Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

6ºANO: HISTÓRIA E GEOGRAFIA

 


CONTEÚDO (21 A 25/09)


HISTÓRIA - MESOPOTAMIA



GEOGRAFIA - VEGETAÇÕES NATURAIS DO BRASIL

CONTEÚDO: Mesopotâmia

SEMANA: 21 a 25/09

Mesopotâmia

A região entre os rios Tigre e Eufrates foi o berço de diversas das civilizações desenvolvidas ao longo da Antiguidade. O aparecimento de tantas culturas nessa região é usualmente explicado pela fundamental importância dada aos regimes de cheias e vazantes que fertilizavam as terras da região. Ao longo desse processo, sumérios, assírios e acádios criaram vários centros urbanos, travaram guerras e promoveram uma intensa troca de valores e costumes.

Povos da Mesopotâmia

A Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates. Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.

 

Sumérios

Desenvolveram um importante sistema de canalização dos rios para melhor armazenar a água para sua comunidade. Também criaram a escrita cuneiforme, registrando os detalhes de seus cotidianos através de placas de argila, e os zigurates, construções piramidais que serviam de armazenamento de produtos agrícolas e de prática religiosa. As cidades-Estado de Nipur, Lagash, Uruk e Ur datam da época dos sumérios.


Babilônios

Criaram os primeiros códigos de lei para controlar a sociedade, como as Leis de Talião (leia: Código de Hamurabi), formuladas pelo Imperador Hamurabi, que previam castigos severos aos criminosos de acordo com a gravidade de seus delitos. Por volta do século VII a.C., o Imperador Nabucodonosor II, que formava o Segundo Império Babilônico, ordenou que fossem construídos dois templos que serviriam de grande reverência arquitetônica: os Jardins Suspensos e a Torre de Babel.

Jardins Suspensos da Babilônia (pintura de Martin Heemskerck)

Assírios

Tinham uma ampla organização militar e eram ávidos pela guerra. Quando dominavam determinados territórios, impunham castigos cruéis aos inimigos como forma de intimidá-los, para demonstrarem sua hegemonia.

Além destes, os acádioscaldeus e amoritas, dentre outros, também constituíram a sociedade mesopotâmica. Eles eram povos politeístas (acreditavam em vários deuses) e tinham uma ligação religiosa com a natureza.

Os povos da Mesopotâmia também desenvolveram a economia através da agricultura e dos pequenos comércios de caravanas, com base em uma política centralizada por um rei ou imperador.

Por volta do século VI a.C., o Império Persa se fortaleceu sob comando do Imperador Ciro II, que não poupou esforços para tomar o poder dos babilônios, que tinham pleno domínio da Mesopotâmia. A conquista dos persas acabou com as primeiras formas de dinâmica culturais que marcaram a sociedade de origem mesopotâmica, uma das pioneiras da Antiguidade.

 

ATIVIDADE SEMANAL

Quais rios situavam-se nas proximidades da Mesopotâmia?

O que quer dizer a palavra Mesopotâmia em grego?

Onde podemos localizar a região da Mesopotâmia na atualidade?

Cite duas principais características dos povos Sumérios.

O que era o Código de Hamurabi?

Qual a principal característica do povo Assírio?

Podemos dizer que a civilização mesopotâmia era politeísta. Justifique:


GEOGRAFIA

CONTEÚDO:Brasil – vegetação natural e biodiversidade

SEMANAL:21 a 25/09

 

Com grande extensão territorial (tamanho) e variação climática, o Brasil abriga vários tipos de vegetação, com destaque para a Floresta Amazônica (ou Equatorial), Mata Atlântica (ou Mata Tropical), Mata de Araucária (ou Mata dos Pinhais), Mata de Cocais, Cerrado, Caatinga, Campos, Vegetação Litorânea e Pantanal.

