Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 23 de junho de 2020

9ºANO: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (22/06 A 26/06)






MATEMÁTICA

CIÊNCIAS



__________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA I – 9º ANO.

 Período – (22/06/20-26/06/20)

___________________________________________________________________________________

Ciências – 9 º Ano(Livro: Inspire Ciências. 9º A e B)

Período – (22/06/20-26/06/20)

Conteúdo: Transformações Químicas; Ligações e Reações. Pág.108-110

Atividade: pág. 114. Questões (1-3)

 

Transformações Químicas; Ligações e Reações. (9º C e D).

As ligações químicas correspondem à união dos átomos para a formação dasmoléculas. Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomosreagem entre si.São classificadas em: ligação iônica, ligação covalente, e ligaçãometálica.

Teoria do Octeto

Na Teoria do Octeto, criada por Gilbert Newton Lewis (1875-1946), químicoestadunidense e Walter Kossel (1888-1956), físico alemão, surgiu a partir da observaçãode alguns gases nobres e algumas características como por exemplo, a estabilidadedesses elementos preenchidos por 8 elétrons na Camada de Valência.A partir disso, a "Teoria ou Regra do Octeto" postula que um átomo adquire estabilidade quando possui 8 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa), ou 2 elétronsquando possui apenas uma camada.Para tanto, o átomo procura sua estabilidade doando ou compartilhando elétrons com outros átomos, donde surgem as ligações químicas.

Ligação Iônica

Também chamada de ligação eletrovalente, esse tipo de ligação é realizado entre íons (cátions e ânions), daí o termo “ligação iônica. ” Os Íons são átomos que possuem uma carga elétrica por adição ou perda de um ou mais elétrons, portanto um ânion, de carga elétrica negativa, se une com um cátion de carga positiva formando um composto iônico por meio da interação eletrostática existente entre eles.

Exemplo: Na+Cl- = NaCl (cloreto de sódio ou sal de cozinha)

Ligação Covalente

Também chamada de ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, segundo a Teoria do Octeto; diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.

Além disso, os pares eletrônicos é o nome dado aos elétrons cedido por cada um dos núcleos, figurando o compartilhamento dos elétrons das ligações covalentes. Como exemplo, observe a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos dehidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando uma molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.

Ligação Metálica

É a ligação que ocorre entre os metais, elementos considerados eletropositivos e bons condutores térmico e elétrico. Para tanto, alguns metais perdem elétrons da sua última camada chamados de "elétrons livres" formando assim, os cátions.

A partir disso, os elétrons liberados na ligação metálica formam uma "nuvem eletrônica", também chamada de "mar de elétrons" que produz uma força fazendo com que os átomos do metal permaneçam unidos. Exemplos de metais: Ouro (Au), Cobre (Cu), Prata(Ag), Ferro (Fe), Níquel (Ni), Alumínio (Al), Chumbo (Pb), Zinco (Zn), entre outros.

Reações químicas

As reações químicas levam à formação de uma ou mais substâncias a partir deoutra(s).As substâncias formadas são chamadas produtos, enquanto as substânciasque asformaram são os reagentes. As reações químicas podem ser representadaspor meio de equações químicas, como no exemplo seguinte:

C(s) + O2(g) H CO2 (g)

Nas equações químicas, uma seta aponta dos reagentes para os produtos,indicando o sentido da reação. A equação acima representa a formação de dióxidode carbono (CO2) a partir de carbono (C) e gás oxigênio (O2). Note que há letrasentre parêntesesacompanhando cada uma das substâncias; elas indicam se asubstância se encontra no estado sólido (s), líquido (l) ou gasoso (g), ou se estáem solução aquosa (aq).Em todasas reações químicas, os átomos dos reagentes se rearranjam.


As reações químicas podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios.

Vamos analisar dois tipos: a síntese e a decomposição.Nas reações de síntese (ou adição), um produto é formado pela reação entredois ou mais reagentes. A formação do gás carbônico, apresentada anteriormente,é um exemplo de reação de síntese.Nas reações de decomposição (ou análise), um reagente dá origem a dois oumais produtos. Um exemplo é a decomposição do carbonato de cálcio, que originaóxido de cálcio e gás carbônico, segundo a equação a seguir.

CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)

Esse processo é bastanteutilizado na indústria para obtenção de óxido de cálcio,também conhecido como calviva, que é empregada na construção civil.

Atividades

01. Pesquisar a fórmula química de cada uma das substâncias a seguir.

Pesquisar também alguma reação química da qual ela participa, como reagente ou

produto, e anotar a equação respectiva.

a) Sacarose.

b) Etanol.

c) Ácido sulfúrico.

d) Ozônio.

02. Alumínio, cobre e ouro são substâncias muito utilizadas para a produção de fios e cabos condutores de eletricidade. Pesquise em livros ou na internet:

a) O que explica o fato de essas substâncias serem boas condutoras de eletricidade?

b) A capacidade de conduzir corrente é igual nessas três substâncias?

c) Para que finalidades os fios e cabos produzidos com esses materiais são utilizados?

d) Anote as informações obtidas no caderno.

03. Considere um alimento embalado hermeticamente, isto é, em uma embalagem que não permite nem a entrada nem a saída de matéria. Suponha que esse alimento tenha sido esquecido no armário e tenha apodrecido. A massa total do conteúdo da embalagem deve aumentar, diminuir ou se manter igual? Explique sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário