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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 28 de maio de 2020

7ºANO - CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - AULA 02 (MAIO)



Ciências – 7 º Ano


Livro: Inspire Ciências. Páginas:22 a 27;

Conteúdo:Saúde: o que é e como manter?

Alguns agentes causadores de doenças- as bactérias e doenças causadas por bactérias- os vírus e as doenças causadas por vírus. 

Atividades-p. 31. Questões: 1 e 5.

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 Matemática I – 7 º Ano

 Livro: Araribá mais matemática

 Conteúdo: Expressões Numéricas Envolvendo Números Racionais. Pág. 117.

Atividades-Pág. 118- Questões: 01, 02 e 06.


7ºANO - PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, ED. FÍSICA - AULA 02 (MAIO)



PORTUGUÊS

 

- UNIDADE 3: O COMEÇO FOI ASSIM: ESTUDO DO MODO SUBJUNTIVO

Atividade de fixação: páginas 117 (questão 1), 118, 119 (questões 1 e 2) e 120 (questão 2), copiar e responder.

 

- Produção Textual: Conteúdo: Lenda (páginas 98 e 99)

Atividade: Recursos expressivos. (páginas 102 a 104).

 

INGLÊS

MEANS OF TRANSPORTATIONS

YES/ NO QUESTIONS WITH DO AND DOES

Yes/ No Questions

Short answer

Do you love me?

Yes, I do/ No, I do not

Does he work in a bank?

Yes, he does/ No, he does not

Do they give money?

Yes, they do/ No, they do not

Does she trust him?

Yes, she does/ No, she does not.

Do we know each other?

Yes, we do/ No, we does not

Does it work loudly?

Yes, it does/ No, it does not

Do I like ice cream?

Yes, you do/ No you do not

Does Linda read books?

Yes, she does/ No, she does not

 

OBS: A forma contraída dos auxiliares:

DO: Don’t

DOES: Doesn’t

                                                 HOMEWORK

 

1. Complete the questions with Do or Does:

A) _________ he watch TV on Sundays?

B) _________they usually eat pizza?

C) _________you go to school by car?

D)___________Lisa study english?

E) ____________Paul Always buy fruit at the street Market.

 

2. Use short answer: Do or Does

A) Do you like to read?

Yes, _____________

No, _____________

B) Does he live in London?

Yes,_____________

No, ______________

C) Does the cake taste good?

Yes, ______________

No,_____________

D) Do they know the answer?

Yes, _______________

No, ________________

E) Does she work in an office?

Yes, _____________

No, _________________

F) Do we like football?

Yes, _______________

No,______________

 

3. Atividade do livro para serem copiadas no caderno: págs 50, 51 e 52.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Leitura...

 

São os Fundamentos do Handebol

Os fundamentos técnicos do handebol são as técnicas e movimentos utilizados para jogar handebol. Os principais fundamentos técnicos do handebol são: a empunhadura, a recepção, o passe, o arremesso, o drible e a finta.

Empunhadura no Handebol

A empunhadura é um dos fundamentos mais básicos do handebol, trata-se do ato de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A empunhadura correta no handebol é feita segurando a bola na palma da mão e apertando (fazendo pressão) com as pontas dos dedos.

Fundamento Recepção no Handebol

A recepção é um dos fundamentos mais simples do handebol, trata-se do ato de receber (recepcionar) a bola. A recepção no handebol deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas (em forma de concha) e voltadas para frente.

Fundamento Passe no Handebol

O passe é um dos principais fundamentos técnicos do handebol, o passe é o ato de lançar a bola entre os jogadores de uma mesma equipe.

Fundamento Arremesso no handebol

O arremesso é também um dos principais fundamentos técnicos do handebol, é através do arremesso que se marca os gols em um jogo de handebol. O arremesso é o ato de lançar a bola em direção ao gol (meta) da equipe adversária.

Fundamento Drible no Handebol

O drible é um fundamento básico do handebol, trata-se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento. A principal função do drible no handebol é a progressão com posse de bola.

Fundamento Finta no Handebol

A finta no handebol é executada quando um jogador com a posse da bola ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.

 

Pesquise

1. Quais são os tipos de passe no handebol?

2. Quais são os tipos de arremesso no handebol?

3. Quais são os tipos de drible no handebol?

4. Quais são os tipos de finta no handebol?

5. Quais são os objetivos da finta no handebol?

 

ARTES

A COMMEDIA DELL'ARTE

A Commedia Dell'Arte foi um movimento teatral extremamente importante na história do teatro.

Assista esses dois vídeos abaixo e entenda um pouco mais sobre o movimento.

·         Commedia Dell'Arte – Teoria: https://www.youtube.com/watch?v=FnvYz_c7mXg&t=557s

·         Quase Tudo Sobre Commedia Dell'Arte: https://www.youtube.com/watch?v=iLyRmVUy1co

Esse movimento chama bastante atenção, até os dias de hoje, pelo uso de máscaras que cobriam da testa até o nariz. Os gestuais característicos de cada personagem, suas roupas cheias de cores e também os números acrobáticos.


ATIVIDADE

Escreva, com suas palavras, o que você achou desse movimento teatral. (mínimo 5 linhas)

 

Até a próxima!





7ºANO - HISTÓRIA E GEOGRAFIA - AULA 02 (MAIO)



ECONOMIA FEUDAL

   A economia feudal baseava-se na relação de servidão, pela qual um nobre (o senhor) concedia terras a camponeses (os servos), para que trabalhassem nelas mediante uma série de obrigações, como pagamento de impostos e fornecimento de serviços.

O feudalismo foi estabelecido principalmente porque os governantes locais membros da aristocracia que possuíam terras precisavam de homens para defender sua propriedade e combater os invasores. Assim, passaram a doar feudos a guerreiros nobres em troca de seus serviços. Os feudos incluíam a terra, as construções que nela existissem e os camponeses que lá morassem e trabalhassem.

CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA FEUDAL

No período feudal houve um processo de ruralização da economia, ou seja, a vida no interior do feudo era caracterizada pela produção de subsistência.

Trabalho camponês nos domínios Feudais. Iluminura de As ricas horas do duque de Berry. Calendário: mês de março. Elaborado pelos irmãos Limbourg, 1410, Chateau de Chantilly, França.

   A economia feudal, portanto, não estava voltada à produção de excedentes comercializáveis. O que mais estimulava a atividade produtiva era o atendimento das necessidades de subsistência da comunidade e, nesse sentido, a agricultura tinha papel de destaque.

    A nobreza explorava a população campesina, forçada a produzir para si e para toda a sociedade. Dessa forma, o excedente destinava-se ao pagamento de tributos.

      Quando havia comércio, acontecia uma espécie de escambo, uma troca de objetos por objetos (economia natural), pois havia um processo de desmonetarização da economia européia devido aos constantes saques dos invasores bárbaros. Isso perdurou por séculos e expressou, em parte, o caráter auto-suficiente da unidade feudal.

     Deve-se levar em conta que produção envolve meio de produção e trabalho. No caso do modo de produção feudal, o meio é a terra e o trabalho são os braços de camponeses. Exatamente por terem o controle do meio de produção, os nobres exploravam a força de trabalho ao exigir pagamento de inúmeros tributos.

Os tributos

A tributação era o instrumento básico de drenagem de riquezas da economia feudal. Entre os tributos mais recorrentes e duradouros na história da Idade Média estão:

·         Corvéia: Trabalho executado pelos camponeses nas terras do senhor feudal (manso senhorial) por alguns dias da semana, normalmente três. Toda a produção do manso senhorial destinava-se ao senhor feudal, o que lhe garantia parte da riqueza produzida pelos camponeses.

·         Talha: pagamento pela proteção dada pelo senhor feudal aos camponeses. O tributo era pago com parte da produção nas terras dos camponeses (manso servil).

·         Banalidade: Pagamento pela utilização de equipamentos do senhor feudal (fornos, moinhos, etc…). Uma parte do que era produzido nesses equipamentos precisava ser entregue.

·         Mão-morta: imposto pago para ter direito a herança da terra, era pago pelo filho mais velho de um chefe de família quando este morria. O tributo, normalmente, era feito pela entrega de animais de criação.

·         Capitação: Pagamento geralmente realizado por habitantes de vila e cidades controladas pelo senhor feudal. A cobrança era feita por cabeça (per capita), ou seja, por pessoa, na forma de favores ao senhor feudal, como trabalhos de marcenaria por exemplo.

Formariage: imposto pago pelo servo para poder se casar com uma mulher de outro feudo.

Iluminura francesa do séc. XV mostrando o trabalho dos servos em torno ao castelo

 

 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

 

1ª) A estrutura básica da sociedade feudal exprimia uma distribuição de privilégios e obrigações. Caracterize as três ”ordens”, isto é,camadas sociais que compunham essa sociedade.

2ª ) Qual a diferença entre as obrigações de um vassalo e as de um servo na sociedade feudal?

3ª) O feudo era a principal unidade de produção da Idade Média:

a) Como se dividia o feudo?

b) Explique a função de cada uma das partes do feudo.

4ª) Partindo do seu conhecimento sobre as obrigações feudais, explique o que era;

a) A corvéia

b) A talha

c) As banalidades

d) Mão- morta

e) Capitação

f) Formariage

5ª) Mediante as várias exigências impostas ao servo, podemos dizer que ele seria o mesmo que um escravo?Justifique a sua resposta.

As atividades deverão ser copiadas e respondidas no seu caderno.

Fontes bibliográficas:

https://www.colaweb.com.br

https://www.brasilescola.uol.com.br

https://www.sohistoria.com.br


GEOGRAFIA

A população segundo os setores de produção:

 

Existem três setores da economia, primário, secundário e terciário.

·         Setor primário: atividades agropecuárias, extrativismo, pesca e silvicultura;

·         Setor secundário: atividades industriais e construção civil;

·         Setor terciário: atividades comerciais e prestação de serviços.

 

A distribuição da população por setor da economia:

 

A população economicamente ativa (PEA) é o conjunto de pessoas aptas ao trabalho, tanto as que estão trabalhando quanto as que buscam emprego. Quanto maior a quantidade de pessoas nessa situação, maior será a dinâmica econômica do país, já que milhões de pessoas estão disponíveis para trabalhar em algumas atividades dos setores econômicos.

Em 1940, a maioria da PEA brasileira era voltada para o setor primário. Em 2010, a maioria desenvolve atividades no setor terciário. Isso demonstra uma mudança na estrutura e nas relações de trabalho no país. Observe gráfico abaixo.

Mulheres e desigualdades no mercado de trabalho:

 

Apesar de as mulheres serem a maioria da população brasileira (51,7% do total conforme censo do IBGE em 2010) e terem maior formação escolar que os homens, ainda continuam a receber menos ocupando os mesmos postos de trabalho. Nas últimas décadas, vivenciamos importantes transformações sociais, onde as mulheres passaram a ocupar cargos antes direcionados apenas aos homens.

Esses avanços, embora importantes, não modificaram o preconceito e não significaram a igualdade salarial entre homens e mulheres no país. Grande parte das mulheres acumulam funções no trabalho e em casa, gerando sobrecarga de trabalho.


A diferença salarial entre homens e mulheres vem diminuindo no Brasil devido a maior formação escolar das mulheres, conquista de novos espaços das mulheres na sociedade e o combate às desigualdades de gênero no país.

 Mulheres chefe de família:

 A ocupação de novos espaços sociais pelas mulheres influenciou no aumento salarial e na independência financeira. Isso resultou no aumento no número de famílias chefiadas por mulheres, ou seja, aumentou o número de mulheres como responsáveis pelo sustento de suas famílias. 

Mapa representa o percentual de mulheres chefes de família por estado brasileiro.

Avanço na escolaridade das mulheres:

 

No Brasil, as mulheres superam os homens nos indicadores educacionais. Possuem maior formação e capacitação para o mercado de trabalho, porém continuam a receber menos que os homens, embora tenha havido melhorias nos últimos anos.



O trabalho infantil no Brasil:

 Embora a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proibirem o trabalho infantil, mais de 2,7 milhões de crianças e adolescentes no Brasil trabalham, conforme dados de 2015.

 

A pirâmide etária do Brasil:

 A pirâmide etária representa a população dividia entre idade e sexo. Devido à diminuição da natalidade, mortalidade e fecundidade, a pirâmide etária brasileira mudou, pois há um maior número de idosos do que há 40 anos atrás.


Até 2020, o número de pessoas aptas ao trabalho no Brasil superou o número de crianças e idosos. Esse “bônus demográfico” não será mais possível, pois a população envelhece e o número de nascimentos é menor.

 


Atividades: copiar e responder no caderno

01. Defina o que são os setores da economia (3 linhas).

02. Em qual setor a maioria da PEA brasileira trabalha atualmente? Por quê? (3 linhas).

03. Por que as mulheres continuam recebendo salários menores do que os homens? (4 linhas).

04. Quais a importância da independência financeira para as mulheres? (3 linhas).

05. Por que o número de mulheres chefes de família aumentou? (3 linhas).

06. Quais são os efeitos do envelhecimento populacional para o Brasil? (3 linhas).

07. Por que ainda existem desigualdades salariais entre homens e mulheres no mercado de trabalho brasileiro? (4 linhas).


NO LIVRO – “Expedições Geográficas”:

·         Copiar e responder as questões de 1 a 4 da página 77.


PESQUISA DA SEMANA:

·         “A lei da empregada doméstica no Brasil”

 

 

Dicas:

·         Pesquisa em várias fontes;

·         Dê sua opinião.

 

Como fazer:

·         3 laudas;

·         Folha de caderno OU folha almaço (caso você tenha em casa);

·         Faça desenhos sobre o assunto.

Sugestões de vídeos complementares sobre o conteúdo:

 ·         “Cresce o número de mulheres chefes de família no Brasil”

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=EyxNAL6m6qM

 ·         “População idosa brasileira deve aumentar até 2060”

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=L3qZvzTQCP4

 ·         “Pirâmide etária: uma viagem no tempo pelas características da população brasileira • IBGE Explica”

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=UPgR_LL0Fz0

 ·         “Geografia - Setores da Economia | Primário, Secundário e Terciário | População Economicamente Ativa”

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=T06h5DlWktI

 





8ºANO - CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - AULA 02 (MAIO)



Ciências- 8 º ano (Livro: Inspire Ciências)

Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino. Página-27

Atividades

Página-29 (questão 5).

 

Matemática- 8 º ano (Livro: Araribá mais matemática)

Conteúdo: Operações com números Racionais

Estudar sobre: Em anexo I

Atividades: Em anexo II

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ANEXO I: ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES


Uma fração é uma ou mais parcelas de um todo que foi dividido em partes iguais. Desse modo, somá-las ou subtraí-las é um pouco diferente das mesmas operações envolvendo números inteiros. Existem dois casos para adição ou subtração de frações: o primeiro para aqueles objetos que foram divididos em uma mesma quantidade de partes e o segundo para aqueles objetos que foram divididos em um número diferente de partes.

Primeiro caso:

Frações com denominadores iguais

Some ou subtraia apenas os numeradores e mantenha o denominador intacto.



Segundo caso:

Frações com denominadores diferentes

Quando as frações possuem denominadores diferentes, é necessário encontrar outras frações equivalentes a essas que possuam denominadores iguais, para isso faz-se o MMC.

Exemplo: 

Simplificando:

O Método da Borboleta

OBS: O método da borboleta só pode ser feito pela adição ou subtração com 2 Frações.

Exemplo 1:


Frações Equivalentes

Frações equivalentes são frações que representam a mesma parte do todo.

Para encontrar frações equivalentes, devemos multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo número natural, diferente de zero.

São frações equivalentes:


Exemplo:


 

Como saber se duas frações são equivalentes?

Quando multiplicar em borboleta o resultado das igualdades tem que ser iguais.

Exemplo:

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EXERCÍCIOS:

01. Bianca, André e Carlos resolveram almoçar na pizzaria. Solicitaram pizza mussarela e resolveram dividir as fatias da seguinte maneira: Bianca ficou com 1/5 da pizza, André com 1/3 e a fatia restante ficou com Carlos.


Qual a fração que coube a Carlos ?



 






05. Os quatro empregados da loja de doces, a Bia, a Celeste, a Dália e o Ernesto, arrumaram todos os chocolates nas prateleiras.

O gráfico refere-se à porção de chocolates que cada empregado arrumou.