Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quarta-feira, 17 de junho de 2020

9º ANO: HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 3º SEMANA DE JUNHO

 HISTÓRIA

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1. Quais fatores contribuíram para a eclosão da Revolução Russa?

2.  O que eram os Sovietes?

3. Diferencie os Mencheviques dos  Bolcheviques citando as características de cada partido.

4.  De qual maneira a 1ª Guerra  Mundial influenciou o processo da Revolução Russa?  Relacione Revolução Russa e a 1ª Guerra.

5.  Explique as duas etapas do processo da Revolução Russa .

6.  O que foi a NEP executada por Lenin?

7. Diferencie as idéias de Stalin das de Trotsky.

8.  O Partido Socialista era composto de duas correntes com diferentes idéias a respeito de como os operários tomariam o poder da Rússia: Os bolcheviques e os mencheviques. A partir desta informação podemos afirmar que:

I- Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.

II- Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.

III- Lenin era o líder dos mencheviques e Kerensky dos bolcheviques.

IV- Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria.

V- Os mencheviques conseguiram impor suas idéias e conduziram a Revolução Russa.

 

Após analisar as proposições acima assinale a alternativa correta:

A) Apenas a alternativa I é correta.          B) Apenas a alternativa II é correta    

C) Apenas a alternativa III é correta        D) As alternativas I e III estão corretas     

E) As alternativas I, II e IV estão corretas. 

 

9.  Com relação ao processo revolucionário russo, que culminou com a tomada do poder pelos bolcheviques 1917, pode-se afirmar  que:

a) Na fase denominada Comunismo de Guerra, as medidas tomadas por Lenin está a centralização da produção e a eliminação da economia de mercado.

b) O governo provisório de Kerensky, tão logo assumiu o poder, retirou a Rússia da Guerra através do tratado de Brest-Litovsky.

c) O lema “Paz, Terra e Pão”, adotado por Lenin, líder menchevique ,foi fundamental para o apoio do campesinato  a revolução.

d) Na guerra civil entre brancos e vermelhos, os vermelhos  receberam auxílio dos países capitalistas europeus.

e) Na fase da NEP (Nova Política Econômica), houve a estatização definitiva de todas as indústrias e a proibição de entrada de técnicos estrangeiros.

 

10.  -“Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique.  O que eram os Sovietes?

a) Representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários.

b) Assembléia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada

c) Significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.

d) Um tipo de assembléia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes sociais.

11.  Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?

a) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra

b) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.

c) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos.

d) Derrubaram o  Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária

12. A morte de Lênin, em 1924, leva a uma luta pelo poder entre Leon Trotski e Josef Stálin, da qual o último sai vencedor. Escolha a alternativa que melhor explica as diferenças entre as opiniões dos dois sobre os rumos da Revolução.

a) Trotski queria que a revolução fosse radical, enquanto Stálin preferia mudanças sutis e graduais no sistema político-econômico.

b) Trotski pregava que os sovietes , principalmente o de Petrogrado, deveriam comandar a revolução, o que era visto com desconfiança por Stálin.

c) Stálin acreditava que, embora a Rússia fosse um país rural, os operários é que deviam tomar a frente da revolução, enquanto d) Trotski achava que esse papel cabia aos camponeses.

e) Trotski defendia a ampliação da Revolução para outros países, enquanto Stálin queria implantar o socialismo só na URSS.

 

GEOGRAFIA


 “A OUTRA EUROPA”


 Muito se fala dos países mais ricos da Europa e, com isso, esquecemos que existem muitos outros que apresentam culturas distintas e que também constituem o continente. Aprenderemos um pouco mais sobre essa realidade.

 

  • A desintegração da Iugoslávia e os novos países:
Como um país “nasce”? Quais são as causas do “fim” de um país? Essas perguntas são importantes para entender a extinta República Federal da Iugoslávia, sua desintegração e a independência de vários países que formavam uma coisa só. Mas como um país pode originar vários países. Continue lendo para saber.
A Iugoslávia era um país socialista localizado no Sudeste europeu. Recebia ajuda direta da então União Soviética e dos demais países socialistas europeus. Com o fim da URSS em 1991, e com conflitos internos por independência, somados às sucessivas crises econômicas, o país começou a se desagregar. Assim, surgiram “novos” países como Croácia, Bósnia, Macedônia do Norte, dentre outros. Por possuíram cultura, língua e religião diferentes, esses novos países ainda buscam afirmar sua identidade e são palco de conflitos.
Tais conflitos ainda continuam, principalmente em Kosovo, que é um país que ainda não foi reconhecido como tal. A Macedônia, por exemplo, trocou de nome: agora se chama “Macedônia do Norte”, para não ser confundida com a província grega de mesmo nome. Isso demonstra que são países em construção inicial. Observe mapa abaixo que, por ser de 2013, mantém o antigo nome de “Macedônia”, por exemplo.

 

REVISÃO DE CONTEÚDOS DO MÊS DE MAIO
copiar e responder no caderno.


01. Em relação ao “Plano Marshall”, responda:
a) O que foi esse Plano? (3 linhas).
b) Quais foram seus objetivos? (3 linhas).
c) O que ele ocasionou nos países beneficiários? (4 linhas).
d) Por que esse Plano foi importante para os EUA? (4 linhas).
e) Quais eram os interesses estadunidenses na Europa? (3 linhas).
f) Esse Plano deu certo em todos os países que o aderiram? Justifique. (4 linhas).

02. Explique a importância do Benelux para o início da integração da Europa. (4 linhas).

03. Em relação à Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca), responda:
  1. É possível afirmar que a Ceca é a evolução de que bloco econômico? Explique (2 linhas).
  2. Em que produtos esse bloco estava baseado? (2 linhas).
  3. Quais eram seus objetivos? (3 linhas).

04. Quais são os objetivos da União Europeia? (4 linhas).

05. A integração econômica deu certo nos países da UE? Justifique. (3 linhas).

06. Quais são as vantagens e desvantagens da livre circulação de pessoas, bens e mercadorias? (4 linhas).

07. Por que o euro foi adotado como moeda oficial de 19 dos 27 países da União Europeia? (3 linhas).

08. Quais são as vantagens do euro? (2 linhas).

09. Quais são as desvantagens do euro? (2 linhas).

10. Por que nem todos os países do bloco aderem ao euro como moeda oficial? (3 linhas).

11. Quais são os maiores questionamentos das pessoas que são críticas à União Europeia? (4 linhas).

12. Cite e explique os principais desafios enfrentados pelo bloco. (4 linhas).

13. Em sua opinião, quais seriam as alternativas para superar esses desafios? (3 linhas).

14. Em sua opinião, o que os países do bloco podem fazer para ampliar sua integração? (4 linhas).

15. Qual a importância do espaço Schengen para os países europeus que não fazem parte da União Europeia? 93 linhas).

16. Por que há desigualdades econômicas entre os países europeus? (4 linhas).

17. Por que os novos países originários da antiga Iugoslávia continuam em conflito (pesquisar)? (1 lauda).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário