GEOGRAFIA - VEGETAÇÕES NATURAIS DO BRASIL
CONTEÚDO:
Mesopotâmia
SEMANA:
21 a 25/09
Mesopotâmia
A região entre os rios Tigre e
Eufrates foi o berço de diversas das civilizações desenvolvidas ao longo da
Antiguidade. O aparecimento de tantas culturas nessa região é usualmente
explicado pela fundamental importância dada aos regimes de cheias e vazantes
que fertilizavam as terras da região. Ao longo desse processo, sumérios,
assírios e acádios criaram vários centros urbanos, travaram guerras e
promoveram uma intensa troca de valores e costumes.
Povos da Mesopotâmia
A
Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do
solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates. Entre
os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios,
os amoritas, os assírios e
os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na
história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.
Sumérios
Desenvolveram
um importante sistema de canalização dos rios para melhor armazenar a água para
sua comunidade. Também criaram a escrita cuneiforme, registrando os detalhes de
seus cotidianos através de placas de argila, e os zigurates, construções
piramidais que serviam de armazenamento de produtos agrícolas e de prática
religiosa. As cidades-Estado de Nipur, Lagash, Uruk e Ur datam da época dos
sumérios.
Babilônios
Criaram os primeiros códigos de lei para controlar a sociedade, como as
Leis de Talião (leia: Código de Hamurabi),
formuladas pelo Imperador Hamurabi, que previam castigos severos aos criminosos
de acordo com a gravidade de seus delitos. Por volta do século VII a.C., o Imperador
Nabucodonosor II, que formava o Segundo Império Babilônico, ordenou que fossem
construídos dois templos que serviriam de grande reverência arquitetônica:
os Jardins Suspensos e
a Torre de Babel.
Tinham
uma ampla organização militar e eram ávidos pela guerra. Quando dominavam
determinados territórios, impunham castigos cruéis aos inimigos como forma de
intimidá-los, para demonstrarem sua hegemonia.
Além
destes, os acádios, caldeus e amoritas,
dentre outros, também constituíram a sociedade mesopotâmica. Eles eram
povos politeístas (acreditavam
em vários deuses) e tinham uma ligação religiosa com a natureza.
Os povos
da Mesopotâmia também desenvolveram a economia através da agricultura e dos
pequenos comércios de caravanas, com base em uma política centralizada por um
rei ou imperador.
Por
volta do século VI a.C., o Império Persa se
fortaleceu sob comando do Imperador Ciro II, que não poupou esforços para tomar
o poder dos babilônios, que tinham pleno domínio da Mesopotâmia. A conquista
dos persas acabou com as primeiras formas de dinâmica culturais que marcaram a
sociedade de origem mesopotâmica, uma das pioneiras da Antiguidade.
ATIVIDADE SEMANAL
Quais rios situavam-se nas proximidades da
Mesopotâmia?
O que quer dizer a palavra Mesopotâmia em grego?
Onde podemos localizar a região da Mesopotâmia na atualidade?
Cite duas principais características dos povos
Sumérios.
O que era o Código de Hamurabi?
Qual a principal característica do povo Assírio?
Podemos dizer que a civilização mesopotâmia era
politeísta. Justifique:
GEOGRAFIA
CONTEÚDO:Brasil
– vegetação natural e biodiversidade
SEMANAL:21
a 25/09
Com grande extensão territorial (tamanho) e variação
climática, o Brasil abriga vários tipos de vegetação, com destaque para a
Floresta Amazônica (ou Equatorial), Mata Atlântica (ou Mata Tropical), Mata de
Araucária (ou Mata dos Pinhais), Mata de Cocais, Cerrado, Caatinga, Campos,
Vegetação Litorânea e Pantanal.
Floresta Amazônica ou Equatorial: é a maior floresta
equatorial do mundo, além de apresentar a maior biodiversidade entre as
formações vegetais do planeta. Ela ocupa cerca de 42% do território nacional,
estando presente na Região Norte e nos estados de Mato Grosso e Maranhão, além
de outros países da América do Sul. Predominam as espécies de folhas largas,
comuns em regiões de clima equatorial, quente e úmido. É muito grande a
quantidade de espécies de animais, mas podemos destacar o jacaré, a jiboia,
macacos, jabuti, etc. É importante dizer que a devastação da Floresta Amazônica
segue em ritmo acelerado no Brasil. São alguns motivos: o desmatamento
ilegal, as queimadas e a exploração predatória de madeira. Por trás da
derrubada da mata e do fogo, estão poderosos interesses econômicos: a criação
de gado, o comércio ilegal de madeira e a produção de soja.
Mata Atlântica: é um
dos biomas mais ricos do mundo em espécies da fauna e da flora. Sua vegetação é
bem diversificada, apresentando árvores de grande porte com folhas largas. As
atividades humanas reduziram drasticamente a área original da Mata Atlântica,
que é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta. Atualmente sobram
menos de 7% de Mata Atlântica no Brasil por causa da devastação dessa floresta
desde o século XVI, quando os portugueses aqui chegaram para colonizar.
Mata de Araucária ou
Mata dos Pinhais: é uma vegetação típica de regiões de clima subtropical. No
Brasil, ela pode ser encontrada nos estados da Região Sul e em São Paulo. Sua
vegetação é formada por árvores aciculifoliadas, com folhas em forma de agulha.
A espécie dominante é a Araucariaangustifolia, nome científico do pinheiro-do-paraná. A
intensa e irresponsável exploração de madeira e a falta de fiscalização estão
entre as principais causas da devastação das araucárias.
Mata de Cocais: ocupando
áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, esse bioma é considerado uma
zona de transição entre a Amazônia e o Sertão Nordestino. A vegetação é formada
por palmeiras, com predominância do babaçu e da carnaúba, além do buriti e
oiticica. O desmatamento para a criação de gado e para a agricultura estão
devastando a Mata dos Cocais.
Cerrado: considerado o
segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado está presente em diferentes estados
brasileiros, sendo predominante na Região Centro-Oeste. Entre as
características marcantes desse tipo de vegetação estão as árvores com caule
tortuosos e o solo com poucos nutrientes. A fauna é representada pelo
tamanduá-bandeira, lobo-guará, tatu-bola, veado, entre outras espécies. O
desmatamento, as queimadas, a ocupação desordenada e o agronegócio são algumas
das causas da devastação do cerrado.
Caatinga: ocupando
uma área de aproximadamente 800 mil quilômetros quadrados, a Caatinga é o único
bioma exclusivamente brasileiro. Ela é típica das regiões semiáridas, podendo
ser encontrada nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe,
Alagoas, Bahia, Piauí e Minas Gerais. A vegetação é marcada por plantas
xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e a pouca disponibilidade de água.
A fauna é representada por répteis, roedores, arara-azul, asa-branca, cutia,
etc. O desmatamento, a exploração de madeira
e a criação de gado estão entre as principais ameaças à caatinga.
Campos: também
chamado de pampa, esse tipo de vegetação ocupa áreas descontínuas no país,
sendo mais comum na Região Sul, em especial no estado do Rio Grande do Sul. A
vegetação dos Campos é formada por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos. O
desmatamento, o plantio de soja e a criação de gado são alguns dos principais
problemas dessa vegetação.
Vegetação
Litorânea: tipo de vegetação presente no litoral brasileiro, ao longo das
praias. O manguezal é um dos principais tipos dessa vegetação. É encontrado em
diferentes áreas litorâneas, onde as águas dos rios encontram as águas do mar,
esse bioma é caracterizado por ser uma área alagada de fundo lodoso e cheio de
sal. Os principais animais dos mangues são o caranguejo e a ostra. A
vegetação litorânea está desaparecendo por causa da ocupação humana desordenada
da costa, resultado do desmatamento para construção de casas.
Pantanal:
é o
menor bioma brasileiro. A área do Pantanal compreende parte dos
estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, chegando ao Paraguai. É nas
áreas alagadas que surgem as gramíneas, enquanto os arbustos e palmeiras
crescem nas áreas onde o alagamento não acontece sempre. É considerado um
“santuário ecológico”, devido à sua grande biodiversidade. Atualmente, o
desmatamento para a criação de gado, o plantio de soja, milho e cana-de-açúcar
e as queimadas são as grandes ameaças ao Pantanal.
As queimadas que destroem o meio
ambiente.
A vegetação nativa do Brasil passou a ser alterada desde a chegada dos
portugueses em nossas terras. Nos últimos 520 anos, nosso meio ambiente vem
sendo devastado pela ação humana. Atualmente, queimadas se espalham pelo
Brasil, atingindo Pantanal, Amazônia e cerrado.
As queimadas devastam as matas e os animais do Pantanal
há mais de 45 dias. Além do Pantanal
neste mês de setembro, a Amazônia também está sofrendo com forte devastação
causada pelo fogo. Investigações da Polícia Federal dizem que os incêndios
podem ter origem criminosa e a sociedade brasileira critica o governo do
presidente Jair Bolsonaro por não combater o desastre da forma correta.
Muitas pessoas no Brasil e vários países do mundo acusam o país de não ser comprometido com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável.
Queimadas se espalham
pelo país, atingindo Pantanal, Amazônia e cerrado.
ATENÇÃO!
No livro didático
Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão nos PERCURSO 16 (da página
118 à página 129).
Estudar também as anotações/resumos contidos no seu
caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da
explicação dos conteúdos.
SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:
No YouTube, procure o vídeo com título: “Música –
vegetação do Brasil” (https://www.youtube.com/watch?v=ZTHZb4SewcA)
No YouTube, procure o vídeo com título: “Tipos de
vegetação do Brasil.”
(https://www.youtube.com/watch?v=jewWyfEUH6I)
No Google, procure o texto com o título: “Vegetação
do Brasil” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/vegetacao-do-brasil.htm)
No Google, procure o texto com o título: “Vegetação do Brasil” (https://www.todamateria.com.br/vegetacao-do-brasil/)
No Google, procure o texto com o título:
“Desmatamento da Amazônia” (https://www.infoescola.com/geografia/desmatamento-da-amazonia/)
ATIVIDADE SEMANAL
(As questões devem copiadas e respondidas em seu
caderno)
1. Os
principais tipos de vegetações nativas
do Brasil são:
a) Tundra, Cerrado, Amazônia, Pantanal e Taiga.
b) Manguezal, Pampas, Amazônia, Caatinga
e vegetação mediterrânea.
c) Vegetação costeira, Floresta de Coníferas, Pampas e Mata Atlântica.
d) Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e
Pantanal.
2.
Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do
mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o
caranguejo. Essas características pertencem a qual das vegetações abaixo?
a) Cerrado
b) Mata de Cocais
c) Vegetação litorânea.
d) Caatinga
e) Pantanal
3. A
Mata Atlântica é um importante bioma brasileiro que, em virtude da intensa
exploração, praticamente não existe mais. Esse bioma enquadra-se em que tipo de
bioma mundial?
a) Savanas.
b) Floresta Equatorial.
c) Floresta Tropical.
d) Deserto.
4. Um
aluno da ETI PARA viajou pelo estado do Ceará em época de seca e descreveu a
vegetação como sendo constituída por árvores baixas e arbustos com poucas
folhas por causa da seca, além de muitas cactáceas. A descrição refere-se à
vegetação:
a) do pantanal
b) do pampa
c) do cerrado
d) da caatinga
5.
Observe o mapa a seguir.
Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinala a
alternativa que apresenta uma característica comum à Floresta Amazônica e à
Mata Atlântica.
a) Ambas apresentam o mico-leão dourado como espécie
típica.
b) Ambas se localizam na região Norte do Brasil.
c) Ambas apresentam rica biodiversidade.
d) Ambas se encontram preservadas.
6. Com relação à preservação ambiental no Brasil,
marque a alternativa correta.
a) O desmatamento está presente apenas na Amazônia,
não ocorrendo em nenhuma outra vegetação nativa do país.
b) O desmatamento
pode trazer várias consequências para o meio ambiente, como, por exemplo, a
preservação de espécies de plantas.
c) Atualmente, o Brasil enfrenta problemas
ambientais gravíssimos, como as queimadas que atingem Pantanal,
Amazônia e cerrado.
d) A devastação de florestas no Brasil é algo
recente, que começou a partir do século XX.
Todas essas atividades deverão ser entregues à
professora quando voltarem as aulas presenciais. Bons estudos!
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