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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 25 de março de 2021

8ºANO: LABORATÓRIO 26/03/21

 


AGENDA: 

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VÍDEO: NOTAÇÃO CIENTÍFICA



MATERIAL DE APOIO E ATIVIDADES:

Laboratório de Química e Física

Notação Científica

A notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10. É utilizada para

reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos.

Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas ciências em geral eescrever em notação científica facilita fazer comparações e cálculos.

 

Um número em notação científica apresenta o seguinte formato:

Exemplos

a) 6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 10 15

b) 0, 000000000016 = 1,6 . 10 - 11

 

Veja abaixo como transformar os números em notação científica de forma prática:

1º Passo: Escrever o número na forma decimal, com apenas um algarismo diferente de 0 na frente davírgula.

2º Passo: Colocar no expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos que "andar"com a vírgula. Se ao andar com a vírgula o valor do número diminuiu, o expoente ficará positivo, seaumentou o expoente ficará negativo.

3º Passo: Escrever o produto do número pela potência de 10.

Exemplos

1) Transformar o número 32 000 em notação científica.

Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2, pois desta forma ficaremos apenas como algarismo 3 antes da vírgula;

Para colocar a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que "andar" 4 casas decimais, visto quenos números inteiros a vírgula se encontra no final do número. Neste caso o 4 será o expoente dapotência de 10.

Escrevendo em notação científica: 3,2 . 104

2) A massa de um elétron é de aproximadamente 0,000000000000000000000000000911 g.

Transforme esse valor para notação científica.

Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma ficaremos apenas como algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0) antes da vírgula;

Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas decimais. É necessário lembrar que aocolocar a vírgula depois do 9, o número ficou com um valor maior, então para não modificar seuvalor o expoente ficará negativo;

Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11. 10 - 28 g

 

 

Agora resolva as questões para praticar o que você aprendeu!

1. Escreva os números abaixo como potências de base 10:

a)      b) 100

b)      e) 10000

c)      f) 100000

d)      j) 0,0001

e)      k) 0,0000001

2. Escreva os números abaixo na forma decimal:

a)      1,2 . 10⁶

b)      2,34 . 10⁷

c)      5 . 10⁻⁷

d)      4,25 . 10⁻⁵

e)      1,58 . 10⁻⁸

3. A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980000 000 000 000 000 000 000 kg.

a)      Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.

b)      Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?

4. A escola da Catarina dista de sua casa 780 m. Escreva, em notação científica o valor que representa opercurso de ida e volta, em cm.

5. A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo.

a)      Que distância percorre num minuto?

b)      E numa hora?

c)      E num dia?

d)      E num ano?

Nota: Escreva todos os números em notação científica.

6. Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração. Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano,dizendo-lhes:

 - Já tive 4,2 x 10³ minutos de aulas de Matemática. Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?


3 comentários:

  1. Oi aqui e a Tamires Fernandes da Costa do 8°C eu queria saber se é para responder aqui nos comentários ou é para responder no caderno

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  2. na 4 questao oque e dista?????????

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