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O QUE É UM VERBO:
> ASSISTIR AO VÍDEO EXPLICATIVO E RESOLVER A ATIVIDADE PROPOSTA.
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PORTUGUÊS
O que é um Verbo?
O verbo é a classe de palavras que exprime ação, estado, mudança de
estado, fenômeno da natureza e possui inúmeras flexões, de modo que a sua
conjugação é feita mediante as variações de pessoa, número, tempo, modo, voz e
aspecto.
Estrutura
do Verbo
O verbo é formado por três elementos:
1. Radical
O radical é a base. Nele está expresso o significado do verbo.
Exemplos: DISSERT- (dissert-ar), ESCLAREC-
(esclarec-er), CONTRIBU- (contribu-ir).
2. Vogal Temática
A vogal temática se une ao radical para receber as desinências e, assim,
conjugar os verbos. O resultado dessa união chama-se tema.
Assim, tema = radical + vogal temática.
Exemplos: DISSERTA- (disserta-r), ESCLARECE-
(esclarece-r), CONTRIBUI- (contribui-r).
A vogal temática indica a qual conjugação o verbo pertence:
1.ª conjugação abrange os verbos cuja vogal temática é A: argumentar, dançar,
sambar.
2.ª conjugação abrange os verbos cuja vogal temática é E e O: escrever, ter,
supor.
3.ª conjugação abrange os verbos cuja vogal temática é I: emitir, evoluir, ir.
3. Desinências
As desinências são os elementos que junto com o radical promovem as
conjugações. Elas podem ser:
Desinências modo-temporais quando
indicam os modos e os tempos.
Desinências número-pessoais quando
indicam as pessoas.
Exemplos:
· Dissertávamos
(va- desinência de tempo pretérito do modo indicativo), (mos- desinência de 1.ª
pessoa do plural)
· Esclarecerei
(re- desinência de tempo futuro do modo indicativo), (i- desinência de 1.ª
pessoa do singular)
· Contribuamos
(a- desinência de tempo presente do modo subjuntivo), (mos- desinência de 1.ª
pessoa do plural)
Flexões
Para conjugarmos os verbos temos de ter em conta as flexões a seguir.
· Pessoa: 1.ª
(eu, nós); 2.ª (tu, vós) e 3.ª (ele, eles).
· Número: Singular
(eu, tu, ele) e Plural (nós, vós, eles).
· Tempo: Presente,
Pretérito e Futuro.
· Modo: Indicativo,
Subjuntivo e Imperativo.
· Voz: Voz
Ativa, Voz Passiva e Voz Reflexiva.
Formas
Nominais
As formas nominais são: Infinitivo, Particípio e
Gerúndio:
Infinitivo Pessoal e Impessoal
O infinitivo não tem valor temporal ou modal. Ele é pessoal quando tem
sujeito e é impessoal quando, por sua vez, não tem sujeito.
Exemplos:
· O gerente da
loja disse para irem embora.
(infinitivo pessoal)
· Cantar é uma
delícia! (infinitivo impessoal)
Particípio
O particípio é empregado como indicador de ação finalizada, na formação
de tempos compostos ou como adjetivo.
Exemplos:
· Feito o
trabalho, vamos descansar!
· A Ana já
tinha falado sobre esse tema.
· Calados, os filhos
ouviram o sermão dos pais.
Gerúndio
O gerúndio é empregado como adjetivo ou como advérbio.
Exemplos:
· Encontrei
João correndo.
· Cantando,
terminaremos depressa.
Classificação
dos Verbos
Os verbos são classificados da seguinte forma:
· Verbos Regulares - Não têm o seu radical
alterado. Exemplos: falar, torcer,
tossir.
· Verbos Irregulares - Nos verbos irregulares, por sua
vez, o radical é alterado. Exemplos: dar,
caber, medir. Quando as alterações são profundas, eles são chamados de Verbos Anômalos; é o
caso dos verbos ser e vir.
· Verbos Defectivos - Os verbos defectivos são aqueles
que não são conjugados em todas as pessoas, tempos e modos. Eles podem ser de
três tipos:
1. Impessoais -
Quando os verbos indicam, especialmente, fenômenos da natureza (não tem
sujeito) e são conjugados na terceira pessoa do singular, são verbos
impessoais. Exemplos: chover,
trovejar, ventar.
2. Unipessoais -
Quando os verbos indicam vozes dos animais e são conjugados na terceira pessoa
do singular ou do plural, são verbos unipessoais. Exemplos: ladrar, miar, surtir.
3. Pessoais -
Quando os verbos têm sujeito, mas não são conjugados em todas as pessoas, são
verbos pessoais. Exemplos: banir,
falir, reaver.
EXERCÍCIO
1. Em todas as frases, os verbos estão na voz ativa, exceto em:
A) Ele, que sempre vivera órfão de afeições legítimas e duradouras, como
então seria feliz!...
B) O quinhão de ternura que a ela pretendia, estava intacto no coração
do filho.
C) Os dois quadros tinham sido ambos bordados por Mariana e Ana Rosa,
mãe e filha.
D) E dizia as inúmeras viagens que tinha feito até ali; contava
episódios a respeito do boqueirão.
E) Sobre a banca de Madalena estava o envelope de que ele tinha falado.
2. Imagine a situação em que uma professora responda a seu aluno e que
nessa resposta denote-se erro do emprego verbal. Identifique-o:
Professora, eu preciso fazer a lição de casa?
A) É preciso que você faça a lição.
B) Se você fizer a lição, tirará suas dúvidas sobre a aula.
C) Convém que você faça a lição.
D) Faça a lição sempre que solicitada.
E) É bom que você faz a lição de casa.
3. Assinale
os períodos cujos verbos destacados estão no modo indicativo:
I. Os
alunos entendem a importância da
preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
II. Nós
nos preocupávamos com a desigualdade social no
país.
III. É
importante que todos saibam sobre
a importância da ação do homem sobre a natureza.
IV. O
voo fez duas escalas antes de chegar ao Brasil.
V. Só
poderei brincar quando eu terminar a
tarefa.
Estão
corretas:
A) Apenas V.
B) Apenas I
e II.
C) Apenas
IV.
D) I, II e
IV.
E) I, III e
V.
4. “(…) que PARECIA suave anjo de voz tranquila.” O verbo
de mesmo tempo e modo em que se encontra o verbo grifado acima está na frase:
A) (…) em que se AMARRAVA cachorro com linguiça
B) Só num único e mesmo jornal PERMANECI mais de vinte
anos.
C) Algumas figuras se TORNARAM sombras (…)
D) (…) MORREU nas masmorras do Chile (…)
E) (…) que LARGOU o jornalismo (…)
5.
Uma das alternativas abaixo está errada quanto
à correspondência no emprego dos tempos verbais. Assinale-a.
A) Porque
arrumara carona, chegou cedo à cidade.
B) Se
tivesse arrumado carona, chegaria cedo à cidade.
C) Embora
arrume carona, chegará tarde.
D) Embora
tenha arrumado carona, chegou tarde.
E) Se
arrumar carona, chegaria cedo à cidade.
6. Assinale a frase em que aparece o pretérito mais-que-perfeito do
verbo ser:
A) Não
seria o caso de você se acusar?
B) Quando
cheguei, ele já se fora muito zangado.
C) Se não
fosse ele, tudo estaria perdido.
D) Bem
depois se soube que não fora ele o culpado.
E) Embora
não tenha sido divulgado, soube-se do caso.
7)
Assinale a resposta correspondente à alternativa que completa
corretamente o espaço em branco:
“Não ________. Você não acha preferível que ele se ________ sem que você
o __________?”
A)
interfere – desdiz – obriga.
B)
interfira – desdisser – obrigue.
C)
interfira – desdissesse – obriga.
D) interfere
– desdiga – obriga.
E)
interfira – desdiga – obrigue.
NICOLAS SANTOS TRÉVIA 7°)C
ResponderExcluir1°)
Letra C...os quadros tinham sido bordados..eles não fizeram a ação, receberam a ação feira por Mariana e Ana Rosa
2°)
Alternativa E. O erro está no verbo "fazer". Como a frase está no modo subjuntivo, o correto seria: "É bom que você faça a lição de casa."
3°)
E) I, III e V.
4°)
A) (…) em que se AMARRAVA cachorro com linguiça
5°)
E) Se arrumar carona, chegaria cedo à cidade
6°)
D) Bem depois se soube que não fora ele o culpado.
7°)
E) interfira – desdiga – obrigue
Sofia Rodrigues de Oliveira
ResponderExcluirTurma 7c.
1 -item
C.
2- item e.
3-d)I,II eIV
4-letra a.
5-item c.
6-item c.
7-item e.
Precisa fazer no caderno ou é só pra enviar nos cometarios
ResponderExcluirCarla Jamile dias alves 7°b
ResponderExcluir1°r.letra c
2°letra e
3°r.letra e
4°r.letra a
5°r.letra c
6°r.letra a
1)alternativa(A)
ResponderExcluir2)alternativa(E)
3)alternativa(D)
4)alternativa(A)
5)alternativa(E)
6)alternativa(D)
7)alternativa(E)
Nome:Sophia Cavalcante de Moura
Série:7°c
1)C
ResponderExcluir2)E
3)E
4)A
5)E
6)D
7)E
NIsabella Magalhães da Cruz (7°A)
Pedro Henrique Gonçalves Bezerra 7°B
ResponderExcluir1) C
2) E
3) E
4) A
5) E
6) D
7) E
Gabriella paiva Chaves 7B
ResponderExcluir1)C
2)E
3)I e IV
4)A
5)E
6)D
7)E