PORTUGUÊS
·
Interpretação Textual
(SEAPE).
Leia o texto abaixo.
O
perfume
A
arte da perfumaria iniciou-se logo que o homem primitivo aprendeu a fazer o
fogo e descobriu que certas plantas desprendiam fragrâncias agradáveis quando
queimadas. O nome “perfume” deriva do latim per fumum ou pro fumum, que
significa “através da fumaça”. Isso vem demonstrar a mais antiga aplicação da
mistura de fragrâncias de plantas aromáticas, que eram utilizadas como
oferendas. Durante séculos, centenas de culturas desenvolveram atos simbólicos
e religiosos onde plantas raras e resinas aromáticas, queimadas nos altares dos
templos, eram oferecidas como sacrifícios, em busca do favor dos deuses. Com
este objetivo eram utilizados o sândalo, a casca de canela, as raízes de cálamo
e vetiver, bem como substâncias resinosas como mirra, incenso, benjoim e cedro
do Líbano. Poucas composições aromáticas da época foram transmitidas por
escrito. Entretanto, uma está registrada no livro do Êxodo, capítulo 30. A
composição utilizava quatro ingredientes naturais, muito empregados nos dias de
hoje, mas de forma mais refinada: mirra, cássia, cortiça de árvore de canela e
óleo de cálamo aromático.
Disponível
em: <http://migre.me/IPOeh>. Acesso em: 17 jun. 2011.
1.
De acordo com esse texto, o perfume surgiu a partir
A)
da descoberta do fogo.
B)
da narrativa bíblica.
C)
dos atos religiosos.
D)
dos ingredientes naturais.
(SAEPE).
Leia o texto abaixo.
Refrigerante
faz cócegas no cérebro
Não
é só pelo sabor que os refrigerantes seduzem crianças e adultos. Eles são
divertidos principalmente pelas bolhas de gás carbônico que contêm. Ao se
misturar com a saliva, elas estouram e viram ácido carbônico. Com isso causa
uma pequena irritação na língua. É dolorido, só que o cérebro interpreta essa
dor pequena como uma cócega. No fim, resta a sensação de prazer. Esse mecanismo
foi desvendado por químicos e neurologistas da Universidade da Califórnia, nos
Estados Unidos, que examinaram o cérebro de ratos enquanto gotejavam água com
gás na língua deles. Notaram, assim, que os neurônios encarregados de captar
sinais de dor entravam em ação. “Isso não quer dizer que o ácido carbônico faça
mal”, explicou Earl Carstens, responsável pela pesquisa, à SUPER.
SUPERinteressante.
São Paulo: Abril,n.12, p.15, 1999.
2.
No trecho “Isso não quer dizer que ácido carbônico faça mal...”, o pronome
destacado faz referência à
A)
ação dos neurônios captadores de sinais de dor.
B)
passagem do gás carbônico para ácido carbônico.
C)
realização de experiências com ratos de laboratórios.
D)
transformação que sofrem as bolhas de gás carbônico.
·
Gramática
Revisão
Observação:
Vamos revisar os conteúdos vistos no 8ºano! Para ajudar a responder essa
atividade, você pode pesquisar em livros, nos cadernos ou até na
internet.
4.
Analise as frases seguintes e identifique as que também são orações:
A)
Parabéns por tudo.
B)
Será que ele vem hoje?
C)
Agora, por favor!
D)
Nem pense nisso.
5.
Indique por quantas orações são formados os seguintes períodos:
A)
Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.
B)
Na semana passada, fomos ver o filme do Batman.
C)
A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.
D)
A minha vizinha me emprestou esse livro.
6.
Classifique as sentenças abaixo em período simples ou período composto:
A)
Inventei aquela desculpa na hora.
B) Você vai sair ou vai ficar em casa?
C) Não gosto de mentiras.
D) Domingo fui ao clube, corri, nadei e joguei tênis.
7.
Classifique as orações coordenadas sublinhadas conforme o código abaixo:
(
1 ) oração coordenada assindética
(
2 ) oração coordenada sindética aditiva
(
3 ) oração coordenada sindética adversativa
(
4 ) oração coordenada sindética alternativa
(
5 ) oração coordenada sindética explicativa
(
6 ) oração coordenada sindética conclusiva
A)
( ) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz “desde pequenina.
B)
( ) Recebeu o presente, abriu o pacote e soltou um largo sorriso.
C)
( ) Não se preocupe, estaremos aqui.
D)
( ) Ora sorri, ora chora amargamente.
E)
( ) Viajei até ao Norte, porém não consegui observar todas as paisagens.
F)
( ) Já ensinei a técnica, portanto façam corretamente o trabalho.
8.
Classifique as orações subordinadas substantivas sublinhadas conforme o código
abaixo:
(1)
Oração subordinada substantiva subjetiva.
(2)
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
(3)
Oração subordinada substantiva objetiva indireta.
(4)
Oração subordinada substantiva predicativa.
(5)
Oração subordinada substantiva completiva nominal.
(6)
Oração subordinada substantiva apositiva.
A)
( ) Não sei se ele seria um bom
jogador.
B)
( )O fato é que ele foi premiado.
C)
( )Você está certo de que quer ir
embora?
D)
( )Não me oponho a que você faça
esse curso.
E)
( )Convém que viajemos logo.
F)
( )Só tenho um medo: que você se
machuque.
9.
Assinale a única alternativa que possui uma oração subordinada adjetiva
restritiva:
A)
Meu pai, que sempre me apoiou, merece todo meu amor.
B)
As crianças que não ganharam presente choraram muito.
C)
O livro, que conquistou o país todo, tornou-se um best-seller.
D)
As flores, que são colhidas ao amanhecer, compõem o famoso perfume francês.
10.
Relacione as colunas de acordo com a classificação das orações subordinadas adverbiais
abaixo:
1.
Oração subordinada adverbial comparativa
2.
Oração subordinada adverbial causal
3.
Oração subordinada adverbial condicional
4.
Oração subordinada adverbial consecutiva
5.
Oração subordinada adverbial conformativa
6.
Oração subordinada adverbial concessiva
7.
Oração subordinada adverbial proporcional
8.
Oração subordinada adverbial temporal
9.
Oração subordinada adverbial final
A)
( ) Visto que ninguém atendia o telefone, resolveu ir pessoalmente.
B)
( ) Seu medo foi tamanho que deixou cair os pratos.
C)
( ) Caso não atenda, deixe recado.
D)
( ) Embora não conhecesse ninguém, viajou com o grupo.
E)
( ) Tenho dormido menos do que gostaria.
F)
( ) Segundo contava o livro, todos foram enterrados atrás da igreja.
G)
( ) Levarei almofadas para que você se sinta mais confortável.
H)
( ) Quanto mais durmo, mais sinto sono.
I)
( ) Enquanto eu descansava, ele limpou toda a casa.
·
Produção Textual
Como fazer um bom texto dissertativo-argumentativo.
As
principais ferramentas para elaborar um bom texto dissertativo-argumentativo
são: dominar a escrita formal, o uso de palavras que nomeiam ideias e
conceitos, a ausência de temporalidade, o encadeamento de ideias e presença de
marcadores argumentativos.
O
objetivo do texto argumentativo-dissertativo é convencer o receptor das ideias
apresentadas pelo autor. Assim, o primeiro passo é buscar conhecimento sobre o
tema.
Também
é preciso ter em mente que argumentar não é informar, mas convencer o leitor
por meio de argumentos convincentes, baseados em fatos. O texto dissertativo
argumentativo discorre sobre ideias.
A
construção de um bom texto dissertativo-argumentativo segue a seguinte ordem de
importância:
·
Domínio da gramática
·
Conhecimento sobre o tema
·
Compreensão de ideias sobre o tema
·
Exposição das ideias
·
Capacidade de síntese
·
Posicionamento pessoal
·
Desenvolvendo a argumentação
Para
um trabalho escolar, com tempo, o meio para buscar informações sobre o tema do
texto argumentativo-dissertativo é a pesquisa em livros, jornais, revistas,
internet, filmes e documentários que tratem do assunto.
