Conteúdo: Reflexão sobre a língua:
Outros tipos de derivação. (páginas 49 e 50)
Atividade: páginas 48 e 49 (questões
de 6 a 8).
OBSERVAÇÃO: Envie suas respostas para o e-mail institucional do(a)
seu(sua) professor(a):
7° ano A - Débora Pontes:
debora.pontes@educacao.fortaleza.ce.gov.br
7° ano B e C -Leudilanio Alves: antonio.leudiano@educacao.fortaleza.ce.gov.br
Produção
Textual: Memórias Literárias
Oficina 3: Vamos combinar?
A situação de produção
Memórias podem ser
escritas e conhecidas por outras pessoas, não apenas por quem as viveu. É
exatamente isso que sua turma será estimulada a fazer: aproximar-se de antigos
moradores da comunidade, ouvir os relatos de lembranças deles e delas e,
escrevê-los para que sejam lidos por muitos.
Atividade 1
1. Registro dos
relatos.
(Você pode optar
por se colocar no lugar do entrevistado (o que significa escrever o
texto em primeira pessoa); podem apresentar o entrevistado ou a
entrevistada, que passa então a narrar os acontecimentos (neste caso, a
narrativa também é em primeira pessoa, mas precisa ficar bem claro quem está
falando no texto: primeiro aparece o narrador-observador e depois o
narrador-personagem); ou ainda podem reportar-se à narrativa do entrevistado ou
entrevistada, o que significa escrever o texto em terceira pessoa.
2. Lembre-sedo que
são memórias e do que perceberam de como as fotos e os objetos antigos podem
ajudar a revivê-las. Lembre-se também como uma pessoa mais velha pode ter
muitas coisas para contar.
3. Lembre-se que
os textos não devem ficar guardados na gaveta. Eles podem ser organizados em um
blog ou em livro (entregue à biblioteca da escola e à da cidade). Essa
publicação poderá ser ilustrada com fotografias e desenhos produzidos pelos
próprios alunos.
Viver para contar
Atividade 2
- Pesquise e leia um fragmento
do livro Nas ruas do Brás, de Drauzio Varella.
Sobre Drauzio
Varella
Drauzio Varella é um médico e escritor
brasileiro, neto de um imigrante espanhol. Ele é bastante conhecido pelo seu
trabalho, no rádio e na televisão, para esclarecer a população sobre prevenção
à AIDS, ao câncer, combate ao tabagismo, primeiros socorros, atendimento à
população carcerária e outras áreas da saúde humana. Dentre os vários livros
que publicou, destinou um deles ao público infantil, para contar episódios de
sua infância nas ruas do Brás, um bairro paulista, assim como para relembrar as
memórias de familiares mais velhos. Conheça mais sobre Drauzio Varella: acesse o site oficial do escritor.
Para saber mais
Em busca de sentido
Para ler um texto,
não basta identificar letras, sílabas e palavras; é preciso buscar o sentido,
compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.
Quando lemos algo,
temos sempre um objetivo: buscar informação, ampliar conhecimento, meditar,
entreter-nos. O objetivo da leitura é que vai mobilizar as estratégias que o
leitor utilizará. Sendo assim, ler um artigo de jornal é diferente de ler um
romance, uma história em quadrinhos ou um poema.
Ler textos traz
desafios para todos(as). Para vencê-los é fundamental a mediação de um
professor, que deve ajudar a compreender, gradativamente, diferentes gêneros
textuais por meio da leitura individual e autônoma.Algumas estratégias podem
facilitar essa conquista: uma delas é ler de forma cativante, emocionada,
enfática; outra, ouvir as leituras e as histórias contadas.
Memórias literárias – Trecho de Nas ruas do Brás
O pai do meu pai
era pastor de ovelhas numa aldeia bem pequena, nas montanhas da Galícia, ao
norte da Espanha. Antes de o dia clarear, ele abria o estábulo e saía com as
ovelhas para o campo. Junto, seu amigo inseparável: um cachorrinho ensinado.
Numa noite de neve
na aldeia, depois que os irmãos menores dormiram, meu avô sentou ao lado da mãe
na luz quente do fogão a lenha:
– Mãe, eu quero ir
para o Brasil, quero ser um homem de respeito, trabalhar e mandar dinheiro para
a senhora criar os irmãos.
Ela fez o que pôde
para convencê-lo a ficar. Pediu que esperasse um pouco mais, era ainda um
menino, mas ele estava determinado:
– Não vou
pastorear ovelhas até morrer, como fez o pai.
Mais tarde, como em outras noites de frio,
a mãe foi pôr uma garrafa de água quente entre as cobertas para esquentar a
cama dele:
– Doze anos, meu
filho, quase um homem. Você tem razão, a Espanha pouco pode nos dar. Vá para o
Brasil, terra nova, cheia de oportunidades. E trabalhe duro, siga o exemplo do
seu pai.
Meu avô viu os olhos de sua mãe brilharem
como líquido. Desde a morte do marido, era a primeira vez que chorava diante de
um filho.
Drauzio VARELLA. Nas ruas do Brás. São Paulo:
Companhia das letrinhas, 2000, p. 5.
Coleção Memória e História.
3. Brás é um bairro da cidade de São Paulo
e abrigou muitos imigrantes espanhóis, italianos etc. que vieram tentar a vida
no Brasil. Foi nesse bairro bem popular que nosso autor cresceu e viveu as
aventuras que registrou nesse livro destinado às crianças. Entre suas próprias
lembranças, ele conta também as histórias de juventude de seu avô.
4. O trecho do livro reconstitui a
conversa do avô com a mãe, quando tinha 12 anos, no momento em que ele decide
deixar seu país e vir para o Brasil.
5. Após a leitura do texto, responda o questionário.
- O que imaginaram e
sentiram enquanto liam o texto?
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- Alguma parte chamou
mais a atenção? Qual? Por quê?
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- O que o autor conta
nesse trecho: um fato que viveu, uma situação, suas lembranças pessoais ou
as de outra pessoa?
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6. Em seguida,
desenhem, no computador ou no papel, uma cena que tenha lhes chamado a atenção.
Se optar pela realização da atividade no computador, você pode utilizar não
somente programas como o Paint, disponível em computador com
sistema operacional Windows, mas também ferramentas on-line de criação e
compartilhamento de desenhos, como o Sketchpad.
7. Esse livro foi
publicado quando Drauzio tinha 57 anos e que nesse trecho ele conta uma
história que deve ter ouvido do avô (ou de seu pai) quando era criança. Será
que o autor escreveu exatamente o que ouviu naquela época? Quais são as
diferenças entre registrar exatamente o que se ouviu e a lembrança da história
que se escutou?
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Tia é postar as respostas nesse e-mail??
ResponderExcluirQue apareceu??
ResponderExcluirSim vc pega o e-mail bate foto da tarefa e manda lá entendeu?
ExcluirMdss tô sem paciência pra ler esse texto enorme.
ResponderExcluirMn minhanae ainda não resolveu esse negócio aí de email não.Nao da crt
ResponderExcluirProfessor
ResponderExcluirNão dá pra coisa o negócio do imail
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