têm muito que nos contar.

4. Tente conversar com pessoas mais velhas sobrefatos engraçados ou tristes, incentivando para que expressem o modo como sentiram e viveram esses acontecimentos. Lembre-se: o que interessa é que as lembranças sejam fortes e significativas para quem as conta.Podem ser pessoas da própria escola ou de casa – um vizinho, um parente, entre outras pessoas.

Observação 1: Em razão do risco de contágio pelo novo coronavírus, tais atividades podem ser realizadas pela internet ou por telefone para evitar aglomerações com pessoas idosas.

Observação 2: Vocês podem iniciar o contato perguntando a essas pessoas se teriam disponibilidade para conversar, emprestar objetos e fotos antigas, contar as lembranças que têm do lugar. Para isso, podem fazer-lhes perguntas como:

    • O(a) senhor(a) se lembra de alguma passagem marcante da sua vida nesta cidade? Que fato é esse? Por que ele foi marcante?
    • O(a) senhor(a) tem algum objeto antigo ou foto que lembre essa passagem de sua vida? (Marcador em bolinha preta fechada)

Observação 3: Anote o maior número possível de informações durante a conversa com a pessoa escolhida.

Observação 4: Envie as informações coletadas, conforme o quadro abaixo, para o e-mail:                        debora.pontes@educacao.fortaleza.gov.ce.br

Nome e idade do entrevistado

Fato lembrado

Temas mencionados

O que mais chamou a sua atenção?

 

 

 

 

Além de preencher o quadro, responda as seguintes questões: Compreenderam o que o(a) entrevistado(a) disse? O que sentiram ao ouvi-lo(la)? Ficaram surpresos em conhecer as histórias antigas do lugar? Que lembranças mostram como os tempos passados são diferentes dos de hoje?

v  Vestígios do passado

ATIVIDADE 2

1. Procure fotografias antigas, pois elas ajudam a recuperar lembranças do passado. Façam uma pesquisa na comunidade para localizar e pegar emprestado antigas imagens. Tal recurso será importante para ampliar o repertório em relação a costumes, hábitos, paisagens, formas de agir e de vestir, características de outros momentos da história do lugar onde vivemos. Muitas vezes é possível encontrar fotos antigas, não só da cidade como de seus moradores, em espaços públicos como prefeitura, museu, casa da cultura, igreja e em estabelecimentos comerciais. Se optar por fazer essa atividade por meio de uma busca na internet, busquem sites que disponibilizam fotografias antigas ao público.

2. Em seguida, pesquisem, em casa, objetos antigos guardados pela família. Podem selecionar cartas, utensílios domésticos, ferramentas, máquinas antigas, roupas, discos ou outro objeto mencionado pelo entrevistado que eles escolheram e com quem conversaram nas etapas anteriores. As fotos e os objetos são elementos importantes para promover a aproximação com o passado, mas as pessoas são as principais fontes de memória; na verdade, a mais rica delas.


33 comentários:

  1. Antonio Alves Maciel 7a

    1]o Transplante de um menina
    b]a menina
    c] não
    d] não

    2]nenhum

    3]

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  2. Rubens Francisco da Silva junior

    1]o Transplante de um menina
    b]a menina
    c] não
    d] não

    2]nenhum

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  3. Gilson carlos

    1] o Transplante de uma menina
    b] a menina
    c]não
    d]não


    2) nenhum

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  4. José salatiel 7º
    1) o tlansplante de uma menina
    a)tatiana belinkc
    b)não
    c)sim
    2)nenhum
    3)leia

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  5. José salatiel 7º
    1) o tlansplante de uma menina
    a)tatiana belinkc
    b)não
    c)sim
    2)nenhum
    3)leia

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  6. José salatiel 7º ano
    1)o tlansplante de uma menina

    a)tatiana belinkc
    b)não
    c)não

    2)nenhum

    3)leia

    ResponderExcluir
  7. Ícaro Caciano Almeida 7b

    1)o transplante de uma menina

    A)Tatiana belinkc

    B)não

    C)sim

    2)nenhuma

    3)leia

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  8. Professor é obrigatório fazer a questão (1) da 2 atividade

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Emilly Nogueira Azevedo.
    7°A)
    1) O transplante de uma menina
    A)Tatiana belinkc
    B) não
    C)Sim
    2) nenhuma
    3)

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  11. Francisco Bruno Ribeiro Almeida 7b
    1)o transplante de uma menina

    A)Tatiana belinkc

    B)não

    C)sim

    2)nenhuma

    3)leia

    ResponderExcluir
  12. 1.o tlansplante de uma menina

    a)tatiana belinkc.

    b)não.

    c)sim.

    2)nenhum.

    3)leia.

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  13. beatriz de souza silva 7°

    1]o Transplante de um menina
    b]a menina
    c] não
    d] não

    2]nenhum

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  14. Gustavo Hilbert Tomaz Campos 7 C

    1]o Transplante de um menina
    b]a menina
    c] não
    d] não

    2]nenhum

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  15. Vitória Micaele Oliveira de Souza.7°C.
    (A)o transplante de uma menina.
    (B)a menina.
    (C) não.
    (D) não.

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  16. Caio Mateus de Oliveira Silva
    7°C
    1° o tlansplante de uma menina

    A• tatiana belinkc
    B• não
    C• sim

    2° Nenhum

    3° Leia

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  17. NÍCOLAS SANTOS TRÉVIA 7°)C

    1°)

    A)O TRANSPLANTE DE UMA MENINA

    B)A TATIANA BELINKC

    C) NÃO

    D) NÃO

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  18. 1
    A)O transplante de uma menina
    B)A menina
    C)sim. Eu fiz uma cirurgia no fim
    D)sim. Eu levei uma carreira de um boi

    2)nenhum

    Nome:Sophia Cavalcante de Moura
    Série:7°c

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  19. Guilherme Rodrigues braga 7B (a)Resposta:O carnaval de uma menina (b)Resposta:A narradora vivenciou essa historia (c)responda:não (d)nenhum acontecimento importante

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  20. Gabriel Muniz de Freitas 7B

    A)Tatiana belinkc

    B)não

    C)sim

    2)nenhuma

    3)leia

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  21. Respostas
    1. Adrian Keven de Lima Barbosa
      7/B

      1)o transplante de uma menina

      A)Tatiana belinkc

      B)não

      C)sim

      2)nenhuma

      3)leia




      ☢️

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  22. Adrian Keven de Lima Barbosa
    7/B

    (a)Resposta:O carnaval de uma menina (b)Resposta:A narradora vivenciou essa historia (c)responda:não (d)nenhum acontecimento importante

    ☣️

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  23. Bruno Dos Santos Lima 7A
    1.
    .transplante de uma menina.
    .Tatiana Belinky.
    .sim.
    .sim,fui a dois templos.
    2.Nenhuma.
    😁😁😁

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  24. A)Tatiana belinkc

    B)não

    C)sim

    2)nenhuma

    3)leia


    Thiago dantas Silva 7c

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  25. A)Tatiana Belinkc
    B)Não
    C)Sim
    2°Nenhuma
    3°Leia

    Sabrina Kevelly Alves Santos 7°A

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  26. Ana Beatriz da Silva Lima 7A
    1-
    A)O transplante de uma menina
    B)Tatiana Belinkc
    C)Não
    D)Não
    2-Nenhum
    3-Leia

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