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9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 7 de abril de 2020

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES E ED. FÍSICA - 6ºANO







Acesse aqui seu guia de estudos das disciplinas:

6ºANO - Português, Inglês, Artes e Ed. Física - 

1ªSEMANA - 06 A 10 DE ABRIL

EMTI Prof. Alexandre Rodrigues de Albuquerque



Agenda de Atividades: Língua Portuguesa - 6ºANO

1ª Semana (06/04 a 09/04):

Conteúdo: Compreensão e Interpretação, páginas 32 a 34.

Atividades: Livro, páginas 34 a 36.


_________________________________________________________________________________

Agenda de Atividades: Inglês - 6ºANO
1ª Semana (06/04 a 09/04)


POSSESSIVE ADJECTIVES
SUBJECT PRONOUNS
POSSESSIVE ADJECTIVES
I
MY
YOU
YOUR
HE
HIS
SHE
HER
IT
ITS
WE
OUR
YOU
YOUR
THEY
THEIR

Utiliza o possessive adjective quando observa o subject pronoun, como por exemplo:

I am a dentist. My name is Paul. Como o pronome é I o possessive adjective é My.
She is a Brazilian singer. Her name is Ivete Sangalo. Como o pronome é She o possessive adjective é Her.
He is a famous singer. His name is Justin Bieber. Como o pronome é He o possessive adjective é His.
They are doctors. Their names are Saulo and Beatriz. Como o pronome é They o possessive adjective é Their.
It is a dog. Its name is Tom. Como o pronome é It o possessive adjetive é Its.

ORDINAL NUMBERS
1st- first
2nd- second
3rd- third
4th- fourth
5th- fifth
6th- sixth
7th- seventh
8th- eighth
9th- nineth
10th- tenth
11th- eleventh
12th- twelfth
13th- thirteenth
14th- fourteenth
15th- fifteenth
16th- sixteenth
17th- seventeenth
18th- eighteenth
19th- nineteenth
20th- twentieth
21st- twenty- first
22nd- twenty-second
23th- twenty-third
24th- twenty-fourth
25th- twenty- fifth
26th- twenty-sixth
27th- twenty- seventh
28th- twenty- eighth
29th- twenty- ninth
30th- thirtieth
40th-fortieth
50th-fifieth

VERB TO BE
I
AM
YOU
ARE
HE
IS
SHE
IS
IT
IS
WE
ARE
YOU
ARE
THEY
ARE

Na forma interrogativa sempre o verbo to be inicia a frase e na forma negativa coloca o NOT que vem depois do verbo to be, como por exemplo:

She is a teacher.
Interrogativa: Is she a teacher?
Negativa: She is not a teacher;
They are sisters.
Interrogativa: Are they sisters?
Negativa: They are not sisters
It is a cat.
Interrogativa: Is it a cat?
Negativa: It is not a cat.
You are my friend.
Interrogativa: Are you my friend?
Negativa: You are not my friend.

Atividade 1 - semana (06/04 a 10/04)

Peter´s Family
Hi, my name is Peter. I am twelve years old. I´m from in Albany city. This is a photo of my family. This is my father. His name is Paul. My mother´s  name is Caterine. This is my sister. Her name is Sandra. Her nickname is San. The young boy is my brother. His name is Daniel. 
1. Peter is: (Peter tem)
A)Twelve years old.
B) Thirteen years old
C)Fourteen years old.
D) Sixteen years old.

2. In this family there are people: (Nesta família há ___ pessoas.)
A)Five 
B)Six
C)Seven
D)Eight

3. Complete with the possessive adjectives ( my, your, his, her, its, our and their): Complete com os pronomes possessivos:
A) He is my brother. ____name is Peter.
B) I am a teacher. ______name is Elizangela.
C) It is a cat. ______name is Mimi.
D) They are engineers. _____names are Rafael and Airton.
E) She is my mother, ______name is Rute.

4. Complete the chart with possessive adjectives: (Complete o quadro com pronomes possessivos):
I

You
Your
He

She

It

We

They


5. Complete about yourself: (Complete sobre você mesmo):
Name:________________
Age:__________________
School:_______________________

Country:________________________















ATIVIDADES DE GEOGRAFIA - 6ºANO


Acesse aqui seu guia de estudos da disciplina de Geografia
1ªSEMANA - 06 A 10 DE ABRIL

EMTI Prof. Alexandre Rodrigues de Albuquerque

A Geografia, assim como várias outras ciências, utiliza-se de categorias para basear os seus estudos. Atualmente, além do espaço geográfico – que é o principal objeto de estudo da Geografia –, existem outros conceitos principais que também se transformaram em categorias geográficas, como por exemplo, o conceito de paisagem e o conceito de lugar. A seguir, uma breve explicação:

1. Espaço: o espaço pode ser considerado como uma porção da superfície terrestre. O conceito de espaço pode ser dividido em espaço natural e espaço geográfico.
Como seu próprio nome indica, o espaço natural é aquele onde prevalece a natureza original, onde predominam os elementos da natureza (solo, rochas, vegetação, fauna, rios, clima, etc.). É aquela porção da superfície terrestre que o ser humano não modificou. Atualmente, existem pouquíssimos espaços naturais na Terra.
Como existe uma interação entre cada lugar e as pessoas que vivem nele, os espaços foram sendo modificados, transformados, para que pudessem atender às necessidades do ser humano. Assim, surgiu o espaço geográfico. Os estudiosos consideram o espaço geográfico como aquele que foi transformado, construído ou produzido pelos seres humanos (escolas, bairros, cidades, shoppings, mercados, plantações, etc.).  

2. Paisagem: pode ser considerada como tudo “aquilo que a nossa visão alcança”. Pode ser dividida ainda em paisagem natural e paisagem cultural.
A paisagem natural é aquela em que predominam elementos naturais, tais como clima, vegetação, relevo, solo, fauna, hidrografia, etc. Já a paisagem cultural é aquela em que predominam elementos cultuais, aqueles elementos construídos pelos seres humanos através de sua inteligência e técnica, como por exemplo estradas, casas, prédios, cidades, plantações, industrias, etc.

3. Lugar geográfico: esta categoria pode ser definida como o espaço da vivência do ser humano, onde interagimos e nos relacionamos em comunidade.
O lugar geográfico é uma determinada área ou ponto do espaço em que desenvolvemos a nossa identidade e a nossa afetividade, aquele local com o qual uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça, o parquinho, a escola ou a própria casa.


ATENÇÃO!
·         No livro didático Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão nos PERCURSOS 1, 2 e 3 (da página 14 à página 25).
·         Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
·         SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

No YouTube, procure o vídeo com título : “As cidades se transformam com o passar do tempo” (https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c)

No YouTube, procure o vídeo com título: “A relação do homem com a natureza e o meio ambiente que o rodeia... Um vídeo muito comovente.”
No Google, procure o texto com o título: “O que é espaço geográfico” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-que-e-espaco-geografico.htm)

No Google, procure o texto com o título: “O que é uma paisagem” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/paisagem.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Paisagem natural e paisagem cultural” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm)
_______________________________________________

ATIVIDADES PROPOSTAS
(As questões 1, 2 e 3 devem copiadas e respondidas em seu caderno)

1. Para fixar os seus conhecimentos, responda corretamente os itens a seguir em seu caderno:
a) Para que estudar Geografia?
b)  O que é Paisagem?
c)  Quais são os tipos de Paisagens?
d) O que é Paisagem Natural?
e)  O que é Paisagem Artificial?
f)  Cite exemplos de Elementos da Paisagem Natural.
g)  Cite exemplos de Elementos da Paisagem Artificial.
h)  O que é Espaço Geográfico?
i)  O que é Lugar?
j)  Cite exemplos de Lugares que você conhece.

2. A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural.
Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais:
a) floresta, conjunto de montanhas e avenida
b) rodovia, edifícios e represa
c) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) hidrelétrica, cidade e lago.

3. Elabore, em seu caderno, uma charge ou um desenho mostrando a importância da relação entre o ser humano e a natureza. Seu desenho deve ser colorido. Use a criatividade!

4. Construa um livrinho, que tenha entre 5 e 15 páginas, contando a história de um espaço natural que se transformou em espaço geográfico.
Orientações:
- O livrinho pode ter as dimensões que você desejar, pode ser de tamanho pequeno ou grande.
- Pode ser feito em folha de papel ofício, mas, caso você não as tenha, poderá usar folhas de caderno.
- Deve conter uma capa com seu nome, sua série, turma e seu número de chamada.
- Deve ser colorido. Você pode enfeitá-lo à vontade. Vale a sua criatividade.
- Pode ser feito em forma de história em quadrinhos ou contendo textos e desenhos em cada página.
- Você pode colocar quantos personagens quiser e capriche no título da sua história!

O livrinho e todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais.  Bons estudos!




ATIVIDADES DE HISTÓRIA - 6ºANO (1ªSEMANA: 06 A 10 DE ABRIL)

Acesse aqui seu guia de estudos da disciplina de História
1ªSEMANA - 06 A 10 DE ABRIL

EMTI Prof. Alexandre Rodrigues de Albuquerque

O QUE É HISTÓRIA?
O conceito de História afirma que trata-se de uma ciência que estuda o desenvolvimento do homem ao longo do tempo. Desse modo, precisa analisar os personagens envolvidos nos processos, os fatos ocorridos e, assim, entender todos os períodos históricos.
Para os gregos antigos, os criadores desta ciência, História significava investigação e pesquisa. Por meio dela, buscavam os vestígios do passado, incluindo as glórias e tragédias vividas pelos ancestrais.
Quando mencionamos entender os períodos históricos, incluímos a compreensão da sociedade, cultura, economia, política e todos os fatores envolvidos. Quem realiza esse trabalho é o historiador, bacharel em História que analisa fatos e produz conhecimento.
Diz-se que o primeiro historiador foi o grego Heródoto e, por isso, considerado como o “pai da História”. Foi o pioneiro em investigar o passado para chegar ao conhecimento histórico. Porém, foi Tucídides que primeiro aplicou os métodos críticos. Entre eles, estavam o cruzamento de dados e uso de fontes diferentes. O estudo dos registros históricos é chamado de Historiografia enquanto a Historiologia estuda o porquê dos fatos ocorridos.
O estudo da História não pode ser objetivo pois, está sempre pautado em critérios e métodos correspondentes a diversos autores. Além disso, considera o contexto sócio-histórico que dão lugar aos processos diversos.

PRA QUE SERVE A HISTÓRIA?
O próprio conceito traz um pouco do a História se propõe a fazer, ou seja, resgatar e relatar os aspectos culturais de uma região ou sociedade. O objetivo de entender o passado é, justamente, compreender o presente a partir do processo de desenvolvimento.
Desde os primórdios de seu uso, a História busca reconstruir fatos históricos no intuito de não deixar a memória de um povo ou nação morrer e, com isso, da própria civilização. Por isso, sempre esteve presente em todas as sociedades. Nesse contexto, pode apresentar-se de diferentes formas, sendo as principais a história narrativa, pragmática, científica e história dos annales. Em todas elas, o objetivo principal é relacionar o passado com o presente, em uma tentativa de entender a sociedade atual.

QUAIS FONTES O HISTORIADOR UTILIZA?
O trabalho do historiador é pautado sobre dois períodos, sendo eles a Pré-História e a História. Na primeira, ele se baseia em fontes artísticas (esculturas, pinturas rupestres, adornos) e materiais (ferramentas, ossos, objetos de pedra, cerâmica e fósseis).
Suas fontes se ampliam ao estudar a História ao dispor de roupas, livros, imagens, registros orais e documentais, moedas, objetos materiais, gravações, jornais, entre muitos outros.

QUAIS SÃO OS PERÍODOS HISTÓRICOS?
Para facilitar o estudo da humanidade, a História foi dividida em diversos períodos até chegar aos dias de hoje.
Veja quais são:
Pré-História (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais): período anterior a 4.000 a.C e ao surgimento da escrita
Idade Antiga ou Antiguidade: entre 4.000 a.C e 476 com a invasão do Império Romano
Idade Média ou Período Medieval: entre 476 e 1453 com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos
Idade Moderna: entre 1453 e 1789 com a Revolução Francesa
Idade Contemporânea: desde 1789 até hoje.


O QUE É HISTÓRIA?
O conceito de História afirma que trata-se de uma ciência que estuda o desenvolvimento do homem ao longo do tempo. Desse modo, precisa analisar os personagens envolvidos nos processos, os fatos ocorridos e, assim, entender todos os períodos históricos.
Para os gregos antigos, os criadores desta ciência, História significava investigação e pesquisa. Por meio dela, buscavam os vestígios do passado, incluindo as glórias e tragédias vividas pelos ancestrais.
Quando mencionamos entender os períodos históricos, incluímos a compreensão da sociedade, cultura, economia, política e todos os fatores envolvidos. Quem realiza esse trabalho é o historiador, bacharel em História que analisa fatos e produz conhecimento.
Diz-se que o primeiro historiador foi o grego Heródoto e, por isso, considerado como o “pai da História”. Foi o pioneiro em investigar o passado para chegar ao conhecimento histórico. Porém, foi Tucídides que primeiro aplicou os métodos críticos. Entre eles, estavam o cruzamento de dados e uso de fontes diferentes. O estudo dos registros históricos é chamado de Historiografia enquanto a Historiologia estuda o porquê dos fatos ocorridos.
O estudo da História não pode ser objetivo pois, está sempre pautado em critérios e métodos correspondentes a diversos autores. Além disso, considera o contexto sócio-histórico que dão lugar aos processos diversos.

PRA QUE SERVE A HISTÓRIA?
O próprio conceito traz um pouco do a História se propõe a fazer, ou seja, resgatar e relatar os aspectos culturais de uma região ou sociedade. O objetivo de entender o passado é, justamente, compreender o presente a partir do processo de desenvolvimento.
Desde os primórdios de seu uso, a História busca reconstruir fatos históricos no intuito de não deixar a memória de um povo ou nação morrer e, com isso, da própria civilização. Por isso, sempre esteve presente em todas as sociedades. Nesse contexto, pode apresentar-se de diferentes formas, sendo as principais a história narrativa, pragmática, científica e história dos annales. Em todas elas, o objetivo principal é relacionar o passado com o presente, em uma tentativa de entender a sociedade atual.

QUAIS FONTES O HISTORIADOR UTILIZA?
O trabalho do historiador é pautado sobre dois períodos, sendo eles a Pré-História e a História. Na primeira, ele se baseia em fontes artísticas (esculturas, pinturas rupestres, adornos) e materiais (ferramentas, ossos, objetos de pedra, cerâmica e fósseis).
Suas fontes se ampliam ao estudar a História ao dispor de roupas, livros, imagens, registros orais e documentais, moedas, objetos materiais, gravações, jornais, entre muitos outros.

QUAIS SÃO OS PERÍODOS HISTÓRICOS?
Para facilitar o estudo da humanidade, a História foi dividida em diversos períodos até chegar aos dias de hoje.
Veja quais são:
Pré-História (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais): período anterior a 4.000 a.C e ao surgimento da escrita
Idade Antiga ou Antiguidade: entre 4.000 a.C e 476 com a invasão do Império Romano
Idade Média ou Período Medieval: entre 476 e 1453 com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos
Idade Moderna: entre 1453 e 1789 com a Revolução Francesa
Idade Contemporânea: desde 1789 até hoje.



  • REGISTRE SUAS ATIVIDADES NO CADERNO
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1. A História não passa de uma área de conhecimento preocupada em estudar o passado? Justifique a sua resposta.

2. Estabeleça a diferença existente entre o tempo cronológico e o tempo histórico.

3. Explique de que forma o historiador tem condições de acessar o passado.

4. Quais são os períodos da História?

5. Quem é considerado o “Pai da História”? Por quê?

6. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”. Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.

a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?

b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?

c) Qual a importância do calendário?

d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista? Por quê?

7. A qual século pertencem as datas abaixo?
a)1789:
b)1889:
c) 4000 a.C.:
d) 476:
e) 1500:

8. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.

9. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

10. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

OBSERVAÇÃO:
  • Assim como os pássarosprecisamos aprender a superar os desafios que nos são apresentados, para alçarmos voos mais altos. (Dirk Wolter.)
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