Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 30 de abril de 2020

CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: 7º ANO - 4ªSEMANA



CIÊNCIASCamada de Ozônio - p. 103/104 Atividade: Fazer um resumo de 20 linhas.


MATEMÁTICASemana 4: página 261 (9 questões) (atividade de revisão)

OBS: Todas as questões devem ser feitas com os cálculos no caderno ou rascunho anexado a atividade. As questões que precisem de cálculos e não tiverem, serão consideradas erradas.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 7ºANO - 4ª SEMANA



HISTÓRIA:  MAIAS - ATIVIDADE PARA A SEMANA 3 E 4.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1



1. Onde se desenvolveu a cidade maia?
2. Qual era a base de sua organização político-religiosa?
3. Como as cidades se apresentavam?
4. O que os sacerdotes controlavam?
5.  Quais eram os principais produtos cultivados?
6.  O que os maias desenvolveram?
7. O que os espanhóis encontraram chegando a região?
8. Leia o texto a seguir.

As civilizações pré-colombianas
Por que chamamos os maias, astecas e incas de "civilizações pré-colombianas"?
Você sabe o que há de comum entre essas civilizações? E o que as diferencia dos povos indígenas que
viviam ou vivem no território que hoje é o Brasil? Sabemos que todas essas civilizações desenvolveram-se no continente americano (América do Norte, América Central, América do Sul), bem antes da chegada dos europeus a essas terras. Bom, os incas e os astecas constituíram grandes impérios. Esses dois impérios chegaram a contar com cerca de 10 milhões de pessoas. Mas não podemos falar em império maia, porque não havia um único imperador para os vários centros cerimoniais dos maias (nesses centros, moravam os nobres maias, localizava-se o mercado e os templos religiosos).
Disponível em http://umrolepelahistoria.blogspot.com.br/2010/09/civilizacoes-pre-colombianas.html
(fragmento)>, Acesso em: 15 out. 2014
a) “Por que essas civilizações foram chamadas de pré-colombianas”?
b) Identifique o aspecto político que diferencia o império maia dos demais citados no texto.

9. Quais eram as características principais dos povos Pré-Colombianos?
10. Para terem melhores colheitas e excedente, os incas e astecas desenvolveram técnicas agrícolas. Escreva sobre duas dessas técnicas.
11. Qual era a ideia que o europeu tinha dos habitantes da América?
12. .Escreva as contribuições culturais e a localização geográfica de cada das civilizações:
a) Asteca
b) Incas
c) Maias
13. Leia o fragmento do texto “A conquista: um massacre” em História: das cavernas ao terceiro milênio, vol.2, Moderna, 2006.p. 179 e responda a pergunta a seguir:

“A conquista da América representou um dos maiores genocídios registrados na história da humanidade. Em aproximadamente um século, a população do México, que era de mais de 20 milhões de pessoas, despencou para menos de 2 milhões”.
Quais foram principais causas para o genocídio dos povos nativos da América?

14. Após a conquista, a Espanha envia para a América seus primeiros colonos e passa a funcionar na colônia a administração européia. Quais eram os grupos que se desenvolveram dentro da nova sociedade colonial? Quais eram as suas funções?
15. Quais povos pré-colombianos realizavam sacrifícios humanos? Quem era sacrificado?
16 A organização política dos maias era igual ou diferente dos outros povos? Justifique.
17. Como era organizado o calendário Asteca
18.   O que são “Chinampas”?
19. Como funcionava a hierarquia social dos povos précolombianos? Quais características tinham cada classe social?
20. Quais foram os conhecimentos que os povos précolombianos desenvolveram e foram muito importantes para eles?


EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2

Partindo do seu livro de História, faça um resumo sobre a sociedade Maia (1 lauda). Se dispuser de internet também pode se aprofundar em sites de pesquisa. 
_________________________________________________________________________________________

GEOGRAFIA: CONCEITOS DEMOGRÁFICOS


As mudanças na população brasileira são compreendidas por meio dos conceitos demográficos. Demografia significa “estudo da população” – “demo” = povo; “grafia” = estudo. Assim, estudaremos sobre esses conceitos e sua importância para entender o Brasil.
· LEIA AS PÁGINAS: 44 – 59 e, após, as páginas 63 a 67 para entender os temas trabalhados abaixo.
 


Estes textos abaixo exemplificam os conceitos que você leu nas páginas anteriormente citadas.

Mortalidade infantil caiu mais rápido em municípios que implantaram a saúde da família do SUS, diz estudo
Entre 1994 e 2017, o Brasil conseguiu reduzir sua taxa de mortalidade infantil em 71%. Os índices caíram de 43 bebês mortos com menos de um ano de idade a cada mil nascidos vivos – um dos mais altos do continente – para 12,4 por mil nascidos vivos, atingindo e superando a meta das Nações Unidas com quatro anos de antecedência. Um dos fatores por trás desse avanço, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (10), foi a implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF), hoje presente em 98,4% dos municípios brasileiros.
Quanto mais tempo o município mantém o programa, mais redução ele consegue na taxa de mortalidade infantil: após dois anos de vigência da ESF, a redução registrada é de em média 3% e 9%; após oito anos, a redução da mortalidade infantil caiu entre 20% e 34% na média.
G1. Acessado em 02 mar 2020.

3 perspectivas sobre a taxa de fecundidade do Brasil hoje
O número de novos nascimentos vem caindo a nível mundial desde a segunda metade da década de 1960. Um estudo de 2017 mostra que, atualmente, quase metade dos países apresenta taxa de fecundidade insuficiente para evitar a redução de sua população.
O Brasil participa dessa tendência global. Hoje o país tem uma média de 1,7 filho por mulher. Na década de 1950, essa média era de seis filhos por mulher. Com a queda, o país não está muito distante daqueles que apresentam as menores taxas do mundo, como Japão e Portugal, cujos índices são de aproximadamente 1,3 filho por mulher.
O Brasil apresenta atualmente uma taxa de fecundidade menor do que a maioria dos países da América Latina (exceto o Chile). Na comparação com outras regiões, a taxa brasileira se aproxima da encontrada em países europeus e nos Estados Unidos, que também alcançou recentemente uma taxa historicamente baixa. A média mundial de filhos por mulher hoje se encontra em torno de 2,5, segundo o Fundo de População das Nações Unidas.
Jornal Nexo. Acessado em 02 mar 2020.
 


Atividades: copiar e responder no caderno.
01. Como a ampliação dos direitos das mulheres influencia a diminuição da taxa de fecundidade em muitos países? (4 linhas).
02. Quais são os fatores que influenciam a taxa de mortalidade de um país? (3 linhas).
03. O que motiva uma pessoa a migrar? (3 linhas)
04. O que um país que recebe muitos imigrantes deve fazer para incorporar essas pessoas à dinâmica do país? (3 linhas).
05. Milhões de brasileiros moram em outros países. Eles são emigrantes, pois deixaram o território nacional em direção a outro país. Assim, apresente os principais atrativos que fazem com que essas pessoas emigrem. (4 linhas).
06. O Brasil historicamente recebeu milhões de imigrantes. Atualmente, porém, eles formam menos de 1% da população total do país. Em sua opinião, por que hoje não temos tantos imigrantes no Brasil como há 50 anos atrás? Dê exemplos. (6 linhas).
 


NO LIVRO:
·                    Elaborar um resumo de três laudas a partir da leitura das páginas 44 a 59 – caderno;
·                    Elaborar um resumo de duas laudas a partir da leitura das páginas 63 a 67 – caderno;
·                    Escrever e responder no caderno as questões 1 a 8 das páginas 60 e 61.
 


PESQUISA DA SEMANA:

·                    “A diminuição da taxa de fecundidade no Brasil”

Dicas:
·                    Fale sobre os direitos das mulheres;
·                    Mulheres no mercado de trabalho;
·                    Maior acesso à informação;
·                    Dê sua opinião.
Como fazer:
·                    3 laudas;
·                    Folha de caderno OU folha almaço (caso você tenha em casa);
Faça desenhos sobre o assunto.






quarta-feira, 29 de abril de 2020

CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - 8ºANO - 4ª SEMANA


CIÊNCIAS: Sistema cardiovascular. p. 25
Atividades-p. 28 questões 1 e 2.

MATEMÁTICA: 

Polígonos
Elementos de polígonos e número de diagonais. Páginas 132 e 133.
Ângulos de um polígono convexo. Páginas 134, 135 e 136.
Polígonos regulares. Páginas: 137 e 138.
Polígonos regulares inscrito em uma circunferência. Pág. 140, 141, 142 e 143.
Atividades:
Elementos e diagonais de polígonos. Página 134.
Ângulos de um polígono convexo. Páginas 136 e 137.
Polígonos regulares. Páginas 139.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 8ºANO - 4ª SEMANA

HISTÓRIA:
Leia o capítulo sobre Iluminismo e depois faça um resumo (2 laudas) em seu caderno.

OBS: Para resolver a atividades, tenha como ferramentas de estudo o livro de História, apontamentos no caderno e sites de pesquisa, caso disponha de internet.
_________________________________________________________________________________________

GEOGRAFIA:


Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas.
Há uma infinidade de possibilidades de regionalização. As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., critérios socioculturais que correspondem à avaliação das condições sociais e culturais de uma dada população, critérios econômicos, nos quais os países podem ser estritamente diferenciados pela riqueza de sua população, critérios socioeconômicos, baseados no índice de desenvolvimento humano (IDH), no qual os países são divididos de acordo com o bem-estar da população: alto, médio e baixo desenvolvimento.
Há ainda a possibilidade de dividir o mundo por:
Continentes - Utiliza como critério a distribuição geográfica dos países pelos continentes da Terra. Regionalizando o mundo desta forma, temos seis continentes: África, Ásia, Europa, América, Oceania e Antártica.
Divisão histórico-geográfica - O critério usado nesta divisão é a história da expansão da colonização europeia em cada continente. De acordo com essa classificação, existem três regiões: Velho Mundo, formado pela Europa, Ásia e África (área de ocupação mais antiga); Novo Mundo, descoberto por Cristóvão Colombo em 1492 (formado pela América); Novíssimo Mundo, descoberto por James Cook em 1770 (formado pela Oceania).
Divisão por sistema político-econômico: O período após a Segunda Guerra Mundial até 1989 ficou conhecido como Ordem Bipolar ou Mundo Bipolar, e foi chamado assim porque o mundo estava dividido entre dois polos políticos e econômicos opostos, comandados por duas superpotências mundiais: os Estados Unidos e a União Soviética. Os Estados Unidos lideraram os países capitalistas. A União Soviética liderava os países que adotaram o sistema socialista.
Divisão por nível de desenvolvimento econômico: Apesar das duas superpotências serem muito mais poderosas, outros países se firmaram como potências socioeconômicas após a Segunda Guerra Mundial, como a Itália, a França, o Reino Unido e o Japão. Ao mesmo tempo, diversos países se mantinham com graves problemas sociais e econômicos. Portanto, dividir o mundo apenas em países capitalistas e socialistas não era suficiente para compreender a geopolítica mundial. Logo, outra regionalização passou a predominar no mundo a partir da década de 1950, unindo o critério do sistema político-econômico (capitalista ou socialista) e o critério do nível de desenvolvimento econômico (desenvolvidos ou subdesenvolvidos). Com base nela, os países eram classificados em Primeiro Mundo, grupo de países capitalistas desenvolvidos; Segundo Mundo, grupo de países socialistas ou de economia planificada; Terceiro Mundo, grupo de países capitalistas subdesenvolvidos. Essa forma de regionalizar está atualmente ultrapassada.
Divisão por sistema político-econômico e nível de desenvolvimento econômico: Atualmente, vivemos uma nova ordem mundial multipolar, porque há vários países ou conjuntos de países que tem influência mundial. A União Europeia, os Estados Unidos e o Japão são os centros mundiais de poder político, econômico e tecnológico. Esses países têm-se destacado não mais pela produção de tecnologia bélica, mas pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, aliado à presença de grande capital. Ao mesmo tempo muitos países continuam a apresentar baixo grau de desenvolvimento social, econômico e tecnológico. Sendo assim, é possível regionalizar também da seguinte forma: países desenvolvidos, que são os que apresentam elevada industrialização e desenvolvimento social, técnico e científico; países subdesenvolvidos, aqueles que possuem industrialização tardia e dependente. Esses países apresentam reduzido desenvolvimento social, científico, tecnológico e socioeconômico. 
Se pensarmos bem, as regiões não existem de fato no espaço. Elas são apenas criações realizadas para organizarmos e estudarmos as características que marcam as sociedades e os lugares onde elas vivem. Regionalizar é, portanto, organizar o mundo e os diferentes locais em que vivemos.

ATENÇÃO!
No livro didático Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão nos PERCURSOS 3 e 4 (da página 30 à página 46).
Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

No YouTube, procure o vídeo com título: “Diferenças entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.”
(https://www.youtube.com/watch?v=rPrvLGiuGj0)

No YouTube, procure o vídeo com título: “Região e regionalização - Geografia.”
(https://www.youtube.com/watch?v=-I-w5kQ7PzI

No Google, procure o texto com o título: “O que é regionalizar?” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-que-e-regionalizar.htm

No Google, procure o texto com o título: “Países subdesenvolvidos” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/paises-subdesenvolvidos.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Países desenvolvidos” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/paises-desenvolvidos.htm)



ATIVIDADES PROPOSTAS
(As quatro questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

1. responda corretamente os itens abaixo:
a) O que é regionalizar?
b) Se a intenção for estudar o mundo sob o ponto de vista físico, é possível fazê-lo a partir do quê?
c) Se a intenção for o estudo das sociedades humanas, como é possível fazê-lo?
d) Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, o que é possível perceber?
e) Quais são as principais áreas de inovação científica e tecnológica no mundo hoje?
f) Como podem ser chamados os países que utilizam inovações tecnológicas nos processos de produção e criação de novos produtos, vendendo tecnologia para outros países e conseguindo grande ganho financeiro?

2. Leia a frase: “Apesar das diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais, sempre existem alguns traços comuns que permitem classificar os países em grupos ou conjuntos regionais.” Indique dois critérios utilizados para regionalizar o espaço mundial.

3. PESQUISE e explique em seu caderno o que significa:
a) Desenvolvimento
b) Subdesenvolvimento 

4. Elabore, em seu caderno, uma poesia ou uma charge que aborde regionalização e desigualdade.

Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais.  Bons estudos!

PORT, ING, ARTES, EF - 8ºANO - 4ª SEMANA

PORTUGUÊS:

Conteúdo: Leitura e exploração do texto das páginas 101 e 102.
Atividade: Livro, páginas 103 e 104.

Conteúdo: Pesquisar e estudar os termos acessórios da oração: adjunto adverbial (pág. 198), adjunto adnominal (pág. 169), complemento nominal (pág. 177) e aposto (pág. 217). Em outras fontes além do livro didático.
Atividade: Para cada termo acessório estudado, elaborar três exemplos de cada um.

Produção Textual:
Conteúdo: Entrevista
Atividade: Elabore vinte perguntas relacionadas à vida pessoal e profissional de alguém.

 _________________________________________________________________________________

INGLÊS:
The Future of English

Página 58.

1. Relacione as palavras do texto “Future of English – Johnson: Simpler and more foreign” com as suas traduções.
A) several           (    ) precisar
B) about             (    ) pertencer
C) think              (    ) vários
D) see                 (    ) concordar
E) end                 (    ) sobre/ cerca de
F) replaced          (    ) substituído
G) remove           (    ) falar
H) need                (    ) ver
I) learn                (    ) pensar/achar
J) speak               (    ) remover
K) agree              (     ) fim
L) belong             (     ) aprender
M) happen          (     ) parecer
N) look like         (     ) mudar
O) beacame          (    ) acontecer
P) give                 (     ) espalhar
Q) spread              (     ) dar
R) change              (     ) se tornar

2. Complete as frases afirmativas e negativas a seguir. Use os verbos no Futuro Simples (will). Veja o exemplo no item 1.

1. - The phone is ringing!
- Don't worry, (I, answer) I WILL ANSWER it.

2. Your idea ( not, work) ___________! It's too complicated.

3. - I need to leave now. Is there a bus stop nearby?
- No, but (I, give) _____________you a ride.

4. (We, not, get) _____________to the school on time. Look at the traffic!

5. - Paul just called: (he, be) _______
_______ here soon.

6. I think (Sandy, have) ___________ a great time in Greece. It's a wonderful country.

7. (We, not, start) ______________ the meeting before 2 pm. Everybody is busy right now.

8. - These bags are really heavy!
- Here, (we, help) _________ you carry them.

3. Escreva as frases abaixo nas formas negativa e interrogativa.

A) English will be different in about a century.
B) English will continue develop in a similar manner as before.
C) English will be the same in about a hundred years.
D) The future of English will dependo n how many people speak it as a second language.
_________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA:
Vivência
Se possível, peça para seus familiares elaborar a seguinte refeição (café da manhã) seguindo os princípios da pirâmide alimentar.
Café da manhã
A alimentação mais importante do dia deve fornecer energia para que a pessoa consiga cumprir todas as tarefas.
Sugestões para o café da manhã:
ü  Leite desnatado com granola sem açúcar e banana;
ü  Pão integral com queijo magro e suco de caju, batido com linhaça;
ü  Uma xícara de café com leite desnatado, torradas com queijo branco, 1 fatia de melão;
ü  Suco de laranja batido com maçã e gengibre, biscoitos com queijo magro.
Em seguida, responda os seguintes questionamentos:
Discussão
1. Seus familiares tiveram dificuldade em elaborar o café da manhã proposto. Se sim, quais foram as dificuldades?
2. Em relação ao sabor, você achou mais saboroso do que um café da manhã comum. Justifique sua resposta.
_________________________________________________________________________________

ARTES:

ESTILO GÓTICO
O estilo Gótico acompanha o crescimento urbano nas cidades e, ao contrário das Catedrais Românicas arredondadas, as Góticas são mais finas, verticalizadas e maiores.
O espaço interno das Catedrais Góticas e o número de janelas eram maiores, dentro resplandecia o colorido dos vitrais.

OS VITRAIS
Os vitrais são desenhos de Jesus, de Maria e dos santos feito em vidro colorido. Os Desenhos dos Vitrais remetem ao antigo estilo Bizantino com as pessoas verticalizadas que apresentam mais identidade.
Existiam também as Rosáceas que são encontradas, geralmente, na entrada em cima de uma porta.


Procure no Google as imagens internas e externas da catedral Sainte Chapelle na França.

AS GARGULAS
Estátuas de Gárgulas eram colocadas na parte exterior dessas igrejas, simbolizavam os demônios que estavam fora da igreja e não poderiam entrar observando os fiéis com ódio.

Agora é sua vez! Pinte a coloração desse vitral a seguir que contém Maria e Jesus. Use sua criatividade.




CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - 9ºANO

CIÊNCIAS:
 9º anos A e B (Livro: Inspire Ciências: Determinação do sexo na espécie humana. p.31. Atividades-p.32.


Determinação do sexo na espécie humana
Como vimos, as células humanas, com exceção dos gametas, têm 23 pares de cromossomos homólogos. Desses, 22 pares compõem os cromossomos autossomos e 1 par compõe os cromossomos sexuais. Os cromossomos autossomos têm genes para a cor dos olhos, do cabelo e da pele, por exemplo. Os cromossomos sexuais têm genes relacionados com o sexo do indivíduo.
O par de cromossomos sexuais pode ser XX (no sexo feminino) e XY (no sexo masculino).
Ao formar os gametas, os pares de cromossomos sexuais, assim como acontece com os cromossomos autossomos, se separam. No caso da mulher, todos os gametas formados por ela vão apresentar o cromossomo X. No caso do homem, metade dos gametas formados vai apresentar o cromossomo X e a outra metade, o cromossomo Y.
No momento da fecundação, quando os cromossomos maternos se reúnem com os cromossomos paternos, é determinado o sexo biológico do bebê:
se o ovócito for fecundado por um espermatozoide contendo o cromossomo X, o bebê apresentará o sexo biológico feminino (XX).
se o ovócito for fecundado por um espermatozoide contendo o cromossomo Y, o bebê apresentará o sexo biológico masculino (XY).

 Atividades

1) Que características definem os genes dos cromossomos autossomos? E dos cromossomos sexuais?
2) Como podem ser os pares de cromossomos sexuais masculinos e femininos?
3) No momento da fecundação, qual gameta (masculino ou feminino) determina o sexo do bebê? Por quê?

_________________________________________________________________________________

MATEMÁTICA:

ATIVIDADES DOMICILIAR-MATEMÁTICA 9° ANO

1.      A metodologia das atividades será o seguinte: Será enviado um link que terá conteúdo de um livro e questões a serem resolvidas.
2.      Deverão fazer só as RESPOSTAS com os CÁLCULOS das questões.
3.      Será detalhado os conteúdos junto com as páginas dos conteúdos para o estudo antes de resolver as questões.
4.      O aluno terá total liberdade de pesquisar os conteúdos abaixo em sites ou no YouTube para melhorar sua compreensão dos assuntos.
v  Uma aplicação da potenciação: A notação científica.
v  Simplificação de Radicais.
v  Cálculos com Radicais.
v  Aplicando semelhança de triângulos.
Link do livro e questões