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9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 14 de março de 2021

8ºANO: PORTUGUÊS 15/02/21


AGENDA DO DIA:

> CORREÇÃO DA PARCIAL DE PORTUGUÊS

>Conteúdo: O que são pronomes ?

 Produção Textual: Crônica

 



VÍDEO: CORREÇÃO DA PROVA DE PORTUGUÊS


VÍDEO: EXPLICAÇÃO DO CONTEÚDO


VÍDEO: PRODUÇÃO TEXTUAL (CRÔNICA)


PORTUGUÊS

v  PRONOMES

O que são pronomes?

 

Os pronomes representam a classe de palavras que substituem ou acompanham os substantivos.

De acordo com a função que exercem, eles são classificados em sete tipos:

1.     Pronomes Pessoais

2.     Pronomes Possessivos

3.     Pronomes Demonstrativos

4.     Pronomes de Tratamento

5.     Pronomes Indefinidos

6.     Pronomes Relativos

7.     Pronomes Interrogativos

 

Para entender melhor o uso dos pronomes nas frases, confira os exemplos:

1) Mariana apresentou um show esse final de semana. Ela é considerada uma das melhores cantoras de música Gospel.

No exemplo acima, o pronome pessoal “Ela” substituiu o substantivo próprio Mariana. Note que com o uso do pronome no período evitou-se a repetição do nome.

2) Aquela bicicleta é da minha prima Júlia.

Nesse exemplo, utilizamos dois pronomes: o pronome demonstrativo “aquela” para indicar algo (no caso a bicicleta) e o pronome possessivo “minha” que transmite a ideia de posse.

 

1. Pronome Pessoal

Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos:

1. Pronomes Pessoais do Caso Reto: exercem a função de sujeito.

Exemplo: Eu gosto muito da Ana. (Quem gosta da Ana? Eu.)

2. Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo: substituem os substantivos e complementam os verbos.

Exemplo: Está comigo seu caderno. (Com quem está o caderno? Comigo. Note que para além de identificar quem tem o caderno, o pronome auxilia o verbo “estar”.)

Pessoas Verbais

Pronomes do Caso Reto

Pronomes do Caso Oblíquo

1ª pessoa do singular

Eu

me, mim, comigo

2ª pessoa do singular

tu, você

te, ti, contigo

3ª pessoa do singular

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

1ª pessoa do plural

Nós

nos, conosco

2ª pessoa do plural

vós, vocês

vos, convosco

3ª pessoa do plural

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo.

Vale lembrar que os pronomes oblíquos “o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas” funcionam somente como objeto direto.

 

2. Pronome Possessivo

Os pronomes possessivos são aqueles que transmitem a ideia de posse.

Exemplos:

·       Essa caneta é minha? (o objeto possuído é a caneta, que pertence à 1ª pessoa do singular)

·       O computador que está em cima da mesa é meu. (o objeto possuído é o computador, que pertence à 1ª pessoa do singular)

·       sua bolsa ficou na escola. (o objeto possuído é a bolsa, que pertence à 3ª pessoa do singular)

·       Nosso trabalho ficou muito bom. (o objeto possuído é o trabalho, que pertence à 1ª pessoa do plural)

Confira abaixo a tabela com as pessoas verbais do discurso e os respectivos pronomes possessivos:

Pessoas Verbais

Pronomes Possessivos

1ª pessoa do singular (eu)

meu, minha (singular); meus, minhas (plural)

2ª pessoa do singular (tu, você)

teu, tua (singular); teus, tuas (plural)

3ª pessoa do singular (ele/ela)

seu, sua (singular); seus, suas (plural)

1ª pessoa do plural (nós)

nosso, nossa (singular); nossos, nossas (plural)

2ª pessoa do plural (vós, vocês)

vosso, vossa (singular); vossos, vossas (plural)

3ª pessoa do plural (eles/elas)

seu, sua (singular); seus, suas (plural)

 

3. Pronome Demonstrativo

Os pronomes demonstrativos são utilizados para indicar a posição de algum elemento em relação à pessoa seja no discurso, no tempo ou no espaço.

Eles reúnem algumas palavras variáveis - em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) - e as invariáveis.

Os pronomes demonstrativos variáveis são aqueles flexionados (em número ou gênero), ou seja, são os que sofrem alterações na sua forma.

Por exemplo: esse, este, aquele, aquela, essa, esta.
Já os pronomes invariáveis são aqueles que não são flexionados, ou seja, que nunca sofrem alterações.

