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VÍDEO: NOTAÇÃO CIENTÍFICA
Laboratório de Química e Física
Notação
Científica
A notação científica é uma forma de
escrever números usando potência de 10. É utilizada para
reduzir a escrita de números que
apresentam muitos algarismos.
Números muito pequenos ou muito
grandes são frequentemente encontrados nas ciências em geral eescrever em
notação científica facilita fazer comparações e cálculos.
Um número em
notação científica apresenta o seguinte formato:
Exemplos
a) 6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 10
15
b) 0, 000000000016 = 1,6 . 10 - 11
Veja
abaixo como transformar os números em notação científica de forma prática:
1º Passo:
Escrever o número na forma decimal, com apenas um algarismo diferente de 0 na
frente davírgula.
2º Passo:
Colocar no expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos
que "andar"com a vírgula. Se ao andar com a vírgula o valor do número
diminuiu, o expoente ficará positivo, seaumentou o expoente ficará negativo.
3º Passo:
Escrever o produto do número pela potência de 10.
Exemplos
1) Transformar
o número 32 000 em notação científica.
Primeiro
"andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2, pois desta forma
ficaremos apenas como algarismo 3 antes da vírgula;
Para colocar
a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que "andar" 4 casas
decimais, visto quenos números inteiros a vírgula se encontra no final do
número. Neste caso o 4 será o expoente dapotência de 10.
Escrevendo
em notação científica: 3,2 . 104
2) A massa
de um elétron é de aproximadamente 0,000000000000000000000000000911 g.
Transforme
esse valor para notação científica.
Primeiro
"andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma
ficaremos apenas como algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0)
antes da vírgula;
Para colocar
a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas decimais. É necessário
lembrar que aocolocar a vírgula depois do 9, o número ficou com um valor maior,
então para não modificar seuvalor o expoente ficará negativo;
Escrevendo a
massa do elétron em notação científica: 9,11. 10 - 28 g
Agora resolva as questões para
praticar o que você aprendeu!
1. Escreva
os números abaixo como potências de base 10:
a) b) 100
b) e) 10000
c) f) 100000
d) j) 0,0001
e) k) 0,0000001
2. Escreva
os números abaixo na forma decimal:
a) 1,2 . 10⁶
b) 2,34 . 10⁷
c) 5 . 10⁻⁷
d) 4,25 . 10⁻⁵
e) 1,58 . 10⁻⁸
3. A massa
do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra
é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.
a) Escreva em notação científica a massa
do Sol e a massa da Terra em quilos.
b) Quantas vezes a massa do Sol é maior
que a massa da Terra?
4. A escola
da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que
representa opercurso de ida e volta, em cm.
5. A
velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.
a) Que distância percorre num minuto?
b) E numa hora?
c) E num dia?
d) E num ano?
Nota:
Escreva todos os números em notação científica.
6. Cada aula
de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de
outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano,dizendo-lhes:
- Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de
Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
Oi aqui e a Tamires Fernandes da Costa do 8°C eu queria saber se é para responder aqui nos comentários ou é para responder no caderno
ResponderExcluirTambém gostaria de saber!
ResponderExcluirna 4 questao oque e dista?????????
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