Floresta Amazônica ou Equatorial: é a maior floresta equatorial do mundo, além de apresentar a maior biodiversidade entre as formações vegetais do planeta. Ela ocupa cerca de 42% do território nacional, estando presente na Região Norte e nos estados de Mato Grosso e Maranhão, além de outros países da América do Sul. Predominam as espécies de folhas largas, comuns em regiões de clima equatorial, quente e úmido. É muito grande a quantidade de espécies de animais, mas podemos destacar o jacaré, a jiboia, macacos, jabuti, etc. É importante dizer que a devastação da Floresta Amazônica segue em ritmo acelerado no Brasil. São alguns motivos: o desmatamento ilegal, as queimadas e a exploração predatória de madeira. Por trás da derrubada da mata e do fogo, estão poderosos interesses econômicos: a criação de gado, o comércio ilegal de madeira e a produção de soja.

Mata Atlântica: é um dos biomas mais ricos do mundo em espécies da fauna e da flora. Sua vegetação é bem diversificada, apresentando árvores de grande porte com folhas largas. As atividades humanas reduziram drasticamente a área original da Mata Atlântica, que é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta. Atualmente sobram menos de 7% de Mata Atlântica no Brasil por causa da devastação dessa floresta desde o século XVI, quando os portugueses aqui chegaram para colonizar.

Mata de Araucária ou Mata dos Pinhais: é uma vegetação típica de regiões de clima subtropical. No Brasil, ela pode ser encontrada nos estados da Região Sul e em São Paulo. Sua vegetação é formada por árvores aciculifoliadas, com folhas em forma de agulha. A espécie dominante é a Araucariaangustifolia, nome científico do pinheiro-do-paraná. A intensa e irresponsável exploração de madeira e a falta de fiscalização estão entre as principais causas da devastação das araucárias.

Mata de Cocais: ocupando áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, esse bioma é considerado uma zona de transição entre a Amazônia e o Sertão Nordestino. A vegetação é formada por palmeiras, com predominância do babaçu e da carnaúba, além do buriti e oiticica. O desmatamento para a criação de gado e para a agricultura estão devastando a Mata dos Cocais.

Cerrado: considerado o segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado está presente em diferentes estados brasileiros, sendo predominante na Região Centro-Oeste. Entre as características marcantes desse tipo de vegetação estão as árvores com caule tortuosos e o solo com poucos nutrientes. A fauna é representada pelo tamanduá-bandeira, lobo-guará, tatu-bola, veado, entre outras espécies. O desmatamento, as queimadas, a ocupação desordenada e o agronegócio são algumas das causas da devastação do cerrado.

Caatinga: ocupando uma área de aproximadamente 800 mil quilômetros quadrados, a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Ela é típica das regiões semiáridas, podendo ser encontrada nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e Minas Gerais. A vegetação é marcada por plantas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e a pouca disponibilidade de água. A fauna é representada por répteis, roedores, arara-azul, asa-branca, cutia, etc. O desmatamento, a exploração de madeira  e a criação de gado estão entre as principais ameaças à caatinga.

Campos: também chamado de pampa, esse tipo de vegetação ocupa áreas descontínuas no país, sendo mais comum na Região Sul, em especial no estado do Rio Grande do Sul. A vegetação dos Campos é formada por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos. O desmatamento, o plantio de soja e a criação de gado são alguns dos principais problemas dessa vegetação.

 Vegetação Litorânea: tipo de vegetação presente no litoral brasileiro, ao longo das praias. O manguezal é um dos principais tipos dessa vegetação. É encontrado em diferentes áreas litorâneas, onde as águas dos rios encontram as águas do mar, esse bioma é caracterizado por ser uma área alagada de fundo lodoso e cheio de sal. Os principais animais dos mangues são o caranguejo e a ostra. A vegetação litorânea está desaparecendo por causa da ocupação humana desordenada da costa, resultado do desmatamento para construção de casas.

Pantanal: é o menor bioma brasileiro. A área do Pantanal compreende parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, chegando ao Paraguai. É nas áreas alagadas que surgem as gramíneas, enquanto os arbustos e palmeiras crescem nas áreas onde o alagamento não acontece sempre. É considerado um “santuário ecológico”, devido à sua grande biodiversidade. Atualmente, o desmatamento para a criação de gado, o plantio de soja, milho e cana-de-açúcar e as queimadas são as grandes ameaças ao Pantanal.

 

As queimadas que destroem o meio ambiente.

A vegetação nativa do Brasil passou a ser alterada desde a chegada dos portugueses em nossas terras. Nos últimos 520 anos, nosso meio ambiente vem sendo devastado pela ação humana. Atualmente, queimadas se espalham pelo Brasil, atingindo Pantanal, Amazônia e cerrado.

As queimadas devastam as matas e os animais do Pantanal há mais de 45 dias. Além do Pantanal neste mês de setembro, a Amazônia também está sofrendo com forte devastação causada pelo fogo. Investigações da Polícia Federal dizem que os incêndios podem ter origem criminosa e a sociedade brasileira critica o governo do presidente Jair Bolsonaro por não combater o desastre da forma correta.

Muitas pessoas no Brasil e vários países do mundo acusam o país de não ser comprometido com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. 


Queimadas se espalham pelo país, atingindo Pantanal, Amazônia e cerrado.

 

ATENÇÃO!

No livro didático Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão nos PERCURSO 16 (da página 118 à página 129).

Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.

SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

 

No YouTube, procure o vídeo com título: “Música – vegetação do Brasil” (https://www.youtube.com/watch?v=ZTHZb4SewcA)

 

No YouTube, procure o vídeo com título: “Tipos de vegetação do Brasil.”

(https://www.youtube.com/watch?v=jewWyfEUH6I)

 

No Google, procure o texto com o título: “Vegetação do Brasil” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/vegetacao-do-brasil.htm)

 

No Google, procure o texto com o título: “Vegetação do Brasil” (https://www.todamateria.com.br/vegetacao-do-brasil/)

 

No Google, procure o texto com o título: “Desmatamento da Amazônia” (https://www.infoescola.com/geografia/desmatamento-da-amazonia/)

 

ATIVIDADE SEMANAL

(As questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

 

1. Os principais tipos de vegetações nativas  do Brasil são:

a) Tundra, Cerrado, Amazônia, Pantanal e Taiga.

b) Manguezal, Pampas, Amazônia, Caatinga  e vegetação mediterrânea.

c) Vegetação costeira, Floresta de Coníferas, Pampas  e Mata Atlântica.

d) Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal.

 

2. Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o caranguejo. Essas características pertencem a qual das vegetações abaixo?

a) Cerrado

b) Mata de Cocais

c) Vegetação litorânea.

d) Caatinga

e) Pantanal 

 

3. A Mata Atlântica é um importante bioma brasileiro que, em virtude da intensa exploração, praticamente não existe mais. Esse bioma enquadra-se em que tipo de bioma mundial?

a) Savanas.

b) Floresta Equatorial.

c) Floresta Tropical.

d) Deserto.

 

4. Um aluno da ETI PARA viajou pelo estado do Ceará em época de seca e descreveu a vegetação como sendo constituída por árvores baixas e arbustos com poucas folhas por causa da seca, além de muitas cactáceas. A descrição refere-se à vegetação:

a) do pantanal
b) do pampa

c) do cerrado

d) da caatinga

 

5. Observe o mapa a seguir.


Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinala a alternativa que apresenta uma característica comum à Floresta Amazônica e à Mata Atlântica.

a) Ambas apresentam o mico-leão dourado como espécie típica.

b) Ambas se localizam na região Norte do Brasil.

c) Ambas apresentam rica biodiversidade.

d) Ambas se encontram preservadas.

 

6. Com relação à preservação ambiental no Brasil, marque a alternativa correta.

a) O desmatamento está presente apenas na Amazônia, não ocorrendo em nenhuma outra vegetação nativa do país. 

b) O desmatamento pode trazer várias consequências para o meio ambiente, como, por exemplo, a preservação de espécies de plantas.

c) Atualmente, o Brasil enfrenta problemas ambientais gravíssimos, como as queimadas que atingem Pantanal, Amazônia e cerrado.

d) A devastação de florestas no Brasil é algo recente, que começou a partir do século XX.

 

Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais. Bons estudos!


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário