PORTUGUÊS
· Português: Fazer a atividade sobre os recursos expressivos das páginas 121 e 122.
· Gramática: Estudar as orações coordenadas no site : <https://www.todamateria.com.br/oracoes-coordenadas/> e elaborar três orações do tipo sindética e uma oração de cada tipo das assindéticas.
Orações Coordenadas
- As Orações Coordenadas são orações independentes, ou seja, não há relação sintática entre elas. Elas são classificadas em: Orações Coordenadas Sindéticas e Orações Coordenadas Assindéticas.
- As Orações Coordenadas Assindéticas são caracterizadas pelo período composto justaposto, ou seja, não são ligadas através de nenhum conectivo. As Orações Coordenadas Sindéticas são caracterizadas pelo período composto ligadas por meio de uma conjunção coordenativa. Nesse caso, as orações, dependendo dos conectivos, podem ser: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas.
· Produção Textual:
ü Retomada do gênero Entrevista. Leia sobre o gênero na página 95 do Livro Didático e siga as orientações propostas para a elaboração de uma entrevista.
Observação: devido à atual situação, entreviste um familiar que esteja em seu convívio diário. Use sua curiosidade, elabore perguntas sobre profissão, vida social e escolar e, em seguida, entreviste-o. Quando retornarmos, faremos o compartilhamento em grupo do trabalho.
INGLÊS
ComparativeAdjectives(página 196)
O grau comparativo é utilizado para estabelecer uma relação de comparação entre dois seres, tempos, lugares, objetos, etc. Essa comparação pode ser de superioridade, colocando um acima do outro, quando um é mais alguma coisa do que o outro; inferioridade, colocando um abaixo do outro, um é menos alguma coisa do que o outro; ou igualdade, quando colocamos dois seres no mesmo nível, igualando-os. Aqui trataremos do comparativo de superioridade. Para fazer essa comparação de superioridade na língua inglesa, é necessário seguir algumas regras:
- Quando o adjetivo é uma palavra pequena, curta, como regra geral acrescentamos -er. Esse -er significa “mais”:
strong (forte) – stronger (mais forte)
Ex.: Rafa is stronger than me. (Rafa é mais forte do que eu.)
young (jovem) – younger (mais jovem)
Ex.: Mylittlesisteris younger than me. (Minha irmãzinha é mais nova do que eu.)
- Construções especiais: Para fazer a comparação com o adjetivo good, que significa “bom”, não se coloca -er, pois há uma construção especial para ele, que é o better.
Ex.: Sheis better than me. (Ela é melhor do que eu.)
- Para fazer a comparação com o adjetivo bad, que significa “mau” ou “ruim”, não se coloca -er, pois há uma construção especial para ele, que é o worse.
Ex.: Thiscaris worse thanyours. (Esse carro é pior que o seu.)
- Para fazer a comparação com o adjetivo far, que significa “longe”, não se coloca -er, pois há uma construção especial para ele, que é o farther.
Ex.: Yourhouseis farther than mine. (A sua casa é mais longe do que a minha.)
- Para fazer a comparação com o adjetivo much ou many, que significa “muito”, não se coloca -er, pois há uma construção especial para eles, que é o more.
Ex.: The more difficult, the more interesting. (Quanto mais difícil, mais interessante.)
- Quando o adjetivo é uma palavra pequena, que possui uma sílaba e termina em CVC – consoante, vogal, consoante –, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -er:
hot (quente) – hotter (mais quente)
Ex.: Todayis hotter thanyesterday. (Hoje está mais quente do que ontem.)
big (grande) – bigger (maior)
Ex.: Mydogis bigger thanyours. (Meu cachorro é maior do que o seu.)
- Quando o adjetivo pequeno termina com –y, retira-se o –y e acrescenta-se –ier:
happy (feliz) – happier (mais feliz)
Ex.: Michelle is happier thanyou. (Michelle é mais feliz do que você.)
shy (tímido) – shier (mais tímido)
Ex.: Myfatheris shier thanyou. (Meu pai é mais tímido do que você.)
- Quando o adjetivo é uma palavra longa, para fazer uma comparação acrescenta-se a palavra more antes do adjetivo:
expensive (caro) – more expensive (mais caro)
Ex.: Honda Civic is more expensive than Uno. (O Honda Civic é mais caro do que o Uno.)
beautiful (bonita) – more beautiful (mais bonita)
Ex.: Paula Fernanda is more beautiful than Wanessa. (Paula Fernanda é mais bonita do que a Wanessa.)
- Quando as palavras terminarem em -ful, -ous, -re, -ing, -ed elas recebem -more:
more helpful more obscure more curious more charming more surprised
Ex.: Sheis more charming thanhersister. (Ela é mais charmosa que a irmã.)
Mymotheris more curious than me. (Minha mãe é mais curiosa do que eu.)
EXERCÍCIO
Ø Faça o comparativo das frases abaixo. Use os adjetivos que estão em parênteses.
1. Dogs are _________________________________ (intelligent) thanrabbits.
2. Lucy is _________________________________ (old) than Ellie.
3. Russiaisfar _________________________________ (large) thanthe UK.
4. MyLatinclassis _________________________________ (boring) thanmyEnglish class.
5. In the UK, thestreets are generally _________________________________ (narrow) thanthestreets in the USA.
6. London is _________________________________ (busy) than Glasgow.
7. Julie is _________________________________ (quiet) thanhersister.
8. Amanda is _________________________________ (ambitious) thanherclassmates.
9. Mygardenis a lot _________________________________ (colourful) thanthispark.
10. His houseis a bit _________________________________ (comfortable) than a hotel.
- Ø Escreva em a tradução das frases acima de acordo com suas respostas.
Por que vocês não mandam as atividades como mandaram as provas?
ResponderExcluirOlá. É necessário ter o registro das atividades para um melhor acompanhamento quando retornarmos às aulas presenciais.
ResponderExcluirNão concordo,mas fazer o que?!
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir