AGENDA:
ACOMPANHAR O VÍDEO DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE
ATIVIDADE: ELABORAR UM RESUMO DO PERCURSO 1,2 e 3 DO LIVRO (10 LINHAS PARA CADA RESUMO).
ATENÇÃO: A ATIVIDADE DEVE SER POSTADA NO ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS DO BLOG, COM NOME, ANO E TURMA DO ESTUNDANTE, PARA A CORREÇÃO.
VÍDEO DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE
OBSERVAÇÃO: Vocês devem se identificar nos resumos, coloquem nome, ano e turma, pois assim poderei saber de quem é o texto que estou lendo, e fica mais fácil de perceber se alguém está copiando o texto do outro, pois conheço o estilo de escrita dos meus alunos. 😉
ResponderExcluirÉ muito importante você fazer seu resumo com suas próprias palavras, assim sua nota será maior.
Elza Rodrigues 9a
ResponderExcluirO conceito globalização surgiu em meados da década de 1980 e substitui conceitos como internacionalização e transnacionalização. Porém, se voltarmos no tempo, podemos observar que é uma prática muito antiga. A humanidade, desde o início de sua existência, vem evoluindo e passou de uma simples família para tribos, depois foram formadas as cidades-estado, nações e hoje com a interdependência de todos os povos do nosso planeta chegamos a um fenômeno natural denominado de "aldeia global". Globalização ou mundialização é a interdependência de todos os povos e países do nosso planeta, também denominado "aldeia global". As notícias do mundo são divulgadas pelos jornais, radio, TV, internet e outros meios de comunicação. O mundo assistiu ao vivo e a cores, em 11 de setembro de 2001, o atentado ao World Trade Center (as torres gêmeas) e a invasão americana ao Iraque.
Com toda essa tecnologia a serviço da humanidade, dá a impressão que o Planeta Terra ficou menor. Podemos também observar que os bens de consumo, a moda, a medicina, enfim a vida do ser humano sofre influência direta da Globalização. Hoje uma empresa produz um mesmo produto em vários países e o exporta para outros. Também podemos observar a fusão de gigantes empresas. Tudo isso tem como objetivo baixar custos de produção e aumentar a produtividade
As empresas transnacionais são grandes corporações que atuam em diferentes países, gerando empregos e renda para grande parte da população local. Algumas dessas empresas possuem campo de atuação em várias partes do planeta e em diversos segmentos: industrial, alimentício, têxtil, tecnológico, entre outros.
O processo de globalização e internacionalização da economia esteve acompanhado de uma série de transformações nas estruturas elementares do sistema capitalista, que conheceu a sua integração mundial. Dentre essas mudanças estruturais, podemos destacar a maior fluidez na composição do comércio e da produção internacional, bem como as mudanças nos sistemas de produção nos setores primário e secundário. globalização é a elevação do envolvimento das economias dos países. Isso significa, no que tange a economia e principalmente o comércio, uma redução das barreiras de negócios e investimentos entre diferentes nações.
Aspectos negativos da globalização
Entre os aspectos negativos do processo de integração mundial, citamos:
exclusão social decorrente da desigualdade socioeconômica, em que o poder e a renda concentram-se nas mãos de uma classe social minoritária, correspondendo a uma grave contradição do sistema capitalista;
nos países do Sul (pobres), encontra-se a parcela populacional mais vulnerável aos problemas da falta de acesso à água potável, educação e saúde, infraestrutura de saneamento básico; essa população enfrenta graves epidemias, violência e conflitos, fatores que dão origem aos refugiados;
Boa tarde, Elza. Minha cara, o que vc fez foi uma pesquisa da internet, mas eu pedi resumos dos percursos. Não quero um monte de linhas, quero apenas as 10 linhas para cada percurso e com sua palavras.
ResponderExcluirEntão vou aguardar aqui seu texto refeito. Pode postar como resposta a este comentário aqui. Fico no aguardo. 😊
ExcluirORIGENS E FASES DO MUNDO GLOBAL
ResponderExcluirA há mais de um século meios de comunicações foram inventadas e poucas pessoas podiam ter acesso, mas em 1970 ocorreu a revolução informacional com novas formas que possibilitaram informações em " tempo real" . As quatro fases da globalização : PRIMEIRA FASE : se iniciaram com a expansões geográficas da economia-mundo europeia por meio das grandes navegações marítimas . SEGUNDA FASE : em 1945, o processo de globalização adquiriu um novo impulso com a expansão da denominação política e econômica onde foram estabelecidos os impérios coloniais. TERCEIRA FASE : entre 1945 e 1989 a globalização esteve condicionado a guerra fria, houve um conflito de poder econômico e político dos rivais : o capitalista , liderado pelos Estados Unidos e o socialista capitaneado pela extinta União soviética.
QUARTA FASE : com fim da guerra fria o mundo passou a viver a quarta fase da globalização que foi ampliada em função do avanço do capitalismo em direção aos países que existia o socialismo.a globalização reorganizou o mercado de trabalho com intensa desregulamentação trabalhista .
ECONOMIA GLOBAL : TRANSNACIONAIS E TRABALHO
nós vivemos na era da globalização onde o comércio cresceu de forma extraordinária nos últimos tempos. Economia global: o capitalismo é um sistema desigual existe as transnacionais que são empresas que ultrapassam limites de sua nação. A evolução das telecomunicações e dos transportes deu as transnacionais o poder de influenciar a economia global. Mas vou desemprego é um problema global vou dar um exemplo do emprego estrutural : é a falha de trabalho que tem como principais causas a mudanças estruturais na economia, e o desemprego conjuntural é o desemprego gerado pela oscilações na economia principalmente em crises e instabilidades a globalização das finanças ou do capital financeiro favoreceu o capital especulativo.
CONSUMO E CULTURA GLOBALIZADA
A publicidade e o consumo: utilizando da publicidade do marketing as empresas criam muitas vezes, junto aos consumidores, "falsas necessidades" ou necessidades antes desconhecidas. Desde a década de 1980 especialista alertam que o planeta não suportar a existência de três ou mais sociedades que atijam um nível de consumo correspondente a um país desenvolvido . Diante disso e para segurança de toda a população, surgiu a necessidade de adotarmos o consumo consciente como estratégia para contornar esse problema. Existe a tendência a homogeneização cultural e a padronização do consumo, por outro, ha resistência a ela por partes de culturas nacionais
Rebeka Teixeira Melo
9° A
Rebeka, texto corrigido e nota registrada! Parabéns por ter consultado seu livro, por ser esforçada e dedicada.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMarcos Davi da Silva Lima 9B
ResponderExcluirORIGENS E FASES DO MUNDO GLOBAL
A há mais de um século meios de comunicações foram inventadas e poucas pessoas podiam ter acesso, mas em 1970 ocorreu a revolução informacional com novas formas que possibilitaram informações em " tempo real" . As quatro fases da globalização : PRIMEIRA FASE : se iniciaram com a expansões geográficas da economia-mundo europeia por meio das grandes navegações marítimas . SEGUNDA FASE : em 1945, o processo de globalização adquiriu um novo impulso com a expansão da denominação política e econômica onde foram estabelecidos os impérios coloniais. TERCEIRA FASE : entre 1945 e 1989 a globalização esteve condicionado a guerra fria, houve um conflito de poder econômico e político dos rivais : o capitalista , liderado pelos Estados Unidos e o socialista capitaneado pela extinta União soviética.
QUARTA FASE : com fim da guerra fria o mundo passou a viver a quarta fase da globalização que foi ampliada em função do avanço do capitalismo em direção aos países que existia o socialismo.a globalização reorganizou o mercado de trabalho com intensa desregulamentação trabalhista .
ECONOMIA GLOBAL : TRANSNACIONAIS E TRABALHO
nós vivemos na era da globalização onde o comércio cresceu de forma extraordinária nos últimos tempos. Economia global: o capitalismo é um sistema desigual existe as transnacionais que são empresas que ultrapassam limites de sua nação. A evolução das telecomunicações e dos transportes deu as transnacionais o poder de influenciar a economia global. Mas vou desemprego é um problema global vou dar um exemplo do emprego estrutural : é a falha de trabalho que tem como principais causas a mudanças estruturais na economia, e o desemprego conjuntural é o desemprego gerado pela oscilações na economia principalmente em crises e instabilidades a globalização das finanças ou do capital financeiro favoreceu o capital especulativo.
CONSUMO E CULTURA GLOBALIZADA
A publicidade e o consumo: utilizando da publicidade do marketing as empresas criam muitas vezes, junto aos consumidores, "falsas necessidades" ou necessidades antes desconhecidas. Desde a década de 1980 especialista alertam que o planeta não suportar a existência de três ou mais sociedades que atijam um nível de consumo correspondente a um país desenvolvido . Diante disso e para segurança de toda a população, surgiu a necessidade de adotarmos o consumo consciente como estratégia para contornar esse problema. Existe a tendência a homogeneização cultural e a padronização do consumo, por outro, ha resistência a ela por partes de culturas nacionais
Marcos Davi, seu texto está absolutamente igual ao da Rebeka, inclusive os pontos e as vírgulas. Como a Rebeka postou o texto dela antes, fica claro que vc apenas copiou e colou.
ResponderExcluirSua atividade, portanto, NÃO É VÁLIDA.
Poste aqui como resposta a este comentário seu novo texto, escrito COM SUAS PALAVRAS.
Obrigada.
[31/3 17:03] Maria Emanuelly: Origens e bases do mundo global
ResponderExcluirA partir da década de 1970,ocorreu a Revolução Informacional,com a introdução dos microcomputadores e de redes de telecomunicações instantâneas,que possibilitaram a informação em ''tempo rea'' - por meio dos noticiários televisivos, da internet e da telefonia móvel - informações sobre fatos, pessoas e paisagens de diferentes pontos do planeta,de muitos outros
Nome:Maria Emanuelly
Turma :9
[31/3 17:14] Maria Emanuelly: Economía global:transnacionais e trabalho
Na atual fase da globalização,tem-se observado um extraordinário crescimento do comércio internacional.De acordo com dados da Organização Mundial do Comércio (OMC),em 1950,o intercâmbio comercial mundial era de 64 bilhões de dólares.em 2016,atingiu a marca dos 16 trilhões de dólares.
Maria emanuelly
Turma:9
[31/3 17:22] Consumo e cultura globalizada
Há estreia relação entre períodos históricos e formas geográficas . resumidamente,podemos citar algumas.
No período clássico da Grécia portanto antes da Era Cristã, a cultura grega "inventou " a democracia,do grego demorakrateia,governo do povo.
Maria Emanuelly
Gabriel David Paiva Silva 9B
ResponderExcluirO conceito globalização surgiu em meados da década de 1980 e substitui conceitos como internacionalização e transnacionalização. Porém, se voltarmos no tempo, podemos observar que é uma prática muito antiga. A humanidade, desde o início de sua existência, vem evoluindo e passou de uma simples família para tribos, depois foram formadas as cidades-estado, nações e hoje com a interdependência de todos os povos do nosso planeta chegamos a um fenômeno natural denominado de "aldeia global". Globalização ou mundialização é a interdependência de todos os povos e países do nosso planeta, também denominado "aldeia global". As notícias do mundo são divulgadas pelos jornais, radio, TV, internet e outros meios de comunicação. O mundo assistiu ao vivo e a cores, em 11 de setembro de 2001, o atentado ao World Trade Center (as torres gêmeas) e a invasão americana ao Iraque.
Com toda essa tecnologia a serviço da humanidade, dá a impressão que o Planeta Terra ficou menor. Podemos também observar que os bens de consumo, a moda, a medicina, enfim a vida do ser humano sofre influência direta da Globalização. Hoje uma empresa produz um mesmo produto em vários países e o exporta para outros. Também podemos observar a fusão de gigantes empresas. Tudo isso tem como objetivo baixar custos de produção e aumentar a produtividade
As empresas transnacionais são grandes corporações que atuam em diferentes países, gerando empregos e renda para grande parte da população local. Algumas dessas empresas possuem campo de atuação em várias partes do planeta e em diversos segmentos: industrial, alimentício, têxtil, tecnológico, entre outros.
O processo de globalização e internacionalização da economia esteve acompanhado de uma série de transformações nas estruturas elementares do sistema capitalista, que conheceu a sua integração mundial. Dentre essas mudanças estruturais, podemos destacar a maior fluidez na composição do comércio e da produção internacional, bem como as mudanças nos sistemas de produção nos setores primário e secundário. globalização é a elevação do envolvimento das economias dos países. Isso significa, no que tange a economia e principalmente o comércio, uma redução das barreiras de negócios e investimentos entre diferentes nações.
Aspectos negativos da globalização
Entre os aspectos negativos do processo de integração mundial, citamos:
exclusão social decorrente da desigualdade socioeconômica, em que o poder e a renda concentram-se nas mãos de uma classe social minoritária, correspondendo a uma grave contradição do sistema capitalista;
nos países do Sul (pobres), encontra-se a parcela populacional mais vulnerável aos problemas da falta de acesso à água potável, educação e saúde, infraestrutura de saneamento básico; essa população enfrenta graves epidemias, violência e conflitos, fatores que dão origem aos refugiados
Aluno: Clarkson Ryan Lima de Sousa.
ResponderExcluirTurma: 9°A
PERCURSO 1:
O acesso à informação era restrito.
Restrito porque somente algumas pessoas tinham condições para terem acesso às informações. A partir de 1970, ocorreu uma revolução informacional; foi aí onde a tecnologia começou a "circular" pelo mundo, concedendo informações e comunicações em "tempo real" (coloquei entre aspas porque a tecnologia não era tão rápida como é hoje).
FALANDO SOBRE GLOBALIZAÇÃO:
Temos 4 fases da globalização. São elas:
1° fase:
Esta fase se inicia com a expansão geográfica da economia-mundo europeia por meio das grandes navegações políticas; por meio das grandes navegações, porque alguns povos europeus aproveitaram os avanços nas técnicas de navegação para estabelecer relações econômicas e comerciais com outros povos.
2° fase:
Houve um novo impulso na globalização em 1945. Esse impulso se inicia com a expansão da dominação política, militar e econômica da Europa sobre extensões da África e da Ásia.
3° fase:
Entre 1945 e 1989; esta fase a globalização, expandiu-se em grande parte por meio dos avanços tecnológicos.
4° fase:
Começou com a revolução técnico-científico-informacional, favorecendo mais e mais a expansão do capitalismo, provocando assim, mudanças na produção industrial.
PERCURSO 2:
Atualmente, na globalização, podemos notar um grande crescimento no comércio internacional. Nesta fase atual da globalização, houve diminuição dos custos e dos fretes, houve uma melhoria dos meios de transporte e de comunicação, houve um rápido crescimento da população mundial, dentre outra coisas que ocorreram atualmente. Por fatores como esses, a OMC divulgou dados dizendo que 1950 o intercâmbio comercial Mundial era de 64 milhões de dólares; e em 2016, atingiu a marca dos 16 trilhões de dólares.
FALANDO SOBRE TRANSNACIONAIS:
TRANSNACIONAIS são empresas que possuem um alto nível de organização e atuam tanto no seu nacionalmente como internacionalmente. Como exemplo de transnacionais, temos a Petrobras e a Vale.
A globalização das finanças ou do capital financeiro favoreceu o capital especulativo, ou seja, favoreceu em recursos investidos com a intenção de obter rápidos lucros em operações de compras e vendas de moedas.
PERCURSO 3:
Um grande geógrafo brasileiro, chamado Milton Santos, criou conceitos de análise e compreensão do espaço geográfico. Entre eles podemos citar a forma geográfica, que é o aspecto visível dos objetos culturais criados pelas sociedades humanas nos espaços geográficos.
FALANDO SOBRE PUBLICIDADE:
Utilizando da publicidade e da marketing, algumas empresas criam,junto com os consumidores, necessidades que antes eram desconhecidas,como por exemplo, um perfume Malbec. já temos perfumes, mas as publicidades dizem para você comprar determinado perfume no caso Malbec, dizem: esse perfume é cheiroso, esse perfume dura mais no corpo.
Professora onde está esse percurso 1,2 e 3 a senhora pode falar as páginas
ResponderExcluirPercurso 1
ResponderExcluirHá mais de um século, meio de comunicação como o rádio e o telefone tinham acabado são inventados e um número reduzido de pessoa podia obtê-los.
Até o século XV, o meio natural e as limitações tecnológicas dificultavam as relações econômicas e culturais entre povos de diferentes continentes e entre população de uma mesma região.
O processo de globalização, que teve início no século XV, passou por diferentes fases de desenvolvimento até chegar à atualidade.
Na última década, os meios de transporte modernizaram, tornando-se mais rápidos e mais baratos.
Percurso 2
Na atual fase da globalização, tem se observado um extraordinário crescimento no comércio internacional. De acordo de acordo com os dados de Organização Mundial do Comércio, em 1950, o intercâmbio comercial Mundial era de 64 Bilhões de Dólares. Em 2016, atingiu a marca de 16 trilhões de dólares.
Com o objetivo de aumentar os lucros, as transnacionais indústrias se apoiam em uma forma descentralizada de produção, em que cada etapa pode ser desenvolvida em um país diferente, de acordo com as vantagens que os país oferecem quanto aos custos de produção, a margem de lucro é a possibilidade de aumentar sua competitividade no Mercado Global.
Percurso 3
O geógrafo brasileiro Milton Santos criou vários conceitos de análise e compreensão do espaço geográfico. Um deles é o de forma geográfica, ou seja, os aspectos visível de objetos culturais criados pela sociedade humana nos Espaços geográficos.
Não podemos dissociar consumo de Cultura, utilizando-se da publicidade e do marketing, as empresas criam, muitas vezes, junto aos consumidores, falsas necessidades ou necessidades antes desconhecidas, que estimulam o consumo exagerado de bens de serviço que é uma das características da sociedade de consumo em que vivemos.
Isabele lima ferreira 9b
Laecio Gabriel 9 B
ResponderExcluirprimeiro percurso
há muito tempo atrás , os meios de comunicação haviam sido inventados , mas poucas pessoas tinham acesso a eles , provavelmente por causa do custo altíssimo que estavam na época. por isso o acesso a informação era restrito , ou seja nem todo mundo tinha acesso a saber o que estava acontecendo mundo afora. a partir de 1970 aconteceu a revolução informacional , com o surgimento dos microcomputadores e de redes de telecomunicações instantâneas possibilitaram a informação em tempo real , por meio de noticiários televisivos , da internet , e da telefonia móvel. tornando o acesso a informação popular .
a primeira fase da globalização se iniciou com a expansão geográfica da economia-mundo europeia através das grandes navegações marítimas dos sec. XV e XVI
já a segunda fase aconteceu entre a segunda metade do séc. XIX e o fim da segunda guerra mundial , em 1945 . nessa fase o processo de globalização adquiriu novo impulso com a expansão da dominação politica.
a terceira fase aconteceu entre 1945 e 1989 durante a guerra fria , nessa fase a globalização continuou a expandir-se graças aos avanços tecnológicos promovidos pela guerra fria
a quarta fase iniciou-se desde o fim da guerra fria ate os dias atuais , ampliado em função do avanço do capitalismo em direção aos países nos quais antes existia o socialismo.
segundo percurso
na atual fase da globalização , tem se observado um grande crescimento do comercio internacional , por causa de vários fatores como a melhoria dos meios de transporte e de comunicação , a diminuição dos custos e dos fretes e o rápido crescimento da população mundial nos últimos 60 anos .
durante essa fase da globalização que estamos houve uma intensa expansão de empresas transnacionais. as empresas transnacionais são grandes empresas com alto nível de organização que atuam dentro e fora do território do seu pais de origem.
na chamada fabrica global , as transnacionais se apoiam em uma forma descentralizada de produção com o objetivo de aumentar os lucros.
terceiro percurso
o geografo brasileiro Milton santos criou vários conceitos para compreender e analisar o espaço geográfico.
um dos conceitos de Milton e a forma geográfica que e o aspecto visível de objeto culturais criados pelas sociedades humanos.
as empresas são capazes de criar falsas necessidades aos consumidores , essas falsas necessidades estimulam o consumo exagerados de bens e serviços.
a padronização de produtos e muito vantajosa para as empresas fabricantes , pois lhe permite a implantação da economia de escala em suas linhas de produção.
a economia de escala e produção de mercadoria em grande escala com o objeto de reduzir os custos de produção e competir no mercado
Tays Oliveira 9°A
ResponderExcluirORIGENS E BASES DO MUNDO GLOBAL- Há mais de um século, meios de comunicações como o rádio e o telefone tinham acabado de ser inventados e um número reduzido de pessoas podia obtê-los. Além disso, o acesso à informação era mais restrito. A partir da década de 1970, ocorreu a revolução informacional. O processo de globalização, que teve início no século X, passou por diferentes fases de desenvolvimento até a atualidade. É possível distinguir quatro delas: a primeira fase, a segunda fase, a terceira fase e a quarta fase. Nas últimas décadas, os meios de transporte se modernizaram, tornando-se mais rápidos e baratos. Porém, é importante lembrar que esses fluxos de informação não incluem países, regiões e lugares do mundo da mesma maneira, assim como os efeitos da globalização não chegam a todos igualmente. Em verdade, a globalização, muitas vezes, gera ou amplia desigualdades no espaço geográfico mundial.
ECONOMIA GLOBAL: TRANSNACIONAIS E TRABALHO - Na atual fase da globalização, tem-se observado um extraordinário crescimento do comércio internacional. De acordo com os dados da organização mundial do comércio (OMC), em 1950, o intercâmbio comercial mundial era de 64 bilhões de dólares. Em 2016, atingiu a marca de 16 trilhões de dólares. Em todo o mundo, parte expressiva da produção, do comércio e do consumo é impulsionada e controlada pelas chamadas transnacionais — empresas com alto nível de organização que atuam dentro e fora do território de seu país de origem, por meio de filiais espalhadas pelo mundo. Com o objetivo de aumentar os lucros, as transnacionais industriais se apoiam em uma forma descentralizada de de produção. A forte concorrência, característica marcante do período mais recente da globalização, leva as empresas a buscar a contínua renovação. No Brasil, como em diversos países do mundo, inclusive nos desenvolvidos, o desemprego afeta muito.
CONSUMO E CULTURA GLOBALIZADA - O geógrafo brasileiro Milton Santos criou vários conceitos de análise e compreensão do espaço geográfico. Um deles é o de forma geográfica, ou seja, o aspecto visível de objetos culturais criados pelas sociedades humanas nos espaços geográficos — indústrias, pontes, viadutos, estradas, monumentos, prédios etc. Não podemos dissociar consumo de cultura, assim, veremos ambos concomitentemente. Calcula -se que as sociedades humanas consomem mais de 30% de recursos naturais em relação à capacidade que a Terra possui em renová-las. Essa situação é muito crítica. A padronização de produtos é vantajosa para as empresas fabricantes, pois lhes permite a implantação da economia de escala em suas linhas de produção. Se, por um lado, com a globalização a atuação das corporações transnacionais, existe a tendência à homogenização cultural e a padronização cultural, por outro, há resistência a ela por parte das culturas nacionais.
Débora Rogéria 9°A
ResponderExcluirPercurso 1- Séculos atrás,meios de comunicação eram quase escassos e um número reduzido de pessoas tinha condições de obtê-los. A partir da década de 1970,ocorreu a Revolução Informacional mudando completamente esse cenário. O processo de globalização foi dividido em quatro partes até a atualidade, a primeira fase iniciou-se por meio das Grandes Navegações marítimas dos séculos XV e XVI. A segunda fase foi entre a segunda metade do século XIX e o fim da Segunda Guerra mundial em 1945, onde a globalização ganhou impulso com os impérios coloniais. A terceira fase teve início entre 1945 e 1989,com a Guerra Fria. A quarta fase ocorreu desde a última década do século XX , com o fim da Guerra Fria. Nas últimas décadas,os meios de transporte e a tecnologia se modernizaram, tornando-se mais rápidos e baratos.
Percurso 2- O comércio internacional teve um extraordinário crescimento, alguns dos fatores para que isso ocorresse: a melhoria dos meios dos fretes,dos transportes e da comunicação, o aumento da população mundial, entre outros. As transnacionais são empresas que atuam fora e dentro de seu país de origem e são um exemplo de globalização. Alguns exemplos de transnacionais: Petrobrás, State grid,Sansung. A grande concorrência entre empresas as leva a buscar contínua renovação tecnológica e estratégias de produção, muitas vezes gerando o desemprego. O desemprego é uma das consequências da globalização e existe em vários países do mundo inclusive, no Brasil.
Percurso 3- A principal figura da globalização atualmente é o Shopping Center, que demosntra a forma geográfica dos dias atuais, um centro de compra e venda levando muitos cidadãos ao consumo. O consumo da sociedade atual está andando em um ritmo crítico, caucula-se que a humanidade consome mais de 30% dos recursos do que a Terra é capaz de renová-los. Com essa situação surgiu a iniciativa do "Consumo consiente" como estratégia para amenizar esse poblema. Com a globalização avançada surgiu o que chamamos de padronização de produtos. Ela é vantajosa para as empresas pois lhes permite a implantação de economia de escala( produção de mercadoria em grande quantidade com o objetivo de redução de custos). Para existir essa tal economia, é necessário grande mercado comprador representado pela população mundial.
Percurso 4- Entre os principais poblemas ambientais do século XXI destacam-se a degradação do solo,queimadas,escasses de recursos híbridos(como a água), ameaça a natureza,entre outros. A degradação dos solos pode ocorrer pelo acúmulo de metais pesados fazendo o solo escasso de proteínas. As queimadas são de grande preocupação para governos,estudiosos e ambientalistas. Elas prejudicam o meio ambiente, a qualidade de vida dos animais, o hábitat de várias espécies e contribui para o efeito estufa. Atualmente, temos vivenciado a escasses de água potável notório em várias regiões do Sertão por exemplo. Essa triste realidade reflete nos lugares mais pobres. Para evitar o fim desse e outros recursos híbridos importante para a nossa sobrevivência devemos adotar a economia cotidiana até o estímulo das politicas públicas para evitar a falta desse recurso.
Fatima Yada 9°A
ResponderExcluir•Percurso 1- Origens e base do mundo global.
Nos dias de hoje, ter um celular é algo tão comum quanto respirar. Por ele compartilhamos informações e nossas culturas com alguém que está do outro lado do planeta.O mundo hoje possui modernidade e tecnologia, mas nem sempre foi assim.
A globalização se divide em 4 fases, na qual a primeira é marcada pelas Grandes Navegações marítimas que ocorreram nos séculos XV e XVI.
A segunda se caracteriza inovações na indústria como os automóveis, aviões, telefones, etc.
Na terceira fase — entre 1945 a 1989 — tivemos a guerra fria. Nesse período tivermos diversos avanços tecnológicos.
Já a quarta é a que estamos agora, com grandes investimentos e avanços em informática, telecomunicações, química, robótica e biotecnologia, favorecendo a expansão do capitalismo.
•Percuso 2: Economia Global: transnacional e trabalho.
Desde 1950 o intercâmbio comercial mundial vem crescendo, atingindo a marca de 16 trilhões de dólares em 2016. Existem diversos fatores que explicam isso, entre eles temos: melhoria dos meios de comunicação e transporte, diminuição dos custos e dos fretes, o rápido crescimento da população mundial nos últimos 60 anos, o aumento do rendimento de muitas famílias, entrada de novos países no comércio internacional mundial e a liberação das regras comerciais.
As transnacionais são grandes empresas que atuam dentro e fora do território de seu pais de origem. Como no mercado existe uma forte concorrência, as empresas estão sempre buscando renovar suas estratégias de comercialização de seus produtos.
•Percurso 3: É chamado de forma geográfica o aspecto visível de objetos culturais criados pelas sociedades humanas nos aspectos geográficos. Esse conceito foi criado pelo geógrafo Milton Santos — nascido no Brasil.
Uma das características da sociedade de consumo são as falsas necessidades. Ela estimulam o consumo exagerado de bens e serviços por meio da publicidade e marketing. Isso consequentemente causa grandes impactos no meio ambiente e enormes pressões sobre os recursos naturais.
A padronização de produtos é vantajosa para as empresas, pois permite a implantação da economia de escala — produção de mercadorias em larga escala ou grandes quantidade com o objetivo de redução nos custos de compra de matérias-primas e de produção. Como resultado disso, eles obtém competitividade no mercado, afastam concorrentes e garantem lucros.