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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

9ºANO: PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, ED FÍSICA


SEMANA (28/09 A 02/10)

PORTUGUÊS - CONCORDÂNCIA NOMINAL


ENGLISH - SECOND CONDITIONAL

EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTES SEM INTERAÇÃO COM O ADVERSÁRIO

ARTES - CUBISMO


PORTUGUÊS 

·         Interpretação Textual

 

(SAERS). Leia o texto abaixo e responda.

 

1.      No trecho “Tá bom, mamãe!”, a expressão destacada revela que a linguagem de Gabi é

A) desrespeitosa.

B) desafiadora.

C) informal.

D) regional.

E) nacional.

 

Leia o texto para responder à questão a seguir:

 

A exploração da madeira na Amazônia

Cerca de 600 mil pessoas vivem da madeira na região Norte, destruindo anualmente milhares de quilômetros quadrados de florestas, ao que se soma a destruição na região Centro-Oeste e o pouco que resta da Mata Atlântica. Em 1999, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ocorreram, entre julho e dezembro, mais de 1000 focos de incêndio por dia na Amazônia, dois terços deles em Mato Grosso, no Pará e em Rondônia. A isto se soma o envenenamento dos rios provocado pelas descargas de mercúrio dos garimpos. Os números da destruição de nossas florestas têm crescido a cada ano e algumas áreas do país já sofreram o fenômeno da desertificação.

(Português: linguagens, 7ª série/William Roberto Cereja, Thereza Analia Cochar Magalhães. – São Paulo: Atual, 1998.)

 

2. Sabemos que fatos como este continuam acontecendo e que cada vez mais nosso planeta está sendo ameaçado. A consequência que o fenômeno da desertificação acarretará às gerações futuras e ao nosso planeta é

 

A) o aumento gradual de focos de incêndio por dia na Amazônia.

B) a destruição anual de milhares de quilômetros quadrados de florestas.

C) o aumento da produção de madeira legal na região Norte do país.

D) a destruição dos garimpos em São Paulo, Ceará e em Minas Gerais.

E) o aumento da poluição dos rios em Minas Gerais. 

 

Leia o texto para responder à questão abaixo:

 

Os livros e suas vozes

Sempre gostei muito de livros e, além dos livros escolares, li os de histórias infantis, e os de adultos: mas estes não me pareciam tão interessantes, a não ser, talvez, Os Três Mosqueteiros, numa edição monumental, muito ilustrada, que fora do meu avô. Aquilo era uma história que não acabava nunca; e acho que esse era o seu principal encanto para mim. Descobri o dicionário, uma das invenções mais simples e formidáveis e também achei que era um livro maravilhoso, por muitas razões. (...) quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.

MEIRELES, Cecília. Obra Poética. Rio de janeiro: Aguillar, 1997.

 

3. O trecho em que se identifica a opinião da autora é

A) “Sempre gostei muito de livros...”

B) “(...) além dos livros escolares, li os de histórias infantis, (...)”

C) “(...) achei que era um livro maravilhoso, (...)”

D) “quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros (...)”

E) “além dos livros escolares, li os de histórias infantis, ...”

 

·         Gramática

 

CONCORDÂNCIA NOMINAL

Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros.

 

Exemplo:

Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.

 

Neste caso, pronome, numeral e adjetivo concordam com o substantivo "obras". "Estas" e não "estes" obras, pronome que está no plural, já que a oração refere que são três e não apenas uma obra maravilhosa. E por que "maravilhosas" e não "maravilhoso"? Porque o substantivo está no plural e é feminino, ou seja, tudo muito bem combinado.

 

·         Regras de Concordância Nominal

1. Adjetivo e um substantivo

O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo.

Exemplo:

·       Que pintura bonita!

 

1.1. Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo.

Exemplo:

·       Que bonita pintura e poema!

 

Mas, se os substantivos forem nomes próprios, o adjetivo deve ficar no plural.

Exemplo:

·       Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos é uma composição dos grandes Roberto Carlos e Erasmo Carlos em homenagem à Caetano Veloso.

 

1.2. Quando há mais do que um substantivo, e o adjetivo vem depois dos substantivos, deve concordar com aquele que está mais próximo ou com todos eles.

Exemplos:

·       Que pintura e poema bonito!

·       Que poema e pintura bonita!

·       Que pintura e poema bonitos!

·       Que poema e pintura bonitos!

 

2. Substantivo e mais do que um adjetivo

Quando um substantivo é caracterizado por mais do que um adjetivo, a concordância pode ser feita das seguintes formas:

 

2.1. Colocando o artigo antes do último adjetivo.

Exemplo:

·       Adoro a comida italiana e a chinesa.

 

2.2. Colocando o substantivo e o artigo que o antecede no plural.

Exemplo:

·       Adoro as comidas italiana e chinesa.

 

3. Números ordinais

3.1. Nos casos em que há número ordinais antes do substantivo, o substantivo pode ser usado tanto no singular como no plural.

Exemplos:

·       A segunda e a terceira casa.

·       A segunda e a terceira casas.

 

3.2. Nos casos em que há número ordinais depois do substantivo, o substantivo deve ser usado no plural.

Exemplo:

·       As casas segunda e terceira.

 

4. Expressões

4.1. Anexo

A palavra "anexo" deve concordar em gênero e número com o substantivo.

Exemplos:

·       Segue anexo o recibo.

·       Segue anexa a fatura.

 

Mas, a expressão "em anexo" não varia.

Exemplo:

·       Segue em anexo a fatura.

 

4.2. Bastante(s)

4.2.1. Quando tem a função de adjetivo, a palavra "bastante" deve concordar em gênero e número com o substantivo.

Exemplo:

·       Recebemos bastantes telefonemas.

 

4.2.2. Quando tem a função de advérbio, a palavra "bastante" não varia.

Exemplo:

·       Eles cantam bastante bem.

 

4.3. Meio

4.3.1. Quando tem a função de adjetivo, a palavra "meio" deve concordar em gênero e número com o substantivo.

Exemplos:

·       Atrasado, tomou meio copo de leite e saiu correndo.

·       Atrasado, tomou meia xícara de leite e saiu correndo.

 

4.3.2. Quando tem a função de advérbio, a palavra "meio" não varia.

Exemplo:

·       Ele é meio maluco.

·       Ela é meio maluca.

 

4.4. Menos

A palavra "menos" não varia.

Exemplos:

·       Hoje, tenho menos alunos.

·       Hoje, tenho menos alunas.








4.5. É proibido, é bom, é necessário

4.5.1. As expressões "é proibido, é bom, é necessário" não variam, a não ser que sejam acompanhadas por determinantes que as modifiquem.

Exemplos:

·       É proibido entrada.

·       É proibida a entrada.

·       Verdura é bom.

·       A verdura é boa.

·       Paciência é necessário.

·       A paciência é necessária.

 

Resumo de Concordância Nominal

4. (Acafe-SC) Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços:

A entrada para o cinema foi _____, mas o filme e o desenho _____ compensaram, pois saímos todos _____ .

 

A) caro – apresentado – alegre

B) cara – apresentado – alegre

C) caro – apresentados – alegres

D) cara – apresentados – alegres

E) cara – apresentados – alegre

 

5. (Ibmec) Assinale a alternativa que preenche de forma adequada e correta as lacunas nas frases abaixo, respectivamente.

I - Seguem _____ às cartas minhas poesias para você.

II - Polvo e lula _____ serão servidos no jantar.

III - Para a matrícula, é _____ a documentação pedida.

 

A) anexa - frescos - necessária

B) anexas - fresca - necessária

C) anexos - frescos - necessários

D) anexas - frescas - necessária

E) anexas - fresco - necessária

 

6. (Unemat) Assinale a alternativa em que a concordância nominal está de acordo com a norma-padrão da língua.

A) Encaminho alguns documentos anexo para conhecimento dos projetos institucionais.

B) O menino não era tal qual seus irmãos.

C) Era meio-dia e meio quando as autoridades deram início à solenidade.

D) Tenho menas informação que você sobre o resultado da pesquisa.

E) É necessário a participação dos alunos nos eventos da escola.

 

·         Produção Textual

 

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores, redijam DESENVOLVIMENTO de um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea”, apresentando proposta de intervenção (solução) que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.  

 

Observação 1: Faça uma revisão sobre as características e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, explicadas nos vídeos e nos conteúdos das aulas anteriores.

 

Observação 2: Lembre-se que, no Desenvolvimento, são apresentados os argumentos a favor e/ou contrários ao tema proposto. Além disso, a tese (o seu ponto de vista/opinião) é fundamentada e, para tanto, são usados os operadores argumentativos (conjunções). (não possui a quantidade exata de linhas, mas deve ser escrito 2 parágrafos no mínimo)

 

Observação 3: Estratégias para desenvolver o argumento:

·         Enumerar

·         Confrontar

·         Exemplificar

·         Indicar as causas

·         Indicar os efeitos

·         Indicar os motivos

·         Indicar as consequências

 

Observação 4: Pesquise outras notícias em sites, jornais ou revistas sobre o tema da redação para elaborar um bom texto dissertativo-argumentativo.


INGLÊS

Ø  Second Conditional

 

Antes de começarmos a explicação sobre o Second Conditional, responda as questões abaixo.

1. Observe a frase abaixo retirada do texto da aula anterior. Em seguida, escolha a melhor opção que completa cada afirmação dada.

 


 If they asked what she did, she would say vaguely, “I write a life style blog” [...].

 

 )    Há duas orações nessa sentença. Notamos a divisão dessas duas orações pela presença da

(    ) vírgula.

(    ) aspas. 

 

B)    A relação entre essas duas orações expressa uma ideia de

(    ) contraste.

(    ) condição.

 

C)    Na sentença, há uma palavra que indica a relação citada no item b. Essa palavra é

(    ) if.

(    ) would.

 

2. Baseado na questão 1, responda as perguntas abaixo.

A) Qual é a oração que apresenta uma condição a ser cumprida?

B) Qual é a oração que apresenta o resultado de uma condição?

 3.      Escolha a melhor opção que completa as afirmações abaixo.

A)    Na oração com If (“If they asked what shedid”), o tempo verbal está no

(    ) presente.

(    ) passado.

 

B)    O uso desse tempo verbal na oração com If indica uma condição no __________, ou seja, uma situação que não é real e imaginária.

(    ) presente

(    ) passado

 

C)    O uso da palavra ___________ na oração principal (“she would say vaguely”) expressa o futuro do ponto de vista do passado, como o tempo verbal na oração com If confirma.

(     ) would

(     ) vaguely

 

D)    O resultado expresso na oração principal é, na verdade, __________, por causa da condição expressa na oração com If.

(     ) hipotético

(     ) real

 

Ø  Explicação Second Conditional

Usamos a Second Conditional para apresentar situações hipotéticas ou pouco prováveis no presente ou no futuro. A estrutura dessa oração condicional é:


Exemplos:

If Ihad the chance, I would not do anything different.

Se eu tivesse a chance, eu não faria nada diferente.

If I had themoney, I would travelall over the world for a year.

Se eu tivesse dinheiro, eu viajaria pelo mundo todo por 1 ano.

 

Se invertermos a posição das orações, eliminamos a vírgula.

I would not do anything differentif I had the chance.

Eu não faria nada diferente se eu tivesse a chance.

I would travel all over the world if I had themoney.

Eu viajaria o mundo todo se eu tivesse dinheiro.

 

Na oração Second Conditional, geralmente utilizamos a forma were (passado do verbo tobe) para todas as pessoas.

If life were predictable, it wouldn’t be life.

Se a vida fosse previsível, não seria vida.

If I were you, I wouldn’t miss this opportunity.

Se eu fosse você, eu não perderia essa oportunidade.


Projeto de Vida / Protagonismo

O que você poderia fazer diferente hoje que teria um resultado melhor no futuro? Formando frases em inglês com a Second Conditional.

 

Obs.: Para mais explicações, assista ao vídeo no blog da escola.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Esportes sem interação

A categoria dos esportes sem interação entre adversários se subdivide em três tipos diferentes com base no critério de comparação desempenhos: esportes de marca, esportes técnico‐combinatórios e esportes de precisão.

 

Esportes de marca

Os esportes de marca são aqueles baseados na comparação dos registros mensurados em segundos, metros ou quilos. Exemplo: todas as provas do atletismo, como também patinação de velocidade, remo, ciclismo e levantamento de peso.

 

Os esportes técnico‐combinatórios

Os esportes técnico‐combinatórios são caracterizados pela comparação de desempenho centrada na dimensão estética e acrobática do movimento, dentro de determinados padrões ou critérios. Exemplo: todas as modalidades de ginástica, aeróbica esportiva, artística, rítmica, de trampolim, como também as provas da patinação artística, nado sincronizado e saltos ornamentais.

 

Os esportes de precisão

Os esportes de precisão refere‐se aos que objetivo central é arremessar/lançar um objeto procurando acertar um alvo específico estático ou em movimento, levando‐se em consideração o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar). Exemplos: bocha, golfe, sinuca, tiro com arco e tiro esportivo (GONZÁLEZ, 2009).

 

Fonte de pesquisa

Link: https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/classificacao-dos-esportes/

 

Após o estudo, resolva a questão abaixo:

 

Provas: INEP - 2017 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - PPL - Prova Azul - Primeiro Dia

 

Disciplina: Educação Física (ENEM)

 

Assunto:Esportes

1. São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente,

 

A) judô e futebol americano.

B) lançamento de disco e polo aquático.

C) remo e futebol.

D) badminton e nado sincronizado.

E) salto em distância e basquetebol.

 

ARTES

 

Conteúdo: O Cubismo

 

Olhe para um objeto qualquer perto de você, imagine as cores dele reduzidas e depois o veja de lado, cima, por baixoao mesmo tempo! Foi isso que Pablo Picasso quis retratar em pinturas como Vaso de Flores(Figura 1) e OPoeta(Figura 2).

Declaradamente influenciado pelo o Impressionista Paul Cezzane e pelas pinturas Fauvistas, Pablo Picasso (1881–1973) junto de Georges Braque (1882-1963) são considerados os pais do Cubismo. Ambos trabalham tanto em sinergia juntos que se não fosse a assinatura nos quadros não dava para saber se era de Picasso ou Braque.

 


Antes de firmarem parceria criativa, Picasso já tinha pintado “As senhoras de Avignon”(cinco mulheres de bordel na cidade de Avignon em Barcelona). Essa obra marca o começo dessa aventura que viria a ser chamada de Cubismo. Picasso só embarcou nela nos anos posteriores. Um crítico disse certa vez que a pintura “assemelha-se a um campo de vidro quebrado”; com formas côncavas e convexas as cores aqui são usadas como camadas, mas apesar disso o quadro chama atenção pela sua planura e frontalidade.


As Senhoras de Avignon - 1907
Óleo sobre tela
Picasso

 

O movimento “Cubismo” foi marcado pela busca da retratar o objeto pintado de todos os pontos de vista possível, ao mesmo tempo em que dava um tratamento geométrico das formas em um traço, predominantemente reto com quadrados, cilindros e triângulos. 


Retrtato de AmbrosieVollard1909 – 10
Óleo sobre tela
Picasso

Esse movimento influenciou vários artistas posteriormente e também desenvolveu a técnica da Colagem, que se usa de materiais diversos como: tinta, papel, plástico, entre outros; recortados e colados sobre a tela.


Atividade

 

1. Quem são os pais do Cubismo?

2. Do que se trata a pintura “As Senhoras de Avignon”?

3. O Cubismo contribuiu para surgimento de uma técnica muito utilizada hoje por vários artistas visuais. Qual é essa técnica?

 

Ø  Grandes quadrinistas no mundo.

Will Eisner, filho de judeus, nasceu no bairro Brooklyn em Nova York (EUA), conhecido principalmente por sua série do detetive Spirit criado por ele em 1940. Foi autor de obras aclamadas como: Um Contrato com Deus,  Nova York: avida na Grande Cidade, Ao Coração da Tempestade, dentre outras.

Eisner é considerado um dos mais importantes quadrinista da história, elevou os quadrinhos como “arte sequencial” termo criado por ele mesmo. O Prêmio Eisner, que leva seu nome em sua homenagem, teve sua primeira edição em 1988 e destaca marcos da história em quadrinhos. Falecido em 2005, deixou uma vasta e rica obra artista e pedagógica, pois ele ensinou seu ofício na Schoolof Visual Arts, de NY, e é autor de dois títulos teóricos sobre o assunto: Quadrinhos, Arte Sequencial e Narrativas Gráficas.



Quadros de Ao Coração da Tempestade.


Projeto de Vida

Podemos dizer que a situação financeira de grande parte da população brasileira e mundial foi afetada pelas condições da pandemia. Como a educação financeira pode contribuir para as pessoas terem um consumo mais consciente e inteligente?

O que você poderia fazer diferente hoje que teria um resultado melhor no futuro?

Protagonismo

A prefeitura de Fortaleza decidiu pelo não retorno das aulas presenciais do ano letivo 2020 diante do contexto do coronavirus. Na sua opinião, essa decisão foi a mais correta? Conte-nos um pouco.

Formação cidadã:

Para o convívio em sociedade, é imprescindível adotar algumas condutas, dentre elas: a solidariedade. E, ao contrário do que muitos acreditam, essa atitude não diz respeito apenas a ajudar os mais necessitados financeiramente. Cite exemplos de ações solidárias assumidas pela população do seu bairro, da sua cidade ou de seu país.





 

















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