SEMANA (28/09 A 02/10)
PORTUGUÊS - CONCORDÂNCIA NOMINAL
ENGLISH - SECOND CONDITIONAL
EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTES SEM INTERAÇÃO COM O ADVERSÁRIO
ARTES - CUBISMO
PORTUGUÊS
·
Interpretação
Textual
(SAERS).
Leia o texto abaixo e responda.
1.
No trecho “Tá bom,
mamãe!”, a expressão destacada revela que a linguagem de Gabi é
A) desrespeitosa.
B) desafiadora.
C) informal.
D) regional.
E) nacional.
Leia o texto para responder à questão a seguir:
A exploração da madeira na Amazônia
Cerca de 600 mil pessoas vivem da madeira na região Norte, destruindo anualmente milhares de quilômetros quadrados de florestas, ao que se soma a destruição na região Centro-Oeste e o pouco que resta da Mata Atlântica. Em 1999, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ocorreram, entre julho e dezembro, mais de 1000 focos de incêndio por dia na Amazônia, dois terços deles em Mato Grosso, no Pará e em Rondônia. A isto se soma o envenenamento dos rios provocado pelas descargas de mercúrio dos garimpos. Os números da destruição de nossas florestas têm crescido a cada ano e algumas áreas do país já sofreram o fenômeno da desertificação.
(Português:
linguagens, 7ª série/William Roberto Cereja, Thereza Analia Cochar Magalhães. –
São Paulo: Atual, 1998.)
2. Sabemos que fatos como este continuam acontecendo e que cada vez mais nosso planeta está sendo ameaçado. A consequência que o fenômeno da desertificação acarretará às gerações futuras e ao nosso planeta é
A) o aumento gradual de focos de incêndio por dia na Amazônia.
B) a destruição anual de milhares de quilômetros quadrados de florestas.
C) o aumento da produção de madeira legal na região Norte do país.
D) a destruição dos garimpos em São Paulo, Ceará e em Minas Gerais.
E) o
aumento da poluição dos rios em Minas Gerais.
Leia o texto para responder à questão abaixo:
Os livros e suas vozes
Sempre gostei muito de livros e, além dos livros escolares, li os de histórias infantis, e os de adultos: mas estes não me pareciam tão interessantes, a não ser, talvez, Os Três Mosqueteiros, numa edição monumental, muito ilustrada, que fora do meu avô. Aquilo era uma história que não acabava nunca; e acho que esse era o seu principal encanto para mim. Descobri o dicionário, uma das invenções mais simples e formidáveis e também achei que era um livro maravilhoso, por muitas razões. (...) quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.
MEIRELES, Cecília. Obra Poética. Rio de janeiro: Aguillar, 1997.
3. O trecho em que se identifica a opinião da autora é
A) “Sempre gostei muito de livros...”
B) “(...) além dos livros escolares, li os de histórias infantis, (...)”
C) “(...) achei que era um livro maravilhoso, (...)”
D) “quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros (...)”
E) “além dos livros escolares, li os de histórias infantis, ...”
·
Gramática
CONCORDÂNCIA NOMINAL
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros.
Exemplo:
Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.
Neste caso, pronome, numeral e adjetivo concordam com o
substantivo "obras". "Estas" e não "estes" obras,
pronome que está no plural, já que a oração refere que são três e não apenas
uma obra maravilhosa. E por que "maravilhosas" e não
"maravilhoso"? Porque o substantivo está no plural e é feminino, ou
seja, tudo muito bem combinado.
·
Regras de Concordância Nominal
1. Adjetivo e um substantivo
O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo.
Exemplo:
·
Que pintura bonita!
1.1. Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo.
Exemplo:
·
Que bonita pintura e
poema!
Mas, se os substantivos forem nomes próprios, o adjetivo deve ficar no plural.
Exemplo:
·
Debaixo dos Caracóis
dos seus Cabelos é uma composição dos grandes Roberto Carlos e Erasmo Carlos em
homenagem à Caetano Veloso.
1.2. Quando há mais do que um substantivo, e o adjetivo vem depois dos substantivos, deve concordar com aquele que está mais próximo ou com todos eles.
Exemplos:
·
Que pintura e poema bonito!
·
Que poema e pintura
bonita!
·
Que pintura e poema
bonitos!
·
Que poema e pintura
bonitos!
2. Substantivo e mais
do que um adjetivo
Quando um substantivo é caracterizado por mais do que um adjetivo, a concordância pode ser feita das seguintes formas:
2.1. Colocando o artigo antes do último adjetivo.
Exemplo:
·
Adoro a comida
italiana e a chinesa.
2.2. Colocando o substantivo e o artigo que o antecede no plural.
Exemplo:
·
Adoro as comidas
italiana e chinesa.
3. Números ordinais
3.1. Nos casos em que há número ordinais antes do substantivo, o substantivo pode ser usado tanto no singular como no plural.
Exemplos:
·
A segunda e a terceira
casa.
·
A segunda e a terceira
casas.
3.2. Nos casos em que há número ordinais depois do substantivo, o substantivo deve ser usado no plural.
Exemplo:
·
As casas segunda e
terceira.
4. Expressões
4.1.
Anexo
A palavra "anexo" deve concordar em gênero e número com o substantivo.
Exemplos:
·
Segue anexo o recibo.
·
Segue anexa a fatura.
Mas, a expressão "em anexo" não varia.
Exemplo:
·
Segue em anexo a
fatura.
4.2.
Bastante(s)
4.2.1. Quando tem a função de adjetivo, a palavra "bastante" deve concordar em gênero e número com o substantivo.
Exemplo:
·
Recebemos bastantes
telefonemas.
4.2.2. Quando tem a função de advérbio, a palavra "bastante" não varia.
Exemplo:
·
Eles cantam bastante
bem.
4.3.
Meio
4.3.1. Quando tem a função de adjetivo, a palavra "meio" deve concordar em gênero e número com o substantivo.
Exemplos:
·
Atrasado, tomou meio
copo de leite e saiu correndo.
·
Atrasado, tomou meia
xícara de leite e saiu correndo.
4.3.2. Quando tem a função de advérbio, a palavra "meio" não varia.
Exemplo:
·
Ele é meio maluco.
·
Ela é meio maluca.
4.4.
Menos
A palavra "menos" não varia.
Exemplos:
·
Hoje, tenho menos
alunos.
·
Hoje, tenho menos
alunas.
4.5.
É proibido, é bom, é necessário
4.5.1. As expressões "é proibido, é bom, é necessário" não variam, a não ser que sejam acompanhadas por determinantes que as modifiquem.
Exemplos:
·
É proibido entrada.
·
É proibida a entrada.
·
Verdura é bom.
·
A verdura é boa.
·
Paciência é
necessário.
·
A paciência é
necessária.
Resumo
de Concordância Nominal
4. (Acafe-SC) Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços:
A entrada para o cinema foi _____, mas o filme e o desenho _____ compensaram, pois saímos todos _____ .
A) caro – apresentado – alegre
B) cara – apresentado – alegre
C) caro – apresentados – alegres
D) cara – apresentados – alegres
E) cara – apresentados – alegre
5. (Ibmec) Assinale a alternativa que preenche de forma adequada e correta as lacunas nas frases abaixo, respectivamente.
I - Seguem _____ às cartas minhas poesias para você.
II - Polvo e lula _____ serão servidos no jantar.
III - Para a matrícula, é _____ a documentação pedida.
A) anexa - frescos - necessária
B) anexas - fresca - necessária
C) anexos - frescos - necessários
D) anexas - frescas - necessária
E) anexas - fresco - necessária
6. (Unemat) Assinale a alternativa em que a concordância nominal está de acordo com a norma-padrão da língua.
A) Encaminho alguns documentos anexo para conhecimento dos projetos institucionais.
B) O menino não era tal qual seus irmãos.
C) Era meio-dia e meio quando as autoridades deram início à solenidade.
D) Tenho menas informação que você sobre o resultado da pesquisa.
E) É necessário a participação dos alunos nos eventos da escola.
·
Produção Textual
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores, redijam DESENVOLVIMENTO de um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea”, apresentando proposta de intervenção (solução) que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Observação 1: Faça uma revisão sobre as características e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, explicadas nos vídeos e nos conteúdos das aulas anteriores.
Observação 2: Lembre-se que, no Desenvolvimento, são apresentados os argumentos a favor e/ou contrários ao tema proposto. Além disso, a tese (o seu ponto de vista/opinião) é fundamentada e, para tanto, são usados os operadores argumentativos (conjunções). (não possui a quantidade exata de linhas, mas deve ser escrito 2 parágrafos no mínimo)
Observação 3: Estratégias para desenvolver o argumento:
·
Enumerar
·
Confrontar
·
Exemplificar
·
Indicar as causas
·
Indicar os efeitos
·
Indicar os motivos
·
Indicar as consequências
Observação 4: Pesquise outras notícias em sites, jornais ou revistas sobre o tema da redação para elaborar um bom texto dissertativo-argumentativo.
INGLÊS
Ø Second
Conditional
Antes
de começarmos a explicação sobre o Second Conditional, responda as questões
abaixo.
1.
Observe a frase abaixo retirada do texto da aula anterior. Em seguida, escolha
a melhor opção que completa cada afirmação dada.
If they asked what she did, she would say vaguely, “I write a life style blog” [...].
) Há duas orações nessa sentença. Notamos a divisão dessas duas orações pela presença da
( ) vírgula.
( ) aspas.
B) A
relação entre essas duas orações expressa uma ideia de
( ) contraste.
( ) condição.
C) Na
sentença, há uma palavra que indica a relação citada no item b. Essa palavra é
( ) if.
( ) would.
2.
Baseado na questão 1, responda as perguntas abaixo.
A)
Qual é a oração que apresenta uma condição a ser cumprida?
B)
Qual é a oração que apresenta o resultado de uma condição?
A) Na
oração com If (“If they asked what shedid”), o tempo verbal está no
(
) presente.
(
) passado.
B) O
uso desse tempo verbal na oração com If indica uma condição no __________, ou
seja, uma situação que não é real e imaginária.
(
) presente
(
) passado
C) O
uso da palavra ___________ na oração principal (“she would say vaguely”)
expressa o futuro do ponto de vista do passado, como o tempo verbal na oração
com If confirma.
(
) would
(
) vaguely
D) O
resultado expresso na oração principal é, na verdade, __________, por causa da
condição expressa na oração com If.
(
) hipotético
(
) real
Ø Explicação
Second Conditional
Usamos a
Second Conditional para apresentar situações hipotéticas ou pouco prováveis no
presente ou no futuro. A estrutura dessa oração condicional é:
Exemplos:
If Ihad the chance, I would not
do anything different.
Se eu tivesse a chance, eu não faria
nada diferente.
If I had themoney, I would travelall
over the world for a year.
Se eu tivesse dinheiro, eu viajaria
pelo mundo todo por 1 ano.
Se invertermos a posição das orações, eliminamos a
vírgula.
I would
not do anything differentif I had the chance.
Eu não
faria nada diferente se eu tivesse a chance.
I would
travel all over the world if I had themoney.
Eu
viajaria o mundo todo se eu tivesse dinheiro.
Na
oração Second Conditional, geralmente utilizamos a forma were (passado
do verbo tobe) para todas as pessoas.
If life were predictable, it wouldn’t
be life.
Se a vida fosse previsível, não seria
vida.
If I were you, I wouldn’t
miss this opportunity.
Se eu fosse você, eu não perderia essa
oportunidade.
Projeto de Vida / Protagonismo
O que você poderia fazer diferente hoje que teria um resultado melhor no futuro? Formando frases em inglês com a Second Conditional.
Obs.: Para
mais explicações, assista ao vídeo no blog da escola.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Esportes
sem interação
A categoria dos esportes sem interação entre
adversários se subdivide em três tipos diferentes com base no critério de
comparação desempenhos: esportes de marca, esportes técnico‐combinatórios e
esportes de precisão.
Esportes de marca
Os esportes de marca são aqueles baseados na
comparação dos registros mensurados em segundos, metros ou quilos. Exemplo:
todas as provas do atletismo, como também patinação de velocidade, remo,
ciclismo e levantamento de peso.
Os esportes técnico‐combinatórios
Os esportes técnico‐combinatórios são
caracterizados pela comparação de desempenho centrada na dimensão estética e
acrobática do movimento, dentro de determinados padrões ou critérios. Exemplo:
todas as modalidades de ginástica, aeróbica esportiva, artística, rítmica, de
trampolim, como também as provas da patinação artística, nado sincronizado e
saltos ornamentais.
Os esportes de precisão
Os esportes de precisão refere‐se aos que objetivo
central é arremessar/lançar um objeto procurando acertar um alvo específico
estático ou em movimento, levando‐se em consideração o número de tentativas
empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que
a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou
mais longe do que o adversário conseguiu deixar). Exemplos: bocha, golfe,
sinuca, tiro com arco e tiro esportivo (GONZÁLEZ, 2009).
