AGENDA:
ATIVIDADE DE
LINGUAGENS E CÓDIGOS –6º ANO
NOME:___________________________________________________________________________
TURMA:___________________________
PORTUGUÊS
Revisão
1. Leia o texto a seguir e responda: Ler é importante por quê?
A importância da leitura na qualidade de vida
A leitura é algo
importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a
imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a
melhora na escrita, além de outros benefícios.
Há uma crença de que
a grande oferta de meios eletrônicos ainda na infância tem afastado crianças e
adolescentes da leitura, afinal, celulares são mais populares que livros e
permitem um acesso amplo a diferentes mídias, não é mesmo?
Na verdade, jovens
brasileiros estão lendo mais. Sim, o hábito da leitura cresceu nos últimos
anos. De acordo com o último mapeamento feito pelo Ibope Inteligência e
encomendado pelo Instituto Pró-Livro, o chamado "Retratos da Leitura no Brasil", o número de
leitores no Brasil ainda é bem inferior ao desejado, mas é de se considerar o
aumento da busca por obras literárias.
2. Entende-se
por polissemia:
A) uma palavra que
apresenta vários significados.
B) uma palavra que não se relaciona com o seu significado.
C) erro no emprego de uma palavra em um contexto inapropriado.
D) erro que torna a palavra incompreensível ou imprecisa.
3. Marque a
alternativa correta quanto ao uso dos homônimos:
A) O atacante aproveitou
a jogada distraída e deu o ___________ no adversário. (xeque)
B) O visitante pôs a _____________ no cavalo, despediu-se de todos e seguiu
viagem. (cela)
C) No presídio, todos os ocupantes foram trocados de _____________. (sela)
D) O filme a que assisti pertence à ______ das dez. (seção)
4. O que são antônimos? Crie, pelo menos, duas
frases com eles.
5. Qual o sinônimo da
palavra destacada no trecho a seguir? Mas o
discurso que LEGITIMA esse tipo de opção como tendência traz com ele
uma justificativa mercadológica.
A) confunde.
B) sustenta.
C) questiona.
D) corrige.
6. Leia o enunciado:
“A criança estava infeliz.”. Com relação à palavra sublinhada, marque
que alternativa revela seu processo de formação:
A) derivação substantiva.
B) composição.
C) derivação prefixal.
D) derivação sufixal.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Revisão - Gêneros Memórias Literárias
Contextualizando
Um dos gêneros mais
instigantes que compõe o elenco de textos de nossa Olimpíada de Língua
Portuguesa, talvez, seja o gênero Memórias literárias. Contempla a narração de
fatos passados, mas não é só isso! Reúne, em sua essência, a ordem do narrar, a
lembrança, a recordação. Nesse sentido, torna-se, também, provocador, pois é
muito comum passar por nossos pensamentos perguntas a exemplo desta: “Como
pessoas com vivências tão iniciais, tão jovens, como nossos estudantes, podem
ter condições de escrever este gênero, Memórias literárias?”. Memória é coisa
de quem tem idade!
Para entender este gênero tão delicado, tão revelador da alma de um lugar, da essência de uma pessoa, temos de pensar a escrita como fundamental prática social de linguagem. Nesse sentido, afirma-se que não se produz linguagem sozinho! Por isso é tão importante que nosso estudante, o produtor do texto, conheça sua comunidade, o lugar em que ele vive. Dessa forma, lançar mão do gênero entrevista como estratégia discursiva para construir as práticas sociais de linguagem se constitui ponto fundamental para a construção desse universo narrativo, tão peculiar e distante de nosso produtor de texto. Para a construção de seu projeto de dizer, é importante que se torne real e concreta a realidade vivida pelos mais velhos da comunidade, para que este querer dizer do nosso produtor de texto, a partir do que ouviu nos múltiplos relatos, se materialize e possa, aliado aos conhecimentos vários dos estudantes, transformar-se em seu texto autoral.
Considerando, ainda, esse contexto, nos deparamos com duas posições sobre o ato da escrita. De um lado, sem dúvida alguma, um dos maiores desafios entre as tantas atividades de linguagem em que nós, seres humanos, estamos incessantemente envolvidos, a atividade de escrita é a mais complexa. Trata-se de uma atividade linguajeira com especificidades tantas, que perpassam as características próprias da língua quando se pensa em fala e em escrita, por exemplo, a pontuação – característica da escrita – e a entoação – característica da fala. Para quem produz um texto, é preciso ter consciência e, por que não, domínio de uso das diferentes formas de dizer, dos diversos recursos que a língua escrita nos exige e nos oferece.
De outro lado, há
características mais peculiares, como o ato solitário imanente da escrita, um ato
de imersão que exige de cada produtor de texto uma série de instrumentações e
de distanciamentos, por vezes, difíceis de serem entendidos e cumpridos por
aquele que deseja (ou precisa) escrever. Estas são, apenas, algumas das
características que precisam ser muito discutidas ao longo do processo de se
pensar sobre a escrita, o que deve acontecer sempre em nossas aulas de Língua
Portuguesa. (Mas não só nas aulas de Língua!) Postula-se, assim, que esse
quadro desenhado é parte fundamental das estratégias metodológicas a serem
utilizadas em sala de aula quando preparamos nosso estudante para a produção da
escrita de diferentes gêneros, especialmente, do gênero Memórias
literárias.
Caracterizando o
tipo de texto narrativo e sua relação com o gênero Memórias literárias
Sabemos que a matéria da
narração é o fato, qualquer acontecimento de que o homem participe direta ou
indiretamente. Vamos observar que o gênero sobre o qual estamos nos debruçando
– Memórias literárias – permite vivência indireta em relação aos fatos
narrados, pois o produtor do texto não os vivenciou. Esse os conhece a partir
da vivência dos entrevistados. Já se sabe, também, que narrar é parte
integrante da natureza humana. Temos várias formas de narrar os fatos: na
crônica, no conto, na história em quadrinhos, em uma conversa, no romance, nas
memórias. Esses gêneros da ordem do narrar são diferentes em suas
características específicas, mas guardam características comuns por serem
gêneros do tipo de texto narrativo.
Quando se pensa na produção de
textos narrativos é importante atentar-se para o fato de que o enredo deve ser
a recriação da realidade e não uma reprodução da
realidade.
Assim, denominamos Memórias
literárias para o texto que recria uma realidade vivenciada por outro em outro
momento. Trata-se, portanto, de um texto ficcional. É claro que esse texto pode
guardar muitas semelhanças com a realidade, mas não pode espelhar a realidade,
pois é único e especial porque parte das lembranças de outrem. Afirma-se que o
gênero Memórias literárias é uma narrativa revivenciada. Este é o segredo desse
gênero!
Como os demais gêneros do tipo
de texto narrativo, a estrutura do texto Memórias literárias está sedimentada
em cinco partes essenciais.
Nosso desafio, agora, será definir as partes que estruturam a narrativa desse gênero. Devemos relembrar que é uma narrativa porque traz uma sequência de fatos. Vamos às definições das cinco partes.
a Enredo — No nosso caso, o enredo diz respeito ao lugar onde
vivo, tema de nossa Olimpíada de Língua Portuguesa. Por ser o gênero Memórias
literárias, trata-se das lembranças desse lugar. Essas lembranças vão ser
reconstruídas e reconstituídas por meio das conversas e das entrevistas
realizadas. O enredo será a recriação pelo autor do texto daquela realidade
contada. No entorno do enredo, giram os demais elementos.
b Personagens — São aqueles que giram entorno da vida dos
entrevistados, ou seja, dos episódios relatados da vida em comunidade. Um dos
personagens pode (ou deve) ser o entrevistado, dependendo do foco dado aos
fatos narrados.
c Tempo — O texto ficcional pode apresentar uma sequência
linear, cronológica dos fatos narrados. Entretanto, por ser uma narrativa de
memórias, predomina o relato, conforme as impressões do narrador, repleto de
digressões e de flashbacks. Por isso, pode-se dizer que a
narrativa é prolongada pela vivência mental, experimentada pelos personagens.
Isto é possível porque narrar é progredir no tempo, o que ocorre de forma
variável, já que se pode dilatar ou compactar o tempo na narrativa.
d Espaço — As sequências de ações podem situar-se em distintos
planos espaciais: espaço físico, por exemplo, o urbano e o agrário; espaço
psicológico, que explora os conflitos internos do personagem, cujas
inquietações estendem-se ao longo da história; espaço social, que diz respeito
às relações sociais existentes entre os personagens, por exemplo, no mesmo
ambiente físico, há relações sociais diferentes. Devemos lembrar, entretanto,
que nosso espaço é “O lugar onde vivo”. Nesse sentido, há uma forte intersecção
entre tempo/espaço/enredo no gênero Memórias literárias, pois se trata de uma
recriação do passado em que se procura transportar o leitor para o tempo e o
espaço onde ocorrem os fatos narrados, havendo uma forte intersecção entre o
relato do passado e a visão do presente.
e Narrador — É a voz que narra, por isso é uma “entidade”
ficcional, uma criação da narrativa, ou seja, que existe independente do autor.
É sempre diferente do autor, mesmo na autobiografia. Portanto, não podemos
confundir, no gênero em estudo, o narrador com o entrevistado. E, exatamente
aqui, temos uma característica bastante peculiar do gênero, pois, certamente,
esse narrador é personagem (narrador-personagem), está dentro da história, por
isso, seu conhecimento do mundo é sempre parcial. O foco narrativo é na 1ª
pessoa.
Há um jogo discursivo no que
tange ao narrador, no gênero Memórias literárias, que precisa ser entendido
pelos estudantes para que, efetivamente, possam apreciar os textos e, por
conseguinte, possam produzir o seu texto de memórias. Não importa que as
lembranças não sejam as suas. Na trama ficcional, aquela verdade – do
entrevistado – passa ser a verdade – e... “qualquer semelhança com a realidade
será mera coincidência”.
Por que Memórias
literárias?
Entendemos que esse gênero é um texto da linha da ficção. O que,
na verdade caracteriza um texto de ficção, um texto literário?Vamos pensar antes no
processo, na forma que falamos ou escrevemos. Há um processo de selecionar e de
combinar as palavras que se constitui como arranjos básicos no comportamento
verbal. Na construção, o texto literário, esse processo de seleção e de
combinação de palavras ocorre como um enredamento do leitor em imagens, em
impressões de sentimentos que podem ajudar a despertar as emoções em relação
aos fatos narrados. Por isso, o gênero Memórias literárias não pode ser um mero
espelhamento da realidade. Na feitura literária, o autor do texto desenha a
“poeticidade da mensagem”, seleciona, escolhe dentre, por entre os elementos do
código da língua, numa combinação que reestrutura a palavra, o signo, dando-lhe
plasticidade, por exemplo, por meio das figuras de linguagem, das metáforas,
dos eufemismos, entre tantas outras formas de combinação.
Exemplo
1:
Ao contrário de hoje,
acordar cedo naquele tempo era sinal de respeito. Ainda escuro, me embrenhava
no curral para tirar leite quentinho, direto da teta da vaca. Depois, ia
orgulhoso para a roça. No meio do milharal e do arrozal me sentia um gigante.
Sabia que um dia iria ser gente importante: estudar, crescer, ajudar o meu
lugar!
SANTOS, A. S. “Do distrito à
capital”, in: Memórias. Vários autores. Coletânea dos textos
finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa, 2008, p. 96. Disponível em <https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/2977/livro_memorias_finalistas_2008.pdf>.
A palavra "gigante"
na quarta linha traz um novo significado ao milharal e arrozal e à relação do
personagem com esse espaço, redimensionando o espaço e o personagem em relação
a esse lugar.
Exemplo
2:
“Era uma vasta planície onde
a vista não alcançava o verde no horizonte, e suas terras de águas puras e
cristalinas em abundância, juntamente com a fé católica de seu povo,
denominaram aquele arraial Santana dos Olhos d.Água, que posteriormente passou
a chamar-se Ipuã . nome de origem tupi-guarani que significa .águas que
vertem.. [...]”
VAZ, G. R. “Ipuã tem
memória”, in: Memórias. Vários autores. Coletânea dos textos
finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa, 2008, p. 28. Disponível em
<https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/2977/livro_memorias_finalistas_2008.pdf>.
A expressão “onde a vista não
alcançava o verde no horizonte” acentua em muito a distância, o tamanho da
planície, como também sua cor bem verde, demonstrando de forma exagerada
(hipérbole), o espaço, a água para justificar o nome do local.
Trata-se, na verdade, de uma
criação de arte com a palavra. Por isso, não há receitas para se produzir essa
plasticidade, dado o caráter singular de cada texto específico, de cada
criação. É possível se pensar na relação literária com o sentido primeiro da
palavra texto – tessitura, entrelaçamento, tecido de palavras –, arranjado para
sensibilizar o outro, a partir das lembranças de um, revividas pelo outro.
Por fim, as
marcas estruturais do gênero
Todo gênero apresenta suas
características, a que denominamos macroestruturais, diz respeito às suas
finalidades específicas, sua constituição, conforme apresentado no exemplo 2.
Além disso, há exigências em sua estrutura microestrutural, diz respeito aos
aspectos linguísticos e discursivos. Além dessas, outras características também
são consideradas imprescindíveis na construção discursiva deste gênero.
•Texto em 1ª
pessoa – Assume-se a entrevista como parte do processo de
construção discursiva do gênero Memórias literárias. O narrador é um sujeito
que traz as suas reminiscências.
•Mistura de
sensações – Impressões que podem despertar no leitor as emoções
do rememorar e do lembrar.
•Literalidade –
Impressões de cores, cheiros, comparações entre o que se conta, o que se vive e
o que se viveu, entre o presente vivido e o passado.
•Expressões
adverbiais – São importantes expressões que marcam o tempo
decorrido porque situa o leitor nos fatos narrados do passado, nas lembranças,
marcando o contraste com as expressões que determinam o ato enunciativo.
•O jogo dos
verbos – As narrativas, em geral, são construídas com verbos no
pretérito. Essa característica é essencial no gênero Memórias literárias. O
pretérito perfeito indica uma ação pontual, completamente terminada no passado,
determina o cenário, o ambiente da narrativa; o pretérito imperfeito indica
ação habitual no tempo passado, fato cotidiano que se repete muitas vezes,
marca a sequência de ações narradas, típicas do texto narrativo.
•O jogo
passado/presente – O eu narrativo na construção discursiva das
lembranças precisa marcar o contraste entre a situação vivida — as memórias — e
o tempo da enunciação. De certa forma, esse jogo precisa ser sentido pelo
leitor e precisa ser marcado, pelo menos, na conclusão.
O gênero Memórias literárias
reúne em sua gênese o tecer fios de lembranças em palavras, perpetuando a
palavra da comunidade na figura dos mais velhos locais, prova contundente das
práticas sociais de linguagem.
2:A
ResponderExcluir3:A
4:Dormi cedo mais acordei tarde.
Invés de ser feliz era uma criança infeliz.
5:B
6:C
2 a
ResponderExcluir3 a
4 eu sou alta e minha amiga é baixa, eu acordo ao dia e durmo pela noite
5 b
6 c
Victória Shayane
ResponderExcluir6°B 07/06/2021
2°
R:A
3°
R:A
4°
R:Dormi cedo mais acordei tarde.
Invés de ser feliz era uma criança infeliz.
5°
R:B
6°
R:C
Kayk kayron barbosa de Oliveira 6B
ResponderExcluir1 sim
2 A
3 D
4 Antonimo e a palavra cujo significado seja contrária o aposto ou inversa ao de outra
Ontem eu estava pobre
Hoje eu estou vico
5 B
6 C
Guilherme Rodrigues da Costa 6b
ResponderExcluir2-a)uma palavra que apresenta vários significado
3-a)xeque
4- são palavras contrária
Meu brinquedo tava feio,mas costumizei é ficou bonito.
Eu fui brincar lá fora de dia e ficou de noite
5- b) sustenta
6-c)prefixal
3-
Guilherme Rodrigues da Costa 6b
ResponderExcluir2-a)uma palavra que apresenta vários significado
3-a)xeque
4- são palavras contrária
Meu brinquedo tava feio,mas costumizei é ficou bonito.
Eu fui brincar lá fora de dia e ficou de noite
5- b) sustenta
6-c)prefixal
Francisco Gustavo Gameleiras Rebouças da silva ( 6 ano b )
ResponderExcluir(2)a
(3)a
(4)eu sou alta e minha amiga é baixa, eu acordo ao dia e durmo pela noite
(5)b
(6)c
Nome:Yasmin de oliveira morais
ResponderExcluirSerie:6°A
1) sim
2)A
3) D
4) Antonimo e a palavra cujo significado seja contrária o aposto ou inversa ao de outra
Ontem eu estava pobre
Hoje eu estou vico
5) B
6) C
2:A
ResponderExcluir3:A
4:Dormi cedo mais acordei tarde.
Invés de ser feliz era uma criança infeliz.
5:B
6:C
None:Lucia Clarisse Basto Dos Santos
Nome:Maria Larissa Bastos dos Santos
6Ano (A)
Escola:professor Alexandre
ResponderExcluirAluno:Davi Klaede Lima Nascimento
Data:08/06/2021
1) sim
2)A
3) D
4) Antonimo e a palavra cujo significado seja contrária o aposto ou inversa ao de outra
Ontem eu estava pobre
Hoje eu estou vico
5) B
6) C
Escola:professor Alexandre
ResponderExcluirAluno: Davi Klaede Lima Nascimento
Data:8/06/2021
(1)sim
(2)A
(3)D
(4)mais cedo estava de dia agora está de noite
5)B
(6)C
Bom dia.
ResponderExcluirGeovanna Rafaela Bezerra De Souza Lima
ResponderExcluir1. Não pelo contrário quando você for falar com alguém você tem que escrever e ler antes de enviar
2. A
3.D
4.ANTES EU ERA PEQUENA E AGORA SOU GRANDE
5.B
6.C
1 nao temos que ler e escrever
ResponderExcluir2.a
3.d
4.antes eu era pequena e agora estou grande
5.b
6.c