Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

sexta-feira, 4 de junho de 2021

6ºANO: PRODUÇÃO TEXTUAL 04/06/21

 AGENDA:

Observação: Envie as suas respostas para o e-mail da sua professora:

Débora Pontes: debora.pontes@educacao.fortaleza.ce.gov.br

PORTUGUÊS

 

1. Leia o texto I e responda: O trecho: “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua”, expressa:

TEXTO I

A boneca Guilhermina

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela.

Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.

MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – Vol. 8.


A) uma opinião da dona sobre a sua boneca. 
B) um comentário das amigas da dona da boneca. 
C) um desejo da dona de Guilhermina.
D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona.

2. No trecho “Mas quando ela chora, eu não aguento” a expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de:

A) paciência.
B) pena.
C) raiva.
D) solidão.

 

3. Leia o texto II e responda: No trecho “Vai encarar?”, o ponto de interrogação tem o efeito de:

TEXTO II

     Feias, sujas e imbatíveis (fragmento).

     As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?  Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor.

      Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.

       Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.

Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p. 26.

A) apresentar.
B) avisar.
C) desafiar.
D) questionar.

 

4. A expressão “Vai encarar?”, é marca de linguagem:

A) paciente.
B) formal.
C) informal.
D) regional.

 

5. Marque o item em que se encontra um exemplo de antônimo:

A) Os pássaros cantam durante o dia, mas à noite ficam tristes.
B) O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.
C) É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas.
D) Quem ousou conquistar e saiu pra lutar, chega mais longe!

 

PRODUÇÃO TEXTUAL

Gêneros Memórias Literárias – Oficina 11: Ponto a ponto

Sinais de pontuação nos textos

 

Atividade 1

  1. Quando conversamos, usamos a entonação para expressar nossas ideias, desejos, emoções. Por exemplo: elevamos a voz, usamos pausas, fazemos gestos e mudamos nossa expressão facial, mas quando escrevemos não dispomos desses recursos. Na escrita, são os sinais de pontuação que facilitam a compreensão de quem lê. A pontuação indica as diferenças de entonação e orienta a construção do significado do texto para o leitor ou para a leitora.

 

  1. Os sinais de pontuação são componentes da organização das ideias e do texto. Para isso, propomos algumas atividades.

 

  1. Leia o seguinte trecho:

Todo aquele mundaréu de homens, mulheres, crianças, de todos os tipos, de todas as cores, de todos os trajes – todos dançando e cantando, pulando, e saracoteando, jogando confetes e serpentinas que chegavam literalmente a entupir a rua e se enroscar nas rodas dos carros…

Tatiana Belinky. Transplante de menina. São Paulo: Moderna, 2003.

 

  1. Observem os sinais de pontuação que aparecem na frase e tentem explicar por que foram usados.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. A seguir leia a tabela com seus colegas de classe e aprenda mais sobre os usos dos sinais de pontuação. Está preparado para essa aventura?





  1. Reescreva o trecho seguir de Doces memórias e Transplante de menina, fazendo as alterações necessárias para que ele tenha sentido:

[…] Depois do almoço continuávamos o nosso turismo carioca. Papai e mamãe, mais o primo – feliz proprietário de uma “baratinha” – nos levavam, todos empilhados, a passear pela cidade do Rio de Janeiro E foi assim que ficamos conhecendo o Morro da Urca e o Pão de Açúcar – ai, que emoção – pelo funicular, o “bondinho” pendurado entre aqueles enormes rochedos E de onde se descortinava uma vista empolgante? só superada pela paisagem de tirar ainda mais o fôlego que se estendeu diante de nossos olhos, quando subimos – passageiros de outro trenzinho incrível, quase vertical – ao alto do Corcovado... Ali ainda não se erguia a estátua do Cristo Redentor, que é hoje o cartão-postal do Rio de Janeiro Mas me parece que o panorama era, por estranho que pareça, bem mais “divino” ao natural sem elaFomos passear também na Gávea e na Avenida Niemeyer ainda bastante deserta e na Tijuca, com a sua floresta e a sua linda Cascatinha. “Cascatinha”, por sinal, era o nome da cerveja que papai tomava com muito gosto, enquanto nós crianças nos amarrávamos num refrigerante incrível que tinha o estranho nome de Guaraná

       ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

7.       Esses sinais de pontuação serão trabalhados em várias aulas, mas vale lembrar que é a leitura que ajuda a compreender os sinais de pontuação.

 

8.       Lembrem-se: nos textos literários, o uso da pontuação deve obedecer às regras gramaticais, mas está relacionado também ao estilo de cada autor ou autora.

 

Observação: Envie as suas respostas para o e-mail da sua professora:

Débora Pontes: debora.pontes@educacao.fortaleza.ce.gov.br

2 comentários:

  1. 1.D
    2.b
    3.c
    4.c
    5.a

    1.para os dois

    2.para aprender

    3.texto

    4.para explicar a linguagem facial

    5.sim

    6.ja fiz o texto

    ResponderExcluir