Por exemplo: isso, isto, aquilo.

Observe o quadro abaixo para entender os pronomes demonstrativos variáveis em gênero e número:

Pronomes Demonstrativos

Singular

Plural

Feminino

esta, essa, aquela

estas, essas, aquelas

Masculino

este, esse, aquele

estes, esses, aqueles

Exemplos:

·       Essa camisa é muito linda.

·       Aquelas bicicletas são boas.

·       Este casaco é muito caro.

·       Eu perdi aqueles bilhetes de cinema.

 

Atenção!

Segue algumas dicas de uso dos pronomes demonstrativos:

1. Quando o elemento está com a pessoa que se fala ou próximo dela utilizamos: este, esta, estes, estas e isto.

Exemplos:

Este computador é meu.
Estas anotações foram feitas pela Carolina.

 

2. Quando o elemento está com quem se fala ou próximo desta pessoa utilizamos: esse, essa, esses, essas e isso.

Exemplos:

Esses lugares estão reservados.
De quem é essa bolsa que você está segurando?

 

3. Quando o elemento não está com a pessoa que fala e nem com a pessoa com quem se fala utilizamos: aquele, aquela, aqueles, aquelas e aquilo.

Exemplos:

De quem são aquelas coisas ali jogadas?
Aquele prédio é o mais alto da cidade.

 

Para resumir essa explicação, veja o quadro abaixo com os exemplos:

Pessoas Verbais

Pronomes Utilizados

Localização do Elemento

Exemplo

Primeira Pessoa

este, esta, estes, estas, isto

quando o elemento está com a pessoa que fala

Isto não é meu.

Segunda Pessoa

esse, essa, esses, essas, isso

quando o elemento está com quem se fala

Isso não se faz.

Terceira Pessoa


aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo


quando o elemento não está com a pessoa que fala e nem com a pessoa com quem se fala


Aquilo é muito bonito.

 

4. Pronome Indefinido

Empregados na 3ª pessoa do discurso, o próprio nome já indica que os pronomes indefinidos substituem ou acompanham o substantivo de maneira vaga ou imprecisa.

Exemplos:

·       Nenhum vestido serviu na Antônia. (o termo “nenhum” acompanha o substantivo “vestido” de maneira vaga, pois não sabemos de que vestido se fala)

·       Outras viagens virão. (o termo “outras” acompanha o substantivo “viagens” sem especificar quais viagens serão)

·       Alguém deve me explicar a matéria. (o termo “alguém” significa “uma pessoa cuja identidade não é especificada ou definida” e, portanto, substitui o substantivo da frase)

·       Cada pessoa deve escolher seu caminho. (o termo “cada” acompanha o substantivo da frase “pessoa” sem especificá-lo)

 

Veja abaixo a tabela com os pronomes indefinidos variáveis e invariáveis:

Classificação

Pronomes Indefinidos

Variáveis

algum, alguma, alguns, algumas, nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas, muito, muita, muitos, muitas, pouco, pouca, poucos, poucas, todo, toda, todos, todas, outro, outra, outros, outras, certo, certa, certos, certas, vário, vária, vários, várias, tanto, tanta, tantos, tantas, quanto, quanta, quantos, quantas, qualquer, quaisquer, qual, quais, um, uma, uns, umas.

Invariáveis

quem, alguém, ninguém, tudo, nada, outrem, algo, cada.

 

5. Pronome Relativo

Os pronomes relativos se referem a um termo já dito anteriormente na oração, evitando sua repetição. Esses termos podem ser palavras variáveis e invariáveis: substantivo, adjetivo, pronome ou advérbio.

Exemplos:

·       Os temas sobre os quais falamos são bastante complexos. (“os quais” faz referência ao substantivo dito anteriormente “temas”)

·       São plantas cuja raiz é muito profunda. (“cuja” aparece entre dois substantivos “plantas” e “raiz” e faz referência àquele dito anteriormente “plantas”)

·       Daniel visitou o local onde nasceu seu avô. (“onde” faz referência ao substantivo “local”)

·       Tive as férias que sonhava. (“que” faz referência ao substantivo “férias”)

Confira na tabela abaixo os pronomes relativos variáveis e invariáveis:

Classificação

Pronomes Relativos


Variáveis

o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas.


Invariáveis


quem, que, onde.

 

v  NUMERAL

Numeral é a classe de palavra variável (flexionadas em número e gênero) encarregada de determinar a quantidade de pessoas, objetos, coisas ou o lugar ocupado numa dada sequência.

Em outros termos, o numeral é a palavra que indica, em termos numéricos, um número exato ou a posição que tal coisa ocupa numa série.

Classificação dos Numerais

Os numerais são classificados em cinco tipos, a saber:

Cardinais

Forma básica dos números (1, 2, 3,4,5…), as quais adjetivam uma quantidade, sendo que alguns deles variam em gênero, por exemplo: um-uma, dois-duas, alguns no grupo das centenas (duzentos, duzentas, trezentos, trezentas, etc.).

Além disso, alguns números cardinais variam em número, como é o caso: milhão-milhões, bilhão-bilhões, trilhão-trilhões, e assim por diante.

 

Ordinais

Indica ordem de uma sequência, ou seja, representa a ordem de sucessão e uma série, seja de seres, coisas ou objetos (primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto…).

Importante destacar que alguns numerais ordinais possuem o valor de adjetivo. São palavras que variam em gênero (masculino-feminino) e número (singular e plural), por exemplo: primeiro-primeira, primeiros-primeiras; terceiro-terceira, terceiros-terceiras, etc.

 

Fracionários

São os números fracionários que indicam a diminuição das proporções numéricas, ou seja, representam uma parte de um todo, por exemplo, ¼ (lê-se um quarto, um sobre quatro), ½ (lê-se meio ou metade, um sobre dois), ¾ (lê-se três quartos ou três sobre quatro).

 

Coletivos

Número exato que faz referência a um conjunto de seres, por exemplo, dúzia (conjunto de 12), dezena (conjunto de 10), centena (conjunto de 100), semestre (conjunto de 6), bimestre (conjunto de 2).

Os números coletivos sofrem a flexão de número (singular e plural): dúzia-dúzias, dezena-dezenas, centenas-centenas.

 

Multiplicativos

Relaciona um conjunto de seres, objetos ou coisas, dando-lhes uma característica, de forma que determina o aumento da quantidade por meio de múltiplos, por exemplo, dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.

Os multiplicativos são numerais, flexionados em gênero e número quando atuam em função adjetiva, e, do contrário, são invariáveis (função substantiva).

Dessa forma, de acordo com sua função, os numerais podem apresentar valor de substantivo ou adjetivo, sendo classificados em:

·       Numerais substantivos: caracterizados pelos numerais multiplicativos, esses numerais podem substituir outros substantivos. Exemplo: Fizeram o dobro do esforço e conseguiram o triplo da produção.

·       Numerais adjetivos: são os numerais cardinais, ordinais, coletivos e fracionários, os quais modificam o substantivo, indicando valor adjetivo. Exemplo: Essa carne é de segunda (indica a qualidade da carne).

 

v  PREPOSIÇÃO

Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração numa relação de subordinação donde, geralmente, o segundo termo subordina o primeiro.

 

Tipos e Exemplos de Preposições

·       Preposição de lugar: O navio veio de São Paulo.

·       Preposição de modo: Os prisioneiros eram colocados em fila.

·       Preposição de tempoPor dois anos ele viveu aqui.

·       Preposição de distânciaA cinco quilômetros daqui passa uma estrada.

·       Preposição de causaCom a seca, o gado começou a morrer.

·       Preposição de instrumento: Ele cortou a árvore com o machado.

·       Preposição de finalidade: A praça foi enfeitada para a festa.

 

Classificação das Preposições

As preposições podem ser divididas em dois grupos:

1.     Preposições Essenciais – são as palavras que só funcionam como preposição, a saber: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

2.     Preposições Acidentais – são as palavras de outras classes gramaticais que, em certas frases funcionam como preposição, a saber: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto etc.

 

Locuções Prepositivas

A locução prepositiva é formada por duas ou mais palavras com o valor de preposição, sempre terminando por uma preposição, por exemplo:

·       abaixo de, acima de, a fim de, além de, antes de, até a, depois de, ao invés de, ao lado de, em que pese a, à custa de, em via de, à volta com, defronte de, a par de, perto de, por causa de, através de, etc.

 

Combinação, Contração e Crase

Importante notar que, algumas preposições podem aparecer combinadas com outras palavras. Assim, quando na junção dos termos não houver perda de elementos fonéticos, teremos uma combinação, por exemplo:

·       ao (a + o)

·       aos (a + os)

·       aonde (a + onde

Por conseguinte, quando da junção da preposição com outra palavra houver perda fonética, teremos a chamada contração, por exemplo:

·       do (de + o)

·       dum (de + um)

·       desta (de + esta)

·       no (em + o)

·       neste (em + este)

·       nisso (em + isso)

Por fim, toda fusão de vogais idênticas forma uma crase:

·       à = contração da preposição a + o artigo a

·       àquilo = contração da preposição a + a primeira vogal do pronome aquilo.

 

EXERCÍCIO           

 

1. Analise as duas orações que seguem e atenda ao propósito de responder ao seguinte questionamento:

O prêmio foi entregue a um garoto.
Na biblioteca havia apenas um garoto estudando.

 

Quanto à classe morfológica, os termos em destaque possuem a mesma classificação? Justifique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Assinale o item em que não é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses:

A) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada.

B) Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.

C) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).

D) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.

E)  O Papa Pio X (décimo), cuja morte teria sido apressada com o advento da Primeira Guerra Mundial, foi canonizado em 1954.

 

3. No trecho que a seguir transcrevemos, há vários pronomes.

"Com esta história eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia é um dia roubado da morte. Eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma névoa úmida."

Identifique, nele, dois pronomes demonstrativos, um pronome pessoal do caso reto e um pronome pessoal do caso oblíquo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Assinale a alternativa onde o pronome pessoal está empregado corretamente:

A) Este é um problema para mim resolver.
B) Entre eu e tu não há mais nada.
C) A questão deve ser resolvida por eu e você.
D) Para mim, viajar de avião é um suplício.
E) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.

 

5. “As preposições são palavras _____ que _____ dois termos de uma oração numa relação de _____.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:

A) variáveis; separam; coordenação.
B) variáveis; separam; subordinação.
C) variáveis; conectam; subordinação.
D) invariáveis; separam; subordinação.
E) invariáveis; conectam; coordenação.

 

6.

I. Ele é especialista _____ comunicação e marketing.
II. Comprei a passagem de ônibus _____ 20 reais.
III. Estamos _____ 5 km de Manaus.

As preposições que preenchem corretamente as lacunas são:

A) de, por, há
B) de, a, em
C) em, por, a
D) em, a, desde
E) a, desde, há

 

Produção Textual - Gênero Textual: Crônica

 

O que é crônica?

crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.

Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

Do latim, a palavra “crônica” (chronica) refere-se a um registro de eventos marcados pelo tempo (cronológico); e do grego (khronos) significa “tempo”.

Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.

 

As características das crônicas

·       narrativa curta;

·       uso de uma linguagem simples e coloquial;

·       presença de poucos personagens, se houver;

·       espaço reduzido;

·       temas relacionados a acontecimentos cotidianos.

 

Tipos de crônicas

Embora seja um texto que faz parte do gênero narrativo (com enredo, foco narrativo, personagens, tempo e espaço), há diversos tipos de crônicas que exploram outros gêneros textuais.

Podemos destacar a crônica descritiva e a crônica dissertativa. Além delas, temos:

·       Crônica Jornalística: mais comum das crônicas da atualidade são as crônicas chamadas de “crônicas jornalísticas” produzidas para os meios de comunicação, onde utilizam temas da atualidade para fazerem reflexões. Aproxima-se da crônica dissertativa.

·       Crônica Histórica: marcada por relatar fatos ou acontecimentos históricos, com personagens, tempo e espaço definidos. Aproxima-se da crônica narrativa.

·       Crônica Humorística: Esse tipo de crônica apela para o humor como forma de entreter o público, ao mesmo tempo que utiliza da ironia e do humor como ferramenta essencial para criticar alguns aspectos seja da sociedade, política, cultura, economia, etc.

Importante destacar que muitas crônicas podem ser formadas por dois ou mais tipos, por exemplo: uma crônica jornalística e humorística.

 

ATIVIDADE

 

1. Pesquise e leia crônicas de autores brasileiros destacando as características descritas acima.

 


25 comentários:

  1. Aluno: Francisco Jean da Silva Alves
    8ano B

    exercício
    1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.

    2.R: (B)

    3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
    promome pessoal do caso oblíquo:me

    4.(D)

    5.(D)

    6.(A).

    ResponderExcluir
  2. Aluno: Vitor Keven dos Santos Sousa 8°A
    1-r:"um" na primeira se refere ao prêmio,na segunda se refere ao garoto.

    2-r:B

    3-r:pron.demonstrativo:esta,o.
    Pron.pessoal:eu
    Pron.oblíquo:me

    4-r=D

    5-r=D

    6-r=A

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  3. Tarefa de Português.

    1°Questão:

    R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.


    2°Questão:

    R:B)Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.


    3°Questão:

    R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
    promome pessoal do caso oblíquo:me


    4°Questão:

    R:D) Para mim, viajar de avião é um suplício.


    5°Questão:

    R:D) invariáveis; separam; subordinação.


    6°Questão:

    R:A) de, por, há

    Fernando Yargo Barbosa de Oliveira Silva,8°D.

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  4. Vitória ketelly lima da silva
    Turma:8°D
    Atividade de Português

    1)r=um na primeira se refere ao prêmio, e na segunda ta se referindo ao garoto.

    2)r=B

    3)r=pronome pessoal:eu
    pronome obliquo:me

    4)r=D

    5)r=D

    6)r=A

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  5. Aluna:Vanessa Lopes
    8 ano (D)

    exercício
    1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.

    2.R: (B)

    3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
    promome pessoal do caso oblíquo:me

    4.(D)

    5.(D)

    6.(A).

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  6. Aluno:Paulo Ricardo
    8 ano B


    1:Não, os termos em destaque NÃO possuem a mesma classificação quanto à classe morfológica. Porque, na primeira frase, "um" é artigo indefinido; já na segunda frase, "um" é numeral.


    2:Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.


    3:pronome pessoal:eu
    pronome obliquo:me


    4:D

    5:D

    6:A

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  7. Aluna: Maria Eduarda Sousa da Silva
    8°B

    1) R: a primeira frase se refere a qualquer garoto,já a segunda se refere-se a um único garoto.
    2) R: B
    3) R: pronomes demonstrativos: está,o
    Pronome pessoal do caso reto:eu
    Pronome pessoal do caso oblíquo:me
    4) R:D
    5) R:D
    6) R:A

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  8. Arthur Juan Silva Teixeira
    Turma:8d

    1.:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.

    2.b)

    3.pronomes demostrativos: está,o
    Pronome pessoal do caso reto:eu
    Pronome pessoal do caso oblíquo:me

    4)r:D

    5)r:D

    6)r:A

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  9. Aluno:Alex Kauan Silva Lima
    Série:8°A

    1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.

    2.R: (B)

    3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
    promome pessoal do caso oblíquo:me

    4.D)

    5.D)

    6.A)

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  10. Jean William Carlos do Nascimento 8 ano (A) . 1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.

    2.R: (B)

    3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
    pronome pessoal do caso oblíquo:me

    4.(D)

    5.(D)

    6.(A).

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  11. María Clara Paiva Bernardino
    8°C

    1.R: Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.

    2.R:(B)

    3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
    pronome pessoal do caso oblíquo:me

    4.R:(D)

    5.R:(D)

    6.R:(A)

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  12. Aluna: Ana Júlia Bastos Soares
    Série:8°A

    1) Na primeira frase, o prêmio foi entregue a um garoto qualquer e na segunda frase tinha apenas um garoto na biblioteca então assim fica fácil de saber que é esse garoto.

    2) b)

    3)Pronome Pessoal:eu
    Pronome oblíquo:me

    4)d)

    5)d)

    6)c)

    ResponderExcluir
  13. Raiane Ribeiro da Silva
    TURMA :8 B

    1)R:Na primeira frase,o "um"tinha sentido de qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo a um único garoto.

    2)R:b)

    3)pronome pessoal :eu pronome oblíquo :me

    4)d)

    5)d)

    6)c)

    ResponderExcluir
  14. Aluna:Deyziane Kelly
    8°A

    Exercícios

    1- "Um" na primeira fala refere-se a qualquer garoto. Já na segunda fala estava se referindo a um só garoto em específico


    2- B

    3-pronome demonstrativo: "está, "o", pronome pessoal do caso reto:eu, pronome pessoal do caso oblicuo: me

    4- D

    5- D

    6- A

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  15. Ester jully
    8°D


    exercício
    1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.

    2.R: (B)

    3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
    promome pessoal do caso oblíquo:me

    4.(D)

    5.(D)

    6.(A).

    ResponderExcluir
  16. Guilherme Rabelo
    8°B
    1) R: esse garoto, pode ser qualquer garoto que ganhou o prêmio.
    E o garoto que ta na biblioteca é um garoto específico

    2) R:B

    3) R:demonstrativo:esta,o;pessoal:eu;oblíquo:me

    4:r:D

    5:r:d

    6:r:c

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  17. 1- Na primeira frase se refere a qualquer garoto, na segunda se refere-se a um único garoto.

    2- B

    3- pronomes demonstrativos: está,o
    Pronome pessoal do caso reto:eu
    Pronome pessoal do caso oblíquo:me
    4- D

    5- D

    6- A

    8° B
    Marina Layla

    ResponderExcluir
  18. Matheus de santana silva

    1.R:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.

    2.R: (B)

    3.R:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
    promome pessoal do caso oblíquo:me

    4.D)

    5.D)

    6.A)

    ResponderExcluir
  19. Kauan Márcio 8°D

    1:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.


    2)D


    3:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
    promome pessoal do caso oblíquo:me


    4)D


    5)D



    6)A

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  20. Atividade

    Aluna: Karoline viana dos Santos 8°B

    1. Analise as duas orações que seguem e atenda ao propósito de responder ao seguinte questionamento:

    O prêmio foi entregue a um garoto.
    Na biblioteca havia apenas um garoto estudando.

    Quanto à classe morfológica, os termos em destaque possuem a mesma classificação? Justifique.

    R: Os termos em destaque não possuem a mesma classificação quanto à classe morfológica. Porque, na primeira frase, "um" é artigo indefinido; já na segunda frase, "um" é numeral.

    2. Assinale o item em que não é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses:

    A) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada.

    B) Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.

    C) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).

    D) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.

    E) O Papa Pio X (décimo), cuja morte teria sido apressada com o advento da Primeira Guerra Mundial, foi canonizado em 1954.

    R: (B)

    3. No trecho que a seguir transcrevemos, há vários pronomes.

    "Com esta história eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia é um dia roubado da morte. Eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma névoa úmida."

    Identifique, nele, dois pronomes demonstrativos, um pronome pessoal do caso reto e um pronome pessoal do caso oblíquo.

    R: Pronomes demonstrativos: “esta”, “o”;

    pronome pessoal do caso reto: eu;

    pronome pessoal do caso oblíquo: me.

    4. Assinale a alternativa onde o pronome pessoal está empregado corretamente:

    A) Este é um problema para mim resolver.
    B) Entre eu e tu não há mais nada.
    C) A questão deve ser resolvida por eu e você.
    D) Para mim, viajar de avião é um suplício.
    E) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.

    R: (D)

    5. “As preposições são palavras _____ que _____ dois termos de uma oração numa relação de _____.”

    A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:

    A) variáveis; separam; coordenação.
    B) variáveis; separam; subordinação.
    C) variáveis; conectam; subordinação.
    D) invariáveis; separam; subordinação.
    E) invariáveis; conectam; coordenação.

    R: (D)


    6)
    I. Ele é especialista _____ comunicação e marketing.
    II. Comprei a passagem de ônibus _____ 20 reais.
    III. Estamos _____ 5 km de Manaus.

    As preposições que preenchem corretamente as lacunas são:

    A) de, por, há
    B) de, a, em
    C) em, por, a
    D) em, a, desde
    E) a, desde, há

    R: (A)

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  21. Abigail Airla 8°A

    1.Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.

    2.(B)

    3.pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
    promome pessoal do caso oblíquo:me

    4.(D)

    5.(D)

    6.(A)

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  22. Aluna: Ana Gisele
    Turma: 8ºD

    1:Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.

    2)D

    3:pronomes demonstrativos: “esta”, “o”, pronome pessoal do caso reto:eu,
    promome pessoal do caso oblíquo:me

    4)D

    5)D

    6)A

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  23. Atividade de português

    R 1.Na primeira frase o "um" tinha sentido de que qualquer garoto ganhou o prêmio, na segunda frase estava se referindo ao um único garoto.

    R 2.b)

    R 3.pronome pessoal:eu
    pronome obliquo:me

    R 4.d)

    R 5.d)

    R 6.a)

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  24. Aluna:Sávila Silva
    Turma:8°A

    Atividade de português

    1°R:Na primeira frase o "um" estava se referindo ao prêmio,e na segunda já estava se referindo ao menino.

    2°R:(B)

    3°R:pronome demonstrativo:"esta" "o"
    Pronome pessoal: "eu"
    Pronome oblíquo: "me"

    4°R:(D)

    5°R:(D)

    6°R:(A)

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