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9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 2 de maio de 2021

7ºANO: PORTUGUÊS 03/05/21

 








AGENDA:

O QUE É UM VERBO:

> ASSISTIR AO VÍDEO EXPLICATIVO E RESOLVER A ATIVIDADE PROPOSTA.




AGENDA:

PORTUGUÊS

O que é um Verbo?

O verbo é a classe de palavras que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza e possui inúmeras flexões, de modo que a sua conjugação é feita mediante as variações de pessoa, número, tempo, modo, voz e aspecto.

 

Estrutura do Verbo

O verbo é formado por três elementos:

1. Radical

O radical é a base. Nele está expresso o significado do verbo.
Exemplos: DISSERT- (dissert-ar), ESCLAREC- (esclarec-er), CONTRIBU- (contribu-ir).

 

2. Vogal Temática

A vogal temática se une ao radical para receber as desinências e, assim, conjugar os verbos. O resultado dessa união chama-se tema.

Assim, tema = radical + vogal temática.
Exemplos: DISSERTA- (disserta-r), ESCLARECE- (esclarece-r), CONTRIBUI- (contribui-r).

A vogal temática indica a qual conjugação o verbo pertence:

1.ª conjugação abrange os verbos cuja vogal temática é A: argumentar, dançar, sambar.
2.ª conjugação abrange os verbos cuja vogal temática é E e O: escrever, ter, supor.
3.ª conjugação abrange os verbos cuja vogal temática é I: emitir, evoluir, ir.

 

3. Desinências

As desinências são os elementos que junto com o radical promovem as conjugações. Elas podem ser:

Desinências modo-temporais quando indicam os modos e os tempos.
Desinências número-pessoais quando indicam as pessoas.

Exemplos:

·       Dissertávamos (va- desinência de tempo pretérito do modo indicativo), (mos- desinência de 1.ª pessoa do plural)

·       Esclarecerei (re- desinência de tempo futuro do modo indicativo), (i- desinência de 1.ª pessoa do singular)

·       Contribuamos (a- desinência de tempo presente do modo subjuntivo), (mos- desinência de 1.ª pessoa do plural)

 

Flexões

Para conjugarmos os verbos temos de ter em conta as flexões a seguir.

·       Pessoa: 1.ª (eu, nós); 2.ª (tu, vós) e 3.ª (ele, eles).     

·       Número: Singular (eu, tu, ele) e Plural (nós, vós, eles).

·       Tempo: Presente, Pretérito e Futuro.

·       Modo: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.

·       Voz: Voz Ativa, Voz Passiva e Voz Reflexiva.

 

Formas Nominais

As formas nominais são: Infinitivo, Particípio e Gerúndio:

Infinitivo Pessoal e Impessoal

O infinitivo não tem valor temporal ou modal. Ele é pessoal quando tem sujeito e é impessoal quando, por sua vez, não tem sujeito.

Exemplos:

·       O gerente da loja disse para irem embora. (infinitivo pessoal)

·       Cantar é uma delícia! (infinitivo impessoal)

 

Particípio

O particípio é empregado como indicador de ação finalizada, na formação de tempos compostos ou como adjetivo.

Exemplos:

·       Feito o trabalho, vamos descansar!

·       A Ana já tinha falado sobre esse tema.

·       Calados, os filhos ouviram o sermão dos pais.

 

Gerúndio

O gerúndio é empregado como adjetivo ou como advérbio.

Exemplos:

·       Encontrei João correndo.

·       Cantando, terminaremos depressa.

 

Classificação dos Verbos

Os verbos são classificados da seguinte forma:

·       Verbos Regulares - Não têm o seu radical alterado. Exemplos: falar, torcer, tossir.

·       Verbos Irregulares - Nos verbos irregulares, por sua vez, o radical é alterado. Exemplos: dar, caber, medir. Quando as alterações são profundas, eles são chamados de Verbos Anômalos; é o caso dos verbos ser e vir.

·       Verbos Defectivos - Os verbos defectivos são aqueles que não são conjugados em todas as pessoas, tempos e modos. Eles podem ser de três tipos:

1.    Impessoais - Quando os verbos indicam, especialmente, fenômenos da natureza (não tem sujeito) e são conjugados na terceira pessoa do singular, são verbos impessoais. Exemplos: chover, trovejar, ventar.

2.    Unipessoais - Quando os verbos indicam vozes dos animais e são conjugados na terceira pessoa do singular ou do plural, são verbos unipessoais. Exemplos: ladrar, miar, surtir.

3.    Pessoais - Quando os verbos têm sujeito, mas não são conjugados em todas as pessoas, são verbos pessoais. Exemplos: banir, falir, reaver.

 

EXERCÍCIO

 

1. Em todas as frases, os verbos estão na voz ativa, exceto em:

A) Ele, que sempre vivera órfão de afeições legítimas e duradouras, como então seria feliz!...

B) O quinhão de ternura que a ela pretendia, estava intacto no coração do filho.

C) Os dois quadros tinham sido ambos bordados por Mariana e Ana Rosa, mãe e filha.

D) E dizia as inúmeras viagens que tinha feito até ali; contava episódios a respeito do boqueirão.

E) Sobre a banca de Madalena estava o envelope de que ele tinha falado.

 

2. Imagine a situação em que uma professora responda a seu aluno e que nessa resposta denote-se erro do emprego verbal. Identifique-o:

Professora, eu preciso fazer a lição de casa?

A) É preciso que você faça a lição.

B) Se você fizer a lição, tirará suas dúvidas sobre a aula.

C) Convém que você faça a lição.

D) Faça a lição sempre que solicitada.

E) É bom que você faz a lição de casa.

 

3. Assinale os períodos cujos verbos destacados estão no modo indicativo:

 

I. Os alunos entendem a importância da preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

II. Nós nos preocupávamos com a desigualdade social no país.

III. É importante que todos saibam sobre a importância da ação do homem sobre a natureza.

IV. O voo fez duas escalas antes de chegar ao Brasil.

V. Só poderei brincar quando eu terminar a tarefa.

 

Estão corretas:

 

A) Apenas V.

B) Apenas I e II.

C) Apenas IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e V.

 

4. “(…) que PARECIA suave anjo de voz tranquila.” O verbo de mesmo tempo e modo em que se encontra o verbo grifado acima está na frase:

 

A) (…) em que se AMARRAVA cachorro com linguiça

B) Só num único e mesmo jornal PERMANECI mais de vinte anos.

C) Algumas figuras se TORNARAM sombras (…)

D) (…) MORREU nas masmorras do Chile (…)

E) (…) que LARGOU o jornalismo (…)

 

5.  Uma das alternativas abaixo está errada quanto à correspondência no emprego dos tempos verbais. Assinale-a.

 

A) Porque arrumara carona, chegou cedo à cidade.

B) Se tivesse arrumado carona, chegaria cedo à cidade.

C) Embora arrume carona, chegará tarde.

D) Embora tenha arrumado carona, chegou tarde.

E) Se arrumar carona, chegaria cedo à cidade.

 

6. Assinale a frase em que aparece o pretérito mais-que-perfeito do verbo ser:

A) Não seria o caso de você se acusar?

B) Quando cheguei, ele já se fora muito zangado.

C) Se não fosse ele, tudo estaria perdido.

D) Bem depois se soube que não fora ele o culpado.

E) Embora não tenha sido divulgado, soube-se do caso.

 

7)  Assinale a resposta correspondente à alternativa que completa corretamente o espaço em branco:

“Não ________. Você não acha preferível que ele se ________ sem que você o __________?”

A) interfere – desdiz – obriga.

B) interfira – desdisser – obrigue.

C) interfira – desdissesse – obriga.

D) interfere – desdiga – obriga.

E) interfira – desdiga – obrigue.


8 comentários:

  1. NICOLAS SANTOS TRÉVIA 7°)C
    1°)

    Letra C...os quadros tinham sido bordados..eles não fizeram a ação, receberam a ação feira por Mariana e Ana Rosa

    2°)
    Alternativa E. O erro está no verbo "fazer". Como a frase está no modo subjuntivo, o correto seria: "É bom que você faça a lição de casa."

    3°)

    E) I, III e V.

    4°)

    A) (…) em que se AMARRAVA cachorro com linguiça

    5°)

    E) Se arrumar carona, chegaria cedo à cidade

    6°)

    D) Bem depois se soube que não fora ele o culpado.

    7°)

    E) interfira – desdiga – obrigue

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  2. Sofia Rodrigues de Oliveira
    Turma 7c.

    1 -item
    C.

    2- item e.

    3-d)I,II eIV

    4-letra a.

    5-item c.

    6-item c.

    7-item e.

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  3. Precisa fazer no caderno ou é só pra enviar nos cometarios

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  4. Carla Jamile dias alves 7°b

    1°r.letra c

    2°letra e

    3°r.letra e

    4°r.letra a

    5°r.letra c

    6°r.letra a

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  5. 1)alternativa(A)
    2)alternativa(E)
    3)alternativa(D)
    4)alternativa(A)
    5)alternativa(E)
    6)alternativa(D)
    7)alternativa(E)

    Nome:Sophia Cavalcante de Moura
    Série:7°c

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  6. 1)C
    2)E
    3)E
    4)A
    5)E
    6)D
    7)E

    NIsabella Magalhães da Cruz (7°A)

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  7. Pedro Henrique Gonçalves Bezerra 7°B

    1) C
    2) E
    3) E
    4) A
    5) E
    6) D
    7) E

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  8. Gabriella paiva Chaves 7B

    1)C

    2)E

    3)I e IV

    4)A

    5)E

    6)D

    7)E

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