Fonte de
pesquisa
Link: https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/classificacao-dos-esportes/
Após o
estudo, resolva a questão abaixo:
Provas: INEP - 2017 - ENEM - Exame Nacional do Ensino
Médio - PPL - Prova Azul - Primeiro Dia
Disciplina: Educação Física (ENEM)
Assunto:Esportes
1. São
exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e
"esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente,
A) judô
e futebol americano.
B) lançamento
de disco e polo aquático.
C) remo
e futebol.
D) badminton
e nado sincronizado.
E) salto
em distância e basquetebol.
ARTES
Conteúdo: O Cubismo
Olhe
para um objeto qualquer perto de você, imagine as cores dele reduzidas e depois
o veja de lado, cima, por baixoao mesmo tempo! Foi isso que Pablo Picasso quis
retratar em pinturas como Vaso de Flores(Figura 1) e OPoeta(Figura 2).
Declaradamente
influenciado pelo o Impressionista Paul Cezzane e pelas pinturas Fauvistas,
Pablo Picasso (1881–1973) junto de Georges Braque (1882-1963) são considerados
os pais do Cubismo. Ambos trabalham tanto em sinergia juntos que se não fosse a
assinatura nos quadros não dava para saber se era de Picasso ou Braque.
Antes de firmarem parceria criativa, Picasso já
tinha pintado “As senhoras de Avignon”(cinco mulheres de bordel na
cidade de Avignon em Barcelona). Essa obra marca o começo dessa aventura que
viria a ser chamada de Cubismo. Picasso só embarcou nela nos anos posteriores.
Um crítico disse certa vez que a pintura “assemelha-se a um campo de vidro
quebrado”; com formas côncavas e convexas as cores aqui são usadas como
camadas, mas apesar disso o quadro chama atenção pela sua planura e
frontalidade.
As Senhoras de Avignon - 1907
Óleo sobre tela
Picasso
O movimento “Cubismo” foi marcado pela busca da retratar o objeto pintado de todos os pontos de vista possível, ao mesmo tempo em que dava um tratamento geométrico das formas em um traço, predominantemente reto com quadrados, cilindros e triângulos.
Retrtato de AmbrosieVollard1909 – 10
Óleo sobre tela
Picasso
Esse
movimento influenciou vários artistas posteriormente e também desenvolveu a
técnica da Colagem, que se usa de materiais diversos como: tinta, papel,
plástico, entre outros; recortados e colados sobre a tela.
Atividade
1. Quem são os pais do Cubismo?
2. Do que se trata a pintura “As
Senhoras de Avignon”?
3. O Cubismo contribuiu para surgimento
de uma técnica muito utilizada hoje por vários artistas visuais. Qual é essa
técnica?
Ø Grandes
quadrinistas no mundo.
Will Eisner, filho de judeus, nasceu no bairro
Brooklyn em Nova York (EUA), conhecido principalmente por sua série do detetive
Spirit criado por ele em 1940. Foi autor de obras aclamadas como: Um Contrato
com Deus, Nova York: avida na Grande
Cidade, Ao Coração da Tempestade, dentre outras.
Eisner é considerado um dos mais importantes
quadrinista da história, elevou os quadrinhos como “arte sequencial” termo
criado por ele mesmo. O Prêmio Eisner, que leva seu nome em sua homenagem, teve
sua primeira edição em 1988 e destaca marcos da história em quadrinhos.
Falecido em 2005, deixou uma vasta e rica obra artista e pedagógica, pois ele
ensinou seu ofício na Schoolof Visual Arts, de NY, e é autor de dois títulos
teóricos sobre o assunto: Quadrinhos, Arte Sequencial e Narrativas Gráficas.
Projeto de Vida
Podemos dizer que a situação financeira de grande
parte da população brasileira e mundial foi afetada pelas condições da
pandemia. Como a educação financeira pode contribuir para as pessoas terem um
consumo mais consciente e inteligente?
Protagonismo
A prefeitura de Fortaleza decidiu pelo não retorno
das aulas presenciais do ano letivo 2020 diante do contexto do coronavirus. Na
sua opinião, essa decisão foi a mais correta? Conte-nos um pouco.
Formação cidadã:
Para o convívio em sociedade, é imprescindível
adotar algumas condutas, dentre elas: a solidariedade. E, ao contrário
do que muitos acreditam, essa atitude não diz respeito apenas a ajudar os mais
necessitados financeiramente. Cite exemplos de ações solidárias
assumidas pela população do seu bairro, da sua cidade ou de seu país.
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