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quarta-feira, 10 de junho de 2020

6ºANO: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - CONTEÚDO 2ªSEMANA DE JUNHO



CIÊNCIAS



Ciências – 6o ANO

Conteúdo: Solo

Fontes e Referências:

Inspire Ciências- 6º ano- Pág. 94-96. Atividades-Pág.97

Projeto Teláris-6º ano-Ensino Fundamental- Anos Finais –Ciências da Natureza. Pág. 75-78.

SOLO

 

            O solo, também chamado terra, é a camada mais superficial da crosta terrestre. Além das espécies que vivem dentro do solo, como formigas, minhocas, cupins, bactérias, fungos e muitos outros seres, ele também dá suporte para o desenvolvimento da maioria das plantas. Como muitos animais se alimentam de plantas, o solo é importante também para eles, mesmo que de modo indireto.

O solo é composto de materiais inorgânicos e orgânicos. Os materiais inorgânicos são fragmentos de rocha, água e ar. Os materiais orgânicos são seres vivos que habitam o solo e o húmus, que é a matéria orgânica em decomposição,como restos de seres vivos e fezes.

O processo de formação do solo, chamado pedogênese, ocorre sempre a partir de uma rocha-mãe, por meio de processos de intemperismo e reorganização das camadas superiores da crosta terrestre.

Essa transformação geralmente leva centenas ou milhares de anos.

 

Tipos de solo

Existem muitas formas de classificar os diferentes solos. Uma das mais comuns leva em conta a textura do solo, propriedade que depende basicamente do tamanho das partículas de rocha (grãos) que o formam. Os grãos que constituem o solo podem ser classificados pelo tamanho em três categorias: areia, silte e argila. Com base na proporção desses grãos,os solos podem ser classificados em dois tipos principais: arenoso ou argiloso.

Solos em que a maior parte dos grãos é de areia são solos arenosos. São bastante permeáveis, isto é, a água os atravessa com facilidade. Eles também são soltos, com pouca coesão: os grãos de areia se separam facilmente uns dos outros. Pense em uma praia:quando a água do mar cobre uma faixa da areia, é rapidamente absorvida pelo solo, que é muito permeável. Quando pegamos um punhado de areia seca nas mãos, ela escorre por entre os dedos, por causa da baixa coesão.

As partículas de argila predominam nos solos argilosos. Ao contrário dos solos arenosos,eles são pouco permeáveis e têm bastante coesão. O solo argiloso, quando úmido,pode ser facilmente moldado com as mãos. Pense em estradas de terra feitas em terreno barrento: quando a via está seca, os veículos passam e levantam uma poeira bem fina, poisas partículas de argila são muito pequenas. Quando chove, forma-se um barro mole. A água fica empoçada e demora para ser absorvida, já que a permeabilidade do solo é baixa.

Solo Argiloso     Solo Arenoso

ATIVIDADES


O que é o solo?

 [.. .]

Os processos [...] de formação dos solos são estudados por um ramorelativamente recente das Ciências da Terra, a Pedologia, cujas noçõesbásicas e conceitos fundamentais foram definidos em 1877, pelo cientistarusso Dokuchaev. A partir dessa data, o solo deixou de ser consideradosimplesmente um corpo inerte [...] para ser identificado como um materialque evolui no tempo, sob ação dos fatores ativos do ciclo supérgeno (clima,

vegetação, topografia e biosfera).

Não é simples definir o solo. Isto se prende ao fato de ser um materialcomplexo, multifuncional e cujos conceitos variam em função da sua utilização[...].

Assim, para o engenheiro agrônomo, florestal ou ainda para o agricultor,o solo é o meio necessário para o desenvolvimento das plantas, enquantopara o engenheiro é o material que serve para a base ou fundação de obrasde infraestrutura; para o geólogo, o solo é visto como produto da alteraçãodas rochas na superfície do planeta, enquanto para o arqueólogo é o materialfundamental para as suas pesquisas, por servir de registro de civilizaçõespretéritas; já para o hidrólogo, o solo é simplesmente o meio poroso queabriga reservatórios de águas subterrâneas. Desta forma, cada uma dasespecialidades possui uma definição que atende a seus objetivos. [...]

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. p. 227-228.

 

1. Qual é a ideia principal desse texto?

2. Qual era a noção que se tinha do solo antes da criação da Pedologia?

3. Segundo o texto, a ciência que estuda a formação do solo é antiga? Qual trecho do texto justifica sua resposta?

4. Em um dicionário, procure o significado da palavra “interdisciplinar” e anote no caderno.Em seguida, responda: o estudo do solo é interdisciplinar?

6º ANO -  Matemática I (2a SEMANA-08/06 a 12/06)

 

Conteúdo: Critérios de Divisibilidade

 

Divisibilidade por 4

Definição: A divisibilidade por 4 é quando um número natural é divisível por 4, quando ele terminar em 00 ou quando o número formado pelos dois últimos algarismos da direita for um múltiplo ou divisível por 4.

Exemplos:

1800 é divisível por 4, sim. Por que ele termina em 00.

4116 é divisível por 4, sim. Por que ele termina em 16 e esse número é um múltiplo de 4

1324 é divisível por 4,sim. Por que ele termina em 24 e esse número é um múltiplo de 4

3850 é divisível por 4, não. Por que ele não termina em 00 e o último número 50 não é múltiplo de 4.

Divisibilidade por 5

Definição: A divisibilidade por 5 é quando um número natural é divisível por 5 quando esse número terminar em 0 ou 5.

Exemplos:

 55 é divisível por 5, sim. Por que ele termina em 5

365 é divisível por 5, sim. Por que ele termina em 5

760 é divisível por 5,sim. Por que ele termina em 0

400 é divisível por 5, sim. Por que ele termina em 0

87 é divisível por 5, não. Por que ele termina em 7

508 é divisível por 5, não. Por que ele termina em 8

 

Atividade

1.Observando os números abaixo, identifique quais são divisíveis por 4 e justifique sua resposta.

A)400

B)216

C)125

D)343

E)800

F)80

G)724

H)562

I)408

2.Quais são os números abaixo, que são divisíveis por 5 e justifique sua resposta.

A)105

B)200

C)575

D)201

E)546

F)785

G)850

H)2534

I)890

3. Dê 3 exemplos de números que são divisíveis por 4 e 5 ao mesmo tempo.

 

Exemplo: 100 é divisível por 4 e 5, sim. Por que ele termina em 00, logo é divisível por 4 e também como termina em 0 é divisível por 5

 

Conteúdo: Critérios de Divisibilidade

 

Divisibilidade por 6

Definição: todo número que for divisível por 2 e por 3 ao mesmo tempo, também será divisível por 6.

Exemplo:

24 é divisível por 6, sim. Por que ele divisível por 2 e 3, logo é divisível por 6.

810 é divisível por 6,sim. Por que ele é divisível por 2 e 3, logo é divisível por 6.

75 é divisível por 6, não. Por que ele é divisível por 3, mas não é divisível por 2.

142 é divisível por 6, não. Por que ele é divisível por 2, mas não é divisível por 3.

Divisibilidade por 7

Definição: todo número é divisível por 7 se multiplicarmos o último número por 2 e subtrairmos o resultado pelos números que restaram. Se o resultado for divisível por 7, então esse número é divisível por 7.

Exemplo:

553 é divisível por 7, sim. Por que 2×3=6. E 55-6=49, logo 49 é divisível por 7.

210 é divisível por 7, sim. Por que 2×0=0. E 21-0=21, logo 21 é divisível por 7.

200 é divisível por 7, não. Por que 2×0=0. E 20-0=20, logo 20 não é divisível por 7.

Divisibilidade por 9

Definição: um número é divisível por 9, quando as somas de seus algarismos foremdivisíveis por 9.

Exemplo:

1080 é divisível por 9, sim. Por que a soma de seus algarismos 1+0+8+0=9, logo 9 é divisível por 9.

999 é divisível por 9,sim. Por que a soma de seus algarismos 9+9+9=27, logo 27 é divisível por 9.

1210 é divisível por 9, não. Por que a soma dos algarismos 1+2+1+0=4, logo 4 não é divisível por 9.

Atividade

1.Usando o critério de divisibilidade por 6, identifique quais os números são divisíveis por 6.

 A)54

 B)105

 C)92

 D)216

E)524

2.Observando o critério de divisibilidade por 7, quais são os números abaixo que são divisíveis por 7.

A)114

B)378

C)54

D)2100

E)490

3.Cite 3 números que é ao mesmo tempo divisível por 6 e 9.

Exemplo: 54, logo esse número é divisível por 2 e 3 ao mesmo tempo, então é divisível por 6.

E é divisível por 9, logo 5+4=9, como 9 é múltiplo de 9, então é divisível por 9.

 

Divisibilidade por 10

Definição: O número é divisível por 10, quando esse número terminar em 0.

Exemplo;

140 é divisível por 10, sim. Por que 140 termina em 0.

200 é divisível por 10, sim. Por que 200 termina em 0.

165 é divisível por 10, não. Por que 165 termina em 5.

92 é divisível por 10, não. Por que ele termina em 2.

70 é divisível por 10, não. Por que ele termina em 0.

 

Múltiplos

Definição: múltiplo são todos os produtos também chamado de resultados de uma multiplicação de determinado número fixo.

Exemplos:

Múltiplos de 2.                                   

2×1=2, logo 2 é múltiplo de 2

2×2=4, logo 4 é múltiplo de 2

2×3=6, logo 6 é múltiplo de 2

 

Múltiplos de 3

3×1=3,logo 3 é múltiplo de 3

3×2=6, logo 6 é múltiplo de 3

3×3=9, logo 9 é múltiplo de 3

3×4=12, logo 12 é múltiplo de 3

Atividade

1.Dentre os números abaixo, quais são divisíveis por 10?Justifique sua resposta.

A)80

B)150

C)36

D)300

E)409

2.Quais são os múltiplos de 4, que são maiores de 10 e menores que 20?

3. Escreva cinco números que são múltiplos de 15?

4. Se uma pessoa tomar um remédio a cada 2 horas e tomar um chá em cada 3 horas, em quantas horas essa pessoa vai tomar o remédio e o chá ao mesmo tempo?

5.Quais são os múltiplos de 5 que são maiores que 20 e menores que 40?

6.Cite três exemplos de números que são ao mesmo tempo múltiplos de 5 e 10?      



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