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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 25 de março de 2021

9ºANO: LABORATÓRIO 26/03/21

 



AGENDA: 

> ACOMPANHAR A VIDEOAULA

> RESOLVER AS ATIVIDADES DO MATERIAL DE APOIO.




VÍDEO: NOTAÇÃ CIENTÍFICA


MATERIAL DE APOIO E ATIVIDADES:

Laboratório de Química e Física

Notação Científica

A notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10. É utilizada para

reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos.

Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas ciências em geral eescrever em notação científica facilita fazer comparações e cálculos.

 

Um número em notação científica apresenta o seguinte formato:

Exemplos

a) 6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 10 15

b) 0, 000000000016 = 1,6 . 10 - 11

 

Veja abaixo como transformar os números em notação científica de forma prática:

1º Passo: Escrever o número na forma decimal, com apenas um algarismo diferente de 0 na frente davírgula.

2º Passo: Colocar no expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos que "andar"com a vírgula. Se ao andar com a vírgula o valor do número diminuiu, o expoente ficará positivo, seaumentou o expoente ficará negativo.

3º Passo: Escrever o produto do número pela potência de 10.

Exemplos

1) Transformar o número 32 000 em notação científica.

Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2, pois desta forma ficaremos apenas como algarismo 3 antes da vírgula;

Para colocar a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que "andar" 4 casas decimais, visto que nos números inteiros a vírgula se encontra no final do número. Neste caso o 4 será o expoente da potência de 10.

Escrevendo em notação científica: 3,2 . 104

2) A massa de um elétron é de aproximadamente 0,000000000000000000000000000911 g.

Transforme esse valor para notação científica.

Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma ficaremos apenas como algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0) antes da vírgula;

Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas decimais. É necessário lembrar que ao colocar a vírgula depois do 9, o número ficou com um valor maior, então para não modificar seu valor o expoente ficará negativo;

Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11. 10 - 28 g

 

 

Agora resolva as questões para praticar o que você aprendeu!

1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:

a)      b) 100

b)      e) 10000

c)      f) 100000

d)      j) 0,0001

e)      k) 0,0000001

2. Escreva os números abaixo na forma decimal:

a)      1,2 . 10⁶

b)      2,34 . 10⁷

c)      5 . 10⁻⁷

d)      4,25 . 10⁻⁵

e)      1,58 . 10⁻⁸

3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.

a)      Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.

b)      Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?

4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.

5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.

a)      Que distância percorre num minuto?

b)      E numa hora?

c)      E num dia?

d)      E num ano?

Nota: Escreva todos os números em notação científica.

6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:

 - Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?


17 comentários:

  1. Fatima Yada 9°A
    1- a) 10²
    b) 10⁴
    c) 10-5
    d) 10-⁴
    e) 10-7

    2- a)1200000
    b)23400000
    c)0,000005
    d)0,0000425
    e)0,0000000158

    3- a) Sol= 198·10 25
    Terra= 598·10²²
    b) 333000 vezes maior

    4) 780·2= 1560m
    1560m·100=156000cm
    R=156·10 5

    5- a)1,8·10 7 km/min
    b)1,08·109 km/h
    c)2,592·10 10 km/dia
    d)9,46·10²² km/ano

    6- 4200min : 50min = 84 aulas

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  2. Atividade.


    1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:

    a)100= 10²

    b)10000= 10⁴

    c)100000= 10⁵

    d)0,0001= 10-⁴

    e)0,0000001= 10-⁷

    2. Escreva os números abaixo na forma decimal:

    a)1,2 . 10⁶= 1.200.000


    b)2,34 . 10⁷= 16,4


    c)5 . 10⁻⁷= 0,0000005


    d)4,25 . 10⁻⁵= 0,0000425


    e)1,58 . 10⁻⁸= 0,0000000158

    4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.

    (Transformações de medidas)

    M:
    2.(780) = 1560m
    Cm :
    100.(1560) = 156000cm

    (Em notação científica)
    15,6 . 10⁴cm.