Se
o levantamento sobre o tema ficar limitado à internet, é aconselhável buscar
fontes oficiais, bibliotecas de universidades, instituições de pesquisa e
páginas do governo, dos estados ou municípios.
Além
da leitura sobre as pesquisas que tratem do tema, é aconselhável recorrer a
documentários e filmes sempre que houver disponibilidade para ampliar o leque
de argumentos.
Estrutura
A
estrutura do texto dissertativo-argumentativo é composta por: introdução,
desenvolvimento e conclusão.
·
Introdução
Na
introdução o assunto é apresentado, é indicada a situação geral sobre o tema e
explicado o porquê da pertinência dele.
·
Desenvolvimento
No
desenvolvimento é preciso fazer a revisão de pesquisas sobre o tema e são
apresentados os argumentos a favor e contrários. Nesse ponto, a tese é
fundamentada e, para tanto, são usados os operadores argumentativos que veremos
nas próximas aulas.
=>
Estratégia para desenvolver o argumento:
·
Enumerar
·
Confrontar
·
Exemplificar
·
Indicar as causas
·
Indicar os efeitos
·
Indicar os motivos
·
Indicar as consequências
=>
Encadeamento de ideias
O
encadeamento de ideias ocorre nas relações lógicas existentes entre os
segmentos que compõem os enunciados relacionando-se por causa, consequência,
oposição, conclusão e outros.
·
Conclusão
Nessa
fase, o leitor vai conhecer de maneira explícita o pensamento do autor. A
conclusão deve conter os fatos indicados no texto e apontar uma solução ou
proposta de intervenção para os problemas apontados na argumentação.
Atividade: Pesquise exemplos deredações
com nota máxima no ENEM.
INGLÊS
The First Conditional
O
First Conditional é usado para falar sobre coisas que podem acontecer no
futuro. Claro, nós não sabemos o que de fato irá acontecer no futuro, mas
podemos descrever algumas possibilidades que poderiam ser verdade.
Na
sua estrutura, o First Conditional tem o present
simple depois da palavra “if”, e
o future simple. Veja alguns
exemplos abaixo.
·
If + present simple, ... will
If it rains, I won’t go to
the park. (Se chover, eu não irei ao parque.)
If I study today. I’ll go to
the party tonight. (Seu eu estudar hoje, eu irei à festa.)
If I have enough Money, I’ll
buy some new shoes. (Seu eu tiver dinheiro, eu comprarei novos sapatos.)
É
possível que o future simple venha
antes e o if + o present simple
depois, porém não será necessário o uso de virgula entre as orações.
·
... will + if + present simple
She’ll be late if the train
is delayed. (Ela chegará tarde se o trem atrasar.)
She’ll miss the bus if she
doesn’t leave soon. (Ela perderá o ônibus se ela não partir logo.)
EXERCÍCIO
Ø Coloque
os verbos em parênteses na forma do First Conditional.
1. If I go (go) out tonight, I’ll go (go) to the cinema.
2. If you __________________
(get) back late, I __________________ (be)
angry.
3. If we __________________
(not / see) each other tomorrow, we
__________________ (see) each
other next week.
4. If he __________________
(come), I __________________ (be) surprised.
5. If we __________________
(wait) here, we __________________ (be) late.
6. If we __________________
(go) on holiday this summer, we
__________________ (go) to
Spain.
7. If the weather
__________________ (not / improve), we
__________________ (not /
have) a picnic.
8. If I __________________
(not / go) to bed early, I __________________ (be)
tired tomorrow.
9. If we __________________
(eat) all this cake, we __________________
(feel) sick.
10. If you __________________
(not / want) to go out, I __________________
(cook) dinner at home.
Ø Escreva
em português as frases da questão anterior.
1. ___________________________________________________________________________
2.
___________________________________________________________________________
3.
___________________________________________________________________________
4. ___________________________________________________________________________
5.
___________________________________________________________________________
6.
___________________________________________________________________________
7. ___________________________________________________________________________
8.
___________________________________________________________________________
9.
___________________________________________________________________________
10.
__________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário