AGENDA DO DIA:
> CORREÇÃO DA PARCIAL DE PORTUGUÊS
>Conteúdo: O que são pronomes ?
Produção Textual: Crônica
VÍDEO: CORREÇÃO DA PROVA DE PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
v PRONOMES
O que são pronomes?
Os pronomes representam a classe de palavras
que substituem ou acompanham os substantivos.
De acordo
com a função que exercem, eles são classificados em sete tipos:
1. Pronomes Pessoais
2. Pronomes Possessivos
3. Pronomes Demonstrativos
4. Pronomes de Tratamento
5. Pronomes Indefinidos
6. Pronomes Relativos
7. Pronomes Interrogativos
Para
entender melhor o uso dos pronomes nas frases, confira os exemplos:
1) Mariana
apresentou um show esse final de semana. Ela é
considerada uma das melhores cantoras de música Gospel.
No exemplo
acima, o pronome pessoal “Ela” substituiu o substantivo próprio Mariana. Note
que com o uso do pronome no período evitou-se a repetição do nome.
2) Aquela bicicleta é da minha prima Júlia.
Nesse
exemplo, utilizamos dois pronomes: o pronome demonstrativo “aquela” para
indicar algo (no caso a bicicleta) e o pronome possessivo “minha” que transmite
a ideia de posse.
1. Pronome Pessoal
Os pronomes
pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e
são classificados em dois tipos:
1. Pronomes Pessoais do Caso Reto: exercem a função de
sujeito.
Exemplo: Eu gosto muito da Ana. (Quem gosta da Ana?
Eu.)
2. Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo: substituem os
substantivos e complementam os verbos.
Exemplo: Está comigo seu caderno. (Com quem está o caderno?
Comigo. Note que para além de identificar quem tem o caderno, o pronome auxilia
o verbo “estar”.)
Pessoas Verbais |
Pronomes do Caso Reto |
Pronomes do Caso Oblíquo |
1ª pessoa do singular |
Eu |
me, mim, comigo |
2ª pessoa do singular |
tu, você |
te, ti, contigo |
3ª pessoa do singular |
ele, ela |
o, a, lhe, se, si, consigo |
1ª pessoa do plural |
Nós |
nos, conosco |
2ª pessoa do plural |
vós, vocês |
vos, convosco |
3ª pessoa do plural |
eles, elas |
os, as, lhes, se, si, consigo. |
Vale lembrar que os
pronomes oblíquos “o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas” funcionam
somente como objeto direto.
2.
Pronome Possessivo
Os pronomes
possessivos são aqueles que transmitem a ideia de posse.
Exemplos:
· Essa caneta é minha? (o objeto possuído é a caneta, que pertence à 1ª
pessoa do singular)
· O computador que está em
cima da mesa é meu. (o objeto possuído é o
computador, que pertence à 1ª pessoa do singular)
· A sua bolsa ficou na escola. (o objeto possuído é a
bolsa, que pertence à 3ª pessoa do singular)
· Nosso trabalho ficou muito bom. (o objeto
possuído é o trabalho, que pertence à 1ª pessoa do plural)
Confira
abaixo a tabela com as pessoas verbais do discurso e os respectivos pronomes
possessivos:
Pessoas Verbais |
Pronomes Possessivos |
1ª pessoa do singular (eu) |
meu, minha (singular); meus, minhas (plural) |
2ª pessoa do singular (tu, você) |
teu, tua (singular); teus, tuas (plural) |
3ª pessoa do singular (ele/ela) |
seu, sua (singular); seus, suas (plural) |
1ª pessoa do plural (nós) |
nosso, nossa (singular); nossos, nossas (plural) |
2ª pessoa do plural (vós, vocês) |
vosso, vossa (singular); vossos, vossas (plural) |
3ª pessoa do plural (eles/elas) |
seu, sua (singular); seus, suas (plural) |
3. Pronome Demonstrativo
Os pronomes
demonstrativos são utilizados para indicar a posição de algum
elemento em relação à pessoa seja no discurso, no tempo ou no
espaço.
Eles reúnem
algumas palavras variáveis - em gênero (masculino e feminino) e número
(singular e plural) - e as invariáveis.
Os pronomes demonstrativos variáveis são aqueles
flexionados (em número ou gênero), ou seja, são os que sofrem alterações na sua
forma.
Por exemplo: esse, este,
aquele, aquela, essa, esta.
Já os pronomes invariáveis são aqueles que não são flexionados,
ou seja, que nunca sofrem alterações.
Por exemplo: isso, isto,
aquilo.
Observe o
quadro abaixo para entender os pronomes demonstrativos variáveis em gênero e
número:
Pronomes Demonstrativos |
Singular |
Plural |
Feminino |
esta, essa, aquela |
estas, essas, aquelas |
Masculino |
este, esse, aquele |
estes, esses, aqueles |
Exemplos:
· Essa camisa é muito linda.
· Aquelas bicicletas são boas.
· Este casaco é muito caro.
· Eu perdi aqueles bilhetes de cinema.
Atenção!
Segue algumas dicas de uso
dos pronomes demonstrativos:
1. Quando o elemento está
com a pessoa que se fala ou próximo dela utilizamos: este, esta, estes, estas e
isto.
Exemplos:
Este computador é meu.
Estas anotações foram feitas pela Carolina.
2. Quando o elemento está
com quem se fala ou próximo desta pessoa utilizamos: esse, essa, esses, essas e
isso.
Exemplos:
Esses lugares estão reservados.
De quem é essa bolsa que você está
segurando?
3. Quando o elemento não
está com a pessoa que fala e nem com a pessoa com quem se fala utilizamos:
aquele, aquela, aqueles, aquelas e aquilo.
Exemplos:
De quem são aquelas coisas
ali jogadas?
Aquele prédio é o mais alto da cidade.
Para resumir essa
explicação, veja o quadro abaixo com os exemplos:
Pessoas Verbais |
Pronomes Utilizados |
Localização do Elemento |
Exemplo |
Primeira Pessoa |
este, esta, estes, estas, isto |
quando o elemento está com a pessoa que fala |
Isto não é meu. |
Segunda Pessoa |
esse, essa, esses, essas, isso |
quando o elemento está com quem se fala |
Isso não se faz. |
Terceira Pessoa |
|
|
|
4. Pronome Indefinido
Empregados
na 3ª pessoa do discurso, o próprio nome já indica que os
pronomes indefinidos substituem ou acompanham o substantivo de maneira vaga ou
imprecisa.
Exemplos:
· Nenhum vestido serviu na Antônia.
(o termo “nenhum” acompanha o substantivo “vestido” de maneira vaga, pois não
sabemos de que vestido se fala)
· Outras viagens virão. (o termo “outras”
acompanha o substantivo “viagens” sem especificar quais viagens serão)
· Alguém deve me explicar a matéria.
(o termo “alguém” significa “uma pessoa cuja identidade não é especificada ou
definida” e, portanto, substitui o substantivo da frase)
· Cada pessoa deve escolher seu
caminho. (o termo “cada” acompanha o substantivo da frase “pessoa” sem
especificá-lo)
Veja abaixo
a tabela com os pronomes indefinidos variáveis e invariáveis:
Classificação |
Pronomes Indefinidos |
Variáveis |
algum, alguma, alguns, algumas, nenhum, nenhuma,
nenhuns, nenhumas, muito, muita, muitos, muitas, pouco, pouca, poucos,
poucas, todo, toda, todos, todas, outro, outra, outros, outras, certo, certa,
certos, certas, vário, vária, vários, várias, tanto, tanta, tantos, tantas,
quanto, quanta, quantos, quantas, qualquer, quaisquer, qual, quais, um, uma,
uns, umas. |
Invariáveis |
quem, alguém, ninguém, tudo, nada, outrem, algo,
cada. |
5. Pronome Relativo
Os pronomes
relativos se referem a um termo já dito anteriormente na
oração, evitando sua repetição. Esses termos podem ser palavras
variáveis e invariáveis: substantivo, adjetivo, pronome ou advérbio.
Exemplos:
· Os temas sobre os quais falamos são bastante complexos. (“os
quais” faz referência ao substantivo dito anteriormente “temas”)
· São plantas cuja raiz é muito profunda. (“cuja” aparece entre
dois substantivos “plantas” e “raiz” e faz referência àquele dito anteriormente
“plantas”)
· Daniel visitou o
local onde nasceu seu avô. (“onde” faz referência ao
substantivo “local”)
· Tive as férias que sonhava. (“que” faz referência ao substantivo
“férias”)
Confira na
tabela abaixo os pronomes relativos variáveis e invariáveis:
Classificação |
Pronomes Relativos |
|
o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja,
cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas. |
|
|
v NUMERAL
Numeral é a classe de palavra
variável (flexionadas em número e gênero) encarregada de determinar a
quantidade de pessoas, objetos, coisas ou o lugar ocupado numa dada sequência.
Em outros termos,
o numeral é a palavra que indica, em termos numéricos, um número exato ou a
posição que tal coisa ocupa numa série.
Classificação dos Numerais
Os numerais
são classificados em cinco tipos, a
saber:
Cardinais
Forma
básica dos números (1, 2, 3,4,5…), as quais adjetivam uma quantidade, sendo que
alguns deles variam em gênero, por exemplo: um-uma, dois-duas, alguns no grupo
das centenas (duzentos, duzentas, trezentos, trezentas, etc.).
Além disso,
alguns números cardinais variam em número, como é o caso: milhão-milhões,
bilhão-bilhões, trilhão-trilhões, e assim por diante.
Ordinais
Indica
ordem de uma sequência, ou seja, representa a ordem de sucessão e uma série,
seja de seres, coisas ou objetos (primeiro, segundo, terceiro, quarto,
quinto…).
Importante
destacar que alguns numerais ordinais possuem o valor de adjetivo. São palavras
que variam em gênero (masculino-feminino) e número (singular e plural), por
exemplo: primeiro-primeira, primeiros-primeiras; terceiro-terceira,
terceiros-terceiras, etc.
Fracionários
São os
números fracionários que indicam a diminuição das proporções numéricas, ou
seja, representam uma parte de um todo, por exemplo, ¼ (lê-se um quarto, um
sobre quatro), ½ (lê-se meio ou metade, um sobre dois), ¾ (lê-se três quartos
ou três sobre quatro).
Coletivos
Número
exato que faz referência a um conjunto de seres, por exemplo, dúzia (conjunto
de 12), dezena (conjunto de 10), centena (conjunto de 100), semestre (conjunto
de 6), bimestre (conjunto de 2).
Os números coletivos sofrem
a flexão de número (singular e plural): dúzia-dúzias, dezena-dezenas,
centenas-centenas.
Multiplicativos
Relaciona
um conjunto de seres, objetos ou coisas, dando-lhes uma característica, de
forma que determina o aumento da quantidade por meio de múltiplos, por exemplo,
dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.
Os
multiplicativos são numerais, flexionados em gênero e número quando atuam em
função adjetiva, e, do contrário, são invariáveis (função substantiva).
Dessa
forma, de acordo com sua função, os numerais podem apresentar valor de
substantivo ou adjetivo, sendo classificados em:
· Numerais substantivos: caracterizados pelos
numerais multiplicativos, esses numerais podem substituir outros substantivos.
Exemplo: Fizeram o dobro do
esforço e conseguiram o triplo da
produção.
· Numerais adjetivos: são os numerais
cardinais, ordinais, coletivos e fracionários, os quais modificam o
substantivo, indicando valor adjetivo. Exemplo: Essa carne é de segunda (indica a qualidade da carne).
v PREPOSIÇÃO
Preposição é a palavra invariável
que liga dois termos da oração numa relação de
subordinação donde, geralmente, o segundo termo subordina o primeiro.
Tipos e
Exemplos de Preposições
· Preposição de lugar: O navio veio de São
Paulo.
· Preposição de modo: Os prisioneiros eram colocados em fila.
· Preposição de tempo: Por dois
anos ele viveu aqui.
· Preposição de distância: A cinco
quilômetros daqui passa uma estrada.
· Preposição de causa: Com a seca,
o gado começou a morrer.
· Preposição de instrumento: Ele cortou a árvore com o machado.
· Preposição de finalidade: A praça foi enfeitada para a festa.
Classificação das Preposições
As
preposições podem ser divididas em dois grupos:
1. Preposições Essenciais – são as palavras
que só funcionam como preposição, a saber: a, ante,
após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem,
sob, sobre, trás.
2. Preposições Acidentais – são as palavras
de outras classes gramaticais que, em certas frases funcionam
como preposição, a saber: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto,
mediante, menos, salvo, segundo, visto etc.
Locuções Prepositivas
A locução
prepositiva é formada por duas ou mais palavras com o
valor de preposição, sempre terminando por uma preposição, por
exemplo:
· abaixo de, acima de, a fim
de, além de, antes de, até a, depois de, ao invés de, ao lado de, em que pese
a, à custa de, em via de, à volta com, defronte de, a par de, perto de, por
causa de, através de, etc.
Combinação, Contração e Crase
Importante
notar que, algumas preposições podem aparecer combinadas com outras palavras.
Assim, quando na junção dos termos não houver perda de elementos fonéticos,
teremos uma combinação, por exemplo:
· ao (a + o)
· aos (a + os)
· aonde (a + onde
Por
conseguinte, quando da junção da preposição com outra palavra houver perda fonética,
teremos a chamada contração, por exemplo:
· do (de + o)
· dum (de + um)
· desta (de + esta)
· no (em + o)
· neste (em + este)
· nisso (em + isso)
Por fim,
toda fusão de vogais idênticas forma uma crase:
· à = contração da preposição
a + o artigo a
· àquilo = contração da
preposição a + a primeira vogal do pronome aquilo.
EXERCÍCIO
1. Analise as duas orações
que seguem e atenda ao propósito de responder ao seguinte questionamento:
O
prêmio foi entregue a um garoto. |
Quanto à classe
morfológica, os termos em destaque possuem a mesma classificação? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Assinale o item em que não é correto ler o numeral
como vem indicado entre parênteses:
A) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português
já existia como língua falada.
B) Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do
antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.
C) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e
um).
D) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que
tens aí à mão.
E) O Papa Pio X
(décimo), cuja morte teria sido apressada com o advento da Primeira Guerra
Mundial, foi canonizado em 1954.
3. No trecho que a seguir transcrevemos,
há vários pronomes.
"Com esta história
eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia é um dia roubado da morte. Eu
não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma névoa
úmida."
Identifique, nele, dois
pronomes demonstrativos, um pronome pessoal do caso reto e um pronome pessoal
do caso oblíquo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Assinale a alternativa onde o
pronome pessoal está empregado corretamente:
A) Este é um problema para mim resolver.
B) Entre eu e tu não há mais nada.
C) A questão deve ser resolvida por eu e você.
D) Para mim, viajar de avião é um suplício.
E) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.
5. “As preposições são palavras
_____ que _____ dois termos de uma oração numa relação de _____.”
A alternativa que preenche
corretamente a lacuna é:
A) variáveis; separam; coordenação.
B) variáveis; separam; subordinação.
C) variáveis; conectam; subordinação.
D) invariáveis; separam; subordinação.
E) invariáveis; conectam; coordenação.
6.
I. Ele é especialista _____ comunicação e marketing.
II. Comprei a passagem de ônibus _____ 20 reais.
III. Estamos _____ 5 km de Manaus.
As preposições que preenchem
corretamente as lacunas são:
A) de, por, há
B) de, a, em
C) em, por, a
D) em, a, desde
E) a, desde, há
Produção
Textual -
Gênero Textual: Crônica
O que é crônica?
A crônica é um gênero textual curto escrito em
prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais,
revistas, etc.
Além de ser
um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam
de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
Do latim, a
palavra “crônica” (chronica) refere-se a um registro de eventos marcados
pelo tempo (cronológico); e do grego (khronos) significa “tempo”.
Portanto,
elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso,
com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.
As características das crônicas
·
narrativa curta;
·
uso de uma
linguagem simples e coloquial;
·
presença de
poucos personagens, se houver;
·
espaço reduzido;
·
temas
relacionados a acontecimentos cotidianos.
Tipos de crônicas
Embora seja
um texto que faz parte do gênero narrativo (com enredo, foco narrativo,
personagens, tempo e espaço), há diversos tipos de crônicas que exploram outros
gêneros textuais.
Podemos
destacar a crônica descritiva e a crônica dissertativa. Além delas, temos:
· Crônica Jornalística: mais comum das crônicas
da atualidade são as crônicas chamadas de “crônicas jornalísticas” produzidas
para os meios de comunicação, onde utilizam temas da atualidade para fazerem
reflexões. Aproxima-se da crônica dissertativa.
· Crônica Histórica: marcada por relatar fatos
ou acontecimentos históricos, com personagens, tempo e espaço definidos.
Aproxima-se da crônica narrativa.
· Crônica Humorística: Esse tipo de crônica
apela para o humor como forma de entreter o público, ao mesmo tempo que utiliza
da ironia e do humor como ferramenta essencial para criticar alguns aspectos
seja da sociedade, política, cultura, economia, etc.
Importante destacar que
muitas crônicas podem ser formadas por dois ou mais tipos, por exemplo: uma
crônica jornalística e humorística.
ATIVIDADE
1. Pesquise e leia crônicas
de autores brasileiros destacando as características descritas acima.
Aluno: Francisco Jean da Silva Alves
ResponderExcluir8ano B
exercício
1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
2.R: (B)
3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
promome pessoal do caso oblíquo:me
4.(D)
5.(D)
6.(A).
Aluno: Vitor Keven dos Santos Sousa 8°A
ResponderExcluir1-r:"um" na primeira se refere ao prêmio,na segunda se refere ao garoto.
2-r:B
3-r:pron.demonstrativo:esta,o.
Pron.pessoal:eu
Pron.oblíquo:me
4-r=D
5-r=D
6-r=A
Tarefa de Português.
ResponderExcluir1°Questão:
R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
2°Questão:
R:B)Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.
3°Questão:
R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
promome pessoal do caso oblíquo:me
4°Questão:
R:D) Para mim, viajar de avião é um suplício.
5°Questão:
R:D) invariáveis; separam; subordinação.
6°Questão:
R:A) de, por, há
Fernando Yargo Barbosa de Oliveira Silva,8°D.
Vitória ketelly lima da silva
ResponderExcluirTurma:8°D
Atividade de Português
1)r=um na primeira se refere ao prêmio, e na segunda ta se referindo ao garoto.
2)r=B
3)r=pronome pessoal:eu
pronome obliquo:me
4)r=D
5)r=D
6)r=A
Aluna:Vanessa Lopes
ResponderExcluir8 ano (D)
exercício
1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
2.R: (B)
3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
promome pessoal do caso oblíquo:me
4.(D)
5.(D)
6.(A).
Aluno:Paulo Ricardo
ResponderExcluir8 ano B
1:Não, os termos em destaque NÃO possuem a mesma classificação quanto à classe morfológica. Porque, na primeira frase, "um" é artigo indefinido; já na segunda frase, "um" é numeral.
2:Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.
3:pronome pessoal:eu
pronome obliquo:me
4:D
5:D
6:A
Aluna: Maria Eduarda Sousa da Silva
ResponderExcluir8°B
1) R: a primeira frase se refere a qualquer garoto,já a segunda se refere-se a um único garoto.
2) R: B
3) R: pronomes demonstrativos: está,o
Pronome pessoal do caso reto:eu
Pronome pessoal do caso oblíquo:me
4) R:D
5) R:D
6) R:A
Arthur Juan Silva Teixeira
ResponderExcluirTurma:8d
1.:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
2.b)
3.pronomes demostrativos: está,o
Pronome pessoal do caso reto:eu
Pronome pessoal do caso oblíquo:me
4)r:D
5)r:D
6)r:A
Aluno:Alex Kauan Silva Lima
ResponderExcluirSérie:8°A
1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
2.R: (B)
3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
promome pessoal do caso oblíquo:me
4.D)
5.D)
6.A)
Jean William Carlos do Nascimento 8 ano (A) . 1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
ResponderExcluir2.R: (B)
3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
pronome pessoal do caso oblíquo:me
4.(D)
5.(D)
6.(A).
María Clara Paiva Bernardino
ResponderExcluir8°C
1.R: Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
2.R:(B)
3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
pronome pessoal do caso oblíquo:me
4.R:(D)
5.R:(D)
6.R:(A)
Aluna: Ana Júlia Bastos Soares
ResponderExcluirSérie:8°A
1) Na primeira frase, o prêmio foi entregue a um garoto qualquer e na segunda frase tinha apenas um garoto na biblioteca então assim fica fácil de saber que é esse garoto.
2) b)
3)Pronome Pessoal:eu
Pronome oblíquo:me
4)d)
5)d)
6)c)
Raiane Ribeiro da Silva
ResponderExcluirTURMA :8 B
1)R:Na primeira frase,o "um"tinha sentido de qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo a um único garoto.
2)R:b)
3)pronome pessoal :eu pronome oblíquo :me
4)d)
5)d)
6)c)
Aluna:Deyziane Kelly
ResponderExcluir8°A
Exercícios
1- "Um" na primeira fala refere-se a qualquer garoto. Já na segunda fala estava se referindo a um só garoto em específico
2- B
3-pronome demonstrativo: "está, "o", pronome pessoal do caso reto:eu, pronome pessoal do caso oblicuo: me
4- D
5- D
6- A
Ester jully
ResponderExcluir8°D
exercício
1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
2.R: (B)
3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
promome pessoal do caso oblíquo:me
4.(D)
5.(D)
6.(A).
Guilherme Rabelo
ResponderExcluir8°B
1) R: esse garoto, pode ser qualquer garoto que ganhou o prêmio.
E o garoto que ta na biblioteca é um garoto específico
2) R:B
3) R:demonstrativo:esta,o;pessoal:eu;oblíquo:me
4:r:D
5:r:d
6:r:c
1- Na primeira frase se refere a qualquer garoto, na segunda se refere-se a um único garoto.
ResponderExcluir2- B
3- pronomes demonstrativos: está,o
Pronome pessoal do caso reto:eu
Pronome pessoal do caso oblíquo:me
4- D
5- D
6- A
8° B
Marina Layla
Matheus de santana silva
ResponderExcluir1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
2.R: (B)
3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
promome pessoal do caso oblíquo:me
4.D)
5.D)
6.A)
Kauan Márcio 8°D
ResponderExcluir1:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
2)D
3:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
promome pessoal do caso oblíquo:me
4)D
5)D
6)A
Atividade
ResponderExcluirAluna: Karoline viana dos Santos 8°B
1. Analise as duas orações que seguem e atenda ao propósito de responder ao seguinte questionamento:
O prêmio foi entregue a um garoto.
Na biblioteca havia apenas um garoto estudando.
Quanto à classe morfológica, os termos em destaque possuem a mesma classificação? Justifique.
R: Os termos em destaque não possuem a mesma classificação quanto à classe morfológica. Porque, na primeira frase, "um" é artigo indefinido; já na segunda frase, "um" é numeral.
2. Assinale o item em que não é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses:
A) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada.
B) Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.
C) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).
D) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.
E) O Papa Pio X (décimo), cuja morte teria sido apressada com o advento da Primeira Guerra Mundial, foi canonizado em 1954.
R: (B)
3. No trecho que a seguir transcrevemos, há vários pronomes.
"Com esta história eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia é um dia roubado da morte. Eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma névoa úmida."
Identifique, nele, dois pronomes demonstrativos, um pronome pessoal do caso reto e um pronome pessoal do caso oblíquo.
R: Pronomes demonstrativos: “esta”, “o”;
pronome pessoal do caso reto: eu;
pronome pessoal do caso oblíquo: me.
4. Assinale a alternativa onde o pronome pessoal está empregado corretamente:
A) Este é um problema para mim resolver.
B) Entre eu e tu não há mais nada.
C) A questão deve ser resolvida por eu e você.
D) Para mim, viajar de avião é um suplício.
E) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.
R: (D)
5. “As preposições são palavras _____ que _____ dois termos de uma oração numa relação de _____.”
A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:
A) variáveis; separam; coordenação.
B) variáveis; separam; subordinação.
C) variáveis; conectam; subordinação.
D) invariáveis; separam; subordinação.
E) invariáveis; conectam; coordenação.
R: (D)
6)
I. Ele é especialista _____ comunicação e marketing.
II. Comprei a passagem de ônibus _____ 20 reais.
III. Estamos _____ 5 km de Manaus.
As preposições que preenchem corretamente as lacunas são:
A) de, por, há
B) de, a, em
C) em, por, a
D) em, a, desde
E) a, desde, há
R: (A)
Abigail Airla 8°A
ResponderExcluir1.Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
2.(B)
3.pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
promome pessoal do caso oblíquo:me
4.(D)
5.(D)
6.(A)
Aluna: Ana Gisele
ResponderExcluirTurma: 8ºD
1:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
2)D
3:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
promome pessoal do caso oblíquo:me
4)D
5)D
6)A
Atividade de português
ResponderExcluirR 1.Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.
R 2.b)
R 3.pronome pessoal:eu
pronome obliquo:me
R 4.d)
R 5.d)
R 6.a)
Aluna: Amanda Lima Nogueira Dos
ExcluirAluna:Sávila Silva
ResponderExcluirTurma:8°A
Atividade de português
1°R:Na primeira frase o "um" estava se referindo ao prêmio,e na segunda já estava se referindo ao menino.
2°R:(B)
3°R:pronome demonstrativo:"esta" "o"
Pronome pessoal: "eu"
Pronome oblíquo: "me"
4°R:(D)
5°R:(D)
6°R:(A)