Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 15 de setembro de 2020

9ºANO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

SEMANA (14 A 18/09)


MATEMÁTICA



CIÊNCIAS


MATEMÁTICA I – 9º ANO.

 

 Período – (14/09/20-18/09/20)

Conteúdo: Fórmula de Bhaskara


CIÊNCIAS

Ciências – 9 º Ano(A, B, C e D)

Período – (14/09/20-18/09/20)

Conteúdo:Movimento Uniforme e Velocidade Média

Movimento Uniforme (MU)

O movimento uniforme ocorre quando um móvel se desloca em linha reta ou não e com velocidade constante. No movimento uniforme, o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais. Todos os movimentos uniformes não possuem aceleração.

Referenciais e classificação do movimento

Para definirmos corretamente o movimento de um corpo, é necessário escolher um referencial. Na Física, entendemos que referencial é a posição em que o observador se encontra. A figura abaixo mostra alguns veículos que se movem em diferentes sentidos ao longo da direção horizontal. O referencial adotado na figura (marcado pelo ponto 0) é onde o observador se encontra. Segundo esse referencial, os carros, à esquerda, encontram-se em posições negativas, enquanto os carros, à direita, encontram-se em posições positivas.













É importante perceber que a escolha de outro referencial implicaria a mudança das posições iniciais de cada veículo e também a classificação dos seus movimentos. A figura abaixo mostra o que o referencial escolhido percebe: para ele, o carro laranja e o carro prata, à esquerda, afastam-se, enquanto o carro prata, à direita, aproxima-se dele.















Dizemos que, quando um móvel se aproxima do seu referencial, seu movimento é regressivo. Caso o móvel afaste-se do seu referencial, seu movimento é progressivo. Além disso, atribuímos ao movimento progressivo o sinal positivo para a velocidade. Para o movimento regressivo, utilizamos o sinal negativo, indicando que a distância entre o móvel e seu referencial diminui com o tempo.

Velocidade média

A velocidade média de um móvel é dada pela razão do deslocamento (ΔS) no intervalo de tempo em que o movimento ocorreu. O deslocamento (ΔS), por sua vez, é dado pela diferença entre as posições final e inicial do móvel.








v — velocidade média
ΔS —deslocamento
Δt — intervalo de tempo

Na fórmula da velocidade média, chamamos ΔS de deslocamento. O deslocamento de um móvel pode ser facilmente calculado se soubermos de onde ele saiu (S— posição inicial) e onde ele chegou (S posição final) ao término do movimento, que é delimitado por um intervalo de tempo (Δt), calculado pela diferença de tempo entre os instantes final e inicial (Δt = tf – t0). Confira essa fórmula, de forma mais detalhada, a seguir:







Exemplo:

Ummóvel parte da posição inicial S0 = - 15 m e, após 12 segundos, encontra-se na posição SF = 45 m. Determine a velocidade média desse móvel.

Para calcularmos a velocidade média desse movimento, usaremos a fórmula de velocidade média:






Inserindo os dados fornecidos pelo enunciado do exercício, faremos o seguinte cálculo:








Exercício

1. Partindo do instante zero, um veículo sai da posição inicial de 10 metros e chega a posição final de 60 metros após 5 segundos. Qual a velocidade escalar média do veículo para efetuar esse percurso?

a) 10 m/s
b) – 10 m/s
c) 14 m/s
d) nula

2. Alonso decidiu passear pelas cidades próximas da região onde mora. Para conhecer os locais, ele gastou 2 horas percorrendo uma distância de 120 km. Que velocidade Alonso estava em seu passeio?

a) 70 km/h
b) 80 km/h
c) 60 km/h
d) 90 km/h



MATEMÁTICA I – 9º ANO.

 Período – (14/09/20-18/09/20)

Conteúdo: Fórmula de Bhaskara








































































Nenhum comentário:

Postar um comentário