AGENDA:
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> RESOLVER AS ATIVIDADES DO MATERIAL DE APOIO.
VÍDEO: NOTAÇÃ CIENTÍFICA
Laboratório de Química e Física
Notação Científica
A notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10. É utilizada para
reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos.
Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas ciências em geral eescrever em notação científica facilita fazer comparações e cálculos.
Um número em notação científica apresenta o seguinte formato:
Exemplos
a) 6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 10 15
b) 0, 000000000016 = 1,6 . 10 - 11
Veja abaixo como transformar os números em notação científica de forma prática:
1º Passo: Escrever o número na forma decimal, com apenas um algarismo diferente de 0 na frente davírgula.
2º Passo: Colocar no expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos que "andar"com a vírgula. Se ao andar com a vírgula o valor do número diminuiu, o expoente ficará positivo, seaumentou o expoente ficará negativo.
3º Passo: Escrever o produto do número pela potência de 10.
Exemplos
1) Transformar o número 32 000 em notação científica.
Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2, pois desta forma ficaremos apenas como algarismo 3 antes da vírgula;
Para colocar a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que "andar" 4 casas decimais, visto que nos números inteiros a vírgula se encontra no final do número. Neste caso o 4 será o expoente da potência de 10.
Escrevendo em notação científica: 3,2 . 104
2) A massa de um elétron é de aproximadamente 0,000000000000000000000000000911 g.
Transforme esse valor para notação científica.
Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma ficaremos apenas como algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0) antes da vírgula;
Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas decimais. É necessário lembrar que ao colocar a vírgula depois do 9, o número ficou com um valor maior, então para não modificar seu valor o expoente ficará negativo;
Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11. 10 - 28 g
Agora resolva as questões para praticar o que você aprendeu!
1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
a) b) 100
b) e) 10000
c) f) 100000
d) j) 0,0001
e) k) 0,0000001
2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
a) 1,2 . 10⁶
b) 2,34 . 10⁷
c) 5 . 10⁻⁷
d) 4,25 . 10⁻⁵
e) 1,58 . 10⁻⁸
3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
a) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?
4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.
a) Que distância percorre num minuto?
b) E numa hora?
c) E num dia?
d) E num ano?
Nota: Escreva todos os números em notação científica.
6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:
- Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
Fatima Yada 9°A
ResponderExcluir1- a) 10²
b) 10⁴
c) 10-5
d) 10-⁴
e) 10-7
2- a)1200000
b)23400000
c)0,000005
d)0,0000425
e)0,0000000158
3- a) Sol= 198·10 25
Terra= 598·10²²
b) 333000 vezes maior
4) 780·2= 1560m
1560m·100=156000cm
R=156·10 5
5- a)1,8·10 7 km/min
b)1,08·109 km/h
c)2,592·10 10 km/dia
d)9,46·10²² km/ano
6- 4200min : 50min = 84 aulas
Atividade.
ResponderExcluir1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
a)100= 10²
b)10000= 10⁴
c)100000= 10⁵
d)0,0001= 10-⁴
e)0,0000001= 10-⁷
2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
a)1,2 . 10⁶= 1.200.000
b)2,34 . 10⁷= 16,4
c)5 . 10⁻⁷= 0,0000005
d)4,25 . 10⁻⁵= 0,0000425
e)1,58 . 10⁻⁸= 0,0000000158
4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
(Transformações de medidas)
M:
2.(780) = 1560m
Cm :
100.(1560) = 156000cm
(Em notação científica)
15,6 . 10⁴cm.
5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.
a)Que distância percorre num minuto?
300.000km=1s
x km=60s
x =300.000 . 60/1
x =18.000.000s
Em notação científica:
1,8x10⁷
b)E numa hora?
300.000km=1s
x km=60s
x =300000 . 3.600/1
x =1.080.000.000s
Em notação científica:
1,08x10⁹
c)E num dia?
=1.080.000.000s em 1h x 24=
25.920.000.000
Em notação científica:
2,592x10¹⁰
d)E num ano?
25.920.000.000s em 1 dia x 365 =
9.460.800.000.000
Em notação científica:
9, 4608 x 10¹²
Nota: Escreva todos os números em notação científica.
6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:
- Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
4,2*1000=4200min
4200min/50min=
84 aulas
Obs: a 3° questão eu não botei, pois eu vou responder mais tarde e botar aqui.:)
Brendda Kessya 9°A
ExcluirResto da questão.
ExcluirAlgumas correções
2.b) 23400000
4.1,56 . 10^5cm.(errei a virgula e expoente)
3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
a)Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
Sol:1,989.10^27
Terra:5,98.10^24
b)Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?
332.900 vezes
José Augusto de Santana Filho
ResponderExcluir9° B
1 questão
a) 10²
b) 10⁴
c) 10-5
d) 10-⁴
e) 10-7
2 questão
a)1200000
b)23400000
c)0,000005
d)0,0000425
e)0,0000000158
3 questão
a) Sol= 198·10 25
Terra= 598·10²²
b) 333000 vezes maior
4 questão
780·2= 1560m
1560m·100=156000cm
R=156·10 5
5 questão
a)1,8·10 7 km/min
b)1,08·109 km/h
c)2,592·10 10 km/dia
d)9,46·10²² km/ano
6 questão
4200min : 50min = 84 aulas
Luan Lucas Araújo Martins 9° b
ResponderExcluir1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
A)10^2
B)10^4
C)10^5
D)10^-4
E)10^-7
2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
A)1,2.10^6
12000000
B)2,34.10^7
2340000000
C)5.10-7
0,0000005
D)4,25.10^-5
0,0000000425
E)1,58 . 10^-8
0,0000000158
3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
A) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
R=198.10^25
b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?
R=3330 vezes
4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
R=156000,em notação cientifica 10^3
5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.
a)Que distância percorre num minuto?
1,8;10^7
b)E numa hora?
1,08;10^9
c)E num dia?
2,592;10^10
d)E num ano?
1,09;10^22
6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:
- Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
R=84 aulas
Obs: envei tarde pq a internet n estava funcionando por causa da chuva
Nome:Guilherme Viana De Sousa
ResponderExcluirSerie:9B
1)
a) 10²
b) 10⁴
c) 10-5
d) 10-⁴
e) 10-7
2)
a)1200000
b)23400000
c)0,000005
d)0,0000425
e)0,0000000158
3)
a) Sol= 198·10 25
Terra= 598·10²²
b) 333000 vezes maior
4)
780·2= 1560m
1560m·100=156000cm
R=156·10 5
5)
a)1,8·10 7 km/min
b)1,08·109 km/h
c)2,592·10 10 km/dia
d)9,46·10²² km/ano
6)
4200min : 50min = 84 aulas
Dayse katley 9°B
ResponderExcluir1 questão
a) 10²
b) 10⁴
c) 10-5
d) 10-⁴
e) 10-7
2 questão
a)1200000
b)23400000
c)0,000005
d)0,0000425
e)0,0000000158
3 questão
a) Sol= 198·10 25
Terra= 598·10²²
b) 333000 vezes maior
4 questão
780·2= 1560m
1560m·100=156000cm
R=156·10 5
5 questão
a)1,8·10 7 km/min
b)1,08·109 km/h
c)2,592·10 10 km/dia
d)9,46·10²² km/ano
6 questão
4200min : 50min = 84 aulas
1 questão
ResponderExcluira) 10²
b) 10⁴
c) 10-5
d) 10-⁴
e) 10-7
2 questão
a)1200000
b)23400000
c)0,000005
d)0,0000425
e)0,0000000158
3 questão
a) Sol= 198·10 25
Terra= 598·10²²
b) 333000 vezes maior
4 questão
780·2= 1560m
1560m·100=156000cm
R=156·10 5
5 questão
a)1,8·10 7 km/min
b)1,08·109 km/h
c)2,592·10 10 km/dia
d)9,46·10²² km/ano
6 questão
4200min : 50min = 84 aulas
Isabele lima ferreira 9b
Atividade de laboratório
ResponderExcluirAluno André Lima da Silva
9°B
1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
b) 100=1.10^2
e) 10000=1.10^4
f) 100000=1.10^5
j) 0,0001=1.10^-4
k) 0,0000001=1.10^-7
2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
a)1,2 . 10^6=12000000
b)2,34 . 10^7=2340000000
c)5 . 10^-7=0,0000005
d)4,25 . 10^-5=0,0000425
e)1,58 . 10^-8=0,0000000158
3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
a) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
Sol=1,989.10^30/terra=5,98.10^18
b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra
332.900 vezes
4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.
a) Que distância percorre num minuto=1,8.10^7
b) E numa hora?
=1,08.10^9
c) E num dia?
=2,592.10^10
d) E num ano?
=9,4608.10^12
6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:
- Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
=84 quatro aulas
42000/_50
-400 84
_____
200
-200
_____
0
Laecio gabriel brito dos santos 9B
ResponderExcluir1.questao
a) 10 ELEVADO A 2
b) 10 ELEVADO A 4
c) 10 ELEVADO A 5
d) 10 ELEVADO A -4
e) 10 ELEVADO A -7
2.questao
a) 1.200.000
b) 23.400.000
c) 0,0000005
d) 0,0000425
e) 0,0000000158
3.questao
a) sol = 1,98 . 10 ELEVADO A 30 terra = 5,98 . 10 ELEVADO A 21
b) aproximadamente 400 mil vezes maior
4.questao
r: 1,56 . 10 ELEVADO A 5
5.questao
a) 1,8 x 10 ELEVADO A 7
b) 1,08 x 10 ELEVADO A 9
c) 2,6 x 10 ELEVADO A 10
d) 9,4 x 10 ELEVADO A 12
6.questao
r : 84 aulas de matemáticas
Aluno José Matheus Bezerra Amorim 9B
ResponderExcluir1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
A)10^2
B)10^4
C)10^5
D)10^-4
E)10^-7
2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
A)1,2.10^6
12000000
B)2,34.10^7
2340000000
C)5.10-7
0,0000005
D)4,25.10^-5
0,0000000425
E)1,58 . 10^-8
0,0000000158
3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
A) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
R=198.10^25
b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?
R=3330 vezes
4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
R=156000,em notação cientifica 10^3
5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.
a)Que distância percorre num minuto?
1,8;10^7
b)E numa hora?
1,08;10^9
c)E num dia?
2,592;10^10
d)E num ano?
1,09;10^22
6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:
- Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
R=84 aulas
Aluno José Matheus Bezerra Amorim 9B
ResponderExcluir1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
A)10^2
B)10^4
C)10^5
D)10^-4
E)10^-7
2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
A)1,2.10^6
12000000
B)2,34.10^7
2340000000
C)5.10-7
0,0000005
D)4,25.10^-5
0,0000000425
E)1,58 . 10^-8
0,0000000158
3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
A) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
R=198.10^25
b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?
R=3330 vezes
4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
R=156000,em notação cientifica 10^3
5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.
a)Que distância percorre num minuto?
1,8;10^7
b)E numa hora?
1,08;10^9
c)E num dia?
2,592;10^10
d)E num ano?
1,09;10^22
6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:
- Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
R=84 aulas
Felipe Gabriel de Souza neves do nascimento
ResponderExcluir1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
b) 100=1.10^2
e) 10000=1.10^4
f) 100000=1.10^5
j) 0,0001=1.10^-4
k) 0,0000001=1.10^-7
2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
a)1,2 . 10^6=12000000
b)2,34 . 10^7=2340000000
c)5 . 10^-7=0,0000005
d)4,25 . 10^-5=0,0000425
e)1,58 . 10^-8=0,0000000158
3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
a) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
Sol=1,989.10^30/terra=5,98.10^18
b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra
332.900 vezes
4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.
a) Que distância percorre num minuto=1,8.10^7
b) E numa hora?
=1,08.10^9
c) E num dia?
=2,592.10^10
d) E num ano?
=9,4608.10^12
6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:
- Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
=84 quatro aulas
42000/_50
-400 84
_____
200
-200
_____
0
Pedro Igor Gomes Pereira
ResponderExcluir9°B
1:
A)10²
B)10⁴
C)10^5
D)10-⁴
E)10^-7
2:
A)1.200.000
B)23.400.000
C)0,0000005
D)0,0000425
E)0,0000000158
3:
A) sol: 1,98.10^30 kg terra:5,98.10²¹
B) aproximadamente 331.000 vezes
4:
1,56.10^6
5:
A)1,8.10^7 km
B)1,08.10^9 km
C)2,592.10^10 km
D)9,4608¹² km
6:
84 aulas de matemática
Gabriel David Paiva Silva 9B
ResponderExcluir1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
b) 100=1.10^2
e) 10000=1.10^4
f) 100000=1.10^5
j) 0,0001=1.10^-4
k) 0,0000001=1.10^-7
2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
a)1,2 . 10^6=12000000
b)2,34 . 10^7=2340000000
c)5 . 10^-7=0,0000005
d)4,25 . 10^-5=0,0000425
e)1,58 . 10^-8=0,0000000158
3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
a) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
Sol=1,989.10^30/terra=5,98.10^18
b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra
332.900 vezes
4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.
a) Que distância percorre num minuto=1,8.10^7
b) E numa hora?
=1,08.10^9
c) E num dia?
=2,592.10^10
d) E num ano?
=9,4608.10^12
6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:
- Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
=84 quatro aulas
42000/_50
-400 84
200
-2000
0
1- a) 10²
ResponderExcluirb) 10⁴
c) 10-5
d) 10-⁴
e) 10-7
2- a)1200000
b)23400000
c)0,000005
d)0,0000425
e)0,0000000158
3- a) Sol= 198·10 25
Terra= 598·10²²
b) 333000 vezes maior
4) 780·2= 1560m
1560m·100=156000cm
R=156·10 5
5- a)1,8·10 7 km/min
b)1,08·109 km/h
c)2,592·10 10 km/dia
d)9,46·10²² km/ano
6- 4200min : 50min = 84 aulas
Aryely shekynah 9°a