Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quarta-feira, 10 de junho de 2020

8ºANO: PORTUGUÊS, ING, ART, ED. FÍSICA - CONTEÚDO 2ªSEMANA DE JUNHO



PORTUGUÊS


EDUCAÇÃO FÍSICA


ARTES


PORTUGUÊS

 

·         Leitura e interpretação dos textos “Uma ilha que voa” e “O funcionamento de Laputa”. Fazer a atividade de exploração dos textos da página 120.

·         Gramática: Estudar oração e período no site : <https://www.normaculta.com.br/frase-oracao-e-periodo-significado-e-exercicios/> e, em seguida, responda as questões abaixo.

·         Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal.  Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido. 

 Ex: Os garotos adoram ir ao cinema e depois ao clube.

Podemos perceber a presença do sujeito e do predicado.

Período – É um enunciado linguístico que se constitui de uma ou mais orações. Este se classifica em:

- Período simples - formado por apenas uma oração, também denominada de oração absoluta. 

Ex: Os professores entregaram as provas.

-Composto - formado por duas ou mais orações   

Ex: Hoje o dia está lindo, por isso os garotos irão ao cinema, ao clube e depois voltarão para casa felizes.

1.Sublinhe os verbos e as locuções verbais presentes nas orações abaixo:

A)Zarpei da Inglaterra para mais uma aventura no dia 5 de agosto de 1706.
B) A viagem ia muito bem até que, em abril de 1707, quando estávamos quase chegando ao nosso destino, fomos atacados por um navio pirata.

C)Tivemos de esperar que os piratas decidissem o que iam fazer conosco.
D)Avistei um arquipélago ao sul em direção à outra ilha.
E) Confesso que fiquei apavorado quando me vi sozinho no meio do mar.

f) Não encontrei nenhum ser humano, apenas aves, caranguejos e peixes.

 

2. Indique por quantas orações são formados os períodos da questão acima:

3. De acordo com a quantidade de orações identificadas, classifique os períodos, da primeira, questão em simples ou compostos.

 

·         Produção Textual:

Descrição objetiva e subjetiva.

Leia as definições de descrição objetiva e subjetiva no quadro abaixo e aprofunde seu conhecimento estudando no site: <https://www.todamateria.com.br/descricao-objetiva-e-descricao-subjetiva/>. Em seguida, faça a atividade proposta.

 

Descrição objetiva e subjetiva é a forma como são apresentados os detalhes e características de algo ou alguém.Enquanto a descrição objetiva é feita de forma imparcial, ou seja, na tentativa de demonstrar apenas aquilo que se vê da forma mais realista possível, sem acrescentar qualquer juízo de valor, na descrição subjetiva o aspecto opinativo não é só contemplado, como muito valorizado.A utilização do tipo de descrição depende do objetivo que o autor da descrição quer transmitir, por exemplo, influenciar quem ouve.

 

1ª) Sem citar o nome de um objeto, faça dois textos, um descrevendo-o de forma objetiva e outro, de forma subjetiva.

 

INGLÊS

 

Reading Comprehension (Compreensão Textual)

Leia o texto “World Language” da página 84 e responda as questões a seguir.

 

1. Com base no texto que você leu, escolha as afirmações corretas. Mais de uma opção pode estar certa. 

A) Língua é uma parte importante da cultura.

B) O Inglês e o Alemão são de famílias diferentes.

C) Aproximadamente 5,000 línguas são faladas no mundo atualmente.

 

2. De acordo com o texto “World Language”, o que os especialistas dizem sobre o futuro das línguas do mundo?

(   ) Eles acham que o número de línguas irá crescer no futuro.

(   ) Eles acham que o número de línguas irá diminuir no futuro.

 

3. Escolha o item que completa cada frase abaixo.

A) Na frase “It reflects what people value”, It refere-se à

(    ) language.           (    ) culture.

B) Na frase “and the way they understand the world.”, they refere-se à

(    ) characteristics.    (    ) people.

C) Na frase “that suggest they have evolved from a common ancestor language.”, they refere-se à

(    ) characteristics.     (    ) English and German.

 

Leia outro pequeno texto e faça os exercícios abaixo.

What is your advice to for handing setbacks, and moments of self-doubt?

I remember that just because something doesn’t work one day, doesn’t mean it won’t work the next. And yes, you’re going to get frustated, but personally, I started learning how to deal with my emotions. (...) Growing up now, even when I get frustrated, I understand; Hey, it didn’t work today. You can do better tomorrow.

Available at: <www.health.com/fitness/real-life-strong-ingrid-silva-ballet-dancer>  Accessed on: June,2020. (Fragment).

 

4. Qual afirmação é correta sobre o fragmento “you’re going to get frustated”?

(    ) Refere-se ao sentimento de uma pessoa no momento.

(    ) Refere-se ao sentimento de uma pessoa no futuro.

 

5. Escolha dois fragmentos abaixo que contenham destacadas uma expressão no futuro.

A) “(...) something doesn’t work one day (...)”

B) “(...) it won’t work the next.”

C) “Hey, it didn’t work today.”

D) “You can do better tomorrow.”

 

6. Baseado nos exemplos a seguir, escolha as formas verbais abaixo que se referem ao futuro. Mais de um item está correto.

A) will (not) + main verb

Examples: “We will never be perfct.” “It won’t work the next.”

B) am/is/are (not) + going to + main verb

Examples: “The ballet career is going tobe hard forerver.”  “You’re going to get frustrated.”

C) does (not) + main verb

Example: “Something doesn’twork one day.”

D) did (not) + main verb

Example: “Hey, it didn’twork today.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Capacidades físicas

As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.

Velocidade

Conhecida também por resistência anaeróbia consiste na capacidade de execução de determinada atividade com alta intensidade e em curto espaço de tempo, possuindo como ponto comum a baixa utilização de oxigênio. Exemplo: Corridas curtas.

Agilidade

É a capacidade de realizar mudanças rápidas de direções, com grande velocidade. Como exemplo, podemos citar atletas de esportes coletivos como, futebol, basquetebol e handebol, nos quais são necessárias mudanças constantes de direções em busca da bola.

·         Pesquisa, trabalho e produção.

Assista o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=ToFrhhYp2q4) e responda:

1. O que é velocidade de reação?

2. O que é velocidade de membros?

3. O que é velocidade de descolamento?

4. Agilidade depende das combinações outras capacidades físicas. Quais são elas?

5. Quais são os fatores que influenciam a velocidade e a agilidade?

 

ARTES

 

A IMAGEM

 

Toda forma de arte, com exceção da literatura e da música, também podecomunicar-se através de mensagens visuais (imagens), como: os movimentos de bailarinos, a maquiagem e o figurino dos atores no teatro e no cinema.

A relação entre cores, linhas, luz e sombra formam imagens no tempo e espaço e estão presentes no mundo da arte.

A aula de hoje é sobre a “Imagem”. Criar imagem é uma das preocupações daqueles artistas que fazem obras para o público apreciar. Aos observarmos as imagens diante de diferentes movimentos ao longo da história da arte, percebemos que a Imagem pode apresentar-se em três níveis de percepção:

 

·         Representacional: Imagens que mimetizam a vida real. Por exemplo: uma cena de beijo entre um casal no qual os atores se beijam de verdade. Uma cena de luta em que os atores sagram, mesmo que este sangue seja falso a representação do machucado está ali. Exemplos: as pinturas de Rembrandt e as esculturas de Donatello.

·         Abstrata: Aqui temos imagens que dialogam com o onírico e fantasioso. Criação imaginativa que podem ser desvinculadas daquilo que já conhecemos. Obras de Kandinsky e Gustav Klimt.

·         Simbólico: São aqueles signos criados pela humanidade usados para se comunicar visualmente. Exemplos: placas de trânsito, aréola que indicam anjos e os chifres e tridentes que indicam o diabo.

Esses três pressupostos nos ajudam na leitura das obras de arte que compõem através imagens.

Acesse esse link para entender mais:https://semioticacvblog.wordpress.com/2016/12/13/definicoes-signos-iconesindicessimbolo/

 

ATIVIDADE

Essa aula propositalmente não tem imagens. Pesquise cada um dos nomes em negrito e divirta-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário