Interpretação Textual: Leitura de minicontos. (páginas 29 a31).
Atividade: páginas 32, 33 e 34
(questões 1a 11)
Produção
Textual -
Gênero Textual: Crônica
Oficina 3 - Elementos
que as crônicas têm em comum
Observação: Envie as atividades para o e-mail do seu professor:
Francisco Cleciano: francisco.cleciano@educacao.fortaleza.ce.gov.br
Com base na pesquisa realizada, será possível saber
como se escreve uma crônica.
VÍDEO: PRODUÇÃO TEXTUAL (CRÔNICA)
Atividades
- Comente as crônicas trazidas, de acordo com o combinado na oficina
anterior e com base nos tópicos abaixo.
- Dados do autor e tema da crônica.
- Veículo em que foi publicada e a que tipo de leitor se destinou.
- O tom da escrita
(bem-humorado, poético, irônico, reflexivo, sério).
- Procure identificar os elementos que todas as crônicas, por mais
diferentes que sejam, têm em comum.
- Título sugestivo.
- Cenário curioso – ou visto a partir de alguma curiosidade que é
destacada pelo cronista.
- Foco narrativo, ou seja, o autor escolhe o ponto de vista que vai
adotar: escreve na primeira pessoa (eu vi, eu fiz, eu senti) e se
transforma em parte da narrativa – é o autor-personagem; ou fica de fora
e escreve na terceira pessoa (ele fez, eles sentiram) – é o
autor-observador.
- Uma ou várias personagens, inventadas ou não – o autor pode ser
uma delas.
- Enredo, isto é, narra um momento, um acontecimento, um episódio
banal do cotidiano, e a partir daí passa uma ideia, provoca uma emoção.
- Tom, que pode ser poético, humorístico, irônico ou reflexivo.
- Linguagem coloquial (uma “conversa” com o leitor).
- Desfecho.
- É hora de pensar no título! Lembrando que o título é o que o leitor
lê primeiro, é a síntese de tudo que está no texto. Vamos brincar de
elaborar novos títulos para as crônicas, tendo em vista que a brincadeira
envolve dialogar com outras linguagens, como, por exemplo, letras de
músicas, títulos de filmes, expressões e palavras que estão na boca do
povo, entre outros.
Exemplos que estão espalhados pelas publicações em
papel e também pela internet:
“Conheça os astronautas negros da Nasa que já foram
ao espaço”
“Um podcast para chamar de seu: os temas de cada
tribo”
“Usar máscaras cirúrgicas reduz à metade perigo de
contaminação; se o contaminado usar, probabilidade fica abaixo dos 20%”
E, também títulos de algumas crônicas produzidas na
6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa:
“Do "buteco da Antônia" à Dona Maria”
“Manoel e o vendedor de bugigangas”
“O sono roubou o tempo”
“O dia em que a noite ficou vermelha”
Sem o uso de verbos:
“Força, mamãe” (Crônica de Vanessa Bárbara, Revista
Piauí)
“O dilema das redes” (nome do longa-metragem Jeff
Orlowski)
“SUS em primeiro lugar”
“Basta de queimadas!”
Que tal fazermos um primeiro exercício?
A) crie títulos usando um verbo, em qualquer tempo: presente, passado ou
futuro; B) sem o uso de verbos, somente com substantivos, adjetivos, pronomes,
preposições e/ou advérbios.
Escrevendo mais e mais!
Atividades
- Pense em suas vivências, nos lugares que frequenta; nas pessoas com
as quais convive; nos assuntos que estão circulando na cidade, na comunidade;
em algo que tenha ocorrido no seu dia a dia e chamado a sua atenção. É
dessa simples observação que você escreverá uma crônica.
2.
Olhe os fatos corriqueiros da cidade e escolha um
episódio a respeito do qual quer escrever uma crônica.
- O próximo passo é escolher o tom – poético, bem-humorado, crítico,
lírico – com que vai narrar o tema “O lugar onde vivo” e
optar pelo foco narrativo: na primeira pessoa (autor-personagem) ou na
terceira pessoa (autor-observador).
- Leve em conta a situação de produção:
- Quem escreve?
- Para quem? (Para colegas de classe? Para a comunidade? Para um
júri?)
- Com qual finalidade? (Competir? Divulgar? Comunicar?)
- Onde a crônica será publicada? (Jornal, livro, revista, blog,
livro digital, mural da escola, vídeo no Youtube)
- Em seguida, escreva uma crônica.
- Finalizada a escrita, releia o que escreveu – agora como cronista.
- Lembre-se que essa crônica é ainda uma primeira versão, que será
lida apenas por mim. O objetivo é fazer uma avaliação inicial do que você
já sabe e do que precisa aprender sobre como escrever uma crônica. Também
faça uma autoavaliação para descobrir os aspectos que precisam ser
melhorados. Guarde com cuidado o primeiro texto, para compará-lo com o
texto final, que será escrito na Oficina 10, e ver com os próprios olhos o
quanto evoluiu na caminhada.
- Uma dica: na maioria das vezes o cronista cria o título depois de
escrever a crônica.
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