    5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.

    a)Que distância percorre num minuto?

    300.000km=1s
    x km=60s
    x =300.000 . 60/1
    x =18.000.000s

    Em notação científica:
    1,8x10⁷

    b)E numa hora?

    300.000km=1s
    x km=60s
    x =300000 . 3.600/1
    x =1.080.000.000s

    Em notação científica:
    1,08x10⁹

    c)E num dia?

    =1.080.000.000s em 1h x 24=
    25.920.000.000

    Em notação científica:
    2,592x10¹⁰

    d)E num ano?
    25.920.000.000s em 1 dia x 365 =
    9.460.800.000.000

    Em notação científica:
    9, 4608 x 10¹²

    Nota: Escreva todos os números em notação científica.

    6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:

    - Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?


    4,2*1000=4200min
    4200min/50min=
    84 aulas

    Obs: a 3° questão eu não botei, pois eu vou responder mais tarde e botar aqui.:)

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    Respostas
    1. Resto da questão.

      Algumas correções
      2.b) 23400000
      4.1,56 . 10^5cm.(errei a virgula e expoente)

      3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.

      a)Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
      Sol:1,989.10^27
      Terra:5,98.10^24

      b)Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?
      332.900 vezes

      Excluir
  3. José Augusto de Santana Filho
    9° B

    1 questão
    a) 10²
    b) 10⁴
    c) 10-5
    d) 10-⁴
    e) 10-7

    2 questão
    a)1200000
    b)23400000
    c)0,000005
    d)0,0000425
    e)0,0000000158

    3 questão
    a) Sol= 198·10 25
    Terra= 598·10²²
    b) 333000 vezes maior

    4 questão
    780·2= 1560m
    1560m·100=156000cm
    R=156·10 5

    5 questão
    a)1,8·10 7 km/min
    b)1,08·109 km/h
    c)2,592·10 10 km/dia
    d)9,46·10²² km/ano

    6 questão
    4200min : 50min = 84 aulas

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  4. Luan Lucas Araújo Martins 9° b
    1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
    A)10^2
    B)10^4
    C)10^5
    D)10^-4
    E)10^-7
    2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
    A)1,2.10^6
    12000000
    B)2,34.10^7
    2340000000
    C)5.10-7
    0,0000005
    D)4,25.10^-5
    0,0000000425
    E)1,58 . 10^-8
    0,0000000158
    3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
    A) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
    R=198.10^25
    b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?
    R=3330 vezes
    4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
    R=156000,em notação cientifica 10^3
    5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.

    a)Que distância percorre num minuto?
    1,8;10^7
    b)E numa hora?
    1,08;10^9
    c)E num dia?
    2,592;10^10
    d)E num ano?
    1,09;10^22
    6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:

    - Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
    R=84 aulas

    Obs: envei tarde pq a internet n estava funcionando por causa da chuva

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  5. Nome:Guilherme Viana De Sousa
    Serie:9B

    1)
    a) 10²
    b) 10⁴
    c) 10-5
    d) 10-⁴
    e) 10-7

    2)
    a)1200000
    b)23400000
    c)0,000005
    d)0,0000425
    e)0,0000000158

    3)
    a) Sol= 198·10 25
    Terra= 598·10²²
    b) 333000 vezes maior

    4)
    780·2= 1560m
    1560m·100=156000cm
    R=156·10 5

    5)
    a)1,8·10 7 km/min
    b)1,08·109 km/h
    c)2,592·10 10 km/dia
    d)9,46·10²² km/ano

    6)
    4200min : 50min = 84 aulas

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  6. Dayse katley 9°B

    1 questão
    a) 10²
    b) 10⁴
    c) 10-5
    d) 10-⁴
    e) 10-7

    2 questão
    a)1200000
    b)23400000
    c)0,000005
    d)0,0000425
    e)0,0000000158

    3 questão
    a) Sol= 198·10 25
    Terra= 598·10²²
    b) 333000 vezes maior

    4 questão
    780·2= 1560m
    1560m·100=156000cm
    R=156·10 5

    5 questão
    a)1,8·10 7 km/min
    b)1,08·109 km/h
    c)2,592·10 10 km/dia
    d)9,46·10²² km/ano

    6 questão
    4200min : 50min = 84 aulas

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  7. 1 questão
    a) 10²
    b) 10⁴
    c) 10-5
    d) 10-⁴
    e) 10-7

    2 questão
    a)1200000
    b)23400000
    c)0,000005
    d)0,0000425
    e)0,0000000158

    3 questão
    a) Sol= 198·10 25
    Terra= 598·10²²
    b) 333000 vezes maior

    4 questão
    780·2= 1560m
    1560m·100=156000cm
    R=156·10 5

    5 questão
    a)1,8·10 7 km/min
    b)1,08·109 km/h
    c)2,592·10 10 km/dia
    d)9,46·10²² km/ano

    6 questão
    4200min : 50min = 84 aulas

    Isabele lima ferreira 9b

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  8. Atividade de laboratório
    Aluno André Lima da Silva
    9°B



    1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:

    b) 100=1.10^2

    e) 10000=1.10^4

    f) 100000=1.10^5

    j) 0,0001=1.10^-4

    k) 0,0000001=1.10^-7

    2. Escreva os números abaixo na forma decimal:

    a)1,2 . 10^6=12000000

    b)2,34 . 10^7=2340000000

    c)5 . 10^-7=0,0000005

    d)4,25 . 10^-5=0,0000425

    e)1,58 . 10^-8=0,0000000158

    3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.

    a) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
    Sol=1,989.10^30/terra=5,98.10^18

    b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra
    332.900 vezes

    4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.


    5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.

    a) Que distância percorre num minuto=1,8.10^7

    b) E numa hora?
    =1,08.10^9
    c) E num dia?
    =2,592.10^10
    d) E num ano?
    =9,4608.10^12

    6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:

    - Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?

    =84 quatro aulas

    42000/_50
    -400 84
    _____
    200
    -200
    _____
    0

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  9. Laecio gabriel brito dos santos 9B

    1.questao

    a) 10 ELEVADO A 2
    b) 10 ELEVADO A 4
    c) 10 ELEVADO A 5
    d) 10 ELEVADO A -4
    e) 10 ELEVADO A -7

    2.questao

    a) 1.200.000
    b) 23.400.000
    c) 0,0000005
    d) 0,0000425
    e) 0,0000000158

    3.questao

    a) sol = 1,98 . 10 ELEVADO A 30 terra = 5,98 . 10 ELEVADO A 21

    b) aproximadamente 400 mil vezes maior

    4.questao

    r: 1,56 . 10 ELEVADO A 5

    5.questao

    a) 1,8 x 10 ELEVADO A 7

    b) 1,08 x 10 ELEVADO A 9

    c) 2,6 x 10 ELEVADO A 10

    d) 9,4 x 10 ELEVADO A 12

    6.questao

    r : 84 aulas de matemáticas

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  10. Aluno José Matheus Bezerra Amorim 9B

    1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
    A)10^2
    B)10^4
    C)10^5
    D)10^-4
    E)10^-7
    2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
    A)1,2.10^6
    12000000
    B)2,34.10^7
    2340000000
    C)5.10-7
    0,0000005
    D)4,25.10^-5
    0,0000000425
    E)1,58 . 10^-8
    0,0000000158
    3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
    A) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
    R=198.10^25
    b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?
    R=3330 vezes
    4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
    R=156000,em notação cientifica 10^3
    5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.

    a)Que distância percorre num minuto?
    1,8;10^7
    b)E numa hora?
    1,08;10^9
    c)E num dia?
    2,592;10^10
    d)E num ano?
    1,09;10^22
    6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:

    - Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
    R=84 aulas

    ResponderExcluir
  11. Aluno José Matheus Bezerra Amorim 9B

    1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
    A)10^2
    B)10^4
    C)10^5
    D)10^-4
    E)10^-7
    2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
    A)1,2.10^6
    12000000
    B)2,34.10^7
    2340000000
    C)5.10-7
    0,0000005
    D)4,25.10^-5
    0,0000000425
    E)1,58 . 10^-8
    0,0000000158
    3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
    A) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
    R=198.10^25
    b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?
    R=3330 vezes
    4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
    R=156000,em notação cientifica 10^3
    5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.

    a)Que distância percorre num minuto?
    1,8;10^7
    b)E numa hora?
    1,08;10^9
    c)E num dia?
    2,592;10^10
    d)E num ano?
    1,09;10^22
    6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:

    - Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
    R=84 aulas

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  12. Felipe Gabriel de Souza neves do nascimento

    1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:

    b) 100=1.10^2

    e) 10000=1.10^4

    f) 100000=1.10^5

    j) 0,0001=1.10^-4

    k) 0,0000001=1.10^-7

    2. Escreva os números abaixo na forma decimal:

    a)1,2 . 10^6=12000000

    b)2,34 . 10^7=2340000000

    c)5 . 10^-7=0,0000005

    d)4,25 . 10^-5=0,0000425

    e)1,58 . 10^-8=0,0000000158

    3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.

    a) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
    Sol=1,989.10^30/terra=5,98.10^18

    b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra
    332.900 vezes

    4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.


    5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.

    a) Que distância percorre num minuto=1,8.10^7

    b) E numa hora?
    =1,08.10^9
    c) E num dia?
    =2,592.10^10
    d) E num ano?
    =9,4608.10^12

    6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:

    - Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?

    =84 quatro aulas

    42000/_50
    -400 84
    _____
    200
    -200
    _____
    0

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  13. Pedro Igor Gomes Pereira
    9°B
    1:
    A)10²
    B)10⁴
    C)10^5
    D)10-⁴
    E)10^-7
    2:
    A)1.200.000
    B)23.400.000
    C)0,0000005
    D)0,0000425
    E)0,0000000158

    3:
    A) sol: 1,98.10^30 kg terra:5,98.10²¹
    B) aproximadamente 331.000 vezes

    4:
    1,56.10^6

    5:
    A)1,8.10^7 km
    B)1,08.10^9 km
    C)2,592.10^10 km
    D)9,4608¹² km

    6:
    84 aulas de matemática

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  14. Gabriel David Paiva Silva 9B

    1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:
    b) 100=1.10^2
    e) 10000=1.10^4
    f) 100000=1.10^5
    j) 0,0001=1.10^-4
    k) 0,0000001=1.10^-7
    2. Escreva os números abaixo na forma decimal:
    a)1,2 . 10^6=12000000
    b)2,34 . 10^7=2340000000
    c)5 . 10^-7=0,0000005
    d)4,25 . 10^-5=0,0000425
    e)1,58 . 10^-8=0,0000000158
    3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
    a) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.
    Sol=1,989.10^30/terra=5,98.10^18
    b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra
    332.900 vezes
    4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa o percurso de ida e volta, em cm.
    5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.
    a) Que distância percorre num minuto=1,8.10^7
    b) E numa hora?
    =1,08.10^9
    c) E num dia?
    =2,592.10^10
    d) E num ano?
    =9,4608.10^12
    6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:
    - Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
    =84 quatro aulas
    42000/_50
    -400 84
    200
    -2000
    0

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  15. 1- a) 10²
    b) 10⁴
    c) 10-5
    d) 10-⁴
    e) 10-7

    2- a)1200000
    b)23400000
    c)0,000005
    d)0,0000425
    e)0,0000000158

    3- a) Sol= 198·10 25
    Terra= 598·10²²
    b) 333000 vezes maior

    4) 780·2= 1560m
    1560m·100=156000cm
    R=156·10 5

    5- a)1,8·10 7 km/min
    b)1,08·109 km/h
    c)2,592·10 10 km/dia
    d)9,46·10²² km/ano

    6- 4200min : 50min = 84 aulas

    Aryely shekynah 9°a

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