Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 14 de março de 2021

8ºANO: EDUCAÇÃO FÍSICA 15/03/21

 


AGENDA DO DIA:

> CORREÇÃO DA PARCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

> ATIVIDADE COMPLEMENTAR


> VÍDEO: CORREÇÃO DA PARCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PARTE 1


> VÍDEO: CORREÇÃO DA PARCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PARTE 2



> VÍDEO: CORREÇÃO DA PARCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PARTE 3


ATIVIDADE: CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES:

Ø  Esportes individuais em que não há interação com o oponente

Ø  Esportes coletivos em que não há interação com o oponente

Ø  Esportes individuais em que há interação com o oponente

Ø  Esportes coletivos em que há interação com o oponente

 

Esse sistema de classificação com referência na lógica interna estrutura as modalidades esportivas, a partir de dois grandes critérios: confronto entre adversários, que abrangem os “esportes coletivos e individuais”: e colaboração entre companheiros, que englobam os “esportes sem e com interação”, os quais se subdividem em outros tipos de modalidades.

Nos esportes coletivos, é necessário formar equipes para as disputas. Esse grupo, cujo desempenho dos participantes em uma partida ou prova depende da colaboração de todos os membros da equipe, é composto por esportes como: futsal, ginástica rítmica por equipes, voleibol, nado é sincronizado. Alguém até pode se destacar mais do que os outros em uma equipe, mas não consegue fazer isso sem contar com ajudar dos companheiros. Já nos “esportes individuais”, o atleta não pode contar com a colaboração de companheiros durante uma partida ou prova, como: saltos ornamentais, judô, taekwondo e boliche: o atleta tem que contar somente consigo mesmo para se desempenhar bem durante uma partida ou prova (GONZÁLEZ, 2012).

Nos esportes como o boliche, ginástica por equipe, nado sincronizado, remo, entre outros, não é permitido, de forma nenhuma, qualquer tipo de interferência na movimentação corporal dos adversários. Na prova dos 100 metros rasos do atletismo, por exemplo, os atletas correm um lodo do outro, mas nenhum deles pode invadir a raia do adversário para impedi-lo. É por tal motivo que essas modalidades fazem parte do conjunto chamado “esportes sem interação” entre adversários. Já o futsal, voleibol, tênis simples e de dupla, judô, taekwondo, por exemplo, fazem parte de um conjunto chamado de esporte com interação. No entanto. É importante deixar claro que não precisa existir contato físico para haver interação entre adversários. Numa partida de tênis, cada jogador só pode atuar no seu lado da quadra, não pode invadir o lado do adversário nem tocar nele, mas a sequência de ações de um interfere diretamente nas ações do outro (GONZÁLEZ, 2012).

 

Síntese

ü  Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente.

 

ü  Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora.

 

ü  Esportes individuais em que há interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo, evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro.

 

ü  Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários o façam.

 

Saiba mais(https://www.efdeportes.com/efd71/esportes.htm)

 

Exercício

 

ENEM 2017 - Os esportes podem ser classificados levando em consideração critérios como a quantidade de competidores e a interação com o adversário. Os chamados Esportes individuais em interação com o oponente são aqueles em que os atletas se enfrentam diretamente, tentando alcançar os objetivos do jogo e evitando, concomitantemente, que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro de equipe. Os Esportes coletivos em interação com o oponente são aqueles nos quais os atletas, colaborando com seus companheiros de equipe, de forma combinada, enfrentam-se diretamente com a equipe adversária, tentando atingir os objetivos do jogo, evitando, ao mesmo tempo, que os adversários o façam. GONZALEZ, R J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. EFDeportes, n. 71, abr. 2004.

 

São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

A) judô e futebol americano.

B) lançamento de disco e polo aquático.

C) remo e futebol.

D) badminton e nado sincronizado.

E) salto em distância e basquetebol.


32 comentários:

  1. Aluno:Francisco Jean da Silva Alves
    8 ANO B

    exercício

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    R:(A) Judô e futebol americano.

    ResponderExcluir
  2. Aluno: Vitor Keven dos Santos Sousa 8°A

    Atividade.
    R:A-judô e futebol americano.
    X
    Judô e um esporte de luta individual então,ambos tem interação com os oponentes,e o futebol americano e um esporte coletivo com interação.

    ResponderExcluir
  3. Tarefa de Educação Física

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano.


    Fernando Yargo Barbosa de Oliveira Silva,8°D.

    ResponderExcluir
  4. Vitória ketelly lima da silva
    Turma:8°D
    Atividade de E.física

    Resposta:a)judô e futebol americano

    ResponderExcluir
  5. Aluno:Paulo Ricardo
    8 ano B


    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano.

    ResponderExcluir
  6. Aluna:Vanessa Lopes
    8 ano (D)

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    R:judô e futebol americano.

    ResponderExcluir
  7. Jean William Carlos do Nascimento 8 ano (A) . São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano.

    ResponderExcluir
  8. São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano.

    B) lançamento de disco e polo aquático.

    C) remo e futebol.

    D) badminton e nado sincronizado.

    E) salto em distância e basquetebol.

    Resposta:A)judô e futebol americano

    ResponderExcluir
  9. Gustavo wayllon
    8ano B

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano.

    B) lançamento de disco e polo aquático.

    C) remo e futebol.

    D) badminton e nado sincronizado.

    E) salto em distância e basquetebol.

    Resposta:A)judô e futebol americano

    ResponderExcluir
  10. Aluna: Maria Eduarda Sousa da Silva
    8°B

    Resposta:A

    ResponderExcluir
  11. Arthur Juan Silva Teixeira
    Turma:8d

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano

    ResponderExcluir
  12. Sindy Iohana Bastos Peixe 8°A
    Resposta:A

    ResponderExcluir
  13. Yago Mendonça
    8°A

    São exemplos de esportes individuais em interação com o oponente e esportes coletivos com interação ao oponente respectivamente:


    Resposta: judô e futebol americano

    ResponderExcluir
  14. Maria Clara Paiva Bernardino
    8° C

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    R: A

    ResponderExcluir
  15. Atividade de Educação física.
    8 ano.
    Aluna Wiliana dos Santos Vasconcelos.

    Resposta:letra A) judô e futebol americano.

    ResponderExcluir
  16. Aluna:Ana Júlia Bastos Soares
    Série:8°A


    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos com interação ao oponente" respectivamente:

    A) Judô e futebol americano.

    ResponderExcluir
  17. Aluna: Deyziane Kelly
    8°A

    Resposta: A) judô e futebol americano.

    ResponderExcluir
  18. Raiane Ribeiro da Silva
    TURMA:8 B

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente "e"esportes coletivos com interação ao oponente "respectivamente :

    R:A)Judô e futebol americano.

    ResponderExcluir
  19. Guilherme Rabelo
    8°B
    R:A Judô e futebol americano

    ResponderExcluir
  20. Ester jully
    8°D

    exercício

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    R:(A) Judô e futebol americano.

    ResponderExcluir
  21. atividade

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    R: A) judô e futebol americano.

    8° B
    Marina Layla

    ResponderExcluir
  22. Todos estão de parabéns pela a participação.

    ResponderExcluir
  23. Aluna: karoline viana dos santos.
    8°B

    Atividade

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano.

    ResponderExcluir
  24. Matbeus de santana silva 8 C

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano.

    B) lançamento de disco e polo aquático.

    C) remo e futebol.

    D) badminton e nado sincronizado.

    E) salto em distância e basquetebol.

    Resposta:A)judô e futebol americano

    ResponderExcluir
  25. Kauan Márcio 8°D

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano.

    ResponderExcluir
  26. Abigail Airla 8°A

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano

    ResponderExcluir
  27. Aluna: Ana Gisele
    Turma: 8ºD

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) Judô e Futebol Americano.

    ResponderExcluir
  28. 8°c

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    R:a) junto e futebol americano

    ResponderExcluir
  29. Aluna:Sávila Silva
    Turma:8°A

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A)✅ judô e futebol americano.

    B) lançamento de disco e polo aquático.

    C) remo e futebol.

    D) badminton e nado sincronizado.

    E) salto em distância e basquetebol.




    ResponderExcluir
  30. aluno(a):mateus nascimento
    Turma 8ºB

    São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano.

    B) lançamento de disco e polo aquático.

    C) remo e futebol.

    D) badminton e nado sincronizado.

    E) salto em distância e basquetebol.

    resposta:: A)judô e futebol americano

    ResponderExcluir
  31. São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente:

    A) judô e futebol americano.


    Evelin mirela Oliveira de Souza 8anoC

    ResponderExcluir