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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

8ºANO: PORTUGUÊS, INGLÊS, ED. FÍSICA E ARTES


(14/09 A 18/09)


PORTUGUÊS


 ED FÍSICA

ARTES

PORTUGUÊS

 

Orações coordenadas

Orações coordenadas são aquelas que participam do mesmo período e são sintaticamente independentes. Elas não exercem nenhuma função sintática uma em relação a outra.

É importante dizer que esse tipo de oração pode ou não ser introduzida por uma conjunção. As orações que apresentam conjunção são chamadas de orações coordenadas sindéticas; já as que não possuem conjunção são chamadas de orações coordenadas assindéticas.

As orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. As orações coordenadas assindéticas são aquelas que se encadeiam sem a presença de uma conjunção. Elas aparecem justapostas, separadas por vírgula.

 

Período composto por Subordinação

 

No período composto por subordinação, existe pelo menos uma oração principal e uma subordinada. A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na oração principal: objeto direto, objeto indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal, aposto...

As orações subordinadas subdividem-se em: orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

Observação: Leia mais e aprofunde seu conhecimento em: https://www.portugues.com.br/gramatica/oracoes-coordenadas.html>e <https://www.portugues.com.br/gramatica/periodo-composto-por-subordinacao-.html>.

 

ATIVIDADE

 

1. Separe as orações dos períodos compostos seguintes de forma a demonstrar sua independência sintática. Se houver alguma palavra que não foi repetida no período composto por uma questão de economia linguística, coloque essa palavra na oração em que ela está faltando utilizando parênteses. Veja o exemplo:

 

Exemplo:  João ganhou na loteria e comprou uma mansão na beira da praia.

                 João ganhou na loteria. (João) comprou uma mansão na beira da praia.

 

A) Meu time treinou muito e ganhou o campeonato brasileiro.

B) Maria deu um fogão para sua mãe, mas a tal senhora não gostou da cor.

C) Os homens abusaram da natureza e colhem os tristes frutos agora.

D) Eu não sei, não vi e nem senti o cheiro!

 

2.As orações subordinadas substantivas se iniciam com as conjunções integrantes “que” ou “se”. Sabendo disso, complete o sentido das orações que seguem. Siga o modelo.

 

Ex.: Sabe-se queo Brasil é um país maravilhoso.

 

A) Alguns acharam que

B) Esperava-se que

C) Queremos que

D) Todos declararam que

 

3. Separe a oração principal e a oração subordinada dos períodos abaixo. Faça como o modelo.

 

Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.

Oração principal: O rapaz gostava.
Oração subordinada: de que todos olhassem para ele.

A) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.

B) Sou favorável a que o aprovem.

C) Desejo-te isto: que sejas feliz.

D) Lembre-se de que tudo passa neste mundo.

 

· Produção Textual:

Texto Expositivo

O texto expositivo pretende apresentar um tema a partir de recursos como a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e enumeração. Dessa forma, o objetivo central do emissor é explanar, discutir e explicar sobre um determinado assunto.

Tipos de textos expositivos

Os textos expositivos são classificados em dois tipos: texto informativo-expositivo (tem como objetivo a transmissão de informações, sem que haja juízo de valor) e texto expositivo-argumentativo (foca na exposição de tema com defesa de opinião).

Alguns exemplos de textos expositivos

·         Seminários

·         Entrevistas

·         Palestras

·         Enciclopédia

·         Verbete de dicionário

 

 Exemplo de texto expositivo


Para entender melhor sobre esse tipo de texto, confira abaixo o verbete do dicionário online de português (Dicio) sobre a palavra disruptivo.

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Significado de Disruptivo

adjetivo
Que provoca ou pode causar disrupção; que acaba por interromper o seguimento normal de um processo; interruptivo, suspensivo.
Que tem capacidade para romper ou alterar; que rompe.

[Eletricidade] Que causa a restauração súbita de uma corrente elétrica, provocando faíscas e gastando a energia que estava acumulada.

[Hidráulica] Que provoca uma alteração ao redor daquilo que obstrui o escoamento de fluidos.

expressão

Tecnologia Disruptiva. Designação atribuída a uma inovação tecnológica (produto ou serviço) capaz de derrubar uma tecnologia já preestabelecida no mercado.

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Atividade

1.  O texto expositivo apresenta:

A) Informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características.

B) Descrição de um objeto, lugar, pessoa ou fato.

C) Um enredo, no qual se desenvolvem as ações dos personagens, marcadas por tempo e espaço.

D) Defesa de uma ideia, por meio da argumentação e do desenvolvimento de um tema.

2. Leia o texto:

IBGE: 24,8 milhões das pessoas de 14 a 29 anos não frequentam escolas no país.

 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua.) 2016 divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE.) estima que 24,8 milhões das pessoas de 14 a 29 anos de idade não frequentavam escola, cursos pré-vestibular, técnico de nível médio ou de qualificação profissional no ano passado.

            As razões mais frequentes para não estarem estudando foram por motivo de trabalho, seja porque trabalhava, estava procurando trabalho ou conseguiu trabalho que iria começar em breve (41%); não tinha interesse em continuar os estudos (19,7%); e por ter que cuidar dos afazeres domésticos ou de criança, adolescente, idosos ou pessoa com necessidades especiais (12,8%).

            Os motivos relacionados ao mercado de trabalho para não ir à escola foram mais frequentes entre os homens (50,5%). Além disso, entre eles, 24,1% disseram não ter interesse, e 8,2% já tinham concluído o nível de estudo que desejavam.

            Para as mulheres, o motivo relacionado a trabalho para não estudar também foi o mais frequente (30,5%); 26,1% delas alegaram ter que cuidar dos afazeres domésticos ou de criança, adolescente, idosos ou pessoa com necessidades especiais, proporção 30 vezes superior à observada entre os homens; e 14,9% não tinham interesse.

            No Brasil, em 2016, havia 51,6 milhões de pessoas de 14 a 29 anos de idade. Desse total, 13,3% estavam ocupadas e estudavam; 20,5% não trabalhavam e não estudavam; 32,7% não trabalhavam, mas estudavam e 33,4% estavam ocupadas e não estudavam. […]

 

Com relação à forma como o texto se estrutura, conclui-se que ele é, predominantemente:

A)    narrativo

B)    expositivo

C)    injuntivo

D)    dialogal

 

INGLÊS

 

Ø  Reading

Atividade de leitura e compreensão do texto “Factsto mind aboutmanners” da página 110.

 

1. Antes de ler o texto, dê uma olhada no título e estrutura e responda as perguntas abaixo.

A) Quantos fatos são enumerados no texto?

B) Como é possível identificar as palavras chaves e as expressões no texto?

C) Qual é o assunto você acha que o texto irá abordar?

 

2. Relacione as colunas de acordo com o significado das palavras chaves do texto. 

A) Chewing gum                                               (     ) grosseiro

B) Red ink                                                         (     ) faca

C) Dropthebread   (     ) presente

D) Raise   (     ) levantar

E) Gift   (     ) mascar chiclete

F) Shake hands   (     ) derrubar o pão

G) Polite   (     ) educado

H) Blowingthenose   (     ) tinta vermelha

I) Rude                                                               (     ) cumprimentar com as mãos

J) Pajamas   (     ) assoar o nariz

K) Potatoes   (     ) batatas

L) Knife   (     ) pijamas

 

3. Marque a opção que melhor define o principal objetivo do texto.

(    ) Mostrar que o modo como você se comporta em uma certa ocasião pode fazer diferença nenhuma quando você interage com pessoas de diferentes países.

(    ) Mostrar que é importante levar em consideração o modo como você se comporta com pessoas de diferentes países e costumes.

 

4. Volte ao texto e escreva (em português) qual é o costume em cada país abaixo.

A) França

B) Alemanha

C) Índia

D) Portugal 

 

5. Baseado nos fatos apresentados no texto, o que se pode dizer sobre diversidade cultural? Mais de uma opção está correta.

A) Allcultures are creativeandunique.

B) Culture takes diverseformsall over the world.

C) Cultural diversityenrichesourlives in manyways.

D) Cultural diversityisanimportantsourceofidentity.

E) Young peoplecannotbenefitfrom cultural diversity.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Atividade Física e Nutrição

 

Você já deve ter ouvido falar que uma vida saudável depende diretamente daquilo que você come e do estilo de vida que leva. Isso é verdade! Especialistas em medicina esportiva afirmam que nutrição e atividade física são conceitos que andam juntos e que promovem nossa saúde e qualidade de vida.

A nutrição é responsável por manter nosso organismo em equilíbrio, funcionando de forma saudável e com energia suficiente para a realização das atividades diárias. Já a prática regular de atividade física ajuda a aumentar o gasto energético, promove a perda de peso, melhora a coordenação motora, alivia o estresse e aprimora a capacidade cardiorrespiratória.

Juntos, nutrição e atividade física formam o par da manutenção da saúde ideal. Eles são capazes de evitar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.   

 

·         Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Atividade física é qualquer movimento feito pela musculatura que resulta em gasto energético.

Exercícios físicos são atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética.

 

Trabalho, produção e pesquisa.

 

Link:https://www.grupoescolar.com/pesquisa/nutricao-e-atividade-fisica.html

https://www.diferenca.com/atividade-fisica-e-exercicio-fisico

 

1.O que é nutrição?

2. Dê exemplos de atividades físicas.

3. Dê exemplos de exercícios físicos.

 

ARTES

 

Conteúdo: O Cartum

Olá, meus queridos. Espero que estejam todos bem. Vamos retomar as nossas atividades falando sobre um tipo de desenho que está muito presente no nosso dia a dia. Estou falando do desenho cartum. Uma representação visual que utiliza a simplificação das formas e dos traços, se expressa de modo lúdico, geral e com humor.

Como falei anteriormente, essa forma de representação visual é bastante comum no nosso cotidiano, seja através dos desenhos animados, quadrinhos, animes, placas de trânsito, emojis, entre outros.  Existem cartuns que se tornaram clássicos e que são sempre lembrados por nós como o personagem da Disney, Mickey Mouse.

Ao definir o cartum como uma representação visual simplificada, estamos identificando uma das principais características do desenho cartunesco. A simplificação expressa nos cartuns não significa que sejam desenhos sem detalhes ou limitados. Na verdade, é uma preocupação em representar o que é essencial. Essa característica faz com que o cartum se torne gerale unificador. Por exemplo, vamos pensar em um desenho hiper realista de um indivíduo. É possível que achemos a imagem parecida com outro indivíduo que não necessariamente seja o modelo, mas dificilmente atrelaremos essa imagem a um número grande de pessoas. No entanto, se vemos um emoji de um rostinho sorrindo podemos atribuir essa imagem a qualquer ser humano,considerando que há uma representação simplificada de um rosto humano. 

Essa simplificação que estamos tratando aqui é algo que nosso cérebro faz automaticamente. Quando olhamos para alguém, não estamos fixados em todas as linhas, traços e características de quem estamos vendo. Nosso cérebro se fixa em um primeiro momento nas características principais, essenciais, da imagem. 

Outra característica do desenho cartunesco é a humanização. Voltemos ao Mickey Mouse, esse personagem nada mais é que um rato. Mas, um rato humanizado, que fala, usa roupas, sapato, cria um cachorro, trabalha, dirige.  O desenho cartum humaniza não só animais, mas também objetos, que ganham não só traços físicos dos humanos(boca, olhos, nariz, pernas, braços, etc.) como também a complexidade dos aspectos psicológicos e sentimentos. Literalmente, ganham vida. A humanização é algo muito inerente ao ser humano. Por sermos centrados em nós mesmos, tendemos a humanizar tudo. Certamente você já olhou para uma mancha de tinta e viu um rostinho sorrindo.


Ainda no que diz respeito às características do desenho cartum, tratemos da expressividade, da emoção e do exagero. Para comunicar, a representação cartunesca faz uso de uma expressividade marcante, emoções fortes, ações e sentimentos exagerados. Lembremos do que foi dito no começo, na definição de cartum, que se usam da ludicidade e do humor. Portanto, no cartum, se um personagem chora, ele pode aparecer inundando o ambiente; se ele grita, pode ter uma boca enorme; se ele corre, pode ter múltiplas pernas sugerindo movimento. Quando algo no desenho aparece exagerado, há ali uma necessidade de chamar atenção para aquela informação, como na antiga afirmação: “Uma imagem vale mais do que mil palavras.” 






 

7 comentários:

  1. Respostas
    1. O professor passará a atividade no vídeo dessa aula.

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    2. Olá, a atividade de Artes está no vídeo e deve ser enviada para o email:lucas.feitosa@educacao.fortaleza.ce.gov.br

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Esse trabalho de Educação física e para fazer no caderno ou na folha de papel omaço

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    1. Não é trabalho, é apenas um link para uma página onde vai explicar mais detalhadamente sobre exercícios físicos, atividades físicas e nutrição.

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