Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quarta-feira, 10 de junho de 2020

6ºANO: HISTÓRIA E GEOGRAFIA - CONTEÚDO 2ªSEMANA DE JUNHO



HISTÓRIA




EGITO:

A civilização egípcia se desenvolveu às margens do rio Nilo, ao Nordeste da África, por volta do ano 3000 a.C. A sociedade se formou a partir de clãs que se firmaram há muito tempo nas margens do rio Nilo com o propósito de plantar e criar animais, isto é, sobreviver.

LOCALIZAÇÃO

O Egito está localizado em uma região formada pelo deserto do Saara, tendo como principal fonte de vida o rio Nilo. O rio Nilo era utilizado para transportar barcos de mercadorias e pessoas, sua água também era utilizada para consumo, pescaria e ainda fertilizava as margens, ajudando na agricultura.


O ciclo de cheias do rio Nilo definia como ocorreria o cultivo na agricultura praticada na época, em obediência às estações do ano.


ORGANIZAÇÃO  POLÍTICA

  Quem governava o Egito era o faraó (autoridade máxima e dono da maior parte das terras férteis). Ele tinha a função de manter a unidade política, a ordem e a segurança no Egito. Ele governa em um modelo político de monarquia teocrática: teo – deus, cracia – governo. Dessa forma, o faraó era considerado um rei-deus e a religião tinha uma interferência direta no poder.

 

SOCIEDADE

A sociedade era bem dividida. No topo, estavam o faraó e sua família, seguidos por sacerdotes e funcionários do Estado, chamados burocratas. Na base, estavam os camponeses e os escravos. A sociedade do Egito era sem mobilidade social.

 

 

PIRÂMIDE SOCIAL DO EGITO

ECONOMIA

 A economia no Antigo Egito era baseada na agricultura. O rio Nilo, com suas cheias, era uma dádiva dos deuses para os egípcios. As terras cultivadas pertenciam ao Faraó, considerado pelo seu povo rei, Deus e senhor absoluto, mas eram controladas pelos sacerdotes, escribas e chefes militares que administravam os trabalhadores livres e os escravos que ali cultivavam a terra. Uma das características da economia egípcia era o poder centralizador do Estado na figura do Faraó. A pedido do Imperador, os artesãos eram requisitados para a construção de templos e para a fabricação de armas para o exército. Com isso o comércio externo tornou-se possessão do Estado, pois só ele dispunha de material em demasia para a exportação. Era comum o cultivo do linho, do algodão, da vinha, dos cereais e da oliveira.   

 

AS FASES DO EGITO

As fases da história do desenvolvimento do Egito Antigo estão relacionadas também com as várias dinastias de faraós que se estabeleceram no poder. Elas são  divididas em  três grandes fases: 1) o Antigo Império, que teve como capital a cidade de Mênfis e que se estendeu até o ano de 2052 a.C. Foi nesse período que foram erguidas as pirâmides de Gizé. 2) O Médio Império, que teve como capital a cidade de Tebas e que foi marcado pela invasão dos povos hicsos. 3) E, por fim, o Novo Império (1539-525 a.C.), que abarca acontecimentos que vão desde a resistência aos hicsos até a ocupação do território pelos assírios. Depois ainda há a fase do período helenístico e da vinculação com o Império Romano.

                      

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

 

1-Onde surgiu a civilização egípcia antiga?

2- Sendo a região do Egito deserta, como a população local conseguiu sobreviver e se desenvolver?

3-Como a sociedade egípcia estava dividida?

4-Em que se baseava a economia Egípcia?

5-Desenhe a pirâmide social do Egito.

 


           As atividades deverão ser copiadas e respondidas no seu caderno.

Fontes bibliográficas:

https://www.historiadomundo.com.br

https://www.brasilescola.uol.com.br

______________________________________________________________________________

GEOGRAFIA

O CLIMA E SEUS FATORES GEOGRÁFICOS

 

Enquanto o tempo atmosférico é uma combinação de temperatura e umidade momentâneas (podendo durar horas, dias ou semanas), o clima é uma combinação duradoura desses elementos, temperatura e umidade. Por isso, para determinar o clima de uma localidade ou região, são necessários aproximadamente 30 anos de observação.

Portanto, o clima é estabelecido após décadas de análises contínuas das repetições do tempo de um lugar.

Existe grande diversidade de climas no mundo. E existem muitos fatores que influenciam os climas. Há os fatores astronômicos: movimentos da Terra (translação e rotação) e a posição da Terra no espaço (seu eixo de inclinação).  E há ainda os fatores meteorológicos: movimentos da atmosfera terrestre, circulação dos ventos e das massas de ar.

Os fatores astronômicos e meteorológicos influem nos fatores geográficos do clima. Os principais fatores geográficos do clima são: latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, vegetação, correntes marítimas, o solo e o relevo.

·         Latitude

Latitude é a distância medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador. Como a região da Linha do Equador é aquela que recebe mais calor do Sol, quanto mais perto da região equatorial, mais quente o clima. Quanto mais afastado da região equatorial, mais frio o clima.

Como mostra a imagem abaixo, regiões próximas à linha do Equador, ou seja, as regiões de baixa latitude, apresentam clima mais quente em relação às outras zonas de iluminação do planeta. Já as regiões polares, de alta latitude, são as regiões mais frias da Terra. E as regiões intermediárias, de média latitude, são as regiões temperadas, onde o clima não é quente como na região do equador nem é frio como nas regiões polares.

FIGURA 1: Influência da latitude no clima.


Fonte: Google Imagens.

 

·         Altitude

É a distância vertical medida em metros de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao nível do mar. O nível do mar é o nível zero metros de altitude. Quanto maior for a altitude de um lugar, mais frio será. Um exemplo são as grandes montanhas da Terra, que apresentam temperaturas muito baixas em suas altitudes elevadas.

·         Maritimidade e Continentalidade

Você já reparou que a água demora mais para esquentar no sol do que o chão? Isso porque a água conserva a sua temperatura por mais tempo que o solo, que se aquece e se resfria muito rápido. Dessa forma, não é difícil imaginar que a proximidade e a distância de um lugar em relação ao mar influenciam o seu clima.

Quanto mais próxima do mar uma localidade se encontra (maritimidade), menores costumam ser as variações de temperatura; quanto mais distante do mar (continentalidade), maiores são as variações térmicas.

Maritimidade é, portanto, a influência que os mares e oceanos causam no clima. Quanto mais próximo um local estiver do mar, mais úmido será o seu clima e menor será sua mudança de temperatura.

Continentalidade é a influência que as terras do continente exercem sobre o clima. Quanto mais longe dor mar, ou seja, quanto mais para dentro do continente estiver um local, menor será a umidade e maiores serão as mudanças de temperatura daquele local.

·         Vegetação

A vegetação nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima daquele espaço. As florestas e demais formas de vegetação ajudam a absorver o calor que vem da radiação solar, diminuindo o aquecimento. Além do mais, através da evapotranspiração, a vegetação ajuda a aumentar a umidade do ar, provocando mais chuvas. Esse é um dos motivos de ser necessária a correta preservação de nossas florestas!

·         Correntes marítimas

As correntes marítimas são grandes massas de água que se deslocam através dos oceanos.  As temperaturas das correntes marinhas interferem no clima. Quando elas são mais quentes, evaporam mais e aumentam a umidade e a temperatura em regiões litorâneas. Quando elas são mais frias, provocam a queda da temperatura dessas regiões, além de “puxar” a umidade de outros lugares, que acabam ficando com menos chuvas.

·         O solo

A cor do solo relaciona-se com a quantidade de radiação solar absorvida por uma determinada superfície. Quanto mais claro for o solo, menos radiação menos radiação solar eles absorvem e assim ficam menos quentes durante o dia e aquecem menos o ar atmosférico que fica sobre eles. Quanto mais escuro for o solo, mais eles irão se aquecer e absorver calor.

·         Relevo

O relevo interfere no clima mais do que você pode imaginar. As regiões mais altas, como já falamos, costumam ser mais frias. Mas, além disso, essas zonas ajudam a “rebater” a umidade proveniente de outros lugares, impedindo que elas cheguem a certos lugares, que passam a ficar mais secos.

 

ATENÇÃO!

No livro didático Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão no PERCURSO13 (da página 98 à página 105).

ATIVIDADES PROPOSTAS

(As questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

 

1. Observe a imagem a seguir 

Com base em seus conhecimentos, qual fator é responsável pelo clima do ponto A?

 

2. clima (do grego "inclinação", referindo-se ao ângulo formado pelo eixo de Rotação da Terra e seu plano de translação) compreende um padrão dos diversos elementos que ocorrem na atmosfera da Terra. Explique como cada um dos fatores abaixo influenciam o clima:

a) Latitude

b) Altitude

c) Correntes marítimas

d) Continentalidade e maritimidade

 

3. A grande diversidade climática no planeta é resultado da interação dos fatores do clima, que estão diretamente relacionados com a geografia de cada parte da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?


A) Correntes marítimas, temperatura do ar, vulcanismo e grau geotérmico.

B) Temperatura do ar, pressão, amplitude, hidrografia e massas de ar.

C) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e ventania.

D) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.

 

4. Observe a imagem abaixo.


Sabe-se que elas apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, e que são influenciadas pela região onde são formadas. O local de sua formação é denominado região de origem. É neste local que irão adquirir suas características de temperatura, pressão e umidade. Ao se deslocarem vão, aos poucos, perdendo as suas características originadas no momento de sua formação.

O texto e a imagem acima estão se referindo:

A) aos climas do Brasil.

B) às correntes marítimas.

C) às latitudes.

D) às massas de ar. 










3 comentários: